Ir para conteúdo

Chapada e Litoral da Bahia


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Bão, bão, bão....

 

Sei que ainda está longe, mas eu gosto de começar a planejar desde cedo. Desde muito cedo, na verdade.

 

Moro temporariamente na Suíça, sou brasileiro da Paraíba, João Pessoa. Final do ano corrente e iníco do próximo, planejo ir de férias ao Brasil prá tratar dos dentes (dentista e assalto aqui são sinônimos). Devo dedicar dois meses à cadeira do dentista, mas queria fazer um trek depois, só para poder dizer que tirei férias. Como praia não é meu forte e prefiro terrenos acidentados, a Chapada Diamantina me parece uma boa opção. Já tinha pensado nela nas minhas últimas férias ao Brasil, dois anos atrás, mas estava muito em cima da hora e o orçamento já feito e tempo já contado, então não tinha nem grana, nem tempo. Desta vez espero ter os dois, se tudo correr bem nesta temporada de trabalho por aqui.

 

Inicialmente planejo dedicar 30 dias à Chapada e dedicar boa parte desse tempo ao trek independente, sem guias, mas talvez com um grupo, do qual até o momento meu irmão é o único pré-confirmado (muita coisa pode mudar, mas enfim). Para isso gostaria de saber algumas coisas:

 

1) É possível o trek longo sem guias? pretendo fazer a Chapada de Norte à Sul ou vice-versa, com possíveis treks secundários à Leste e Oeste. Ainda não escolhi os locais.

 

2) Há vilas no caminho? Lugares onde podemos reabastecer e pernoitar durante o trek, ou a Chapada é lugar deserto e teremos de levar muita comida nas mochilas?

 

3) É possível traçar um trajeto mais ou menos linear entre os pontos de maior interesse da Chapada? Gostaria de incluir alguns picos nesse trajeto.

 

4) Quanto se estima gastar-se num trek desses?

 

5) Qual a melhor estação? penso que irei em Janeiro de 2007. É satisfatório? é muito seco? ou chove muito?

 

6) Quais as temperaturas nessa estação? necessitaremos de roupas pesadas e sacos-de-dormir para baixas temperaturas? Quais os locais mais frios?

 

7) É possível acampar durante o trek?

 

8) Que incovenientes/perigos devemos esperar da flora/fauna? mosquito? febre amarela? dengue? cobra? onça? tiranossauros? que sugerem como contra-medidas?

 

9) Onde podemos achar apoio em caso de acidentes?

 

10) Há muitos casos de roubos NAS trilhas?

 

11) Os picos do Barbado e das Almas são "escalaminháveis"?

 

 

ADICIONADO: 12) É possível fazer todas as trilhas de bike? há aluguel de bikes por lá? mountain bike, claro...

 

[]'s

 

Hendrik

Link para o comentário
  • Respostas 113
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros de Honra

Espero que está seja a última adição que faço às minhas questões...

 

Acabei de ler os dois tópicos sobre a Chapada, mas ainda senti falta de uma coisa: ninguém fez o trek a Chapada completa?

 

E guias, oh, os guias... meu estilo é sem guia, sem carregador, sem agência. Antes de ir ao Nepal e principalmente em Kathmandu, fui aconselhado a contratar guias e carregadores. Depois do trek, poderia até ter considerado os carregadores, mas guias eram completamente dispensáveis para se achar o caminho. Só que do trek ser fácil de fazer (achar a trilha), isso já me tinham dito.

 

Só que aqui estou lendo muita gente aparentemente com noções em orientação a dizer que guia na Chapada é imprescindível para achar a trilha. É isso mesmo?

 

Acho que 90% do que leio aqui se refere à Lençois e arrabaldes. Bom, isso me interessa TAMBÉM, mas estava mais afim de percorrer os diferentes roteiros da Chapada à pé. Não sei se estou sendo irreal ou tal é possível.

