Ir para conteúdo
Mochileiros.com
Paula Yassuda

9 dias no Peru (Cusco / Puno / Machu Picchu)

Posts Recomendados

Oi pessoal!

Sempre leio os relatos do Mochileiros.com e uso como base para montar o meu roteiro. Hoje chegou a hora de contribuir pela primeira vez.

Vou relatar a minha viagem, e no próximo post detalho os gastos e deixo umas dicas de roteiro.

Eu e o Felipe tínhamos este sonho de conhecer Machu Picchu, que em 2013 pudemos realizar!

26/03/2013 - CUSCO (livre)

Nosso vôo saiu às 08:15 de Guarulhos, com chegada às 11:15 em Lima (com a diferença de 2hs no fuso, são 5hs de viagem).

Não nos interessamos em ficar em Lima pois tínhamos poucos dias, então de imediato pegamos a conexão para Cusco. Nosso vôo saiu às 13:45 de Lima com chegada em Cusco às 15:05 (aprox. 1h20 de viagem).

O aeroporto de Cusco é bem simples. Pegamos nossas mochilas e já trocamos parte de nossos dólares por soles ali mesmo.

Logo na saída do aeroporto já tem milhares de pessoas te oferendo taxi. Não pegue o primeiro que aparecer. Você verá que eles cobrarão 30 soles, que é o dobro de um valor justo para o percurso. Andamos um pouco mais e um taxista disse que faria a viagem por 20 soles. Aceitamos e fomos à Plaza de Armas, onde ficava nosso hostel.

598d9e0694f9d_comprovdepsitoParati.jpg.7add08b13de3679f83faa303f3d1b692.jpg30/03/2013 - PUNO (Chullpas de Sillustani)[/b]

Acordamos por volta das 9hs da manhã e o passeio de Sillustani (cemitério Inca) era a tarde. Andamos por Puno, na avenida principal, Plaza de Armas, etc.

acampamento.jpg.27fe0d33f55e2f318d81f4fb1ed2e250.jpg0061.JPG[/attachment]

598d9e0584fba_LandRoverTaxi.jpg.25f6bb786b53a2037c1ca9ca048a04a1.jpgDSCN1724.JPG[/attachment]

Aguas Calientes é uma cidade que cresceu em volta da linha do trem, bem bonitinha mas um tanto cara, já que você não tem muitas alternativas de outros lugares.

Logo o guia nos levou ao hostel, onde tomamos banho (toalha tinha que ser alugada, 5 soles/pessoa) mas o chuveiro era quente.

Bote.JPG.1b4c63cc8ce82addf01dde80496b3a06.JPG0027.JPG[/attachment]

Parecia cena de filme, viramos a esquina e “Bem-vindos a Machu Picchu!”. Os olhos brilham e não tem como descrever de tão lindo que é! Foto nenhuma chega aos pés de presenciar e sentir aquele lugar. Fizemos um tour das 06h30 às 8hs com o guia nos passando informações, e 8hs ele nos deixou na entrada do Wayna Picchu (2.900 metros acima do nível do mar).

598d9e054e324_StaCruzeSucre027_edited.jpg.6de67840b85a8e4a127bf23f8ca8ec4c.jpg

Chegamos lá embaixo meio-dia, almoçamos e fomos até o trem. Deu tudo certinho!!

Descemos de trem, e aí começou a pior parte de toda a viagem. A volta na van!!

Voltamos com o mesmo motorista, porém os portugueses ficaram um dia a mais em Aguas Calientes e por algum motivo realocaram os israelenses em outra van.

Colocaram uma turma de argentinos conosco. Muito simpáticos mas confesso que foi tenso. Fiquei entre um casal, o cara sem tênis com o chulé da vida, e a menina invadindo quase metade do meu banco. Foram as piores 7hs da minha vida.

Pra completar, logo no inicio da viagem, a estrada estava fechada até às 18hs pois os trabalhadores estavam fazendo manutenção, teve desmoronamento, e tivemos que esperar das 16h30 as 18hs dentro da van do chulé até liberarem a estrada.

Uma das meninas passou mal, mas nao tivemos que parar. O Felipe estava na frente, trocou de lugar com ela para ver se ela se sentia melhor. Não tinha posição pra dormir, fedor do chulé, aperto, vontade de banheiro, curvas, barrancos. Se arrependimento matasse, teria comprado 4 trens só pra não passar por aquilo.

