Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

México, yo regreso! - Dia de Muertos, vulcões, encontro com zapatistas, mergulho e mais (fotos, gastos e dicas)

Postado
  • Membros

Faaala galera!

Antes de mais nada, sou Rafael, 25 anos, mineiro. Este mochilão pelo México seria teoricamente minha primeira grande viagem sozinho... Mas não foi bem isso... :D:D

Tive a oportunidade de fazer grandes amigos mexicanos que fizeram com tudo fosse tão único. E o melhor é que por conta disto acabei me aproximando muito da realidade local deles e claro, a troca de experiências e aprendizagem foi intensa!

Hora do planejamento e o primeiro desafio:

Como distribuir 3 semanas em um país que consegue ter deserto, cidades coloniais, caribe, metrópoles, pacífico, neve, museus, parques florestais...?!? Como tentar encaixar tudo o que você quer conhecer e ainda sobrar tempo pra dormir e comer?? Como?? ::essa::::essa::

Pra isso eu entrei numa fase de bastante leitura de relatos aqui no mochileiros, blogs, guias e... Troca de mensagens com o mexicano-brasileiro, mochileiro, viajero e representante do Mictlantecuhtli: Erick.

Pra quem não sabe, Erick é um usuário daqui do fórum, nascido e criado na pequena e pacata Cidade do México e que sempre tá por ai, perdido pelos tópicos ajudando a galera que quer conhecer a terra do Chespirito.

E ele se tornou um grande amigo e ajudou (e muito) a tornar esta viagem tão bacana!

Mas vou explicando o porquê ao longo do relato! ::otemo::

Tinha três vontades ao iniciar o planejamento:

a) Queria conhecer de perto (e participar mesmo) do Dia de Muertos

b) Não poderia ir ao México e não conhecer um dos melhores lugares de mergulho do mundo: Cozumel

c) Por que não subir um vulcão?

Sem mais enrolação, meu itinerário ficou assim:

imagem.PNG.01ae25ef11659752960c840cd48ad931.PNG

598dc1358f20a_Itinerrio.PNG.c53ee1d26d0baad801dc7f7550d44b92.PNG

Dividi o relato em cinco partes:

1) Informações Gerais

Abaixo.

2) México Colonial e do Dia de Muertos

Dias marcados em verde no itinerário. PÁGINA 1!

15864527639_0a848d7d62.jpg

Dia de Muertos

3) México dos Cenotes e do Caribe

Dias marcados em azul no itinerário. PÁGINA 1!

15428284344_efdd275bb1.jpg

Playa Paraíso

4) México da Megalópole e dos Vulcões

Dias marcados em vermelho no itinerário. PÁGINA 1!

16049893612_c72932f2bc.jpg

Popocatépetl visto desde Iztaccihuatl

5) Oito horas em Santiago do Chile

Dias marcados em marrom no itinerário. PÁGINA 1!

1) Informações Gerais

Melhor época para visitar

Depois de ler alguns blogs, optei por ir em novembro por não ser alta temporada e por não ser um período de muita chuva. E acertei na escolha. Junho a outubro é o período chuvoso, mas na verdade isso varia de lugar a lugar. No estado de Chiapas, por exemplo, a chuva é mais comum. Eu peguei algumas chuvas fracas lá que duraram no máximo uma meia hora. Mas nada que atrapalhasse a viagem. Na península de Yucatán o tempo é mais bipolar. O céu pode ta azulzão e de uma hora pra outra tudo fica preto, a água cai e dois minutos depois tudo volta ao normal.

Passagem aérea & Seguro viagem

Cerca de 18 empresas voam pro México, saindo do Brasil. Mas até agora só duas tem voo direto: Aeroméxico e Tam.

E escolhi a Tam porque consegui uma promoção boa. Na verdade eu não sei o que aconteceu com estas companhias, mas teve muita promoção boa pro México em 2014.

Comprei minha passagem quatro meses antes de viajar pelo preço de R$ 1.514,25. O itinerário foi IDA: Rio de Janeiro – São Paulo – Ciudad de México (CdM) e VOLTA: CdM – Santiago do Chile (escala de oito horas) – Rio de Janeiro.

Caso você voe pra CdM: os voos chegam no Aeropuerto Internacional Benito Juárez. São dois terminais e o acesso dele pra cidade é bem facilitado pela presença de metrobus, metrô e taxis. Vou explicar um pouco mais a frente sobre como chegar e sair dele.

Fiz o seguro viagem pela internet mesmo na Porto Seguro (http://www.portoseguro.com.br/seguros). Paguei R$ 95,99. É aquela coisa... Não usei, mas nunca se sabe o que pode acontecer. Preferi gastar uma grana e viajar mais tranquilo.

