Ir para conteúdo
boraviajar

Europa outubro de 2015

Posts Recomendados

Pessoal, comprei passagens para a Europa em outubro em uma promoção da TAP. Chegada por Budapeste e volta por Barcelona. No total, serão 25 dias. Reservei hotéis, mas são reservas que podem ser canceladas sem pagamento de multa. A princípio, minha intenção seria conhecer 4 cidades (Budapeste, Viena, Praga e Barcelona), contudo achei que os 25 dias poderiam ser mais bem aproveitados se incluísse mais cidades. Então incluí Berlim (ou Munique) e Amsterdam. Ainda não decidi qual cidade da Alemanha eu visitarei.

 

O roteiro inicial ficou assim:

 

Dia 1 - Saída de Brasília

Dia 2 - Chegada em Budapeste

Dias 3, 4 e 5 - Budapeste

Dia 6 - Budapeste-Viena de trem

Dias 7, 8 e 9 - Viena

Dia 10 - Viena-Praga de trem

Dias 11, 12 e 13 - Praga

Dia 14 - Praga-Berlim ou Praga-Munique de trem

Dias 15, 16 e 17 - Berlim ou Munique

Dia 18 - Berlim-Amsterdam de trem ou Munique-Amsterdam de avião

Dias 19 e 20 - Amsterdam

Dia 21 - Amsterdam-Barcelona de avião

Dias 22, 23 e 24 - Barcelona

Dia 25 - Barcelona-Brasília

 

Conforme eu disse, as passagens de ida e de volta estão compradas, portanto não dá mais para alterar data ou local sem pagamento de multa. Minhas dúvidas são:

 

1- A quantidade de dias em cada cidade está boa?

 

2 - Estou em dúvida entre Berlim e Munique. Pesquisei a respeito de ambas e Munique me agradou mais, pois parece assemelhar-se mais à ideia que eu tenho da Alemanha, no que diz respeito à comida, cultura, arquitetura. Berlim me pareceu uma cidade cosmopolita, sem muita identidade, meio que um "centrão". Talvez esteja errado, mas os colegas podem me ajudar. Qual das duas oferece maiores possibilidades de lazer e pontos turísticos?

 

3 - Estou pensando na possibilidade de excluir uma dessas cidades para ficar com mais tempo nos locais e diminuir os deslocamentos. Como eu já disse, minha prioridade é conhecer as três capitais imperiais (Budapeste, Viena e Praga) e Barcelona, porém Amsterdam me atrai mais que Munique ou Berlim. Se fosse para cortar um país, cortaria a Alemanha. Nesse caso, pensei em distribuir os quatro dias que resultariam desse corte da seguinte forma (+2 dias para Barcelona, +1 dia para Amsterdam e +1 dia para Viena ou Praga - qual aconselham?) Se optar pela exclusão de Berlim, terei dois deslocamentos de avião, um entre Praga e Amsterdam e outro entre Amsterdam e Barcelona. Sei que isso tornaria a viagem mais cansativa, mas pelo menos diminuiria o corre-corre e o faz-desfaz de malas.

 

4 - Como é o clima em outubro nessas cidades?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

1 - No geral está bom, a única sugestão seria passar 1 dia de Praga para Berlin ou Munique, pois Praga é uma cidade relativamente pequena e compacta em 2 dias e meio você visita tudo com calma, já Berlin é uma cidade bem maior, com muito mais coisas para fazer e Munique, tem ótimas day-trips, que você "não pode perder", como por exemplo a Neuschwanstein, Salzburg, Nürnberg, etc..

 

2 - É mais ou menos isto mesmo. Algumas partes de Berlin tem cara sim de "centrão", mas apesar disto Berlin é uma das cidades mais interessantes do mundo, para os aficionados por história, praticamente a cada esquina tem algo que remete a história recente, para os amantes de museus, há ótimos museus, para quem prefere baladas, Berlin é o destino número 1 na Europa, etc, ou seja, Berlin tem ótimas opções para todos os gostos. Já se você quer ver uma Europa mais "medieval", castelos, palácios, e construções imponentes e luxuosas, Munique é excelente para isto. Ou seja, depende do gosto de cada pessoa.

