Use o menu Tags para buscar informações sobre destinos! - Clique aqui e confira outras mudanças!

Ir para conteúdo
taty maria

Colômbia e Panamá - 23 dias

Posts Recomendados

Olá galera,

vou tirar férias em Agosto, já viajei muuuito pelo Brasil, e essa será minha primeira viagem internacional, por isso com certeza minhas maiores dúvidas são em relação a câmbio, documentação, meio de transporte entre cidades ...

Vamos lá depois de algumas pesquisas eu cheguei ao seguinte roteiro:

Período de viagem: 08 de agosto a 30 de agosto

0

08/ago: Rio de Janeiro - Bogotá 12:09 / 19:00 (Tam /Lan)

09/ago: Bogotá - Bogotá

10/ago: Bogotá - Bogotá

11/ago: Bogotá - Bogotá

12/ago: Bogotá - Bogotá

13/ago: Bogotá - Mendellin 07:45 / 08:55

13/ago: Mendellin - San Andres 18:55 / 20:40

14/ago: San Andres - San Andres

15/ago: San Andres - San Andres

16/ago: San Andres - Mendellin 22:30 / 00:20

17/ago: Mendellin - Mendellin

18/ago: Mendellin - Cartagena 06:05 / 07:15

19/ago: Cartagena - Cartagena

20/ago: Cartagena - Cartagena

21/ago: Cartagena - Santa Marta (quero pernoitar no Parque Nacional Tayrona)

22/ago: Santa Marta - Cartagena

23/ago: Cartagena - Mendellin 18:30 / 19:45

24/ago: Mendellin - Panamá 14h40 / 16:00

25/ago: Panamá - Panamá

26/ago: Panamá - Panamá

27/ago: Panamá - Panamá

28/ago: Panamá - Mendellin 16:46/18:05

29/ago: Mendellin - Bogotá 20h55 / 21:50

30/ago: Bogotá - Rio de Janeiro

1)Tirando Cartagena - Santa Marta todos os trajetos irei fazer pela Viva Colombia.

2)Ficou mais barato fazer de Mendellin a cidade central para ir as outras. De Bogotá para San Andres ficou mais caro.

3)Meu roteiro pela cidade de Panamá ainda não está definido. Algo que eu não posso deixar de fazer?

4)Pensei em comprar as passagens da Viva Colombia antecipado, mas vocês acham que devo comprar lá para conseguir um preço mais em conta?

5)Alguma dica específica para cada uma dessas cidades?

6)Em Bogotá, vi que o sistema de transporte deles é parecido com nosso BRT no RJ, alguém sabe se rola tipo um Bilhete ùnico? Algum cartão similar que ajude a economizar?

7)A pergunta de sempre: Melhor levar dólar ou COP? Vale a pena levar um cartão para sacar? Não é perigoso ficar andando com muito dinheiro em espécie?

8)Quais os hostels que vocês indicam para cada cidade?

Agradeço todas as dicas!!!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ta legalzim esse roteiro ai... To na febre de ir na Colômbia em agosto, mas o preço das passagens tirou o animo. Meu roteiro seria mais pelo sudoeste subindo por Villa de Leyva até Santa Marta por terrestre, logo Cartagena e um voo até San Andres...

Enfim

Compartilhar este post

Link para o post

Bem Legal, tenho muita vontade de conhecer a Colômbia mas ainda não tive oportunidade, já passei 4 vezes em conexões e infelizmente em nenhuma das vezes ''coloquei o pé'' .

No Panamá não deixe de ir a San Blas, nem se for só por uma noite, mesmo que vc veja muitas praias na Colômbia, San Blas é um espetáculo a parte, acabei um relato esses dias e passei por San Blas. http://www.mochileiros.com/cuba-costa-rica-e-panama-19-dias-t102516.html

Sobre o dinheiro o ideal é diversificar para não passar perrengue, leve no money belt a maior parte junto com um ou outro cartão, um pouco para dia a dia na carteira e ou bolsa. Não manuseie o money belt em publico e tenha cuidado.