Passaporte & Vacinas

Desde 16 de maio de 2013, brasileiros não precisam de visto para entrar no México (permanência de 90 dias, podendo ser renovada por mais 90). Porém, é recomendado que o passaporte tenha um prazo de validade de no mínimo seis meses após a data de retorno.

O meu passaporte venceria em menos de seis meses e por isso mesmo decidi renová-lo.

Eles ficam olhando a data de validade do passaporte? Não sei. Há muitos casos de pessoas que não conseguem entrar por conta desta exigência? Também não sei. Mas decidi não arriscar...

Ainda no avião, você irá preencher dois formulários para a entrada no México: um é o de imigração (não perca o canhoto que o agente de imigração vai te dar) e o outro é a declaração alfandegária. Na saída do país você deixa este canhoto com a empresa aérea do seu voo. Uma coisa interessante: não há carimbo de saída do país. Então não se preocupe achando que você ainda continua no México...

Vacina contra febre amarela: de acordo com o site da Anvisa, o México exige a vacinação de pessoas vindas de países com riscos de transmissão de febre amarela. Nunca li nenhum relato de pessoas que tiveram que mostrar algum comprovante de vacinação para entrar no México, mas mesmo assim levei meu certificado internacional de vacinação emitido pela Anvisa (e não, nem olharam pra ele).

Dinheiro

O que levar? IOF de 6,38% no cartão (incluindo VTM), dólar lá no alto por conta das eleições, medo de levar tudo em dinheiro vivo e ser roubado/deixar a doleira com toda a grana na primeira parada.

Optei por levar dólar. Poucas (só vi uma) casas de câmbio compram reais e mesmo assim o câmbio é desfavorável.

Levei parte da grana no VTM (Visa Travel Money) e parte em dinheiro vivo na doleira. Levei também o meu cartão de crédito do Banco do Brasil – para casos urgentes. Apenas urgentes. E acabei não usando.

Hoje a dica que dou é: leve tudo em dinheiro, dentro de uma doleira. Me senti muito seguro em todos os lugares que fui.

Quando fui, a cotação estava mais ou menos da seguinte forma:

1 USD = R$ 2.55 em dinheiro vivo (com IOF) ou R$ 2,69 no cartão VTM (com IOF)

1 USD = $ 12,60 a $ 12,7 (dependendo do local)

USD= dólar americano, $ peso mexicano

Anexei aqui a planilha com todos meus gastos detalhados (alimentação, transporte, albergues, tours...). Usei valores em $ (pesos mexicanos), USD (dólares americanos) e R$ (reais).

Gastos_México2014.xls

Como disse, levei USD 900 em dinheiro vivo e USD 572 no cartão VTM (Visa). E foi basicamente esta grana que gastei na viagem.

Valor total da viagem: ~ R$ 5600

Alimentação

A primeira coisa que pensei ao decidir ir para o México foi: como sobreviver três semanas comendo pimenta! ::mmm:

Se essa for a sua preocupação, tenho uma informação boa. Você vai sobreviver e ainda vai sentir saudades da comida apimentada!

Em (quase) todos os locais que fui eles me deram a opção picante e não picante. Disse “quase” porque tive um encontro surpresa com a temida habanero. Mas também explico mais a frente...

Sempre haverá a opção “Menu del dia” para nós, mochileiros. Você paga no máximo $ 40 (mais ou menos oito reais) em uma entrada (sopa), prato principal e uma bebida. E também há filiais da Oxxo e 7 Eleven em toda esquina. Lá você pode encontrar sanduíches e bebidas baratas (combos por $ 20).

Caso você queira fugir do menu del dia, há outros pratos também individuais. Pelo que andei vendo o preço fica mais ou menos em torno de $ 180 a $ 200.

Dica importante: Os mexicanos costumam almoçar entre 13h-15h. Pra aguentar até lá, eles tomam um café da manhã bem reforçado. Então minha viagem se resumiu a tomar café da manhã como um mexicano e almoçar como um brasileiro! haha

Segurança

“O México é um país muito perigoso”. Sim. Mas acredito que lá seja tão violento quanto aqui no Brasil. Na verdade o que vi foi um policiamento forte em todos os lugares que visitei. Em toda a esquina (literalmente) há policiais – incluindo dentro de alguns ônibus e coletivos.

Lógico que tomei todos os cuidados que tomaria em qualquer país. Deixava tudo na doleira, câmera dentro da mochila, cadeado no locker dos quartos.

Ok... Isso valeu pros primeiros dias. Depois já estava andando com a câmera no pescoço em qualquer lugar. Mas isso foi um risco meu, baseado na segurança que estava sentindo.

Outra dica: México é seguro inclusive pra você, mochileira sozinha! Conheci muitas viajantes solitárias que estavam totalmente tranqüilas e viajando o país pegando ônibus, vans, coletivos, caronas...