 

3 - Claro que depende do seu ritmo de viagem e dos seus interesses em cada local, mas o tempo em cada local seria o suficiente para ver as principais atrações sem muita correria.

 

Se você programar direito os horários dos trens, você não perde um dia inteiro para ir de uma cidade a outra. Por exemplo de Budapeste a Viena são 3 horas de trem, então se você pegar trem lá pelas 17 ou 18 horas, você tem a manhã toda livres e boa parte da tarde para aproveitar algo e ainda chegar a tempo de ir dormir no hotel antes das 22:00 horas. O mesmo se aplica aos trens de Viena a Praga e de Praga a Munique/Berlin, ou seja, organizando direito os deslocamentos você consegue praticamente 1 dia inteiro a mais livre em cada cidade.

 

4 - Historicamente chove bastante, mas não costuma fazer um frio de rachar...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quanto ao ponto 2, tem muita polêmica em relação a isso nos fóruns alemães. É tipo Rio e São Paulo, rs. A grosso modo, se você procura tradição, entre as duas listadas Munique é o seu lugar.

 

Quanto ao clima, via de regra quanto mais ao norte e a leste, mais frio fica. Pesquise as médias históricas em www.accuweather.com , opção "month", escolha o ano e coloque em celsius. Se você não é do sul, acredito que sentirá muito frio, mas nada que um agasalho como o da foto do Adriano não resolva, rs.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Obrigado aos colegas pela ajuda.

 

Adriano, gostei da sua sugestão de aproveitar melhor o dia, porém, na minha última viagem à Europa isso não funcionou muito. No dia de deslocamento, eu sempre ficava ansioso, com medo de perder o trem ou avião e acabava não aproveitando direito as atrações. E também tem a questão do hotel, o fato de ter de desocupar o quarto antes do meio-dia. Nesse caso, eu teria de guardar a mala, ficar o dia andando, voltar, pegar a bagagem e ir para o novo destino.

Não seria mais interessante pegar o primeiro trem/avião do dia e aproveitar a tarde/noite no novo local?

 

Marcos, a batalha entre Berlin e Munique continua. Confesso que cidades históricas, com tradição, castelos, construções luxuosas e afins me atraem muito mais do que cidades modernas, porém hoje ouvi de um amigo que conhece bem a Alemanha uma opinião interessante. Ele me disse que depois de passar por Praga, Viena e Budapeste eu estaria tão cansado de ver castelos, construções históricas e afins que adoraria a modernidade de Berlin.

 

De qualquer forma, obrigado pelas dicas de vocês, sempre muito úteis.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Apesar de Berlim não ter a mesma beleza que outras regiões, o que me pegou lá foi o que talvez possamos chamar de "clima" ou "alma" do lugar. A presença de marcas da história recente realmente mexeu comigo quando passei por lá, me fez pensar em muita coisa.

 

Essa coisa de ficar enjoado de tanto ver alguma coisa pode ocorrer sim. Passei por isso na Itália, ao fim de três semanas de viagem já tinha enjoado de ver igreja.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara, na minha última viagem à Europa eu passei quase um mês focado em cidades históricas e não enjoei. Vai de cada um. De qualquer maneira, as cidades que você listou não são apenas antigas, elas possuem um lado moderno. Não é igual ao de Berlim, mas é suficientemente diferente se você estiver enjoado da parte antiga. Acho que é jogar uma moeda para o alto e escolher. Muito provavelmente você vai gostar das duas. Eu com o tempo que você tem tenderia a escolher Berlim, pois Munique é um lugar para se ficar até mais de uma semana, tem muita coisa interessante e de fácil acesso nos arredores.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Para mim, ver e tocar o muro de Berlin ao vivo e a cores foi uma das experiências mais marcantes da minha vida, Na época da queda do murro de Berlin um dos meus primos mais próximo estava estudando em Berlin, e apesar de eu ser criança na época, até hoje lembro nitidamente da cena, a família toda frente da tv, aguardando noticias anciosa e vendo a queda do muro ao vivo, até hoje me arrepia cada vez que passo perto do Muro...