 

No site http://www.viaecologica.com.br/ecoguias/diamantina/ que peguei aqui, há uns "roteiros":

 

1) Lençóis

2) Palmeiras

3) Andaraí

4) Macugé

5) Igatú

6) Rio de Contas

 

Até agora, o único roteiro que consigo achar abrangendo que quero, ou chegando perto disso, está no site http://www.gd.com.br/candomba/indextrilhas.htm

 

Porém não cosnigo visualizar o arquivo com todas as trilhas. Se alguém consiguir ou tiver esse arquivo, peço encarecidamente que me faça saber ou entre em contato via MP para vermos se consguimos fazer isso via e-mail.

 

[]'s

 

Hendrik

Link para o comentário
  • 1 mês depois...
  • Membros

Ola amigos,

estive agora em janeiro/06 na Chapada e fiquei perdidamente apaixonada pelo lugar, ja estou voltando pra lá em julho proximo se Deus Quiser. Abaixo algumas dicas e informaçoes que espero que ajudem a todos, algumas destas informaçoes me fizeram muita falta na hora em que eu estava montando meu roteiro por isto acho que pode ajuda-los.. Se tiverem duvidas me perguntem que tentarei responder...

 

COMO CHEGAR

Fui de SP a Salvador de aviao e de la peguei o onibus na rodoviaria : horarios : 07:30 manha e 23:15 direto para Lençois (umas 7 horas de viagem ).

Empresa onibus= Real Expresso (se nao me engano paguei 36,70 na passagem )

Rodoviaria de Salvador : 71-3460.8300

 

ONDE FIQUEI

Por viajar sozinha optei por ficar hospedada em Lençóis mesmo por ser a cidade com melhor infra de turismo. Depois conheci as outras cidades como Andaraí, Palmeiras, Mucugê (que é uma graça e tem umas pousadinhas ), umas outras duas cidadinhas que não lembro o nome e é claro o Vale do Capão que é indescritível de lindo ! (dá pra acampar por lá )

Me hospedei em tres lugares (quando nao ia gostando ia trocando) : primeiro eu ia para a Casa da Radi, mas quando cheguei em Lençois fui recomendada a ira para a Casa da Hélia (25,00 pessoa com um café da manha impressionante quarto coletivo), eu fiquei por ai duas noites pois o lugar é meio escuro para voltar a noite, e logico que eu voltava somente bemmmmm de noite para lá pois estava tendo muita festa na cidade por conta da Nossa Senhora dos Passos. Depois mudei e fui para a Corona de Pedra outra pousadinha esta sim bem no meio da cidade .. paguei os mesmos 25,00 com cafe mais modesto e quarto individual com cama de casal e banheiro privativo... como ja comecei a formar turma no ultimo dia fui para o Albergue do Argentino (20,00 com cafe muito bom e quarto coletivo - procure o Uriel uma simpatia !) .. Mas nao se assustem , em Lençois há muuuitas opçoes de hospedagem, o que vc pode fazer é reservar apenas uma noite por telefone em algum lugar só pra chegar e ter onde ir , depois procura por la mesmo o que mais te agrada e a localizaçao tambem que vc mais gostar.

Achei pousadas muito boas como a Casarão por 60,00 o casal com um puta cafe da manha. A do Alcino que todo mundo fala realmente é uma graça de pousada so que vc tem que pagar por isto, la estava 120,00 o casal com cafe. A casa da Radi estava 20,00 tambem (preços alta temporada - jan06).

 

Fones Pousadas que conheci (preços de jan06):

 

Alcino Hostalage e Atelier

(75) 3334-1171 - 120 a 180,00 casal, muito linda a pousada superbem cuidada

 

Camping e Pousada Lumiar

Praça do Rosário, 70 Tel: (75) 3334-1241 - camping bem perto do centro

 

Hostel Chapada

(75) 3334-1497 - 20,00 coletivo , fale com o Uriel

 

Hotel Canto das Águas

(75) 3334-1154 - chiquerrrimo !!! Hotel roteiro do charme 270,00 casal , vale a pena jantar la um dia..