Eu levava quase tudo no visa travel money mas depois que começou cobrar IOF de 7% desisti, levo mais ou menos metade do previsto em espécie e metade deixo na conta para sacar.

Compartilhar este post

Link para o post

Oi Taty!

1º é Medellin o nome da cidade, rs...

no geral o roteiro tá bom, mas tá travado pelo aéreo.

Eu tiraria um dia de Bogotá e acrescentaria em Medellin, que tem várias opções muito boas. Guatapé, Metrocable, Parque explora, Parque Arvi... tem mta coisa por Medellin e região.

E do Tayrona tem um erro, não dá pra fazer Cartagena- Sta Marta e dormir no Tayrona no mesmo dia... São cerca de 6 horas de ônibus até Sta Marta e ainda 1 hora até a entrada do Tayrona e mais 2 horas de caminhada até o Cabo San Juan del Guia, que acho o lugar mais bonito pra ficar e dormir... eu consideraria uma noite em santa marta e aí então a ida pro Tayrona no dia seguinte bem cedinho.

No geral é isso,

Beijos e boa sorte!

Compartilhar este post

Link para o post

OIoi... estou indo mês que vem para Colômbia, mas a diferença é que o Equador também está no meu roteiro.

Seu roteiro está bem legal, mas se está indo para Medellin só para economia acho que não vai valer muito pois o aéreo de Bogotá é um pouco mais caro, mas a grana que irá gastar pra ir a cidade irá quase que igualar o custo das duas cidades.

Mas... caso vá a Medellin, legal curtir a cidade pelo menos um dia pois vale muito a pena.

Quanto ao Panamá, procure a empresa LAMs Tour para ir a San Blas.

Good vibrations !!!

Compartilhar este post

Link para o post

Também estou pensando em fazer colombia e panama em agosto, porem estou negociando as ferias ainda. Mas pelo o que comecei pesquisar as passagens eu quero comprar pela copa airlines que no caso seria : RJ-Panamá- San Andres - Cartagena- RJ, só bogotá que não sei se vou incluir no roteiro

Compartilhar este post

Link para o post

Muito obrigada por todas as dicas! Mas eu acho que essa alta do dólar vai babar minha viagem e to pensando em desbravar um pouco mais ainda do Brasil!

Compartilhar este post

Link para o post

Taty seu roteiro está legal!

Vou fazer quase o mesmo roteiro, mas sem San Andrés, agora em maio. Tenho uns dias sobrando e estava querendo ir de ferry para o Panamá, vamos ver se vai dar certo!

Andei pesquisando bastante sobre o que levar de $$, e vou levar um misto de dolar, real e cartão de credito. Eu estava lendo no site viaje na viagem que a Colombia foi um dos paises onde o real menos desvalorizou, então acho que compensa levar pra trocar. Eu sempre vejo o cambio em um site chamado OANDA http://www.oanda.com/lang/pt/currency/converter/

Eu fiz umas continhas, baseado num relato muito bom que eu li aqui no mochileiros, vamos ver se dá pra entender rsrsrs..

1US$ = R$ 3,33 (já contando o IOF de 0,38% na compra de moeda em espécie)

1US$= 2501COP (Na média de câmbio pelo site da oanda)

Então, fazendo as contas R$ 1 = 751 COP . Pelo cambio de hoje, R$ 1 = 807 COP. Portanto, nesse caso compensa levar real para trocar, no caso da Colombia. E a boa é que vc faz um só câmbio né. Não sei se vc conseguiu entender, qq coisa me fale! rsrsrsr ::hãã2::

MAs assim que eu voltar de viagem eu volto aqui e falo como fiz, bem sobre as outras coisas do roteiro! :)

Beijao

Compartilhar este post

Link para o post
Taty seu roteiro está legal!

