Ir para conteúdo

Chapada e Litoral da Bahia


Posts Recomendados

  • Respostas 113
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros de Honra

Tem uma trilha que sai do Vale Capão e sobe ao topo da fumaça. Ã% de fácil acesso em termos de sinalização pois a trilha é bem evidente mas não é fácil quanto ao esforço físico pois a subida é bem puxada. Da base, onde fica a entrada do parque, atrás da lanchonete dos Campos, até o topo são uma hora de subida e uma hora no plano, mais ou menos é esse o tempo ... depende do seu ritmo.

 

A trilha da fumaça por baixo (3 dias) é bem frequentada na época de temporadas, geralmente tem um ou dois grupos a cada dia começando a trilha ... mas depende muito do clima, se está chovendo muito os grupos geralmente esperam um pouco até as águas baixarem um pouco principalmente para atravessar o Ribeirão do Meio.

Link para o comentário
  • Membros

Ever,você já fez a Fumaça por baixo? Eu tõ preparando um quadro de navegação, mas surgiu essa dúvida, quando eu estava analizando um arquivo que eu recebi de GPS, gostaria de saber se em lá chegando, eu teria que voltar na trilha para pegar um caminho que me levasse ao topo da cachoeira, ou por lá mesmo , após chegar na Fumaça por baixo, existiria alguma trilha que subisse até a região do topo da queda d'agua.

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Na trilha da Fumaça por baixo você faz um vai e vem da Toca do Macaco até o poço da Cachoeira da Fumaça; é um caminho que segue em parte pelo leito do rio e em outras partes por um trilho na mata mais fechada... é um trecho bem relax da trilha e é feito em pouco mais de uma hora para ir e outra hora pra voltar à Toca do Macaco.

 

A subida ao topo da Fumaça é feita a partir da Toca do Macaco o que leva umas duas a tres horas.

 

Não sei se há outra trilha que suba mais próximo à queda mas se existir um caminho não é o que geralmente é seguido pelos guias.

 

Dê uma olhada neste mapa das trilhas e veja onde tem a Cachoeira da Fumaça, observe que há um "Y" no caminho ... é este trecho.

 

brasil-chapada_diamantina-mapa_da_travessia.gif

Link para o comentário
  • Membros de Honra

O "Y" que eu comentei é aquele que está marcado com "2º" ... ou seja, o caminho do segundo dia. Depois, no 3º dia, tem outro "Y" que acho que deve ser no alto da Fumaça para a vista de cima e a vista lateral.

 

Como disse antes, não me lembro ao certo o tempo, mas da Toca do Macaco até o topo da Fumaça acho que são umas três horas com algumas paradas no caminho.

 

Um breve relato da trilha eu publiquei em http://www.geocities.com/eversilva/bahia/chapada/trilha_lencois_fumaca.html

 

Algumas outras fotos da trilha estão no meu album da Chapada Diamantina a partir desta foto: http://eversilva.multiply.com/photos/photo/27/17.jpg

 

 

Essa é uma foto da Toca do Macaco ... a entrada da toca é essa faixa de sombra no meio da foto, abaixo da pedra ... é um pequeno salão com chão pisado de terra preta.

acampamento_2_noite.jpg

Link para o comentário
  • Membros

Bem deixa ver se eu entendi Ever: quer dizer então que para eu chegar ao topo da Cachoeira, eu devo seguir o caminho assinalado com o "2°" referente ao segundo dia de trilha, mas pelo croqui que você postou no tópico, essa trilha do segundo dia não tem continuidade, somente a do 3° dia...tá meio confuso isso aí....pode me explicar novamente? Eu vi as fotos do seu flog, muito show, já servem de subsídio para quando estiver lá e reconhecer o local, valeu!

 

lá na toca do macaco, o local de pernoita é lá dentro mesmo? Naquela faixa de sombra na foto?

 

Para efeitos de orientação, partindo do ponto em que me encontro de frente para a cachoeira lá em baixo, mas em um ponto afastado dela, de que lado fica a trilha que leva ao topo, esquerda ou direita?

Link para o comentário
  • Membros de Honra

o caminho marcado como 2º é o vai e vem Toca do Macaco<->Fumaça por Baixo; o marcado com 3º é toca do macaco->Fumaça por cima->vale do capão. OK ?

 

Na Toca do Macaco tem espaço pra dormir umas dez pessoas pra mais. É aquela faixa de sombra, ali é a entrada, a pedra é o teto da toca; não é um lugar totalmente fechado, a entrada é larga e tem também outra entrada menor, tipo uma janela. Tambem tem uma "cozinha" onde o pessoal acende o fogo para preparar o rango.

 

Se o tempo esta bom, sem chuva, não precisa dormir dentro da toca, dá pra dormir na boa do lado de fora só com o saco de dormir ou em barraca.

 

quote:me encontro de frente para a cachoeira lá em baixo, mas em um ponto afastado dela, de que lado fica a trilha que leva ao topo, esquerda ou direita?id="quote">
id="quote">

à esquerda ... isso dá pra ver pelo mapa. O caminho que leva ao topo está marcado com 3º, é o caminho à esquerda. O caminho em frente, marcado com 2º, leva à parte de baixo.

 

macaco.gif

Link para o comentário
  • Membros

Ok, agora saquei Ever,valeu pelos informes. Já sai do Rio, estou em Bsb, parto para Lençóis dia 12 e pretendo iniciar a trilha para a Fumaça no dia 14. Mais uma pergunta: é fácil de localizar o início da trilha da Cachoeira por baixo? Existe alguma indicação de trilha pra lá, partindo de Lençóis?

Falow!

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

×
×
  • Criar Novo...