 

Cada um tem o seu gosto e preferência pessoais, eu concordaria com o seu amigo, pessoalmente para mim, depois de uns 10 ou 15 dias vendo castelos e mais castelos, cidades e igrejas antigas, chega uma hora que começa a tudo parecer meio igual... Então eu prefiro montar roteiros um pouco mais "variados", intercalando paisagens naturais e cidades mais modernas junto com cidades históricas..

 

Neste quesito de variar o ambiente, Munique também é ótima, pois dá para ir a Fussen, que "apesar" do castelo com ar medieval, tem uma paisagem natural bem interessante, ou então dar uma fugidinha até os alpes em em Garmisch-Partenkirchen... Mas eu concordo com o Marcos, Munique é um lugar para você passar uns 4 ou 5 dias no mínimo, com o tanto de opções interessantes que tem por perto.

 

Ou seja, é uma decisão bem difícil, tanto que eu desisti de escolher uma e visitei as duas na mesma viagem... Mas no seu caso, acho que rolaria visitar as duas sem abrir mão de algum outro local.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Obrigado pelas dicas.

A logística e os valores de hospedagem estão realmente inclinando minha escolha na direção de Berlim. Aliás, deixo esse comentário aqui. Não sei se é por causa da Oktoberfest, que terminaria alguns dias antes da minha visita, mas os hotéis em Munique são consideravelmente mais caros que em Berlim.

Nos fóruns em que estou pesquisando, os comentários são sempre no sentido de que 4 dias inteiros são o minimo do mínimo em Berlim e Barcelona. Pra aumentar meu tempo de permanência nesses locais, ou eu teria de tirar Amsterdam (pensei nisso pela economia, já que tanto o deslocamento quanto a hospedagem foram os mais caros do meu orçamento, e também porque poderia visitá-la em um final de semana durante o intercâmbio que farei em Londres no ano que vem) ou então encurtar a permanência em Praga e Budapeste. No caso de Praga, seguiria a sugestão do Adriano.

Então, pergunto a vocês:

 

1 - Como vocês aconselham a distribuição dos 3 dias que restariam do "corte" de Amsterdam? + 1 em Berlim e + 2 em Barcelona ou o contrário?

2 - Em dois dias inteiros é possível ver o que interessa em Praga e Budapeste? Nesse caso, eu poderia deslocar um dia a mais para Berlim e outro para Barcelona, sem cancelar Amsterdam.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Seguindo as orientações aqui do fórum e após as minhas pesquisas, resolvi alterar o roteiro. Ficou assim:

 

Dia 1 - Saída de Brasília

Dia 2 - Chegada em Budapeste

Dias 3, 4 e 5 - Budapeste

Dia 6 - Budapeste-Viena de trem

Dias 7, 8 e 9 - Viena

Dia 10 - Viena-Praga de trem

Dias 11 e 12 - Praga

Dia 13 - Praga-Berlim de trem

Dias 14, 15, 16 e 17 - Berlim

Dia 18 - Berlim-Amsterdam de trem

Dias 19 e 20 - Amsterdam

Dia 21 - Amsterdam-Barcelona de avião

Dias 22, 23 e 24 - Barcelona

Dia 25 - Barcelona-Brasília

 

Optei por Berlim em detrimento de Munique e retirei um dia de Praga e passei para Berlim. Estou pensando em tirar um dia de Budapeste e acrescentar em Barcelona. Dois dias inteiros são suficientes para Budapeste? Em três dias dá pra ver o principal de Barcelona ou quatro dias são o mínimo razoável?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora


×