Membros eltonfabricio Postado Junho 24, 2015 Membros Postado Junho 24, 2015 (editado) Olá, mochileiros! Estou começando a montar o roteiro do meu próximo mochilão e preciso de uma ajuda, pois será a primeira vez na Europa. Pretendo embarcar de SP para Paris em 18/09/2015. Porém, estou encontrando certa dificuldade em montar o roteiro, pois ao contrário dos outros mochilões dessa vez estou indo acompanhado com a namorada. Será a primeira vez que viajo acompanhado e olha, haja paciência! ãã2::'> Está complicado decidir os países, o meio de transporte e até a hospedagem. Eu gosto de países "menos clichês" e ela não, eu curto hostels, ela curte hotel... Pra quem está acostumado a viajar sozinho, acho que esta será uma experiência deveras interessante. Bom, depois de discutir sobre os países que visitaríamos, fechamos a lista inicial, mas antes vamos às restrições: 1) Gostaria de fazer a viagem gastando R$8.000 com reserva de contingência para imprevistos de $2.000 para cada um, ou seja, R$16.000 para o casal sem a reserva e R$20.000 com a reserva. Ano passado fiz Japão e Coreia do Sul com 8k, então gostaria de repetir a proeza, apesar de achar difícil por conta do alto valor do Euro e por estar viajando com uma pessoa que não quer compartilhar quarto e banheiro com desconhecidos. 2) Temos 25 dias no máximo para realizar a viagem, mais do que isso a patroa disse que não aguenta. 3) Preciso incluir Frankfurt em algum lugar no roteiro, pois minha namorada tem uma amiga que mora lá e quer vê-la de qualquer jeito (apesar de eu ainda tentar convencer ela de que a amiga deva nos encontrar em Berlim). 4) Pretendo economizar na hospedagem usando o Airbnb, pois hostel com quarto privativo, ao menos nas consultas iniciais que fiz, saem praticamente o mesmo preço que um hotel. Alguém aqui já usou esse serviço? Recomenda? Agora sim, vamos ao roteiro: Paris - França (3 dias) [Achei uma passagem SP > Paris e Paris > SP, sem escalas, por R$2.400, sem taxas] Amsterdã – Holanda (3 dias) Berlim – Alemanha (3 dias) Frankfurt – Alemanha (2 dias) Praga - República Checa (2 dias) Veneza – Itália (2 dias) Roma – Itália (2 dias) [Achei também uma passagem de Roma > Paris por R$100,00] Como podem ver, existe um longo deslocamento... o que já estou revendo, pois acho que vai cansar demais! Então... o que vocês acham? Quem pode me dar umas dicas? Quais cidades recomendariam cortar, adicionar ou estender a estadia? Editado Junho 25, 2015 por Visitante Citar
Membros juliad Postado Junho 25, 2015 Membros Postado Junho 25, 2015 ola, Elton =) entendo perfeitamente o problema de viajar com outra pessoa e ter que decidir o roteiro abrindo mão disso, mas impondo outra coisa. a gente sempre fica com a sensação de perder algo mas, acredite, muitas vezes uma cisma nossa pode ser uma roubada e aquela cidade que você fala "ah que droga..." no fim acaba rendendo as melhores histórias. viajar acompanhado (ainda mais da namorada) é legal porque juntos, a chance de ficar entediado ou não achar algo bacana é bem menor. quanto ao dilema hotel x hostel, vocês conseguem chegar num bem-bolado pros dois lados: tem muitos hostels na europa com estrutura de hotel - tanto pelo tamanho quanto pela organização. daí, vale fugir dos partyhostels (que são mais repúblicas de estudantes adolescentes, IMHO) e apostar em algum mais tranquilo, com um bar agitado e uma boa programação diária. num quarto privativo com banheiro vocês tem todo o conforto de um hotel, tendo um bar animado a poucos passos. sobre banheiros compartilhados, acho que vale ler os comentários no booking/tripadvisor da vida. já utilizei muito banheiro compartilhado em quarto privativo, e só uma vez tive problema (em buenos aires, mas foi por falta de pesquisa minha, peguei o primeiro hostel que apareceu). no geral, acho um gasto besta pagar uns 5 euros/noite para um banheiro que só vai ser efetivamente utilizado umas duas vezes/dia. sobre países clichés x não clichés, acho que a coisa varia. você pode conhecer uma paris totalmente underground ao mesmo tempo que pode fazer um passeio cvc na romênia. tudo depende do que vocês querem ver na cidade. tome como exemplo