Vou fazer quase o mesmo roteiro, mas sem San Andrés, agora em maio. Tenho uns dias sobrando e estava querendo ir de ferry para o Panamá, vamos ver se vai dar certo!

Andei pesquisando bastante sobre o que levar de $$, e vou levar um misto de dolar, real e cartão de credito. Eu estava lendo no site viaje na viagem que a Colombia foi um dos paises onde o real menos desvalorizou, então acho que compensa levar pra trocar. Eu sempre vejo o cambio em um site chamado OANDA http://www.oanda.com/lang/pt/currency/converter/

Eu fiz umas continhas, baseado num relato muito bom que eu li aqui no mochileiros, vamos ver se dá pra entender rsrsrs..

1US$ = R$ 3,33 (já contando o IOF de 0,38% na compra de moeda em espécie)

1US$= 2501COP (Na média de câmbio pelo site da oanda)

Então, fazendo as contas R$ 1 = 751 COP . Pelo cambio de hoje, R$ 1 = 807 COP. Portanto, nesse caso compensa levar real para trocar, no caso da Colombia. E a boa é que vc faz um só câmbio né. Não sei se vc conseguiu entender, qq coisa me fale! rsrsrsr ::hãã2::

MAs assim que eu voltar de viagem eu volto aqui e falo como fiz, bem sobre as outras coisas do roteiro! :)

Beijao

Aline, você conseguiu um preço bom para a passagem? Vou ficar aguardando seu relato sobre o câmbio.

Compartilhar este post

Link para o post

Oi, Aline,

Estou indo agora em maio tbm, qual será seu roteiro? Você fechou os hostels? Estou indo sozinha, pretendo fazer Colombia e Panamá, não sei se vou para San Andres, estou achando caro a passagem.

Aguardo resposta!

Compartilhar este post

Link para o post

Oi Camila!

Tô indo semana que vem, dia 14 de maio. Vou com uma amiga. Já fechamos o roteiro, só os ultimos dias que deixamos em aberto, se der tempo e $$$ vamos ao Panamá

Vamos ficar 4 dias em Bogota, 3 em Medellin, 3 em Cartagena e depois vamos ao Parque Tayrona. San Andres não incluimos no roteiro..mas como temos dias sobrando não sei ainda se vamos ou não . Já fechamos os hostels sim

Que dia vc vai??

Jeh eu paguei em torno de 1200 a passagem..indo e voltando por Bogota pela TAM...Eu não achei que foi exatamente um bom preço, em vista de alguns relatos que li...Mas com a alta do dólar e tal..não teve muito jeito.. :/ Comprei minha passagem em Janeiro

Compartilhar este post

Link para o post

Oi, Taty ! Estarei mochilando na Colômbia esse período também, e coincidimos em algumas datas. Também estarei em Bogotá nos dias 13 e 14, e Cartagena em 18 e 19/08. Vai ficar em quais hostels ?

Compartilhar este post

Link para o post

Olá!!

Gostaria de saber se a empresa viva colombia só opera pro Panamá quando compra passagem ida e volta

Porque queria sair de Medellín ir pro Panamá e do Panamá ir direto pra Bogotá

Obrigada

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

• Conteúdo Similar

• Por Jotadany
      Quero saber como faço pra achar alguem que me faça companhia em Medellin pra mostrar a cidade mas nao quero um guia turisitico
    • Por casal100
      Lojudice,

São 3 hotéis Portobelo na ilha, esse plaza, fica numa travessa da rua da praia, os outros dois são próximos e ficam defrente a praia, o padrão é quase o mesmo.
      Ficamos no Portobelo JR(http://portobelohotel.com/portobelo_jr.php), simples mas limpo e confortável(tv a cabo, ar condicionado, camas boas, alguns apartamentos são com vista para o mar(o maior problema é que sai pouca água do chuveiro, mas é água doce). ficam perto de tudo, aeroporto, centro, zona franca, supermercados, lojas, restaurantes, bancos, internet, agências de turismo, barqueiros que levam ao aquario............

