Ir para conteúdo

Travessia Lençois Andaraí (Fumaça por baixo+Vale do Paty)


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Antonio

 

Que sorte hein cara? Devia aproveitar o privilegio e conhecer mais o parque, a fumaça por cima é so uma pequena mostra das varias coisas que tem pra conhecer na chapada. Precisando de dicas é so falar ::cool:::'>

 

 

Cacius

 

Show de travessia hein??

 

A chapada é sensacional e a fumaça por baixo é magica, mas com certeza a trip nao teria sido a mesma coisa se meu pai nao fosse. O tanto que a gente viveu e conviveu nesses 8 dias é capaz que nao rolasse aqui em 6 meses. E essa foto ele nem tinha visto ainda, dei uma pra ele no dias dos pais e se emocionou pacas. Me amarro demais nela.

 

E a companhia era so nas tocas, durante a trilha era so solidão. Era bom que tinha gente nova pra trocar uma ideia e dar umas risadas.

 

Recomendo muito a travessia e principalmente ir com o pai pra uma avenura dessas ::otemo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 25
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

  • Membros de Honra

Paulo:

 

Show o relato, beleza de fotos.

 

O que mais me chamou a atenção é o fato de ter ido com seu pai. Este privilégio eu não tive (meu pai morreu 9 anos atrás). Hj questiono quanto coisa boa eu não fiz com ele...

 

Quanto aos guias atualmente não sinto tanta animosidade. Eles olham um pouco espantados quando observam que estou sozinho na trilha mas acho que percebem quando alguém já tem alguma experiência. Mas numa das 1ª vezes, na cachoeira da Capivara, onde cheguei sozinho descendo da Fumaça via serra do Macaco, pedi umas info. sobre a subida do Veneno e o guia não gostou, embora tenha informado. Hj até já ensino trilha nova para um guia amigo meu de lençois.

 

Se fizer algo na Chapada me avisa. Se for roteiro que conheço e que eu possa ir, podemos dispensar o guia.

 

peter

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Peter,

 

essa de fazer trilha com o pai acaba rolando muitas renúncias, mas mesmo assim acho que é uma experiencia sensacional e que recomendo pra todos que tenham essa possibilidade.

 

Essa dos guias da chapada realmente eles sentem quem tem segurança pra andar sem guia ou não, quem ele percebem que só vai fazer besteira acabam tendo má vontade e até informando errado. Outro tipo que eles não perdoam é o arrogante.

 

To com vários planos pra chapada, de fazer mixila, 21 e fumacinha em outubro ou novembro, e pico das almas, barbado e itobira quando tiver com um tempo maior. Fumaça por baixo também penso em voltar.

 

Vamos ver se a gente combina alguma coisa quando voltar do Peru.

 

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
  • Membros

Olá pessoal, sou nova no fórum, e quero começar agradecendo as informações tão úteis no planejamento de uma viagem...

 

Bem, eu, meu marido e + um casal estamos querenmos passar 7 dias na Chapada, na época do ano novo. Eu sei q nessa época´todo lugar é cheio, mas eu queria passar esse tempo em algum lugar o menos farofa possível.

 

Vi as dicas sobre a trilha da Fumaça por baixo e o Pati, e achei muito interessante, essa combinação. Quero ir sem guia, sendo meu "guia" o mapa e calma na hora do aperto. (encontrei um mapa ótimo aqui no fórum!)

 

Mas já que o máximo que fiz na Chapada foi fazer a Fumaça por cima (que achei relativamente tranquila...), e não quero uma trilha corrida (quero aproveitar meu banho de rio sem stress), preciso decidir se faço Pati OU Fumaça por baixo.

 

-Qual dessas duas opções (Pati X Fumaça por baixo) é menos difícil de se perder?

-Qual das duas tem nível de esforço físico menor?

-Eu me preocupo com a quantidade de água pra beber... tenho medo de ficar sem água e não ter onde conseguir... Como vcs fazem com isso? Usam algum purificador de água? Levam uns 10 L mesmo? ::mmm:

-Se eu fizer Pati, é melhor sair de Andaraí ou do Vale do Capão?

 

 

Desculpem tantas perguntas é que preciso me planejar, afinal essa viagem envolve outras pessoas além de mim. Obrigada!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Olha, eu gosto mais da fumaça por baixo do que do Paty, mas recomendo que façam Paty. Acho essa trilha perfeita pra quem ta começando, a navegação é raltivamente fácil, ela permite fazer diversas variações de acordo com o tanto que queira andar e com o que quer ver. Você ainda pode caminhar leve sem levar barraca e comida, dormindo e fazendo as refeições na casa dos patyzeiros. Basta levar apenas o lanche de trilha. Mas lembre que como estão sem guia e não conhecem a região existe a possibilidade de se perderem atrasando a refeição e até mesmo forçando um camping selvagem.

 

A trilha da fumaça por baixo tem muito sobe desce. Já o Paty é praticamente plano, e as duas subidas que tem (império e bomba) podem ser evitadas, mas em compensação as distancias a serem vencidas são muito maiores. Mesmo assim acho que o Paty exige menos.

 

Água na chapada é o paraíso, quase sempre você cruza rios e nascentes. Nunca usei clorin e não tive problemas, mas tem gente que não gosta de beber a água de lá por ser muito escura. Como vão estar sem guia e não conhecem os pontos de água sugiro levar uma garrafa de 1 litro para cada pessoa.

 

O Paty tradicional começa em uma cidade e termina na outra, eu acho mais tranquilo começar em Andaraí, porque aí voces descem a ladeira do império e o bomba, que são dois trechos bem cansativos. Outra opção é começar e terminar na rampa do Guine (outra cidade). Muita gente tem feito asism pra caminhar menos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Boa Noite, repetindo os comentários anteriores, achei bem interessante o seu relato.... Como é a primeira vez que estou indo e estou meio perdida, porque também é a primeira vez que viajo sozinha, me esclareça, por favor, algumas dúvidas.

Estou indo no começo de fevereiro, antes do Carnaval exatamente, e será que consigo um guia decente facilmente, ou melhor, será que vou ter que contratar um guia exclusivo se quiser fazer um trajeto semelhante?

E nos trechos que você acampou, essa é a única alternativa de pernoite?

Além desse roteiro, existem outros que só incluam caminhadas longas e sofridas, com várias subidas (sou meio neurótica com superação de limites físicos), sem traslados de carro?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Olha, saber o que você chama de guia descente é bem complicado, eu fui no Carnaval e tinha muita gente com passeio ja combinado, mas também a oferta em Lençois é grande e acabei conhecendo o Luciano, que não está entre os que têm mais glamour mas atendeu plenamente. Se você não achar um guia livre uma opção pode ser se juntar a alguma grupo, eles sempre formam grupos e saem procurando mais pessoas. Outra opção é ir sem guia, que nao tem nenhum misterio desde que feitas as devidas ressalvas.

 

Nos acampamentos sempre existe espaço para barracas e pra quem quer bivacar, eles não foram escolhidos à toa, são utilizados a muito tempo, desde a época dos garimpeiros, porque além de oferecer abrigo estão sempre próximos aos leitos dos rios mas em pontos que não chegam trombas d'água. Mas se você preferir outros lugares é por sua conta e risco....

 

A caracteristica da Chapada não é de trilhas que exigam fisicamente, elas em sua maioria sao caminhando em gerais que são bem planos. Das trilhas próximas a Lençois a Fumaça foge essa regra mas também não é nada tão exigente. Se quiser algo mais punk sugiro procurar a região de Abaíra onde estão o ponto culminante do Nordeste (Pico do Barbado) além de diversas outra opções de montanha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...