Ir para conteúdo

Circuito Mantiqueira: C. do Jordão, S.Bento do Sapucaí, S. Francisco Xavier - Perguntas e Respostas


Posts Recomendados

  • Respostas 92
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros de Honra

Tem um passeio mto bom, q sai d Pindamonhangaba, passa por São Antonio do Pinhal e vai ate Campos do Jordão, onde vc pode passar o dia e o trem retorna à tarde. Dizem q o visual é incrível. Ainda não experimentei, embora more aqui na região :(

Mas atualmente ele vai d Pinda até Sto Antonio apenas, pois o outro trecho esta interditado, por conta das chuvas q ocorreram. Segundo o funcionário da estação d Sto Antonio, o trecho será liberado no mês q vem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
  • 1 mês depois...
  • Membros de Honra

- Santo Antônio do Pinhal é bem pequeninha, cidade de interior mesmo. As atrações principais ficam no próprio centrinho, onde é possível dar uma volta, ver as lojas de artesanato, almoçar num dos vários restaurantes e curtir o clima de interior. Outras atrações mais afastadas são as cachoeiras e o Pico Agudo. É um local bom para relaxar e descansar.

 

- No geral a cidade é bem tranquila e não tem nada a ver com a vizinha e badalada Campos do Jordão. Alguns optam por dormir em SAP e de lá partir para passeios em Campos do Jordão, pois geralmente a hospedagem e alimentação ficam mais em conta.

 

Relato: 09/07/2009

Como fica muito perto da minha cidade, já tinha ido várias vezes para lá, mas nunca como turista, quero dizer, nunca com máquina fotográfica nas mãos e mapinha turístico. Então resolvemos ir para lá e dar uma de turista bobo, ou seja, paramos em cada pontinho anotado no mapinha turístico e tiramos foto de tudo. A cidade é bem pequena, então foi possível fazer o passeio em um dia tranquilamente. A primeira parada foi na Estação Eugênio Lefèvre, onde caminhamos até o Mirante N. Sra Auxiliadora. Depois fomos em direção ao centro, parando nas fontes no meio do caminho, na Fonte São Geraldo, na Fonte Santo Estevão e na Fonte Santo Antônio, na Praça Benedito Marcondes Raposa, também conhecida como Praça da Fonte ou Praça do Artesão. Lá tem várias barraquinhas vendendo souvenirs, em sua maioria artigos de lã simples, como luvas, meias, gorros e blusas. Saindo do centro, fomos à Cachoeira do Lageado, na qual é cobrada uma pequena entrada. Há um barzinho e pequenas trilhas. Foi uma parada rápida apenas para conhecer o local, pois a água estava muito fria para banho. A estrada é de terra, mas em bom estado de conservação. Depois continuamos pela mesma estrada até pegar o asfalto que dá acesso à Cachoeira do Cassununga. Como partimos da cachoeira do Lageado, o caminho mais perto era esse, mas quem está no centro e vai direto para a Cassununga, o melhor caminho é pegar a estrada que vai para Campos do Jordão, se não me engano, pois é só asfalto. Retornamos ao centro de SAP, por esse caminho. Sinceramente, não sei se a cachoeira que vi é a do Cassununga. Na beira da estrada, tem um bar e do lado esquerdo do bar a placa da cachoeira, Lá da beira da estrada mesmo dá para ver a cachoeira, mas era apenas um fiozinho de água. Não sei se foi por causa do inverno, apesar de que não tivemos um inverno seco, ou se vi a cachoeira errada. Não parei para procurar. Decidimos continuar para retornar ao centro. Pegamos a estrada para o Pico Agudo. É um pouco longe, por estrada de terra, mas está em bom estado. A vista lá de cima é muito bonita, de 360 graus, de um lado o Vale do Paraiba e do outro as serras, destacando-se a Pedra do Baú. Acho que esse foi o ponto alto do passeio, literalmente. De volta ao centro, almoçamos no simpático Restaurante Vôo Livre, que é simples, no esquema self-service, mas tem uma comida muito boa. Depois tentamos ir ao Morro do Cruzeiro, mas ficamos na dúvida de onde começava a trilha. Resolvemos voltar para o centro. Paramos no Boulevard Araucária, que tem um belo jardim florido e um pequeno comércio. Passamos pela Igreja São Benedito e por uma praça, na qual colocaram um jardim japonês, que deve ter sido colocado ano passado, por conta da comemoração do centenário da imigração japonesa no Brasil. Por último passamos na Igreja Matriz de Santo Antônio de Pádua, que com em toda cidade pequena, tem um singelo coreto em frente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...
  • Membros

Olá pessoal,

pretendo ir conhecer campos e região em junho com meu noivo...

vamos nos hospedar em santo antonio, na pousada villa giverny.com.br/ alguém já ficou por lá? em junho faz muito frio?? ::Cold::

Alguma sugestão de local imperdível de se visitar? vou ficar apenas um fds lá então não terei tempo de conhecer tudo.

