Ir para conteúdo

Subida ao Pico da Bandeira Abril 2015 (com fotos)


Posts Recomendados

  • Membros

Olá Pessoal, abaixo segue o relato da minha subida ao Pico da Bandeira, na divisa dos estados do ES com MG.

Viajantes: Wesley Luso e Camila Santana

 

Nossa viagem começou sábado dia 18/04/15. Fomos de avião de Salvador até Vitória.

A viagem já começou errada pra mim, no avião reparei que tinha esquecido a GoPro e a Canon na mala do carro no estacionamento do aeroporto, restou apenas o celular para registrar a viagem com fotos. Enfim, fiquei puto da vida, mas não havia o que fazer.

 

Chegamos em Vitória 3:00 e ficamos até 6:10 esperando a locadora de carro (Movida) abrir para pegarmos o carro e seguirmos em direção a Pedra Menina-ES.

Foram 285km, 4h de viagem de carro de Vitória até a entrada do Parque Nacional do lado do ES. São centenas de curvas e muitos radares de 40 km, o que deixa a viagem chata, pois a vontade de chegar logo é muito grande.

 

Chegamos em Pedra Menina 11:30, compramos algumas coisas no mercadinho e fomos em direção a entrada do Parque Nacional.

Decidi subi pelo lado do Espírito Santo pois vi nas pesquisas que a paisagem era mais bonita que do lado Mineiro, além disso, podemos chegar de carro até o Camping da Casa Queimada, que fica aproximadamente 4,5km do Pico da Bandeira.

 

Na entrada do Parque pagamos a taxa de 12,50 referente a entrada + 18 reais dos 3 dias que passaríamos lá acampados.

Da portaria até a Casa Queimada são 9km de estrada íngreme em alguns trechos a estrada de terra fica ruim, mas nada preocupante.

Paramos antes no Camping da Macieira que fica 5km da portaria, lá demos uma passada na Cachoeira dos Sete Pilões uns 3 minutos andando.

 

Sete-piloes.jpg.35d17ef9c28f8e82795df9d0df883f68.jpg

 

Depois disso continuamos a subir e paramos mais uma vez pra pegar a trilha da Cachoeira da Farofa que fica no caminho, 1 minuto andando.

A água é um pouco mais gelada do quê a que vc bebe da sua geladeira. Não entrei na água, só no dia seguinte, também é impossível ficar mais de 1 minuto dentro d'água. ::Cold::

 

cachoeira-da-farofa.jpg.af2583be32c273dcdfce7248a338368a.jpg

 

Após isso enfim chegamos na Casa Queimada por volta de 14:00, tiramos as coisas do carro, armamos nossa barraca e preparamos o nosso almoço. A proposta era dormir cedo, para iniciar a subida para o Pico às 2:00 do dia seguinte. Antes de anoitecer conhecemos Edésio, ele mora em Espera Feliz e perguntou se poderia subir com a gente pois a lanterna dele tinha dado defeito, ele já havia subido outras vezes, achei legal subir com alguém que conhecia a trilha.

 

almoco-primeiro-dia.jpg.259771ca38c1ed18d2e310a0c3904ad1.jpg

 

Acordamos 1:40 fomos lá acordar Edésio que estava dormindo dentro do carro, e iniciamos a subida às 2:15. Tudo escuro e frio, vesti 4 camadas de roupas, duas calças, luvas e gorro. Com 5 minutos de trilha o calor bateu e fiquei só com a segunda pele e o casaco impermeável e uma calça.

No início da subida também Camila desistiu, e voltou pra barraca, eu continuei a trilha com Edésio. Fomos num ritmo bom, aos pouco nós passamos alguns grupos, paramos algumas vezes pra descansar e comer alguma coisa, com 3km de trilha aproximadamente tem um ponto de água potável, enchemos nossos cantis e continuamos. Às 5:15 avistamos o Pico da Bandeira e sol já coloria o horizonte, e dava pra ver as lanternas do pessoal que já estava subindo a parte final do Pico.

 

lanternas.jpg.1d7cd41f2e9d6c88c8f9733bf6262b88.jpg

 

Chegamos no finalmente no Pico às 5:40, já tinha uma boa quantidade de pessoas lá em cima, umas 50, 60 pessoas, depois esse número foi aumentando.

