Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Pedra da Gávea - Subida pelo Pico dos 4 e descida pela Carrasqueira

Postado
  • Membros

No início da semana, após pensar muito, decidi a me desafiar, ou seja, fazer a subida da Pedra da Gávea, que seria a trilha do final de semana (21/02/15) do meu amigo Sandro da "Trilhas Cariocas", isso apesar da pouca experiência em trilhas pesadas e do peso da idade.

Li bastante informações sobre a trilha, li e reli relatos de pessoas que já fizeram, conversei com um sobrinho que já havia subido e decidi: _ Eu vou fazer.

O primeiro passo que era ter coragem suficiente já havia sido dado, agora faltava fazer acontecer. Por desencargo de consciência chamei meu filho Marcus Jr, que tem 17 anos, para ir comigo. Digo "desencargo de consciência" porque eu já sabia previamente a resposta: _ Não quero. Isso foi na terça-feira. Na quarta-feira entrei em contato com o Sandro confirmando presença no sábado às 08:30h, com encontro marcado frente ao Bar do Osvaldo, na Barrinha, área nobre da Barra da Tijuca. Mas desta vez foi diferente com relação ao meu filho, pois na sexta-feira a tarde ele chega para mim e pergunta se ainda dava para ir. Logicamente que fiquei feliz, pois já havia convidado ele várias vezes para me acompanhar em trilhas e caminhadas e ele nunca aceitou. Consegui falar com o Sandro e encaixá-lo na aventura.

Sábado 08:30h, todos no local de encontro, seguimos de carro por uns cinco minutos até o início da trilha, que fica dentro de um condomínio. Éramos dezesseis trilheiros e cinco pessoas de apoio da "Trilhas Cariocas". O sol estava inclemente, parecia que tinha um para cada um. Antes de começar a aventura fomos tirar a clássica foto no banner da trilha.

11021247_746720885427210_6029423083184844210_n.jpg.7ded21af57f7f5da259451ea6b8e22c9.jpg

• Respostas 32
  • Visualizações 19.7k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

Featured Replies

Postado
  • Membros

Olá!!!

Dá pra subir e descer pelo caminho tradicional sem ter que encarar a carrasqueira???

Abraços!

Postado
  • Autor
  • Membros

Oi Rodrigo!

Então... o caminho tradicional é justamente pela Carrasqueira, não tem como fugir disso.

Esse caminho que fiz, pelo Pico dos Quatro, não passa pela Carrasqueira e dá para subir e descer por ele.

Postado
  • Membros
Oi Rodrigo!

Então... o caminho tradicional é justamente pela Carrasqueira, não tem como fugir disso.

Esse caminho que fiz, pelo Pico dos Quatro, não passa pela Carrasqueira e dá para subir e descer por ele.

Agora entendi Marcus!

Mas que diga uma coisa, vc acha perigoso fazer essa trilha sozinho durante a semana (vou pelo Pico dos Quatro)??? Se sim, por quais motivos???

Não quero encarar a Carrasqueira justamente por conta que vou estar sozinho e não conheço o local.

Abraços!!!

Postado
  • Autor
  • Membros

Rodrigo, o que posso te falar, de acordo com a experiência que tive, é o seguinte: a parte da trilha que vai pela Carrasqueira é bem definida devido ao uso constante, e não tem bifurcações. Já a que eu subi pelo Pico dos Quatro, é um pouco mais complicada pois não é bem definida e tem bifurcações, sendo que se vc fizesse no fim de semana com certeza encontraria grupos fazendo, o que seria um facilitador para vc.

Durante a semana eu não sei se a frequência é grande.

Postado
  • Membros

A Pedra da Gávea é uma trilha relativamente simples, a nível técnico não haverão dificuldades.

Mas existem relatos de assaltos por lá! Por ser uma trilha dentro de perímetro urbano está, infelizmente, sujeita a isso. Como o Marcus disse, fim de semana é super movimentada, então não deve ter tanto perigo. Dia de semana eu também não sei como fica, mas imagino que fique bem mais vazia, então é sempre bom ter cuidado.

Postado
  • Membros
A Pedra da Gávea é uma trilha relativamente simples, a nível técnico não haverão dificuldades.

Mas existem relatos de assaltos por lá! Por ser uma trilha dentro de perímetro urbano está, infelizmente, sujeita a isso. Como o Marcus disse, fim de semana é super movimentada, então não deve ter tanto perigo. Dia de semana eu também não sei como fica, mas imagino que fique bem mais vazia, então é sempre bom ter cuidado.

Não sei não ... esse último ataque via carrasqueira não coloca a trilha num patamar de alto nível técnico ?

Já li muitos relatos de pessoas que morreram ou ficaram gravemente feridas.

Postado
  • Membros

Então vai ser pela Carrasqueira mesmo, não tem jeito. rsrs.

Abraços e valeu pelas informações.

Postado
  • Membros

Pois é, estou receio justamente disso.

Abraços!

Postado
  • Membros

A carrasqueira têm uma dificuldade sim...visto que muitos usam cordas. Mas chegando lá ...com calma sobe ::cool:::'>

Numa boa ::cool:::'> ...eu achar simples não quer dizer que é...cada um têm suas habilidades.

Trilha simples para comparação: morro da urca, dois irmãos, pico da tijuca, Catacumba, pedra bonita, caeté, andorinhas e costão(Niterói) etc...

Durante a semana pelo pico dos 4 não vai ter gente...muito raro, um ou outro...não aconselho.

Faça pelo caminho "normal"...se puder, com alguém para te dar "o caminho" na carrasqueira...e boa trilha!

Abraço

Postado
  • Membros

Não sei não ... esse último ataque via carrasqueira não coloca a trilha num patamar de alto nível técnico ?

Já li muitos relatos de pessoas que morreram ou ficaram gravemente feridas.

É, simples em termos, rs. Não é pra subestimar achando que é um passeio no bosque, mas se tem um mínimo de conhecimento de trilha acho que se torna tranquila.

Esse lance de feridos e mortos, sinceramente, não sei se está tão associado a dificuldade não. Das inúmeras vezes que estive lá, vi gente abusando, descendo por lugares fora da via comum, tentando descer escorregando, pulando, entre várias outras bizarrices.

É o que eu falei, tem que ter um mínimo de conhecimento, diferente da maioria das pessoas que se vê por lá ultimamente (gente que nunca fez uma trilha na vida), ter cuidado, calma e respeito, que não precisa de nenhum curso de escalada pra fazer

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.