Preferi pagar hospedagem mais café da manhã(simples) (em julho/2010 - pagamos aprox. R$149,00 o casal. Pois cada dia faziámos passeios, e neles, nossas refeições, à noite a ilha tem alguns restaurantes, uns sofisticados, outros simples(a partir de R$6,00).
    • Por henrique.lammel

Dizem que “o caminho de Lengerke” é a primeira estrada construída, na Colômbia, com a finalidade de unir as diversas cidades do departamento (para nós Estado) de Santander. Todo feito com pedras, se estendeu depois até Medellin, passando por Bogotá, ao sul. Ao norte, ia até Cartagena e, a oeste, entrava dentro do território da Venezuela.

Mas passar pelos trechos ainda conservados do camiño real e conhecer diversos “pueblitos” santanderianos acabam não sendo a única atração desse trekking. Para mim, o melhor foi descer 1700 metros por uma das paredes do Cânion del Chicamocha até a cidade de Jórdan, ao nível do mar, para depois subir 1300 metros até Los Santos.

Fiz todo o trecho sozinho. Parti de Barichara, passando por Guané, até Vilanueva, de onde voltei a San Gil. Dois dia depois soube que havia deixado de fazer a parte mais bonita, que vai de Vilanueva até Los Santos, e retomei o trekking. Tradicionalmente, dorme-se na cidade de Vilanueva.

O local é muito árido e não há fontes de água potável no caminho. O gasto médio do trekking, dormindo em Vilanueva, sem comida e água, é de COP 41.600 (Passagem San Gil – Barichara = COP 3.600; Hotel Vilanueva = COP 20.000; Passagem Los Santos – Los Curos = 5.000; Passagem Los Curos – San Gil = COP 13.000).

Caso alguém se interessar mesmo por fazer, pode clicar em https://apenomundo.com/2016/08/24/trekking-caminho-real/e ter algumas informações adicionais, como mapa e mais fotos.

1º dia – de Barichara a Vilanueva

São doze quilômetros de caminhada. O primeiro trecho, de Barichara a Guane, é percorrido em cerca de uma hora e meia. Tanto Barichara quanto Guane são antigas cidades coloniais, com calçamento e casas preservadas. Vale muito a pena parar algum tempo para caminhar pela cidade e conhecer as igrejas, miradores e provar a Chicha de Maiz ou o Masato de Arroz, que eram fabricados pelos índios da região, os Guanes, praticamente extintos após cinquenta anos de colonização espanhola.

Guane fica num ponto mais baixo que Barichara, mas nem por isso a caminhada é fácil. O clima é super árido e o calor chegar aos 40º entre às 10h e às 15h, por isso lembre-se de levar muita água. Basta seguir os muros e ficar dentro da antiga rua de pedra, que por duas vezes vai atravessar uma estrada de asfalto. No meio do caminho, há uma fazenda que às vezes está aberta e pode-se comprar água, cerveja, refrigerante. Vale a pena a parada, atrás a um mirador para o Vale e, com tempo bom, é possível ver Barichara, no topo de uma das montanhas.

De Guane a Vilanueva começa a parte “casca”. São sete quilômetros, com mais de 600 metros de aclive. O trecho está sinalizado com marcas amarelas, porém preste atenção, pois buscam marcar o caminho contrário, para quem faz o trekking desde Los Santos. Em média, as pessoas demoram três horas e meia para fazer o trecho, que se eleva para cima das montanhas até onde a estrada termina, levando para dentro de uma trilha em mata. A trilha de mata desemboca em outra estrada que, que leva até Vilanueva. Daqui, o trecho é todo baixando até a cidade.

Tive “sorte” de cair uma bruta chuva na subida. Embarrou um pouco o caminho, mas deu uma amenizada no calor que me fez demorar quase duas horas para completar o trecho Barichara – Guane.

