Ir para conteúdo
  • Cadastre-se
alpinista

Circuito Mantiqueira: C. do Jordão, S.Bento do Sapucaí, S. Francisco Xavier - Perguntas e Respostas

Posts Recomendados

Salve salve!!

 

 

Preciso de um help, especialmente dos montanhistas de plantão...

 

Já estive em São Bento, mas não tive a oportunidade de escalar o Baú ou subir o Bauzinho... pelo (pouco) que sei, o Bauzinho é mais easy, e o Baú tem as vias de escalada, inclusive a via ferrata e tal.

 

Alguem tem alguma dica ou mapa das trilhas do Baú e do Bauzinho (e não das vias, pq nao tenho equipo nem conhecimento suficiente para escalar lá). Vi que tem vários acessos, parece q dá pra ir grande parte de carro, queria saber qual a melhor forma de fazer um bom trekking por lá.

 

Qq dica, como sempre, é bem vinda!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

No Baúzinho, vc para o carro praticamente em frente a pedra, é só caminhar uns metros, de lá mais 1 hora de caminhada você tem acesso a uma das escadarias que são fixadas a pedra, e bem tranquilo até crianças sobem, desde de que não tenha medo de altura, o outro acesso pela outra escada, pode ser feito com umas 2 horas a partir do Baúzinho, ou vindo de carro pelo outro lado, e caminhando por uns 40 mim, tb é tranquilo, sem necessidade de nenhum equipo. Tem muitas placas indicando.

 

Inté

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Positivo, fui e conferi isso q vc falou! :-)

 

As fotos estão no link abaixo, na minha assinatura. O visual da região é maravilhoso, o Bauzinho é visita obrigatória, muito fácil de chegar.

 

[]´s

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Alguém já acampou no cume da Pedra do Baú? Alguém tem infos da Travessia Pedra do Baú / Ana Chata? Estou indo pra Campos quinta feira, gostaria de informações, obrigado!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Já acampei 2x no topo da Pedra do Baú.

 

A melhor maneira de se chegar lá é por S.B. Sapucaí. Vindo de C. Jordão é bem mais longe e vc depende de carro.

De S. Bento são + - 5 horas, na caminhada até o topo da Pedra do Baú.

 

Tomando a estrada p/ o Paiol Grande, depois de passar pela Placa do Km 5 e pela Casa de Cultura do Paiol Grande (do lado direito) saia do asfalto e tome a estrada de terra ou continue pelo asfalto até encontrar a saida p/ a direita, q segue sempre subindo por uma estrada asfaltada. Esxiste um estacionamento p/ carros, do lado esquerdo, qdo a estrada para de subir.

 

Pegue cerca de 5 litros de agua, pois no topo não há agua. Assim q vc entra na trilha, depois de uns 30 minutos de trilha chega-se em uma enorme clareira. Nesse ponto existem 3 bifurcacões (uma que leva a base da Ana Chata, outra para o lado norte da Pedra do Baú e a última q leva a parte sul da Pedra do Baú e ao topo da Ana Chata). Tome a bifurcação do meio, que leva a parte sul do Baú, voltada para Campos de Jordão. São poucos minutos até a escada de acesso ao topo do Baú. Em um primeiro momento, existem degraus que tendem a ficar mais ingremes, conforme se vai subindo. Logo vão surgindo as escadas que estão encravadas no paredão da rocha. Daqui até o topo todo cuidado é pouco, pois a inclinação das escadas chega a quase 90°. Até o topo são + - 30 minutos nessa subida ingreme na rocha.

 

Acampa-se junto aos vestigios do antigo Refúgio, á direita.

 

Existe uma outra escada pelo lado norte, voltada para São Bento. Boa parte dessa descida é feita pela canaleta, mas na minha opinião um pouco mais perigosa, pois qualquer escorregão só irá parar na base da Pedra, lá embaixo. Pelo lado sul existe muita vegetação, que pode ajudar numa eventual queda.