 

valew

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membros de Honra

Oi Aline,

 

junho faz bastante frio, principal/te a noite.

 

num fds apenas, curta Sto Antonio do Pinhal num dia e no outro vá p/ Campos, q é perto.

 

Sto Antonio do Pinhal, tem o Pico Agudo, q é mto bonito, o visu é legal. Qdo fui lá, a estrada d terra, estava boa, tranquilo p/ ir d carro. Vc vai d carro até lá em cima, não precisa andar quase nada.

 

lá em Campos tem bastante coisa p/ fazer. Se quiser fazer trilha, sugiro ir ao Horto ou na Pedra do Baú, q é mto legal. Exige um pouco d pique e coragem se quiser subir os pelos degraus de ferro até o topo do Baú, mas se quiser 1 coisa + leve, vá o Bauzinho, q a vista é mto legal.

 

Se esse não é o seu gosto e se tiver ficando cansada só d ouvir, vá ao Capivari, curtir o glamour. O local é super bonito, os plátanos amarelados.

 

[]s e boa viagem

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

pegue um mapinha e oriente-se

http://www.guiapinhal.com.br/html/mapa_tur.htm

http://www.multserv.com.br/santoantoniodopinhal/index.php?parc=21

http://www.lavilla.com.br/page7.htm

 

Prefeitura Municipal, 3666-1122/1151 http://www.santoantoniodopinhal.sp.gov.br/

Secretaria de Turismo (Setur), Rodovia SP-046, Km 166, 3666-1657 info@santoantoniodopinhal.com.br

 

01 - Mirante N. Sra Auxiliadora: no trevo de acesso à cidade, próximo à Estação Eugênio Lefèvre, vista do Vale do Paraíba.

02 - Estação Eugênio Lefèvre: no trevo de acesso à cidade. Ponto Culminante Ferroviário: Parada Cacique, altitude de 1.753m. Deste ponto pode-se observar o Palácio Boa Vista do Governo do Estado e a Pedra do Baú

03 - Praça Pinhal

04 - Fonte São Geraldo: na entrada da cidade, km 163, do lado direito no sentido Estação Eugênio Lefréve a Sto Antônio do Pinhal.

05 - Fonte Santo Estevão: na Praça Santo Estevão, Centro, acesso pela Rua Benedito Costa Manso, próxima à Igreja Matriz, à Biblioteca Municipal e à Casa da Agricultura.

06 - Fonte Santo Antônio: na Praça Benedito Marcondes Raposa (Praça do Artesão ou Praça da Fonte).

07 - Rua Gov. Carvalho Pinto

08 - Av. Antonio J. de Oliveira

09 - Av. Min. Nelson Hungria

10 - Casa do Artesão: na Praça Benedito Marcondes Raposo (Praça do Artesão ou Praça da Fonte)

11 - Igreja Matriz de Santo Antônio de Pádua

12 - Rodoviária

13 - Morro do Cruzeiro e Trilha das Cruzes: no Centro da cidade, no alto do morro ergue-se uma grande cruz. Vista panorâmica da cidade e início da Trilha das Cruzes: com cerca de1 km, de nível fácil, tem calçamento e placas indicativas. Trilha do Colatário: com cerca de 1,5 km e 40min, de fácil acesso, é uma extensão da Trilha das Cruzes

14 - Pico Agudo: a 9 km do centro, 1700 m de altitude, visão de 360º desde a Pedra do Baú em São Bento do Sapucaí até o Vale do Paraíba, desde São José dos Campos até Aparecida do Norte. Considerado ótimo lugar por praticantes de vôo livre, paraglider e bikers

15 - Igreja São Benedito

16 - Clube Pinhalense: Av. Ministro Nélson Hungria, s/n, Centro, qua a dom, das 9h às 23h, aberto para o público em geral. Possui quadra poliesportiva, estacionamento, piscina e playground.

17 - Cachoeira do Lageado: Estrada Municipal do Lageado, no bairro do Lageado, a 7 km do centro, acesso por estrada de terra, 3666-2058 / 9704-9931 seg-sex das 10-17h e sab, dom e feriados das 9-17h http://www.cachoeiralageado.com Possui infra-estrutura de banheiros, churrasqueiras, área para descanso e piquenique. É cobrada entrada

18 - Cachoeira do Cassununga: a 15 km do centro da cidade, na SP-50, do lado esquerdo da rodovia, sentido Campos do Jordão.

Cachoeira do Cassununga - Localizado a 15 km do centro da cidade, do lado esquerdo da rodovia, sentido Campos do Jordão. À margem da SP - 50, do lado esquerdo da Rodovia no sentido de Campos do Jordão.

19 - Outras Cachoeiras

- Cachoeira Recanto das águas, de fácil acesso.