Caso se perder, não exite em perguntar para algum morador local o caminho para onde quer ir. O povo da região é muito amigável. Diferente de Barichara e Guane, Vilanueva é uma cidade maior e não há muita coisa para se fazer. A dica seria dormir para retomar a caminhada muito cedo no outro dia. Caso a decisão seja voltar para San Gil, o ônibus demora cerca de 20 minutos.

2º dia – De Vilanueva a Los Santos

Saia cedo de Vilanueva. Os 17 quilômetros desse dia devem ser percorridos até às 15 horas. Lembrando que é preciso baixar dos 1700 metros até o nível do mar, e depois subir 1300. Perdi o primeiro ônibus que saía de San Gil (6 horas) e acabei pegando o segundo, às 6h20. Às 6h45 comecei a caminhar e cheguei a Jórdan às 11h, sempre com um passo muito rápido. A partir das 10h, o sol saiu com intensidade e começou a ficar bem difícil a caminhada.

Essa parte não há sinalização, então pergunte aos moradores a direção para pegar o caminho à Jórdan – basta pegar uma estrada a uma quadra da igreja e segui-la sempre. Antes de descer pelo cânion, havia uma fazenda que vedia água, porém estava fechada. Nesse trecho pode-se ver e ouvir muitas cabras pelos desfiladeiros e é, sem dúvida, o ponto mais bonito do caminho. Jórdan é uma pequena cidade com 30 casas. Pode ser uma boa dormir aí: há inclusive um hostel no vilarejo, com habitações a partir de COP 30.000 (pouco mais de R$ 30).

Comecei a subida pelas 11h30 e cheguei em Los Santos pelas 14h. Meus dois litros de água não foram o suficiente para fazer toda a subida. Cheguei sem uma gota em Los Santos, suado e morrendo de sede. Se quer voltar a San Gil no mesmo dia, é preciso chegar antes das 15h30 em Los Santos, horário que sai o último ônibus para Los Curos. Peça ao motorista para parar na estrada que leva a San Gil (cerca de duas horas de estrada) para pegar a condução a cidade (mais duas horas e meia).

Outra opção é seguir para Bucaramanga, o que deixa a brincadeira uns COP 15.000 mais cara.

• Por marcusmaia
      Alguém tem algum relato recente de alguém que tenha conseguido atravessar o Darien gap por terra? Vejo muitos relatos de aventureiros, mas ninguém o faz por terra, todos contornam pelo mar ou pelo ar. Fiquei curioso para fazer esta travessia, alguém se habilita?
    • Por willgittens
      Olá amigos e amigas!
      Queria divulgar uma aventura que estou partindo agora na semana que vem e me apresentar.

Me chamo Will Gittens,  tenho 34 anos, apaixonado por veleiros, camping selvagem, mochilões e aventuras. Já atravessei 5 países da América do Sul com menos de 800 reais, atravessei o Atlântico e o Mar do Norte em navio de carga, fiz uma volta ao mundo atravessando a América do Sul, Europa, Rússia e Ásia por terra, conseguindo ir daqui de SP até o Vietnam sem pegar avião nenhum e gastando muito pouco.

Estou partindo para finalizar um plano antigo meu, conhecer todos os extremos da América do Sul e nesse 3° mochilão longo pelo nosso continente pretendo atingir essa meta.

Ponto mais alto, mais ao sul, mais ao norte, mais ao leste, mais ao Oeste, Amazônia e Cataratas do Iguaçu. Juntando com outras expedições que eu fiz pelo Atacama, Uyuni, Titicaca, Pantanal e Machu Picchu ( vou novamente dessa vez por Salkantay ), terei conhecido por terra todos os cantos desse continente incrível que moramos.

Convido vocês à acompanharem a expedição, farei uma cobertura no youtube e no blog mostrando como é viver e trabalhar enquanto se viaja, como sempre, gastando o mínimo possível.

Grande abraço e um 2018 de grandes aventuras para todos nós.