 

Hotel Colonial

Tel: (75) 3334-1114 - uma graça de casarao antigo 60,00 casal eu me encantei com o quarto da frente que tem 4 janeloes!! adooooro janelas

 

Pousada Casa de Hélia

(75) 3334-1143 - o cafe da manha tem um milhao de itens !! 25,00 coletivo 60,00/ 80,00 casal

 

Pousada Corona de Pedra

(75) 3334-1624 - bem simples - 25,00 quarto pequeno individual com banheiro e cafe -- casal 50,00 a 65,00 com varanda

 

Pousada Daime Sono

(75) 3334-1445 -- nao gostei desta nao.. fica na rua principal de Lençois , é estilo albergue mas é muito zoada..

 

Pousada Parador de Santiago

Tel: (75) 3334-1083 - 100,00 casal, bonita, de fundo pro rio

 

 

A CHAPADA É INCRÍVEL - lugares e distancias

- Serrano/Cachoeirinha - Fica a um quilômetro do centro de Lençóis, ou 5 minutos a pé - nao precisa de Guia

 

- Salao de Areias Coloridas -- A 1 km da cidade, este é um passeio para todas as idades.Chega-se até uma boca de gruta, onde formações rochosas multicoloridas por decomposição areias de diversas cores que são utilizadas para o artesanato -- nao precisa de Guia

 

- Cachoeira da Primavera - A dois quilômetros de carro, ou 45 minutos a pé - nao precisa de Guia

 

- Ribeirão do Meio - A quatro quilômetros percorridos em 50 minutos a pé - nao precisa de Guia

 

- Cachoeira do Sossego - Sete quilômetros de carro percorridos em duas horas e meia a pé (7km de trilha media pra pesada, em pedras e pelo rio)

 

- Rio Mucugezinho e Poço do Diabo - Vinte quilômetros de carro (20 minutos ) - Fui com Guia

 

- Morro do Pai Inácio - Fica a 30 quilômetros de carro , mais 30 minutos de subida a pé - Fui com Guia --- a vista é extase total !

- Cachoeira da Fumaça - A 74 quilômetros da cidade, mais duas horas de caminhada - Fui com Guia .. ahh! se for vá beeeem cedinho para nao chegar ao sol a pino do 12:00 para a subida.. que sao 2,5km só de subida. tem uma vista de 340metros de altura !

 

- Poço Encantado - Distante 150 quilômetros da cidade de Lençóis, mais duas horas de caminhada - Poço Encantado: um espetáculo da natureza durante todo o ano, especialmente no inverno, quando um raio de sol incide na superfície do poço por uma abertura no alto da gruta e o ilumina, deixando suas águas ainda mais azuis. Fui com Guia .. muuito lindo. (o poço azul esta fechado para visitantes)

 

- Vale do Capão - Trilha média, com 25 quilômetros, mas eu fui de carro e depois segui a pé

 

- Cachoeira do Tiburtino = facil acesso e com varios poços para tomar banho ,,uma delicia.

 

- Marimbus = passeio de barco no que eles dizem ser o pantanalzinho..tá, depois de tanta aventura este é o passeio pra relaxar total....

 

- Poço do Diabo : próximo a Lençóis, o poço é um bom lugar para nadar e tomar sol. Na cachoeira em frente pratica-se o rapel e o canyoning. trilha facil

 

- Cachoeira do Roncador = facil acesso por uma fazenda , pode-se dormir por la se quiser (apos passeio de Marimbus) .. ah! preste atençao nos gafanhotos gigantes da trilha ate lá... sao magnificos,com asas vermelhas.... (se nao tiver medo , né )

 

- Gruta da Pratinha = Pratinha uma enorme piscina natural de águas cristalinas e da pra fazer mergulho (15 reais com snorkel) .. na parte do rio , tambem muuito cristalino, pode-se mergulhar tambem.. Para entrar paga-se 10,00. Fui com guia

 

