Ir para conteúdo

Chapada e Litoral da Bahia


Posts Recomendados

  • Membros

Olá galera!!!

 

Ever, acabei de falar com a Dna. Radi. Que fofa... Me tratou super bem e diz que cobra R$ 15,00 a diária. Fala serio. Lá que eu vou ficar, principalmente levando em consideração o monte de coisa que eu senti que ela vai ter para me contar... De experiência de vida.

 

Aliado ao que o Marcelo falou, que o albergue realmente está metendo a faca, ja mandei um e-mail para a lentur e estou aguardando resposta.

 

Vcs acham que estou me antecipando demais nos contatos?

 

Valeu de novo. Muito obrigada por todas as ajudas que estão sendo super valiosas!!!!!!!!!!!!!!!

 

Abraçosid="green">

Link para o comentário
  • Respostas 113
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros de Honra

oi Camila, a Dona Radi é muito bacana mesmo... :-) Você vai gostar de ficar na casa dela. Tá certo que sua viagem é só em Janeiro e é um pouco cedo pra ficar fazendo as reservas mas quando ficar mais perto ligue confirmando a data certa da sua estadia por lá pois em Janeiro muita gente visita Lençóis.

Eu também acho que o pacotão do Albergue não é uma boa não. Eu prefiro fazer as coisas mais livre e como já falaram antes tem de ver o esquema dos passeios. Essa é a parte que sai mais cara numa viagem à Chapada. Para determinados lugares você vai precisar de ir com um grupo via uma agência pois sem carro próprio ou alugado não é fácil se deslocar por lá. O transporte público entre as cidades e atrações é muito limitado, quase inexistente pode se dizer.

Quanto ao Albergue eu sinceramente acho que vale mais a pena você ficar numa casa como a de Radi ou outra casa ou pousada que tenha mais a cara da Chapada do que o Albergue, não tive boas referências de lá, acho que eles têm um esquema muito mercantilista no tratamento com os hóspedes.

Uma dica pra economizar é ficar num lugar onde você possa usar a cozinha pra fazer sua refeição, seja uma comidinha simples ou um lanche, assim você economiza legal , não dependendo apenas de comer fora e comprando coisas no supermercado , o que sai bem mais em conta.

Link para o comentário
  • Colaboradores

Oi Camila...

 

O Ever tá certo. O albergue é legal pra vc conhecer pessoas. Mas por outro lado, o dono é um argentino muito mala que fica tentando te empurrar pra vários passeios furados. De repente uma casa de nativo seja mais legal, até pelo contato com as pessoas de lá. Se vc quiser tb posso te recomendar um guia que já virou meu chapa na chapada. Ele é da associação, super gente boa. Mas na maioria dos passeios vc vai realmente precisar de uma agência pq tem que ir de carro.

Qto ao sul da Bahia, no ano passado eu tava planejando de ir pra Caraíva (como não deu certo, fui pra Chapada, rs, to pensando de novo em Caraíva esse ano). Naquele período eu vi que tem poucas pousadas por lá, pelo menos que estejam na internet. Mas eu já fui pra lá uma vez e tinha muitos campings. Agora a dica ali é se vc ainda não sabe, aprenda urgentemente a dançar forró e mergulhar, rs. Máscara, snorkel e chinelo de dedo são ítens fundamentais pra uma viagem pra aquela região.

 

abs

Marcelo

Link para o comentário
  • Membros

Olha Marcelo, então eu não estou tão ruim assim já que se eu pegar um nativo que me leve direitinho eu sigo numa boa no forró e chinelo (tirando a bota para o trekking) acho que será meu único calçado!!!!! Qto a mergulhar, que delícia...

 

E no que se refere à casa de nativos, estou de pleno acordo contigo. Já liguei para Dna Radi e disse que vou ficar lá!