Chegamos em Cusco 21hs...destruídos por causa da escalada, do aperto da van, enjoo, sono, enfim...só o pó!! Seguimos para a agencia do Florencio para buscar nosso dinheiro da passagem de Puno > Copacabana que eles nunca compraram. Claro que ele já tinha ido embora. Nem estressamos, fomos para o hostel para tomar um banho.

No Royal Inti, que reservamos, falamos com o recepcionista que substituía o Jose, e ele nos disse que tinha um probleminha com nossa reserva. Um casal perdeu o vôo e teve que ficar mais uma noite. Ficaram no quarto que tinha sido reservado e pago por nós. Disse que tudo bem, se tinha outro quarto. Ele disse que tinha, com banheiro mas com 2 camas de solteiro. Não quisemos, e pedi meu dinheiro de volta para poder procurar outro hostel. Pois bem...

Ele disse que não tinha o dinheiro e que podia pagar só no dia seguinte. É a cidade onde o dinheiro some né...brigamos bastante e o cara nos deu razão. Correu atrás e pegou dinheiro antecipado de um hospede.

Eu tinha feito uma reserva no Pirwa na Plaza de Armas, paguei 10 soles dos 90 que eles cobravam. Como a diaria do Royal Inti era 80 soles, ficava elas por elas. Fomos até o Pirwa e isso sim é organização. Meu quarto estava lá, reservadinho!

Estávamos tão esgotados que nem saímos para jantar. Mas eu liguei no celular do Florencio reclamando que queria meu dinheiro. Tolo, me questionou porque passei tão tarde, e disse que foi pelo retorno do passeio que eu tinha fechado inclusive com ele! Disse que precisava do dinheiro no primeiro horario de manha pois no dia seguinte retornaríamos pro Brasil.

Tomamos banho, demos um jeito nas nossas malas e morremos na cama.

04/04/2013 - RETORNO AO BRASIL.

0007.JPG.e050d9b76fa5a3f9eeef3749491151f1.JPG

0017.jpg.003484ab65e39da55ba05446a142ffcc.jpg

0063.JPG.47ae196618f214af4ff80ced9137191b.JPG

0098.JPG.54878cb21c77c51f57983440bc04cef3.JPG

0020.JPG.a8f443dc3bb203a844e4259d9242d837.JPG

0047.JPG.8e34861436f9ea0fa8835e92da76a4f1.JPG

0095.JPG.0e48e661a3b9cc14e59f7058f807dace.JPG

0114.JPG.b7468f751fe7f6cfd06a6c12d8bd2aa5.JPG

0128.JPG.17ac8fb32a16085e47a70e2193f944a7.JPG

0148.jpg.1a37de51398990082e5d5e4cf78f87ac.jpg

0006.JPG.0a0b90e6da0f30654041fd46528d53b1.JPG

0016.JPG.6b1ef12549d81415aa8136f702ea1552.JPG

0050.JPG.5c9ff8f4da037d7401b274caf8876f2d.JPG

0071.jpg.3a0d4dc975e29b7a3690774a36e1cef2.jpg

0001.JPG.b0ca178fb7e4ab70ad07bde2e2c52cad.JPG

0061.JPG.6ede94aacd5cfd028db3b1dd97626d97.JPG

0092.jpg.242bd0549ad5021156e608ce49bf9b0b.jpg

0009.JPG.c449bea1f9d425feed7c2644cf18fd00.JPG

0053.JPG.9bec6aac84e820357a630bc72c153b04.JPG

0065.jpg.900a14cee406d902a9a719a93340a273.jpg

DSCN1710.JPG.4010428b372f27fa8305e70c1e7834cf.JPG

DSCN1716.JPG.7dbc7f9ac7fbec64d165e2b130d293a3.JPG

DSCN1724.JPG.c496d270e0f2396617ffb95f7d2c08f3.JPG

DSCN1736.JPG.0a95429ba637439c66df116052fcbbc2.JPG

0027.JPG.4f6744f847fa199db71b35d5cbb1972f.JPG

0099.JPG.b6f7947a9cfc7fae86a42042dc138029.JPG

0112.JPG.155459a00097ce642c0a2cd50d1858b0.JPG

0128.JPG.158f422db82df220ee51776687dbc5cc.JPG

Editado por Visitante

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

A viagem foi muito barata!