- Gruta da Lapa Doce: em uma travessia de 1 km por dentro da gruta, pode-se observar uma grande quantidade de formações como estalactites, estalagmites, cortinas, etc (a 70 km de Lençóis) -- paga-se 5,00 reais na sede para descer e fazer o passeio. Fui com guia

 

- Gruta do Lapao : nesta caverna de quartzito é possível fazer a pé os 900 m la dentro .Tem rapel de 40 m (opcional) (a 4,5 km de Lençóis)

 

- Comunidade Lotlorien = comunidade alternativa e centro de cura no Vale do Capao ( vou me hospedar umas 3 noites la quando eu voltar para Chapada)

 

- Cemiterio Bizantino = hummm, interessante..só

 

- Projeto Sempre Viva = eu nao dava nada por estas florzinhas... agora eu acho lindas....Vale a Pena conhecer , sem contar que a sede do projeto é um modelo de arquitetura integrada à natureza.

 

- Cachoeira do Riachinho = muito facil acesso, na beira da estrada (mas tem que ir de carro) .. legal para banhos, com varios degraus e quedas

 

* Passeios que ainda vou fazer (julho se tudo der certo) :

- Vale do Pati : Trilha do Vale do Pati: uma das trilhas mais famosas e bonitas do Brasil - são cerca de 45 km com belas paisagens dos Campos Gerais e o impressionante Cachoeirão, com várias quedas de 200 m de altura. Imperdível para quem gosta de caminhadas e contato com a natureza. O acampamento é bem rústico e simples, feito em casas de nativos. Precisa de uns 5 dias pra fazer sossegada a trilha e curtir os acampamentos. Estava 50,00 por dia o guia por pessoa, com comida incluso e em barracas (voce carrega a barraca) ou 75,00 por dia com comida e hospedagem em casa de nativo pela trilha. Cotei com um dos melhores guias da Chapada que é o Joao Batista ( 75-3334.1221) , alem de conhecer tudo, foi bombeiro e tem cursos de socorro. Pode ir sossegado com ele.

- Trilha Fumaça por baixo - Morrão/Fumaça: são 37 km em um trekking de forte intensidade. O caminho é uma sucessão de paisagens fantásticas e selvagens: Serra do Veneno, Cachoeira Palmital, vales dos rios Capivara e Capivari, incontáveis cachoeiras, além do incrível visual da cachoeira da fumaça "por baixo". O acampamento é extremamente simples, feitos em tocas improvisadas, o mesmo preço da trilha do Pati.

 

FONE DE AGENCIAS E GUIAS

Lentur Turismo Ecológico

(75) 3334-1271 / 9985-1003

muito correta e aceita cartoes de credito. Os passeios em janeiro estavam na media de 40,00 a 70,00 reais

Luck Adventure (agência de ecoturismo)

(75) 3334-1925

Os passeios em janeiro estavam na media de 40,00 a 70,00 reais (nao ha muita diferença de preço de uma agencia para outra)

 

Tiago (guia com Carro proprio) 75-3334.1948 : conhece tudo e é otimo para fazer os passeios mais tradicionais. Muito divertido e voce faz os passeios no seu tempo sem pressa alguma. Inclusive quando fui no Pai Inacio voltei só a noite pois queriamos ver estrelas la em cima e foi tudo muito lindo !

 

Taurino (aluguel de cavalos para a trilha de Lençois ao Pai Inacio) = 75.9988.3946 / 9963.8101

 

No Capao tambem tem guias para fazer a travessia do Vale do Pati = Agencia Tatu Feliz 75- 3344.1124

 

PS: nunca jamais façam passeios com a ZenTur, fui enganada duas vezes por esta agencia nos preços e os guias que puseram para o nosso grupo nao conheciam nada e so ficavam olhando o relogio, foi muito ruim o passeio, depois tive que refazer com outro guia ai sim aproveitei a meu tempo.

 

 

COMIDINHAS QUE ADOREI E VALE EXPERIMENTAR

-Fritada de mamão verde

-Maturi : Polpa da castanha do caju com coco ralado, leite de côco e dendê.

