Ir para conteúdo

dicas de roteiros 1ª viagem Europa


Posts Recomendados

  • Membros

OI MONICA

 

Eu e meu marido também estamos planejando ir a Europa em começo de jan, sem falar nada de ingles, nada mesmo, vamos fazer PARIS, VENEZA, ROMA, LISBOA, MADRI..O espanhol a gente arranha, mas fora isso so mesmo o portugues, e ao contrario do que muitos dizem (VC VAI TER PROBLEMAS, NAO VAI DAR CERTO), acho que temos que ter coragem, força, porque ninguem nasce sabendo, nem nasce bilingue, e não podemos deixar de curtir a vida porque não tivemos a mesma oportunidade que outros que falam varias linguas..vai com fe, vai com coragem, e DIVIRTA-SE, e se tiver dificuldade, faça como os japoneses que vem ao Brasil e a Argentina: APONTE E RIA..seja feliz

 

ROSI

Link para o comentário
  • 3 semanas depois...
  • Membros

Monica,

 

Voltei de uma viagem por quase dois meses da Europa. Passei pela Alemanha, Bélgica, Holanda, França, Itália e Espanha. Não tenho inglês fluente e sobrevivi. Senti falta do inglês sim mas para desenvolver amizades no albergues. Nos albergues sim, eles só conhecem o inglês! Mas nas ruas não é bem este monstro que todo mundo falava. Bati cabeça muitas vezes para entender algumas frases ditas mas fora isso dá pra se virar.

 

Não vou negar que senti um alívio quando cheguei na Itália e Espanha. Eu encontrei muita gente que fala espanhol pela Europa. Na Itália, quando sabiam que eram brasileira, faziam questão de tentar falar em português. Há vários tours nas cidades maiores em espanhol. Então, eu acho que não deveria desistir da Europa somente por causa da língua.

 

Ah, uma dica é o dicionário visual Icoon books (http://www.icoon-book.com/icoon.html). É um dicionário de bolso, somente visual, que tem imagens de coisas variadíssimas, desde agulha e linha, comida, animais, etc. Geralmente as pessoas compram quando viajam para países de língua muito diferente, como países asiáticos. Eu comprei justamente por não dominar o inglês. Se precisasse, era só pegar o livrinho e amostrar. Dá uma olhadinha no site. E acho que até a viagem, vale a pena sim aprender mais coisas de inglês. É pouco tempo mas adianta sim!

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Oi gente,

 

Todos nós temos dentro de nós forças escondidas que surgem nas horas de aperto.

Uma delas, pode parecer engraçado, é entender as diversas línguas locais. Dentro de um contexto próprio, e com a pessoa falando devagar a gente entende bastante coisa.

Falar é um pouco mais complicado, mas também se resolve.

Agora, eu acho que é perder muito do que a viagem pode oferecer não falar nada da língua local.Ou então nem arranhar um pouco de inglês. O pior no entanto acho que é não fazer novos amigos, não participar da festa nos hostels.

A gente pode passar algum tempo sem ler jornal ou revista, não entender os trocadilhos dos anúncios, pode não fazer tanta falta. Mas chegar na França sem saber ao menos falar bonjour, faz uma enorme diferença. Pra pior.

Apreder as tais palavras mágicas - bom dia, por favor, obrigado, etc. - é uma regra básica. Pode ser em inglês, para se aprender apenas uma língua. E isso ainda é pouco.

Em resumo a gente consegue se virar, mas vale a pena um pouco de esforço no sentido de uma melhor comunicação.

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Monica,

 

fica tranquila, na hora do aperto tudo aparece na cabeça.

Eu chegava a ter quase que frases feitas martelando o cérebro. E tinha estudado francês há muito tempo. Não me lembrava de quase nada (ao menos pensava assim).

Agora, existem situações muito engraçadas. Essa minha foto ao lado foi tirada por uma portuguesa.

Fui pedir em francês para ela e os amigos tirarem a minha foto, e esqueci alguma coisa na frase.

Pensei alto algo como: Como digo isso em francês?

A turma escutou e gritou - "Um brasileiro!!" foi uma alegria total para todos.

Link para o comentário
  • Membros

Monica,

E' verdade, na hora do aperto tudo aparece mesmo... Ja dei sorte com gente que falava portugues onde eu nem poderia esperar, e também ja ajudei alguns brasileiros em apuros.

Uma dica baseada nas experiencias que ja tive... Sabendo que o frances nao é muito chegado em falar ingles, resolvi usar o pouco do frances que falo na primeira vez que cheguei em Paris. No guiche de informaçoes do Charles de Gaulle, treinei o meu melhor sotaque e fiz a pergunta impecavelmente correta. Mas ai, a atendente, achando que eu entendia a lingua, me respondeu tudo na maior velocidade e... em frances, claro. Resultado: nao entendi lhufas! Obviamente fiquei com vergonha de dizer: "Ok, serà que agora voce pode repetir tudo em ingles?" Quando olhei pra tras vi o meu marido dando risada da situaçao em que eu tinha me metido. A partir dai, aprendi o seguinte: tente se comunicar no modo em que for mais facil de voce entender. Eu tenho um livro que ensina as coisas basicas da lingua de cada pais europeu e eu acabei desistindo dele, justamente porque entender uma lingua com a qual voce nao esta habituado é bem mais complicado do que falar. Pra mim, o que funciona melhor e o que eu passei a fazer sempre depois deste episodio, é aprender como se diz bom dia, por favor e obrigado na ligua de cada pais. Pro resto, uso o ingles, e evito maus-entendidos...

Boa viagem!

Flama

Link para o comentário
  • 2 anos depois...
  • Membros

Pesquisando sobre o tema cheguei neste topico, afinal vou pela primeira para a europa e meu ingles é ruim. Se eu fosse sozinho estaria mais tranquilo, mas vou com minha esposa e filho de um ano.

 

Gostei da indicação desse livro icoon, e vi que tem uma versão para Iphone/Ipad. :-) Pretendo adquirir um Iphone ou Ipad para me auxiliar nas viagens como gps (com o software motionx), com google translate, e agora com esse icoon.

 

Mas sobre o tema inicial, pretendo estudar ingles até a minha viagem. Alguem recomenda algum titulo de livro especifico para aprender ingles para viagens ?

 

Abraços.

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...