Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

pico da bandeira

Postado
  • Membros

Boa tarde esta é minha primeira viagem , estou pretendendo ir pra o pico da bandeira , gostaria de saber qual a melhor rota , por minas ou por espirito santo. será no no inicio de abril , . alguma dica ?

• Respostas 55
  • Visualizações 11.6k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

Featured Replies

Postado
  • Autor
  • Membros

Boa tarde , eu pretendo subir na sexta dia 3 ou no sábado dia 4 , vou chegar em Manhumirim dia 2 , e de lá vou me organizar para ir para o pico da bandeira . valeu..

Postado
  • Membros

Nessa data pretendo ir para a Chapada dos Guimarães. Vou jogar o Pico pra outras datas mais para frente.

Postado
  • Autor
  • Membros

Bom dia , dia três eu vou estar me minas , se tiver alguém que pretende subir no dia três ou no dia quatro de abril, vamos juntos , pois em umas dessas datas pretendo subir as trilhas., valeu

Postado
  • Membros

Olá pessoal, se houver um grupo gostaria de participar tb, nunca fui ao pico, seria legal ter companhia.

Postado
  • Membros

Eu estou sugerindo a criação de um grupo de whatsapp para a expedição ao Pico da Bandeira sair do papel com um grupo empolgado e preparado. O que acham?

Eu pretendo fazer a travessia. Quero sair de ES para MG.

Editado por Visitante

Postado
  • Autor
  • Membros

Boa noite , eu já estou certo de ir em uma dessas datas que eu mencionei , mas deixo aqui meu num do whats tbm para combinar uma outra oportunidade , (19) 9 9629-2410

Postado
  • Membros

Olá.

Já fiz essa viagem pelo lado mineiro. A entrada do parque fica em Alto Caparaó.

Segue algumas dicas de roteiro que podem ser úteis e tornará sua viagem mais confortável:

- O mais bonito do pico é sem dúvida o nascer ou pôr do sol. Mas é mais fácil subir o pico no escuro do que descer, portanto recomendo o nascer do sol.

- Se optar pelo lado mineiro, e também ver o nascer do sol, o mais adequado é acampar no Terreirão.

- Os melhores meses pra ir no pico são junho e julho pois é o período de seca. Lá no topo é muito úmido e ir em outras épocas do ano é quase certo que você pegará chuva e MUITA neblina.

- Se for acampar, leve bastante roupa de frio, isolante e um bom saco de dormir. Não subestime o frio. Às 5hs da manhã no pico, a temperatura chega a variar de -5ºC a -12ºC no inverno.

Abaixo, vou descrever a rota que fiz na minha última viagem em julho/2014:

1) Saí cedo de Belo Horizonte num sábado, chegando em Alto Caparaó por volta de 11:30hs

2) Chegando na cidade, passamos numa loja que abre todo santo dia na avenida principal e que vende/aluga materiais de camping. Lá compramos pouca coisa que faltava, incluindo uma capa de chuva descartável para subir caso tivesse muita serração.

3) Almoçamos em um restaurante da cidade.

4) Por volta de 13:00hs, entramos no parque de carro e subimos até a primeira parada, a Tronqueira, que fica a 4km (não sei exatamente) da portaria. Estacionamos o carro lá, juntamos as coisas e começamos a caminha rumo ao terreirão.

5) Da tronqueira ao terreirão são aproximadamente 4km de subida razoavelmente tranquila e com trilha fácil de seguir. O terreirão é uma área de camping grande e bem estruturada, com pia, chuveiros (frios) e banheiro. Fizemos uma janta e socializamos com o pessoal de lá.

6) Às 2:30 da manhã de domingo, acordamos e começamos a subida ao pico (mais uns 3,5 a 4km). Chegamos lá cedo, por volta de 5:20 e passamos um bocado de frio esperando o nascer do sol que era às 6:08.

7) Lá pelas 7hs decidimos voltar pro terreirão. Fizemos um lanche pra descansar e seguimos a descida para Alto Caparaó. Lá almoçamos e voltamos para BH. Se você tiver mais tempo, vale a pena conhecer a cachoeira no caminho de volta e descansar em uma pousada da cidade. A cidade é bem charmosa a noite e tem pousadas ótimas.

Espero ter ajudado. Pretendo voltar lá em julho desse ano.

Dia 18 de abril vou fazer a travessia Lapinha da Serra -> Tabuleiro. Se alguém animar ir junto, me avisa!

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.