Foram 9 dias, com estadia em Hostels com quarto privativo com banheiro:

Passagens: R$ 1.600,00 (2 pessoas ida e volta)

Hostels: R$ 351,00 (somente de Cusco pois o restante estava incluso nos pacotes de passeios)

Passeios: R$ 1.796,97 (City Tour, Vale Sagrado, Puno, Machu Picchu + Wayna Picchu, Maras-Moray)

Refeições e mercado: R$ 1.039,32

Outros: R$ 258,54

TOTAL R$ 5.045,83/2 pessoas = R$ 2.522,92/pessoa

E o roteiro completo foi:

Roteiro_Macchu Pichu.xlsx

DICAS:

> Não existe vôo direto para Cuzco. Como faz escala em Lima, sugiro que você comece a viagem pela costa do Peru.

Eu não fiz, mas os mais importantes são Arequipa (deserto) e Nazca (linhas de Nazca) – não perca muito tempo em Lima, não tem nada demais a não ser a fábrica da Lacoste super barata.

Para 20 dias eu tinha optado pelo roteiro: Lima > Arequipa > Nazca > Puno > Copacabana (Bolívia) > Cuzco > Machu Picchu > Cuzco > Lima.

> Dê preferência pelas viagens de avião e trem – ônibus ainda recomendo, apesar de ser um pouco perigoso e demorar mais; mas em hipótese nenhuma use Van (desconfortável e mais periogoso ainda)

> Fique no mínimo 2 noites em Machu Picchu para aproveitar o dia todo na montanha (o último trem sai 13hs, fica muito apertado pra ver tudo por lá) – sugiro que você feche este pacote para o final da viagem, assim da tempo do agendamento e se quiser da para subir a Waynapicchu (uma montanha maior que fica em Machu Picchu).

> Em Cuzco não deixe de fazer o Vale Sagrado e o passeio de Maras e Moray.

> Ao chegar no aeroporto, peça para o taxista deixar você na Plaza de Armas; lá tem milhares de Hostels e Agencias de Turismo para você já definir hospedagem e passeios. Visite dois ou três agências para comparar preços.

> Assim que você chegar, já compre o Boleto turístico – o valor contempla 16 locais que você vai visitar no Citytour e no passeio do Vale Sagrado dos Incas. Ele custa aprox. 120 reais, mas sai mais em conta que pagar a parte as entradas (tem local que é obrigatório ter o boleto). Você pode comprar nas agências, mas vale mais a pena ir no Escritório de Informações Turísticas (1ª quadra da Av.Sol, travessa da Plaza de Armas).

> A vacina de febre amarela não é obrigatória, mas é bom se prevenir (precisa do certificado internacional, da uma olhada no google, eu tomei a vacina e peguei o meu no poupatempo)

> Links para comprar o ingresso de Machu Picchu (importante comprar com antecedência) e o trem que vai até Ollantaytambo e Águas Calientes:

http://www.machupicchu.gob.pe/

http://www.perurail.com/

Espero que ajude, uma boa viagem!!!

Compartilhar este post

Link para o post

boa tarde. estou planejando a minha primeira viajem de mochileiro para o peru, pretendo ficar de 5 a 10 dias. Queria tirar duvidas sobre lugares bons pra ficar, o que levar, custos, etc. ficaria feliz se pudesse ajudar tirando essas duvidas. obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post
boa tarde. estou planejando a minha primeira viajem de mochileiro para o peru, pretendo ficar de 5 a 10 dias. Queria tirar duvidas sobre lugares bons pra ficar, o que levar, custos, etc. ficaria feliz se pudesse ajudar tirando essas duvidas. obrigado.

Oi Gustavo,

O Peru é o melhor lugar para você fazer uma viagem de mochileiro!

Sempre parti da premissa que 100% da viagem precisa ser planejada, mas para o Peru é bem diferente. A única coisa que fechamos do Brasil foi a passagem de ida e volta (Guarulhos > Lima > Cusco) e uma diária no hostel para não termos muitos problemas na hora que chegássemos.

Deixe para fechar os passeios e demais diárias quando chegar lá. Além de ter muita oferta (hostels e agências) sai MUITO mais barato!