 

Qto aos passeios, sei que alguns são imperdíveis e se eu não os fizer não terá razão a minha ida para a Chapada. Mas, meu Deus como são caros. Entrei em contato com a Lentur e eles querem me cobrar só de transporte de Capão até Lençois R$ 150,00!!!!

 

Marcelo, vc dança forró? Vamo ae para Caraíva!!!!

 

Abraxid="green">

Link para o comentário
  • Colaboradores

Oi Camila...

 

Como vc tem pouco tempo, acho que vc devia evitar de fazer grandes deslocamentos pq perde muito tempo com isso. Procura os passeios mais perto de Lençóis, que na verdade são os mais legais e mais baratos. Ex: Cachoeira do Sossego, Grutas (Encantada, Azul, Torrinha, Pratinha), Morro do Pai Inácio e Cachoeira da Fumaça. Outra alternativa bem legal, mas ai não sei se é o que vc quer são as trilhas. As mais famosas são a da Fumaça por baixo (que exige um senhor preparo físico e disposição ao sofrimento, rs) e a do Paty (que eu fiz no ano passado e é linda. é difícil tb, mas perto da fumaça é fichinha). O legal é que são esquemas baratos e vc dá a volta na Chapada toda passando por várias cachoeiras lindíssimas e paisagens maravilhosas. Mas se prepara pq é sofrido, tem que andar muito, subir e descer morro, levar mochila pesada nas costas e dormir em casa de nativos ou acampar. Eu gosto desse tipo de programa de índio, mas ai vai de cada um.

Qto a Caraíva, meu fim do ano acho que só vou pensar nele lá pra setembro, rs.

 

abs

Marcelo

Link para o comentário
  • Membros de Honra
quote:Qto aos passeios, sei que alguns são imperdíveis e se eu não os fizer não terá razão a minha ida para a Chapada. Mas, meu Deus como são caros. Entrei em contato com a Lentur e eles querem me cobrar só de transporte de Capão até Lençois R$ 150,00!!!!id="quote">
id="quote">

... putz ... acho que eles estão exagerando ... não estou a par dos preços dos passeios mas em Fevereiro o que tinha de mais caro era o passeio de um dia inteiro pelo Marimbus que as agências estavam cobrando cerca de 80 reais. Era o mais caro. Para ir de Lençóis até o Capão você pode fazer uma trilha a pé se for afins de andar; a trilha é fácil e passa por alguns lugares interessantes. Outra alternativa é descolar uma carona, alguns carros de moradores fazem o trajeto entre as vilas, em Lençóis esses carro costumam ficar parados em frente a igreja que fica na entrada da cidade um pouco antes da ponte. Rola carona e também lotação.

Uma alternativa aos passeios com as agências é você juntar uma turma e sair de carro com um guia, o Renato (Renatur Táxi & Tur (75) 9963-1269) eu conheço, ele guia grupos de 4 pessoas por roteiros convencionais ou também algum esquema mais alternativo para lugares ou roteiros que as agências não fazem. O preço sai mais ou menos o mesmo que com uma agência mas a vantagem é que você está com um grupo menor, dá mais agilidade e idenpendencia para curtir os lugares, fica mais confortável que numa van com mais umas 10 pessoas. Na página http://www.guialencois.com/estrutura_comercio.htm você pode encontrar uma relação de alguns guias, veja com alguns o que oferecem e os preços.

Bom, fora os passeios pra longe, curta também o que dá pra fazer de graça, a pé e sem guia. Pertinho mesmo de Lençóis tem o Serrano, a Cachoeirinha, a Cachoeira da Primavera, o Poço Halley, a Prainha, Salão de Areia ... um pouco mais longe tem o Ribeirão do Meio e o Ribeirão de Baixo e ainda a Cachoeira do Sossego, essa um pouco mais distante e é recomendável fazer com guia.

Se tivesse mais tempo, faria também uma das trilhas de vários dias. Você anda muito mas curte um visual muito legal e fica em contato mais direto com a natureza, você se desliga mesmo do mundo, é muito legal.