 

Lá em cima várias pessoas com suas GoPro, e a minha na mala do carro. ::putz:: Mesmo assim tirei várias fotos com o celular e fiquei um bom tempo sentado assistindo o nascer do sol. Abaixo as fotos:

 

pico-01.jpg.a86da9b335f83c3309dfbfc6861611a0.jpg

pico-02.jpg.24ade21ae289c942620f583bd3f8e390.jpg

pico-03.jpg.cd1f94fd99223696a3de1d586b2440ca.jpg

pico-04.jpg.81171565bbfcf75c42190840b9e9da0f.jpg

pico-06.jpg.748a778bd5d145e5a7f37644cd13dad9.jpg

pico-07.jpg.fe41f6b3bcfe5106885ad37e551d5653.jpg

pico-08.jpg.3053492003ed8af04ea716887e830fac.jpg

 

Depois de muitas fotos resolvemos fazer a descida, foram 2:10 de descida, também fazendo algumas paradas para comer algo, e para tirar fotos do caminho, pois de madrugada, você não vê nada, e é na volta, com a luz do sol que é possível ver a beleza das montanhas. Chegamos na Casa Queimada por volta das 9:00.

 

Chegando lá falei pra Camila que ela tinha perdido um experiência incrível. Uma pena ela não ter ido.

Não por isso, insisti para subirmos no dia seguinte, não de madrugada, mas 9:00, e assim eu fui para a segunda subida em 2 dias.

Chegamos no pico 11:30, o tempo estava fechado, não dava pra ver muita coisa. Na volta até choveu um pouco.

 

subida-camila.jpg.0cefd4a2de4d947884e6ee7a06db0c5a.jpg

subida-camila-02.jpg.13c84b2f0793b29d0896ae68f5a2e488.jpg

 

Pelas fotos dá para ver claramente a diferença. Um dia o céu estava claro, azul e limpo, no dia seguinte, fechou tudo, mesmo assim a experiência foi muito boa. Senti bastante orgulho de mim mesmo por ter subido 2x dois dias seguidos, só quem não gostou disso foi meu pé e meu joelho, rsrsrs

 

Minhas dicas são:

- Se for subir de madrugada uma lanterna de cabeça é excelente, vc fica com as mãos livres para se apoiar e até mesmo subir nas pedras quando preciso.

- Levar somente o necessário na mochila.

- Levar somente uma garrafa/cantil de água e abastecer no caminho.

- Ver a previsão do tempo e tentar subir no dia com melhor tempo. O cenário muda radicalmente com muitas nuvens e cerração.

- Não senti tanto frio, também sou suspeito pra falar, acredito que em Julho o frio castigue mais, no entanto não subestime o frio, leve agasalhos na mochila.

 

É isso aí, pesquisei bastante na internet antes de ir, e vi vários relatos aqui no Mochileiros que me ajudaram bastante. Espero que o meu ajude alguém.

Abraços!

almoco-primeiro-dia.jpg.272266197bf1de627a6237946613eb1d.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 2 semanas depois...
  • Membros

Valeu Andreia, organize sua viagem e vá sem medo, foi uma das melhores viagens que já fiz aqui no Brasil, valeu muito a pena! Com essa subida eu já me empolguei com os picos e agora em Julho vou subir o Monte Roraima, é um pouco mais baixo que o Pico da Bandeira, mas isso não interfere em nada o que vale é a aventura! :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • 1 mês depois...
  • Membros
MT bom o relato. To planejando subir em Agosto, na verdade é minha primeira vez que qualquer coisa do tipo haha(sem contar as matas envolta minha cidade) ... A gente pode acampar apenas nas áreas de camping? ...

 

Nós só acampamos na área de camping, mas vi uma barraca no pico, provavelmente alguém acampou lá a noite pra pegar o nascer do sol. O problema é que só tem uma pequena área de cimento no topo, além de quê no topo o frio é bem mais intenso. É bom dar umas corridas, adquirir um certo preparo físico, já que é a primeira vez que vai fazer algo do tipo! Abçs!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • 5 anos depois...
  • Membros
  •  
  • Membros
  • 0
  • 1 post
  • Membros
  •  

 

Legal.

 

Quando se fala em nível médio... quais seriam os desafios?

- Qual a temperatura que chega a noite entre out e nov?

- A dificuldade é pelo esforço da subida em altitude? Ou porque tem trechos de despenhadeiros ou escalada que requerem equipamentos?

- Tem fotos dos trechos mais difíceis da trilha?

 

...

Tenho vontade de fazer para quero saber o que vou encontrar pela frente.... porque se for uma trilha que a unica variação de facil pra médio ser a questão da altitude em que temos que antar, isso não seria um problema para mim pensando pelo lado que pode ir parando para descansar.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...