Saindo do aeroporto, pegue um taxi para a Plaza de Armas. É o ponto de partida para tudo em Cusco.

Pesquise bastante sobre o roteiro; eu acabei não fazendo Nazca e Arequipa por ficarem na costa do Peru. 9 dias é suficiente para o essencial mas não da para ver tudo.

A minha sugestão é:

Dia 1 - Chegada em Cusco: aproveite este dia para pesquisar os preços e opções de passeios nas agências

Dia 2 - Cusco (City Tour)

Dia 3 - Cusco (Vale Sagrado dos Incas)

Deslocamento de ônibus de madrugada para Puno - ônibus de leito

Dia 4 - Puno (Lago Titikaka)

Deslocamento de ônibus de madrugada para Copacabana - ônibus de leito

Dia 5 - Copacabana/Bolívia (Lago Titikaka)

Deslocamento de ônibus de madrugada para Cusco - ônibus de leito

Dia 6 - Cusco (Maras-Moray)

Dia 7 - Deslocamento para Águas Calientes

Dia 8 - Machu Picchu

Dia 9 - Deslocamento para Cusco (este deslocamento pode ser feito no dia 8, caso você fique em Machu Picchu somente de manhã)

De qualquer maneira, nas agências eles poderão propor algum roteiro que seja menos puxado ou até mais de acordo com o seu perfil!

Eu gastei R$ 2.500,00 com passagem nesta viagem, mas poderia ter gastado bem menos uma vez que fiquei em quarto privativo em todos os hostels.

Hostels que fiquei em Cusco:

Pirwa Posada del Corregidor (www.booking.com)

Royal Inti Cusco (também no booking, mas achei ele perambulando por lá - a diária saiu bem mais barato que no site, por volta de 60 soles)

Verifique a época do ano que você vai. Eu fui no final de Março, quase na época de chuvas. De dia fazia muito sol (peguei só 1 ou 2 dias de chuva) e a noite faz bastante frio. Leve pelo menos um casaco para o frio, de resto bermuda e calça jeans.

Algumas pessoas têm o mal da altitude (enxaqueca infernal, você não consegue nem sair da cama). Para evitar, é bom sempre mascar a folha de coca, tomar o chá ou até comprar umas balinhas que vendem nas agencias e mercadinhos na cidade.

Espero ter ajudado!

Boa viagem e aproveite pois o Peru é uma daquelas melhores viagens da vida!!

Compartilhar este post

Link para o post
obrigado.. haha agora é só arrumar as coisas e ir.. ajudou bastante suas dicas.. lw

Não esquece de deixar seu relato por aqui quando você voltar ::otemo::

Boa viagem!!

Compartilhar este post

Link para o post

Oi, Paula! Adorei seu relato ::otemo:: O que você acha deste ''pré-roteiro'' Lima- Praia de Miraflores- Cusco – Águas Calientes – Machu Picchu – Puno – Arequipa – Nazca em 13 dias você acha que eu consigo?

Compartilhar este post

Link para o post
Oi, Paula! Adorei seu relato ::otemo:: O que você acha deste ''pré-roteiro'' Lima- Praia de Miraflores- Cusco – Águas Calientes – Machu Picchu – Puno – Arequipa – Nazca em 13 dias você acha que eu consigo?

Oi Larissa, Obrigada!

Olha, 13 dias é o suficiente pra fazer, mas eu faria primeiro a costa e depois Cuzco!

Ficaria: Lima > Nazca > Arequipa > Puno > Cuzco > Águas Calientes (Machu Picchu). Programe-se pra ficar 2 noites em Águas Calientes, pra conseguir passar o dia todo na montanha!

Boa viagem, e depois passa por aqui pra contar pra gente.

Compartilhar este post

Link para o post
Muito legal o relato Paula, fui nessa mesma época para Cusco, mas uns 10 dias depois de vocês ::otemo::

Obrigada Junior!! O Peru é espetacular! Se postar por aqui avisa pra eu dar uma lida!

Compartilhar este post

Link para o post
Bom relato Paula. A troca de informações diminuem os erros. ::otemo::

Mauro,

Todo o receio que eu tinha de ir para o Sudeste Asiático sem conhecer NADA acabou depois que li vários relatos aqui no mochileiros, e em outros blogs na internet. Vou em Outubro e com certeza vou postar meu relato aqui até o final do ano.

