Ir para conteúdo

Circuito Mantiqueira: C. do Jordão, S.Bento do Sapucaí, S. Francisco Xavier - Perguntas e Respostas


Posts Recomendados

  • 2 meses depois...
  • Respostas 92
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Olá, estive em SFX neste ultimo feriado... posso passar dicas recentes.

 

Fiquei pela segunda vez num camping / cabanas muito bem organizado, chama-se Canto dos Passaros (o contato está no site oficial da cidade www.saofranciscoxavier.org.br). O feriado (4 dias) numa cabana saiu por 150,00. Lá é bem limpo, só que fica na estrada, uns 4Km antes da cidade, convém para quem estiver de carro. Eu gostei de lá principalmente porque fica bem ao pé de um rio de aguas transparentes. No calor é possivel ficar na correnteza do rio de boia, eles emprestam umas camaras de pneu na faixa ou te vendem o aquaraid que é um trecho mais longo, numas boias diferentes, com guia.

Não encontrei muita informação com o pessoal da cidade e o pessoal do CAT - Central de Atendimento ao Turista (fica na praça principal, atras da Igreja) quer mesmo é vender passeio, o principal é a travessia até Monte Verde, eu decidi que ficará para a próxima ... eles me deram um mapinha bem fraquinho da região e eu, na falta de maiores informações fui andar de bike até a cachoeira municipal Pedro David, é bem bonita, porém urbanizada demais para o meu gosto aventureiro. Não se paga nada para ir até a cachoeira e a partir do CAT tem placas orientativas de como se chega lá (+- uns 3Km).

No centro tem diversos restaurantes, não se passa aperto em termos gastronicos...

Tentei ir na cachoeira das Couves, porém o propritáio do terreno onde ela está não está permitindo visitas. A rampa de voo livre está com um caminho de mato alto, não consegui chegar!

Bom é isso, espero ter ajudado um pouco.

 

[]s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • Membros

Oi. Pelas várias dezenas de relatos que li na inter SEI que Campos do Josão é uma cidade cara e com as pousadas não poderia ser diferente. Mas será que algum mochileiro não tem o telefone ou endereço de uma pousadinha hiper simples, sem café, só o teto pra dormir mesmo, talvez um morador que tenha resolvido alugar uns quartos, coisa que nem a lista telefônica ou site informa.... esse tipo de informação que a gente só consegue mesmo com quem já foi lá e bateu muita perna pela cidade... Como aqui próximo de Fortaleza, em Guaramiranga-CE, que pesquisando só encontramos pousadas de 90 p/ cima, mas que tenho uma lista com umas 4 pousadas entre 20 e 40 e em Pacoti, cidade ao lado, fico numa pousada de 6 reais por pessoa! Ah, albergue e acampar estão fora de cogitação pela questão da prividacidade de um e da segurança do outro. Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

E aí jdpc.

 

Esquece Campos do Jordao.

Lá hospedagem sempre foi cara e agora nessa época do ano tá mais cara ainda.

 

Acho meio dificil encontrar hospedagem da qual vc falou.

 

Por que vc nao tenta ficar em Santo Antonio do Pinhal. Bem mais barato e fica a cerca de 15 Km de Campos.

E a cidade é até legal com varias opçoes de passeios, mas sem o stress de Campos.

 

 

 

Abcs.

 

 

 

Augusto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • 1 ano depois...
  • Membros

Bom dia

 

Acabei de me cadastrar no mochileiros.com, gostaria de saber informações sobre a POUSADA PARQUE DOS LAGOS, que fica na Estrada do Campista Km 11.(Se o serviço é bom?; Se fica muito longe de Campos?; Se a estrada que liga a pousada a cidade e aos pontos turisticos é muito ruim?; Ou da pra ir de "ON ROAD"?)

 

 

Abraços

 

Alexandre

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Não conheço essa pousada, mas o local sim.

 

Essa estrada é a que liga a Campos do Jordão a Pedra do Baú.

É toda asfaltada e seu acesso é bem facil.

Chegando em Campos é só procurar pelas placas que indicam Pedra do Baú ou qqer morador da cidade vai saber te dizer onde é o inicio dessa estrada.