- Cachoeira do Rancho Feliz, seguindo pela SP-46, entrando na SP-50 no sentido de São Bento do Sapucaí, após 2 km do lado esquerdo, no Bairro de Rio Preto encontra-se a entrada para a cachoeira que fica escondida numa clareira no meio da mata

- Cachoeira do Funil, à margem da SP- 50, no Bairro do Rio Preto, a 500 m depois da cachoeira do Rancho Feliz.

- Cachoeira Ponte Funda

20 - Outros Pontos

- Colônia Japonesa

- Jardim dos Pinhais Ecoparque: Rod SP-46, Km 164,5 (acesso principal a Santo Antônio do Pinhal), Sítio Rio das Pedras, 3666-2021.

- Pesqueiro Sítio Matão Pesk Truta, Rodovia SP-46, km 155, Rio Preto, sáb a dom, das 9 às 19h. Possui 24 tanques só com trutas, restaurante, estacionamento, trilha e cachoeira. Disponibiliza varas, iscas e possui serviço de limpeza de peixes.

- Espaço Cultural Jardim Suspenso da Babilônia, Rodovia SP-46, km 156. Possui estúdio de gravação, bar onde acontecem performances musicais e teatrais e galeria onde artistas expõem suas obras.

21 – Outras Trilhas

- Trilha do Alto Lageado: com cerca de 4 km, tem início na Fazenda Lens, em Campos do Jordão e chegada na Fazenda Renápolis, em Santo Antônio do Pinhal

- Trilha do Recanto das Águas: com cerca de 2 km, de nível fácil, dentro da Pousada Recanto das Águas, Bairro da Ponte Funda, tem sinalização

- Trilha do Tropeiro: com cerca de 5 km em mata fechada, de nível médio/forte, entre os bairros dos Mouras e do Cassununga, dá acesso à cachoeira do Cassununga

- Trilha do Zigue-Zague: com cerca de 10 km, nível médio, no Bairro do Lageado, não possui placas indicativas, passa por trechos de mata aberta e fechada, dá acesso à cachoeira do Lageado.

 

Obs.: esses números na frente do nome das atrações refere-se a um dos mapas acima.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Mochileiros

 

Gostaria de passar um final de semana em São Francisco Xavier e gostaria de saber como estão as estradas por lá.

Alguém tem algum mapa turístico da região?

 

Alguem tem um mapa/croqui da estrada SFX-MV. Ouvi dizer que tem muitas bifurcações e não é obvia p/ quem não a conhece. Eu me refiro à estrada (p/ ir de carro) e não à travessia.

 

Saudações

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Oi Nanci,

 

Meu gosto é mais natureza do que glamour da vila capivari. heheeh valeu a dica. 8)

Vou pra lá dia 11/06 e vou tentar conhecer então o pico agudo e a pedra do baú. Agora surgiu uma dúvida, esses passeios eu posso fazer sozinha ou tenho q contratar algum guia? Alguem tem noção de valores?

O trem que vai de st antonio até campos ainda funciona? alguem sabe o valor do passeio?

Ah... alguem sabe se tem algum lugar que venda roupas de lã por ali em st. antonio do pinhal mais baratinho?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Oi Aline,

 

é isso aí, se estiver d carro, vá ao pico Agudo, isso é jogo rápido.

Dá tempo d voltar e curtir o centrinho de Sto Antonio do Pinhal.

um lugar p/ almoçar + em conta, é o Voo Livre, bem no centrinho. É por kg, bem simples, mas a comida é boa.

normal/te eu almoço num local + simples, pois a noite é la carte e aí a gente gasta mais...

 

p/ ir a P. do Baú é só seguir a sinalização. Se quiser pare no portal de Campos, q os atendentes te dão um mapinha e te dão dicas tb.

se for apenas ao Bauzinho é rápido, mas se subir até o topo do Baú vão umas 3h (ida e volta e contando q vc vai ficar lá em cima um tempo admirando a vista). É puxado, se vc for sedentária. Olhe os relatos q tem umas fotos da escada até o topo, p/ vc ter uma ideia:

1-fim-de-semana-qualquer-no-topo-da-pedra-do-bau-t21934.html

Nesse relato, o pessoal foi por são Bento do Sapucai, mas o Baú pode ser alcançado por Campos de jordão, que é o caminho q eu conheco. A estrada é asfaltada no maior trecho, só o final é estrada de terra, mas tem muitas curvas e é estreita, então não dá p/ correr e gasta-se um tempo p/ percorrer cerca de 25Km do bairro de Campos até o início das trilhas. Dessa forma, sugiro q saia cedo p/ esse passeio, p/ voltar num horario bom p/ almoçar ou entao leve um lanche.

 

não sei dicas de lojas mais em conta, mas pergunte na pousada onde vc ficará, no restaurante, etc. O povo do local geralmente dá umas dicas boas, que nao seja do tipo pega-turista.

 

boa viagem!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...