Hostels

Fiquei apenas em hostels (albergues). A única exceção foi a hospedagem de alguns dias na casa do hermano Erick na CdM. Não fiz nenhum tipo de reserva para nenhum hostel que fiquei (com exceção de Oaxaca. Reservei antes porque era feriado no país e não queria correr o risco de ficar sem).

Vou fazer um review abaixo das minhas impressões de cada hostel que dormi (incluindo preço e endereço). Colocarei uma nota de 1 a 5 pra você, mochileiro, tirar suas conclusões.

OAXACA

“Cielo Rojo Hostel”

Preço: $ 160 em quarto compartilhado (4 camas) com banheiro privado.

Site: http://www.cielorojohostel.com/

Endereço: Xicotencatl 121, Colonia Centro.

Prós: staff bacana, lockers nos quartos, internet boa, inclui café da manhã, localização excelente.

Contras: banhos não tão bons. Cheguei cansado e tarde de um tour e nada de água quente.

Nota: 4

SAN CRISTÓBAL DE LAS CASAS

“Rossco Backpackers Hostel”

Preço: $ 150 em quarto compartilhado (4 camas) com banheiro compartilhado.

Site: http://www.backpackershostel.com.mx

Endereço: Calle Real de Mexicanos No. 16

Prós: staff bacana, lockers bons nos quartos, internet excelente, inclui café da manhã, localização excelente, banheiros muito bons.

Contras: não achei que a parte “social” do hostel foi boa. Não sei se é por conta da baixa temporada...

VALLADOLID

“Hostal Los Frailes”

Preço: $ 120 em quarto compartilhado (12 pessoas) com banheiro privado.

Site: http://www.hostaldelfraile.com/

Endereço: Calle 41-A, s/n

Prós: ainda procurando...

Contras: quarto não recomendado pra quem tem alergia, não consegui comunicação eficiente com o único funcionário do hostel. O hostel foi fechado no outro dia pela agência sanitária do município. Mas não encontrei outro hostel na cidade... Então era esse mesmo.

Nota: 1

TULUM

“Mama´s Home”

Preço: $ 150 em quarto compartilhado (6 pessoas) com banheiro compartilhado.

Site: Oficial não tem. Mas está em todo site de procura de hostels.

Endereço: Calle Orion SN entre Venus e Sol Oriente

Prós: Staff muito bacana, quartos bons... Com o clima de Tulum é difícil achar hostel ruim.

Contras: Café da manhã fraquinho.

PLAYA DEL CARMEN

“Hostel 3B”

Preço: $ 200 em quarto compartilhado (8 pessoas) com banheiro privado.

Site: http://www.hostel3b.com/

Endereço: Avenida 10 s/n

Prós: Melhor hostel da viagem! Volto um dia só pra ficar lá.

Contras: Não inclui café da manhã.

Nota: 5

CIDADE DO MÉXICO

“Hostal Amigo”

Preço: $ 190 em quarto compartilhado (10 pessoas) com banheiro compartilhado.

Site: http://www.hostalamigo.com

Endereço: Isabel la Católica 61

Prós: Café da manhã excelente!

Contras: Lockers pequenos.

“Mexico City Hostel”

Preço: $ 180 em quarto compartilhado (8 pessoas) com banheiro compartilhado.

Site: http://www.mexicocityhostel.com/

Endereço: República de Brasil 8 Col. Centro Histórico

Prós: Café da manhã excelente!

Contras: Não encontrei nenhum lugar pra socialização (tipo sala, terraço...)

“Mundo Joven Catedral”

Preço: $ 200 em quarto compartilhado (6 pessoas) com banheiro privado.

Site: http://mundojovenhostels.com/

Endereço: República de Guatemala 4, Cuauhtémoc, Centro Histórico

Prós: Segurança, lockers grandes, banheiros bons, café excelente e localização perfeita

Contras: Irrelevantes

Nota: 5

Sem mais delongas, o relato! ::hahaha::

Editado por Visitante

• Respostas 69
  • Visualizações 19.2k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

Featured Replies

Postado
  • Autor
  • Membros
Rafael, Qual o modelo da tua gopro?

Valeusss!

Oi Erica! Usei a GoPro HERO3+ Black Edition!

Pô Rafael!

Postou aqui e nem contou pra gente! kkkk

CARA, vou ter que mudar meu roteiro de novo. Que não estava pensando.... Seu relato está bom demais. caraaaca!

Dê as caras lá no outro forum. Me Ajude a decidir!

hahaha valeu, cara! To indo lá no seu tópico agora!

Estou adorando o relato Rafael! Parabéns, viagem fantástica!!

Obrigado, Samantha! =)

Postado
  • Membros
Oi Jamile! Obrigado :)

Olha só Akumal + Cozumel (SEM mergulho) dá pra fazer em um dia sim... Vc iria bem cedo pra Akumal e depois pegava o ferry (que só sai de Playa del Carmen. O terminal fica lá...) pra Cozumel.