A descida é bem mais rapida, mas a caminhada no asfalto até a cidade é a parte mais chata.

 

 

Abcs.

 

 

Augusto

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nunca acampei no topo... geralmente a galera fica num camping próximo ao paiol, mas agora nao tenho os dados exatos do lugar. Sei que é barato e tem um ótimo café da manhã incluído na diária!

 

Assim que eu achar o nome do lugar direitinho te passo, vou ver com a galera aqui.

 

[]'s

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

E aí pessoal.

 

 

Localizada na Serra da Mantiqueira, a uma altitude média de 1.700 metros, Campos do Jordão é uma cidade com características tipicamente européias. Seu clima de montanha é reconhecido como um dos melhores do mundo. Suas quatro estações são bem definidas, podendo-se observar cenários de grande beleza durante todo o ano. No inverno, a temperatura frequentemente cai abaixo de zero, registrando uma temperatura média anual de 13 graus centígrados.

 

São passeios imperdíveis

 

 

Parque Estadual de Campos do Jordão

 

A 12 km do centro de Capivari, o Parque, também conhecido como Horto Florestal, possui 8.300 hectares de natureza preservada com araucárias centenárias, sendo a maior reserva delas no país. Possui trilhas para caminhadas, ciclovias, áreas para piqueniques, lago de carpas, bosques, viveiro de mudas, orquidário, restaurante, lanchonete e lojas de artesanato. Informações: (12) 3663.3762.

 

 

 

Pedra do Baú

Apesar de se localizar no município de São Bento do Sapucaí é uma das principais atrações de Campos do Jordão. O acesso, a partir de Campos, é fácil e bem sinalizado, saindo do bairro do Jaguaribe por estrada asfaltada, seguido de trecho a pé até a base da pedra. Para alcançar o topo com 1.950 m de altitude é necessário escalar cerca de 300 grampos encravados na rocha.

 

 

 

Morro do Elefante e Teleférico

 

Com 1.700 m de altura, o morro do Elefante tem um mirante que proporciona uma vista panorâmica do bairro de Capivari, sendo uma das mais bonitas vistas da cidade. Pode-se chegar lá de carro, a pé ou de teleférico que conta com 74 cadeiras individuais. Informações: (12) 3663.1530.

 

 

 

Pico do Itapeva

São 2.030 m de altitude com vista panorâmica das cidades da região e de todo o Vale do Paraíba. Se localiza na Estrada do Pico Itapeva. No topo existem algumas barracas de artesanato e malhas. A cerca de 15 Km de Capivari.

 

 

 

Ducha de Prata

Localizada no bairro da Vila Inglesa, estas duchas foram formadas artificialmente com o represamento da água do rio Ribeirão das Perdizes. Os visitantes podem utilizar plataformas para tomar banho frio, mas não recomendável, devido a poluição da agua. No local existe um ótimo comércio de souvenirs e produtos artesanais. Fica na Estrada do Pico de Itapeva.

 

 

 

Vila Capivari

É o centro turístico da cidade, onde se concentram várias lojas, malharias, shoppings, bares e restaurantes. Com arquitetura típica alemã e o frio, o ambiente fica bem europeu. Lá estão a estação de trem, o teleférico, parquinho para as crianças, trenzinhos que fazem pequenos passeios turísticos e os agitos da noite.

 

 

 

Museu Felícia Leirner

Inaugurado em 1979 juntamente com o Auditório Cláudio Santoro, o museu leva este nome em homenagem a escultora polonesa Felícia Leirner que veio para o Brasil em 1927. Localizado no bairro do Alto da Boa Vista, é um dos únicos museus ao ar livre do país. Passear por entre as esculturas que embelezam o enorme jardim ao redor do Auditório é um passeio imperdível.