 

O problema dela é que fica um pouco longe da cidade. Lá próximo da pousada não tem nada. Obrigatoriamente vc terá que ir se deslocar sempre p/ a cidade p/ passear ou conhecer outras atrações, pois as unicas próximas dessa pousada são a Gruta dos Criolos e a Pedra do Baú.

Mas Campos têm muito mais coisas p/ vc ver.

Na verdade a maioria dos pontos turisticos da cidade ficam bem longe do centro.

 

Se vc for de busão, esqueça. Então desista.

Conhecer Campos tem de ser OBRIGATORIAMENTE de carro. Não tem jeito.

 

 

Abcs

 

Bom dia

 

Acabei de me cadastrar no mochileiros.com, gostaria de saber informações sobre a POUSADA PARQUE DOS LAGOS, que fica na Estrada do Campista Km 11.(Se o serviço é bom?; Se fica muito longe de Campos?; Se a estrada que liga a pousada a cidade e aos pontos turisticos é muito ruim?; Ou da pra ir de "ON ROAD"?)

 

 

Abraços

 

Alexandre

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • Membros de Honra

Nas férias minhas e da Márcia resolvemos curtir o frio de Campos do Jordão para fazer algumas caminhadas e conhecer lugares novos e se desse, assistir ao Festival de Inverno.

 

Fomos para lá na segunda semana de julho/08 e sempre pela manhã iniciávamos nosso roteiro saindo da pousada, retornando sempre a noite.

O roteiro abaixo eu elaborei de acordo com o que fizemos lá. Faltaram mais coisas para conhecer, mas fica para uma outra vez.

 

Só nos arrependemos de quase não termos visto os concertos do Festival de Inverno, pois a maioria estava com os ingressos esgotados.

A cidade é relativamente cara, mas não precisamos gastar nada em nenhum dos passeios.

 

Nosso roteiro foi:

1º dia: Pico do Diamante e Pico do Itapeva e alguns lagos próximos ao Pico do Diamante.

 

2º dia: Trilhas no Horto Florestal (PE Campos do Jordão).

 

3º dia: Bauzinho e Pedra do Baú.

 

4º dia: Gruta dos Crioulos, Pico do Imbiri e região, Cachoeiras e Corredeiras do Rio Fojo.

 

5º dia: Mirante do Lajeado, região próxima ao Hotel Toriba e Amantikir Garden.

 

 

Alimentação

# Em cada noite jantávamos em algum lugar diferente, para variar um pouco nas opções.

 

# Do final de Maio até o final de Julho funciona na cidade o Shopping Market Plaza, localizado no Capivari. No subsolo existe uma praça de alimentação com alguns restaurantes e fast foods, semelhantes aos de shoppings de São Paulo.

 

# Os restaurantes caros estão no centro do Capivari. Restaurantes do bairro do Jaguaribe e Abernéssia são opções mais baratas e a maioria deles fica na avenida principal.

 

 

Pico do Diamante

# Seu acesso fica próximo ao Hotel Toriba (acessível através da segunda rotatória da avenida principal, para quem está entrando na cidade). Em frente a esse Hotel se inicia uma estrada de terra que leva ao topo do Pico.

 

# Tem uma vista privilegiada da serra, tendo um pouco menos de 2000 mts de altitude, avistando várias cidades do Vale do Paraíba. A vantagem em relação ao Pico do Itapeva é que o Diamante não possui inúmeras torres que ofuscam a visão da região. Se vc dispor de tempo, existe uma trilha que sai desse pico em direção ao Pico do Itapeva e que segue pela crista da serra.

 

 

Pico do Itapeva

# O acesso é por estrada de asfalto em estado razoável. Possui pouco mais de 2000 mts, mas tem a desvantagem de no topo possuir inúmeras torres de retransmissão. Existe uma pequena feira de malhas e lembrancinhas com preços convidativos.

 

 

Horto Florestal

# Conhecido também como PE de Campos do Jordão, ele propicia inúmeras caminhadas que levam a mirantes, cachoeiras e nascentes de água.

 

# Se localiza a cerca de 15 Km do centro do Capivari e seu acesso é muito facil, bastando seguir sentido leste as placas indicativas.