Outro lugar interessante e pertinho de Lençóis é o Marimbus, um pantanal com águas muito tranquilas em longos trechos e algumas corredeiras também. O problema é que as agências enfiam a faca neste passeio; o ideal é ir com algum guia independente que conheça o pessoal que vive na Vila do Remanso, um povoado de negros que vive no local a muitos anos. As agências contratam os nativos por ninharia para remar e guiar os turistas; eles recebem muito pouco por isso, praticamente nada do que os turistas pagam pelo passeio fica na vila. Fazendo um passeio no Marimbus sem uma agência é ao meu ver uma maneira de melhor empregar seu dinheiro e deixar nas mãos de vive por lá. Veja algumas fotos do Remanso:

http://eversilva.multiply.com/photos/album/4

Link para o comentário
  • 2 semanas depois...
  • Membros

Oi gente, alguém pode me dar dicas de onde posso ficar (lugares simples mesmo) em Boipeba, Itacaré, Trancoso e Caraíva?!

 

Ever, vc sabe de alguma casinha naquela aldeia de nativos na Chapada (acho que é Remanso) e se dá para ficar lá. A casa da Dna. Radi é em Lencóis, certo?!

 

Ouvi dizer que o Capão é místico e que a energia é incrível. Disseram que Lençois é muito urbanizada e lotada.

 

O que acham?

 

Bjsid="green">

Link para o comentário
  • Membros

Borboleta...

 

Em Boipeba tem umas opções de pousadas beeeeemmmmm baratinhas. Mas tem uma q gostei muita, de um casal de argentinos peq, limpa e um macarrão...de primeira.[:P]

 

Itacaré...um site muito rico em informação www.itacare.com.br, vai preparado o bolso, alta estação costuma ser um abuso...camping é a opção mais barata...nessa epoca.

 

Trancoso e Caraivas...Passaporte não aceito. [:D]

 

Eu prefiro o Capão, o clima é outro. Urbanizada ?...isso não é interior mesmo...mas se alguem acha q ruas de paralepipedo e urbanização.[:D][:D][:D]

 

Estamos ai...

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Não posso te indicar de pronto nenhuma casinha pra ficar na vila do Remanso mas eventualemtne você pode conseguir descolar alguma coisa lá.

 

Sim, a Casa de Dona Radi é em Lençóis, fica na Rua do Papagaio, paralela à rua das Pedras onde ficam alguns bares e restaurantes. É bem central.

 

A Vila do Capão, Caeté-Açu, é um lugar bem simples e rústico e agrega uma porção de comunidades alternativas e malucos em geral, além dos nativos, é claro. Quanto às energias, sim, elas estão por lá, você pode sentir no ar, mas nem sempre as vibrações são positivas. Por lá rola um certo movimento de droga, desde um leve baseado até coisas mais pesadas e sintéticas tipo LSD, êxtase e outras drogas que geralmente trazidas por gringos malucos. Vá e confira o astral você mesmo.

 

Lençóis é uma cidadezinha bem charmosa e tem a melhor infra de pousadas, hotéis, agências, lojas e restaurantes para turistas. Lençóis é uma cidade bem legal e tranquila mas costuma ficar cheio de gente na temporada e em feriados tipo carnaval, ano novo e quando acontece o festival de inverno. Nestes dias a cidade realmente lota, fora isso é um sossego só.

Link para o comentário
  • Colaboradores

Chamar Lençóis de urbanizada e lotada é um exagero sem precedentes. De fato no reveillon tem muita gente, mas longe de virar muvuca. O Capão é legal pra quem quer fazer trilha e caminhar, pq ali não tem estrutura de agências. Vc vai acabar presa por lá e sem conhecer a chapada.

 

Em Caraíva, vc pode escolher uma pousada pelo site: www.caraiva.com.br

 

abs

Marcelo

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

×
×
  • Criar Novo...