-Salada de batata da serra : Um tipo de batata dos garimpeiros, parece a parte branca da melancia mas é muuito bom em salada

-Pastel de Palmito de Jaca : este me surpreendeu ... comi ate rachar..hehehe.. parece palmito normal, nao é doce

-Coxinha de Palma com soja: esta comi la em cima na Fumaça... humm preferi o pastel

-Todas as comidas do Jagannatha Comida Vegetariana ... muuito bons , a torta doce de banana com creme de ameixa e canela...hummmmmm

-Bode Grill = PF a 5,00 otimos, o de figado eu amei.. (é porque adoro figado)

-Canto das Aguas = é meio caro mas o peixe frito é muuuito gostoso, vale a pena pelo clima, o restaurante é ao lado do escorrega do rio

-Massas == o Artista da Massa.. um incrivel penne ao sugo...

- Pizza Integral = no Vale do Capão.. afe ! que delicia... vc nao escolhe o recheio, mas nao tem problema sempre é muito gostoso . ...ela vem 1/2 doce e 1/2 salgada...

- Sorvete de morango com sonho de valsa da Sorveteria VERDE LIMA...

 

CURIOSIDADES , DICAS E AFINS

- Indo à Lençois pergunte aos guias (principalmente os que ficam em frente à loja Dois Irmaos ) a historia do cachorro Mosquito...hehehe.. vc ira se surpreender...

- Assista a filmes em DVD na sorveteria Verde Lima gratis, é so comprar sorvete por lá.. ( o ' cinema' de lençois)

- Na loja do restaurante Girassol tem uns baloezinhos que são otimos souvenirs para presente (diferente e muito gracinhas)

- se gosta de camisetas visite a loja da Luana, tudo personalizado...

- nos postes em Lençois há caixas de som que toca o dia todo musicas de todo tipo.. nao to brincando em um dia eu ouvi deste Mozart até banda Calipso !! acho que é da prefeitura esta radio

- se tiver condiçoes faça o passeio de helicoptero pelo vale, 150 reais.

 

aproveite aproveite aproveite aproveite...vale a pena cada milimetro de sola gasto!

 

abraços

Link para o comentário
  • Membros

Olá, saudações portuguesas.

Caros mochileiros eu chamo-me Renato, sou de Portugal e vou com uns amigos rumo à aventura conhecer um pouco da Bahia, gostava, portanto, de saber se me podiam ajudar numas questões...

Chego dia 22 de Março a Salvador da Bahia e volto para Portugal no dia 6 de Abril.

Eu pretendo alugar um carro e partir para chapada diamantina, seguindo depois para o litoral até porto seguro. Aí faria toda a costa litoral de volta a Salvador.

Eu estava a pensar fazer o seguinte: Salvador (22 Mar-26 Mar), Lençóis (26-28), Andaraí (28-29), Porto Seguro (29-31), Arraial D'Ajuda (31 Mar-03 Abr), Itacaré (02-03), Morro de São Paulo (03-04) e de novo Salvador (04 Abr-06 Abr).

Por certo haverão mais coisas interessantes que eu nunca terei ouvido falar. é nisso que eu gostava que mais me ajudassem, que me digam o que acham da rota, se ela tem tempo demasiado em locais que não são muito bons ou pouco tempo em locais que vale a pena estar mais tempo. Além disso gostava que me indicassem algumas coisas que mercam ser vistas perto destes locais e que eu não tenho aqui referido (ex: Trancoso, Abrolhos, etc.)

Gostaria de saber se alguém me podia ajudar a traçar uma rota ou então se vocês seriam capazes de me dar umas dicas de forma a eu conseguir programar as coisas passando nos melhores locais e apenas o tempo necessário para conhecer bem as coisas, já que o tempo também não é muito.

Aguardo com o máximo de brevidade possível a vossa resposta, já que o tempo é escasso e eu gostaria de sair daqui já com o traçado delineado e as pousadas reservadas...