 

 

 

Auditório Cláudio Santoro

O Auditório, que tem capacidade para quase 1000 expectadores, faz parte de um complexo cultural instalado juntamente com o Museu Felícia Lerner. Possui também um alojamento que serve para o abrigo de alunos e bolsistas participantes do Festival de Inverno que ocorre sempre no mês de julho. No decorrer do ano acontecem outros Festivais como o Fest Dance.

 

 

 

Palácio Boa Vista (Palácio do Governo)

Inaugurado em 1964 pelo então governador Adhemar de Barros, é a residência oficial dos governadores e também possui um riquíssimo acervo cultural contando com cerca de três mil peças entre mobiliários, porcelanas, peças religiosas, pratarias e quadros, dentre elas artistas de renome, como Tarsila do Amaral

Situado no bairro do Alto da Boa Vista. Informações: (12) 3662.1122.

 

 

 

Trem de Serra

Foi construída em 1914 inicialmente para servir aos primeiros colonizadores da estância, e era movida à vapor. Hoje é voltada exclusivamente ao turismo e opera roteiros na região. Também opera com a antiga Maria Fumaça. Há também o Trem Turístico Urbano que passa pelos principais bairros da cidade. O percurso até Santo Antônio do Pinhal é uma boa opção. Informações: (12) 3663.1531

 

 

 

Bonde Urbano

Utilizados para transportar passageiros tuberculosos de outras cidades para Campos do Jordão, os bondinhos, são uma opção de passeio encantadora. O trajeto entre as estações Emílio Ribas (Capivari) e estação de S. Cristóvão (portal da cidade) levam 1h, atravessando as principais vilas de Campos do Jordão (Capivari, Jaguaribe e Abernéssia).

 

 

 

Gruta dos Crioulos

Dizem as lendas que esse local foi esconderijo de escravos foragidos na época do Brasil Colonial. A gruta é uma enorme pedra com 30 m de altura e 20 m de profundidade. Fica na Estrada para a Pedra do Baú.

 

 

 

Parque dos Lagos

Esse Parque está totalmente voltado ao turismo, ecologia e lazer. Há diversas opções de trilhas, passeios a cavalo, mountain bike, e lagos para canoagem e pesca. O acesso é a partir do Bairro Jaguaribe, no km 11 da Estrada do Campista.

 

 

Pesca na Montanha

Um lindo lago em meio a 650 alqueires de verdadeiro atrativo ecológico, onde você encontrará: pesca, cachoeiras, trilhas, cavalos, muro de alpinismo, tanques de criação de trutas, lojas de artesanato e oficinas de artes. Informações: (12) 3662.1987. Fica na Estrada p/ a Pedra do Baú.

 

 

 

Caminhadas

A região de Campos do Jordão oferece inúmeras opções para caminhadas ou passeios ciclísticos.

 

- Ciclovia : Acompanha o trilho do bondinho, vai do Capivari ao Jaguaribe. O trajeto é muito procurado por causa da ausência dos carros.

 

 

- Senador Roberto Simonsen: Avenida que liga o Capivari à Ducha de Prata e Vila Inglesa.

 

 

- Alto do Palácio: Vai da praça Maria Maluf ao sítio da Baronesa.

 

- Toriba: Trecho de 6 Km da avenida Ernesto Diederichens, entre o sítio Quietude e a parada gavião Gonzaga.

 

 

 

Atividades Noturnas

Desde danceterias agitadas até barzinhos mais calminhos, o turista tem diversas opções de escolha na noite de Campos de Jordão. O agito se concentra no centrinho do bairro de Capivari. É bom lembrar ao viajante que os preços das danceterias costumam ser bastante caros.

 

 

 

 

Abcs.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa!

Você pode ajudar esse viajante agora e se cadastrar depois. Se você tem uma conta,clique aqui para fazer o login.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


  • Faça parte da nossa comunidade! 

    Peça ajuda, compartilhe informações, ajude outros viajantes e encontre companheiros de viagem!
    Faça parte da nossa comunidade! 



×
×
  • Criar Novo...