 

# É cobrado $4,00/veiculo e $3,00/pessoa.

 

# O total de trilhas são 5 e todas bem sinalizadas com placas e mapas.

 

# Logo que vc entra no Horto, recebe o folder contendo o mapa de todas as trilhas e na Trilha da Cachoeira Celestina se faz menção ao uso de monitor, mas que não é obrigatório (se vc perguntar para algum funcionário do parque vão te dizer que a trilha é só feita com monitor do parque, isto é, vc tem de pagar um guia para te levar lá - esqueça, é tudo mentira).

 

# Iniciamos a caminhada pela trilha do Rio Sapucaí, que se segue o rio e alterna entre mata e campos de altitude e levamos cerca de 1:30 min para completá-la.

 

# Terminada essa trilha, seguimos até o início da Trilha dos Campos do Tímoni que fica próxima da entrada do parque.

 

# O final da Trilha dos Campos termina próxima ao início da Trilha da Cachoeira Celestina (a melhor e mais longa do parque). Funcionários do parque vão dizer que vc não pode fazê-la sem um monitor, mas dá p/ fazer sim.

 

# Vc começa a caminhada por volta de 1500 mts e chega no topo dela a pouco mais de 1900 mts de altitude, tendo um total de 8,5 Km de extensão e que dá para ser completado em cerca de 3 horas.

 

# Chegamos no Parque pouco depois das 11:00 hrs e saímos pouco antes das 18:00 hrs, já anoitecendo.

 

 

Complexo do Baú

# No 3º dia seguimos para a Pedra do Baú, tomando a Estrada do Campista e depois seguindo por uma estrada de terra que dá acesso ao Bauzinho.

 

# Ao final da estrada de terra tem um pequeno estacionamento e dali saem as trilhas para o Bauzinho, Pedra do Baú e Ana Chata.

 

# Se quiser algo mais radical, pegue a trilha para a Pedra do Baú e suba pelo lado sul e desça pelo lado norte, como fizemos e quando estiver no topo da Pedra do Baú desça até a gruta que fica no lado oeste.

 

 

Gruta dos Crioulos e Pico do Imbiri

# Seguindo algumas placas indicativas pela Estrada do Campista é fácil chegar nesses locais.

 

# Ao retornar para Estrada do Campista siga a placa do Pico do Imbiri, que não fica muito longe da Gruta. No topo tem-se uma visão de quase 360 da região. Vale a pena, apesar da estrada de acesso ser precária.

 

# Próximo do acesso ao Morro do Elefante existem opções para alugar bikes e quadriciclos e os preços não são tão caros. Desse ponto é possível visitar as cachoeiras ao longo do Rio Sapucaí.

 

 

Cachoeira, Usina e Corredeiras do Rio Fojo

# Seguindo em direção ao Horto Florestal é possível visitar a Represa do Fojo e a antiga Usina Hidrelétrica do Rio Fojo que possui uma cachoeira com mais de 35 mts de altura. O local foi um antigo Parque e atualmente pertence a uma universidade particular. Os seguranças proíbem o acesso a cachoeira, mas conversando, sempre se entende. A antiga usina hidrelétrica fica próxima ao Haras dos Pequenos (muito conhecido) e seu acesso é por uma estrada de terra.

 

# Outro local interessante de se conhecer são as Corredeiras do Rio Fojo, que se localizam no Alto do Capivari, próximo ao Flat Hotel Quatre Saisons.

 

# Existem algumas placas indicativas de como chegar lá e seu acesso é restrito e para conhecer o local é necessário adentrar em um condomínio fechado (é só dizer que vai conhecer as corredeiras que eles liberam o acesso).

 

 

Outros Mirantes

# Um dos melhores mirantes de Campos do Jordão está localizado próximo ao Hotel Toriba, seguindo por uma estrada que é paralela a linha férrea.

 

# O Mirante do Lajeado permite visual de toda a região voltada para Santo Antônio do Pinhal e próximo dali existem algumas pequenas cachoeiras e nascentes de água.

 

 

 

Por hora é isso.

 

Abcs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...