Espero mesmo poder ajudar!

Compartilhar este post

Link para o post
enairita    0

Paula, estou indo semana que vem e tenho metade da viagen programada rs queria mais informações sobre Puno e Copacabana. Tem ônibus noturno de Puno para Copacabana? É seguro? Estou muito em dúvida sobre o trajeto puno copacabana puno.

Você lembra o nome da agência de turismo? Obrigada pelo seu relato!

Compartilhar este post

Link para o post
Paula, estou indo semana que vem e tenho metade da viagen programada rs queria mais informações sobre Puno e Copacabana. Tem ônibus noturno de Puno para Copacabana? É seguro? Estou muito em dúvida sobre o trajeto puno copacabana puno.

Você lembra o nome da agência de turismo? Obrigada pelo seu relato!

Olá enairita!

Tem ônibus noturno sim - inclusive o nosso saiu de Cuzco 22hs e chegamos em Puno por volta das 5 ou 6hs da manhã do dia seguinte. Escolhemos este horário exatamente para economizar no tempo (e hospedagem).

O nosso ônibus de Puno para Copacabana também era norturno, mas como comentei no relato, não fizemos devido a uma manifestação que estava acontecendo na fronteira com a Bolívia.

Tenho 2 amigos que fizeram o percurso e foi super tranquilo - não deixe de fazer, pois eles comentaram que Copacabana é linda demais (muito frustrada por não ter ido pra lá ::putz:: ).

Não me lembro o nome da agência, mas fica tranquila que tem milhares delas na Plaza de Armas (inclusive em todos os hotéis e hostels você também vai encontrar) e eles estão bem familiarizados com estes percursos.

Só não esqueça de assim que fechar esta ida para Puno e Copacabana, exigir que eles entreguem a passagem de ônibus - se puder, compre direto na rodoviária, assim o bilhete já fica em mãos e você evita problemas!

Boa viagem e depois coloca seu relato no Mochileiros pra gente ler!

Compartilhar este post

Link para o post
enairita    0

Paula, estou pensando em fazer Cusco - Puno pela Ruta de Sol. Devo chegar em Puno por volta das 17:30. Aí que começam as dúvidas. Não sei se nesse mesmo dia já parto para Copacabana e no dia seguinte faço Isla del Sol e vou para Puno, no dia seguinte Uros e Taquile partindo para Arequipa ou se no dia de chegada durmo em Puno, dia seguinte faço Uros e Taquile parto para Copacabana e no dia seguinte isla del sol partindo para Arequipa. Não sei se deu para entender rs caso eu faça o traslado noturno fico com um dia de folga na viagem. Posso deixar em Cusco ou Arequipa. Em Arequipa ficarei 3 dias sendo dois no Canion del Colca e em Cusco 4 dias.

Compartilhar este post

Link para o post
Paula, estou pensando em fazer Cusco - Puno pela Ruta de Sol. Devo chegar em Puno por volta das 17:30. Aí que começam as dúvidas. Não sei se nesse mesmo dia já parto para Copacabana e no dia seguinte faço Isla del Sol e vou para Puno, no dia seguinte Uros e Taquile partindo para Arequipa ou se no dia de chegada durmo em Puno, dia seguinte faço Uros e Taquile parto para Copacabana e no dia seguinte isla del sol partindo para Arequipa. Não sei se deu para entender rs caso eu faça o traslado noturno fico com um dia de folga na viagem. Posso deixar em Cusco ou Arequipa. Em Arequipa ficarei 3 dias sendo dois no Canion del Colca e em Cusco 4 dias.

Deu pra entender sim rs

Você não vai fechar nada antes de ir, certo?

Se você for, sugiro que não feche haha. Quando você chegar em Cuzco, procure uma agência e compartilhe com eles a sua idéia de roteiro - com certeza vão saber te orientar muito bem.

Se você é como eu, que onde encosta dorme, ir no mesmo dia para Copacabana não me parece tão ruim (mesmo sendo 2 viagens longas). No caso do meu esposo, ele não consegue dormir em qualquer lugar - neste caso acredito que pernoitar em Puno seria uma idéia melhor!