Agora se você vai fazer o mergulho, um dia inteiro para Cozumel é o ideal. Até pq você sai pro mergulho umas 10 da manhã e volta lá pelas 16h.

Qualquer coisa é só perguntar! tamo aqui pra isso! ::otemo::

Obrigada pelas dicas Rafael! Uma pena, pois eu realmente queria muito conhecer os dois lugares, mas sendo assim, prefiro ir pra Cozumel, afinal um mergulho desses não dá pra perder.

Postado
  • Membros

Oi Rafael, muito legal seu relato. Vou em Maio pra playa del carmem com meu marido e pesquisando hostels pela net fiquei bem interessada no 3B. O problema é que tô com medo de ser um albergue mais de solteiros e tal. Vi que tem quartos privados. Você acha que é de boa pra casal ou não aconselha? Gostamos de animação e galera mas se for um ambiente só de azaração aí não rola né. Rsrs

se puder me dar sua opinião agradeço. Abraços

Postado
  • Autor
  • Membros
Oi Rafael, muito legal seu relato. Vou em Maio pra playa del carmem com meu marido e pesquisando hostels pela net fiquei bem interessada no 3B. O problema é que tô com medo de ser um albergue mais de solteiros e tal. Vi que tem quartos privados. Você acha que é de boa pra casal ou não aconselha? Gostamos de animação e galera mas se for um ambiente só de azaração aí não rola né. Rsrs

se puder me dar sua opinião agradeço. Abraços

oi Gege! Há um bar com festa eletrônica no Hostel 3B, mas mesmo assim não foi um problema porque sempre acabava umas 23h. Também é proibido bebidas alcoólicas nos quartos (embora ninguém fiscalize isso). Fui em baixa temporada, então foi tudo bem tranquilo! Maio também deve ser tranquilo, principalmente porque não é período de spring break!

Precisando é só falar!

Abraços

Postado
  • Membros

Ótimo relato e fotos belíssimas!!! ::otemo::

Postado
  • Autor
  • Membros

Galera,

Atualizei todo o relato na PÁGINA 1. Finalmente consegui acabar! ::mmm:

Espero que seja útil para os futuros mochileiros pelas terras mexicanas! ::otemo::

Ótimo relato e fotos belíssimas!!! ::otemo::

Valeu, Daniel! Aguardando a ajuda no vídeo... ::tchann::

Postado
  • Membros
Galera,

Atualizei todo o relato na PÁGINA 1. Finalmente consegui acabar! ::mmm:

Espero que seja útil para os futuros mochileiros pelas terras mexicanas! ::otemo::

Diga, Rafael!

Que legal essa sua experiência com os vulcões. Também tinha encontrado pouca informação sobre tours desse tipo, de modo que suas dicas vieram bem a calhar. Uma coisa: você consegue mensurar o frio que fez no Iztaccíhuatl? Você levou roupa apropriada ou a agência aluga? Pq acho um pouco complicado levar esse peso extra na mala pra usar só uma vez... Ou você usou as mesmas roupas que em San Cristóbal de las Casas? Tô perguntando porque sou de Salvador, então sabe como é né? kkkkkkkkkk ::Cold::

E que incrível você ter visitado o país na época dos protestos, hein! Quando vi as notícias, imaginei como seria estar lá nessa época, mas você sentiu na pele. Engraçado que ano passado, quando estive na Bolívia, houve uma passeata em La Paz... víamos militares, mulheres e mais um monte de gente empunhando uma bandeira multicolorida (depois descobri que era a bandeira do estado plurinacional da Bolívia) protestando pela mesma causa que não sabíamos qual era. Aí um senhor explicou que era uma passeata pela igualdade de militares indígenas e não-indígenas, já que o preconceito é bastante institucionalizado por lá. As esposas dos militares se juntaram à causa e todo o povo apreciava com muita educação. Foi interessante ver como a população manifesta suas causas por lá. Acredito que para você também.

E ainda teve a companhia do Erick, um legítimo mexicano que está sempre presente nos tópicos do mochileiros com altas dicas pra quem deseja visitar o "Mérrico"! Que legal.

De modo geral, o seu relato está bastante detalhado e sua viagem foi um pouco diferente do roteiro que geralmente encontramos por aqui. Vilarejos zapatistas e vulcões certamente revelam que o México tem muito mais a oferecer do que as belas praias de Cancun.

Parabéns pelo relato e obrigada por compartilhar sua experiência (e suas fotos, muy belas) conosco.

Postado
  • Membros

Fera! Altas fotos :D Fiz um roteiro parecido em Agosto de 2013, mas não montei o relato até hoje, acho que nem precisa mais, hahahaha ! :D Abraço !

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.