Muito obrigado pela atenção

Renato Gonzaga

Link para o comentário
  • Membros de Honra
quote:gostaria de sair daqui já com o traçado delineado e as pousadas reservadas... id="quote">
id="quote">

 

Renato, o período em que você quer viajar é bem tranquilo e não precisa se preocupar muito com reservas pois em cada uma das cidades em que você vai passar você encontra com facilidade acomodação disponível e com preço reduzido pois é baixa temporada; assim você escolhe na hora o lugar em que quer ficar sem muita preocupação com reserva.

 

Como você tem pouco tempo eu acho mais interessante você cortar parte do trajeto, talvez Porto Seguro e Abrolhos, por serem mais distantes, e então fazer um circuito Salvador->Chapada Diamantina->Ilhéus->Itacaré->Barra Grande->Morro de São Paulo->Salvador.

 

As estradas não são as melhores por isso se puder passar mais tempo nos destinos e menos tempo na estrada você vai aproveitar mais a viagem.

 

No Morro de São Paulo não circulam carros; você terá de deixar o carro estacionado na cidade de Valença.

 

Também sugiro que você dê uma olhada nos outros tópicos sobre Bahia e a Chapada Diamantina pois está repleto de dicas sobre todos estes lugares por onde pretende passar.

Link para o comentário
  • 1 ano depois...
  • Membros

Olá pessoal!!

 

Em Agosto vou para passar 4 semanas na Bahia, inicialmente vamos para Salvador mas estamos a pensar visitar Itaparica, Itacaré e Ilhéus.

 

Tenho lido muito bem sobre a peninsula do Marau e estou a ponderar passar por lá também..

 

Queria saber se alguém tem mais alguma sugestão, Itaparica, Itacaré e Ilhéus são os destinos mais conhecidos e queria saber se há mais qualquer coisa no litoral que seja visita obrigatória!!

 

OBRIGADA!!

 

Saudações Portuguesas...

 

Olívia

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Olívia, eu estive na Bahia no ano passado, passeamos durante 1 mês de carro, foi muito bom... nessa viagem passamos por Maraú, muito legal por lá ! É um lugar mais tranquilo, sem a agitação desses outros que pretende visitar. Além de Maraú eu recomendo ir para Caravelas e lá pegar um barco para Abrolhos, em agosto já tem baleias, é uma experiência única e inesquecível vale cada níquel !

 

 

Olá pessoal!!

 

Em Agosto vou para passar 4 semanas na Bahia, inicialmente vamos para Salvador mas estamos a pensar visitar Itaparica, Itacaré e Ilhéus.

 

Tenho lido muito bem sobre a peninsula do Marau e estou a ponderar passar por lá também..

 

Queria saber se alguém tem mais alguma sugestão, Itaparica, Itacaré e Ilhéus são os destinos mais conhecidos e queria saber se há mais qualquer coisa no litoral que seja visita obrigatória!!

 

OBRIGADA!!

 

Saudações Portuguesas...

 

Olívia

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Olivia, "morei" em Salvador por quase 4 meses e ja viajei de novo pra lá depois disso e em todas as vezes q fui a Itaparica, não vi nada de bom além de umas casinhas bonitas. Sei lá, investiria em ir pra Morro de São Paulo, Porto Seguro ou pra Mangue Seco.

 

Se for sair do litoral, não deixe de ir à Chapada - coisa mais linda nesse Brasil do que ela é coisa rara.

Link para o comentário
  • Membros

Eu gostei da Ilha de Itaparica, estive por lá mês passado, nos hospedamos em Mar Grande, tem praias muito legais por ali. Fomos a pé de Mar Grande pela praia até a Barra do Gil, lá comemos uma maravilhosa e deliciosa moqueca de peixe vermelho na barraca Santa Bárbara. A praia também é muito legal, e de lá tem a vista de Salvador que é uma beleza.

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

×
×
  • Criar Novo...