cidades no brasil: dá pra ter trocentas experiências diferentes no rio de janeiro, por mais que o destino seja clichezão. bom à vaca fria: - planejando bem, acho que dá para seguir com os valores que vocês pretendem. - como a namorada está um pouco relutante à quantidade de dias, presumo que role um stress também com muitas mudanças de hotel/cidade. acho que seria o caso de cortar algo aí. já viajei com amigas que no meio da viagem reclamavam do excesso de pinga-pinga e, para evitar maiores stress, decidimos cortar uma cidade do roteiro, mesmo com o hostel pago. acho que este é um ponto a ser considerado, principalmente porque, para quem não está habituado, fazer e desfazer mala várias vezes em um curto período acaba sendo um pesadelo. - usei air bnb em londres e foi tudo tranquilo. o lance é realmente ver a reputação de quem te hospeda. mas, na minha opinião (caramba, como tô dando pitaco...), airbnb é ideal para estadias mais longas, de no mínimo uns 5 dias. digo isso porque a pessoa que te recepciona pode ser gente boa e querer passar um tempo com você, cozinhar etc e, com pouco tempo, essa "sala" toda pode acabar com o que você pretende ver na cidade. fica chato pros dois lados: você não interage legal com quem te recepciona e não conhece a cidade. espero ter, de alguma forma ajudado. qualquer coisa, envia uma mensagem =) Citar
Membros eltonfabricio Postado Junho 25, 2015 Autor Membros Postado Junho 25, 2015 Primeira coisa, tente sempre chegar por uma cidade e voltar outra, geralmente custa o mesmo, e mesmo que seja um pouco mais caro, você compensa isto não perdendo um dia inteiro e gastando um monte de dinheiro voltando a cidade de chegada. Roma > Paris não lhe custar só isto, lembre-se que neste preço com certeza não está inclusa bagagem despachada, se tiver que despachar bagagem, você paga 20 a 30 Euros por cada mala, também tem os custos do deslocamento ate o aeroporto e do aeroporto até o centro, em Roma, se for de trem você paga uns 14 Euros por pessoa, ônibus vai lhe custar 5 ou 7 Euros. Por este preço, provavelmente é um voo da Ryanair, que é uma furada, pois ele vai te deixar no aeroporto de Beauvais em Paris, que fica literalmente lá na "pqp", você vai gastar mais umas 3 horas e uns 25 euros entre ônibus e metrô para chegar no centro de Paris, e de pois mais uns 12 Euros de metrô para chegar no aeroporto de onde você pega o voo de volta ao Brasil. Quanto a distribuição de dias, eu estou achando que no geral está meio corrido, eu colocaria mais 1 ou 2 dias em Paris, 1 dia em Berlin e Praga e 2 dias em Roma... Caso realmente for a Frankfurt, encaixe Frankfurt entre Amsterdam e Berlin, acho que no total seria mais barato e rápido do que ir depois de Praga, mas teria que fazer algumas simulações para conferir... Olá, Adriano! Obrigado pela resposta e pelas ótimas dicas! Realmente, o que você disse faz sentido... eu não considerei todos esses detalhes ao calcular o preço final. Vi apenas o preço da passagem e foi nesta companhia mesmo (Ryanair), Hahahaha! Se for considerar tudo, além de ficar mais caro, fica cansativo também, ainda mais por ser final de viagem, né? Eu considerei isso de chegar por uma cidade e voltar por outra, porém, não estou achando bons preços. Por exemplo, acabei de simular SP > Paris e depois Roma > SP pela Alitalia e saiu R$4.000,00 por pessoa!!!! Esquece, totalmente fora de cogitação. Mês passado também fiz um simulado desses pela Air France e foi a mesma coisa... super caro. Eu estou fazendo estas simulações pelo Google Flights, você tem alguma sugestão de como eu posso localizar esses voos multi-destinos com preço mais em conta? Falando nisso, hoje achei uma promoção no Melhores Destinos.. SP > Berlim e Berlim > SP por R$960,00! Ótimo preço, né? Até pensei em mudar todo o roteiro só por conta desta promoção, mas preciso do "de acordo" da patroa e ela vai ficar o dia todo em reunião. Quanto à distribuição dos dias, também tenho a impressão de que está corrido. Mas Paris eu quero ficar no máximo 2 dias, só ver o básico mesmo e ir embora. Vou consultar a patroa pra adicionar mais dias em Berlim e convencê-la a fazer com que sua amiga nos encontre por lá. Hahahah! Valeu! Citar