Compartilhar este post

Link para o post
enairita    0

Eu estou vendo com duas agências. Ambas não compraram a minha ideia rs se eu conseguir fazer isso vou ter um dia livre e queria deixar ou para Cusco ao invés de Arequipa. Só que se der algum problema vai dar ruim no resto da viagem.

Compartilhar este post

Link para o post

Deixa pra tentar ver com as agências lá em Cuzco. Certeza que dá pra fazer! Eu já tinha comprado a passagem pra Copacabana, pra trocar ela a empresa cobrou uma taxa de 7 soles...pra tudo tem uma solução rs

Compartilhar este post

Link para o post

Oi Paula viajo em abril para Bolívia e Peru. A entrada será em La Paz e de lá iremos para Copacabana. A dúvida é se de Copacabana já seguimos a Cusco ou vc recomenda fazer algo em Puno?

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

• Perguntas e Respostas

• Vou dia 21 pra Foz, dia 25 pego um voo de Puerto Iguazu para Buenos Aires, por 10.000 milhas Latam, depois vou ao Uruguay, dia 3 vou a Porto Alegre, e dia 6 retorno a Curitiba.
    • GENTE, vou responder voces rapidissimo. to saindo de ferias e estou no aeroporto agoraaaaaaaa... e tem pouco tempo de internet disponivel. volto dia 12 de setembro mas vou acompanhar aqui de leve hahahaahah   Diogo - vc tentou com a guia Gift em Bangkok? se bem que ela cobra bem caro e não fala portugues. que fale português eu apenas conheço a Dara. e ela é super gente boa. se vc pedir pra ela indicar alguém (já que ela não pode nos dias q vc pode) n tenho dúvidas q ela vai indicar =))) "Mas se vc falou que tem um pacote que em 1 dia sai de Chiang Mai e retorna no mesmo dia, acho melhor, pois reservo so 1 hotel em Chiang Mai (3 noites) e evito de ficar levando mala e etc... acho q seria melhor ne ? Onde vc pegou esse pacote ?" eu não disse isso... até porque nem em Chiang Rai eu fui !!!! acho q eu comentei algo de vc aproveitar a manha em Chiang Mai e ir pra Chiang Rai a tarde mas realmente não lembro. O fato é: recomendo sim Chiang Rai pq muita gente me fala bem de lá... mas eu mesmo não tenho propriedade para falar pq eu nao conheço... Ah, agora que eu entendi, vc está falando com o OUTRO Felipe que postou, e eu me metendo.... hahahaah ! Felipão, o que eu disse pro Diogo serve pra vc tbm ! vá sem medo que vc vai amar ! =) mas fazer tudo isso no mesmo dia me cheira meio apertado, de qualquer forma eu não fuiii láaaa   e deixa pHIPHI pro final, É CLARO.....   abssss a todos =) 
    • o camping pudeto é fora do parque? da pra ficar nele e realizar as trilhas a partir dali.
    • Alguem esta conseguindo fazer as reservas para os refugios/camping? vertice e fantastic nao respondem....
    • Que bom que deu tudo certo! Agora você entende por que eu cometei que provavelmente estaria soltando foguetes se acontecesse algo assim comigo. kkkkkkkkk É uma ótima oportunidade para você tentar dar uma esticadinha na viagem sem gastar com taxas de alteração das passagens. Aconteceu algo parecido no meu voo para o Brasil,  eu vou tirar 14 dias de férias entre 11/09,  24/09 e aproveitar para ir a Foz do Iguaçu vistar meus pais, comprei Lisboa x Foz do iguaçu x Lisboa na Azul, inicialmente ida no dia 10/09 e volta dia 17/09, é pouco tempo no Brasil, mas a volta nos outros dias estava muito cara e eu queria muito ir a Foz. Mas de tanto que a Azul ficou mudando o voo no trecho entre Campinas e Foz do iguaçu,  consegui alterar a minha volta para o dia 22/09. Toda vez que a Azul mudava o horário do voo, eu ligava na Azul e falava que o horário estava ruim, e se não podia mudar o voo para outro horário ou dia seguinte, alterei o voo 2 vezes sem pagar um centavo, e consegui pegar um voo num dia que estava custando muito mais caro do que o valor que eu paguei e ficar mais 5 dias e vou aproveitar para dar uma passada em Curitiba, que não estava nos planos iniciais.