Membros eltonfabricio Postado Junho 25, 2015 Autor Membros Postado Junho 25, 2015 ola, Elton =) entendo perfeitamente o problema de viajar com outra pessoa e ter que decidir o roteiro abrindo mão disso, mas impondo outra coisa. a gente sempre fica com a sensação de perder algo mas, acredite, muitas vezes uma cisma nossa pode ser uma roubada e aquela cidade que você fala "ah que droga..." no fim acaba rendendo as melhores histórias. viajar acompanhado (ainda mais da namorada) é legal porque juntos, a chance de ficar entediado ou não achar algo bacana é bem menor. quanto ao dilema hotel x hostel, vocês conseguem chegar num bem-bolado pros dois lados: tem muitos hostels na europa com estrutura de hotel - tanto pelo tamanho quanto pela organização. daí, vale fugir dos partyhostels (que são mais repúblicas de estudantes adolescentes, IMHO) e apostar em algum mais tranquilo, com um bar agitado e uma boa programação diária. num quarto privativo com banheiro vocês tem todo o conforto de um hotel, tendo um bar animado a poucos passos. sobre banheiros compartilhados, acho que vale ler os comentários no booking/tripadvisor da vida. já utilizei muito banheiro compartilhado em quarto privativo, e só uma vez tive problema (em buenos aires, mas foi por falta de pesquisa minha, peguei o primeiro hostel que apareceu). no geral, acho um gasto besta pagar uns 5 euros/noite para um banheiro que só vai ser efetivamente utilizado umas duas vezes/dia. sobre países clichés x não clichés, acho que a coisa varia. você pode conhecer uma paris totalmente underground ao mesmo tempo que pode fazer um passeio cvc na romênia. tudo depende do que vocês querem ver na cidade. tome como exemplo cidades no brasil: dá pra ter trocentas experiências diferentes no rio de janeiro, por mais que o destino seja clichezão. bom à vaca fria: - planejando bem, acho que dá para seguir com os valores que vocês pretendem. - como a namorada está um pouco relutante à quantidade de dias, presumo que role um stress também com muitas mudanças de hotel/cidade. acho que seria o caso de cortar algo aí. já viajei com amigas que no meio da viagem reclamavam do excesso de pinga-pinga e, para evitar maiores stress, decidimos cortar uma cidade do roteiro, mesmo com o hostel pago. acho que este é um ponto a ser considerado, principalmente porque, para quem não está habituado, fazer e desfazer mala várias vezes em um curto período acaba sendo um pesadelo. - usei air bnb em londres e foi tudo tranquilo. o lance é realmente ver a reputação de quem te hospeda. mas, na minha opinião (caramba, como tô dando pitaco...), airbnb é ideal para estadias mais longas, de no mínimo uns 5 dias. digo isso porque a pessoa que te recepciona pode ser gente boa e querer passar um tempo com você, cozinhar etc e, com pouco tempo, essa "sala" toda pode acabar com o que você pretende ver na cidade. fica chato pros dois lados: você não interage legal com quem te recepciona e não conhece a cidade. espero ter, de alguma forma ajudado. qualquer coisa, envia uma mensagem =) Olá, Julia To bem e você? Olha, vou te dizer que está sendo bem difícil, nós discordamos de muita coisa. Por exemplo, eu ia fazer sudeste asiático esse ano e não Europa... só neste detalhe você já pode ver o poder de persuasão dela né? Hahahaha! Quanto aos países, eu já tinha um roteiro pra Europa na manga que montei ano passado e ela discordou de TODOS os países! TODOS! rsrs... Imagino que viajar acompanhado também tem seu lado bom... deve ser apenas questão de costume. Quanto aos hostels, vou fazer o seguinte: Sugerir que fiquemos em hostels no começo da viagem e lá pela metade colocar um hotel no meio... pra dar uma variada, assim podemos descansar melhor e ter um pouco mais de conforto e privacidade. Vamos ver se ela topa. Eu também nunca tive problemas com banheiro... ela é que está receosa mesmo e sei lá porque... Quanto aos países clichês é o seguinte... meu hobby é fotografia, saca? Então certos países me chamam mais atenção, como por exemplo Croácia, Cracóvia, Budapeste, Viena, etc... mas não que esses em nossa lista sejam feios. (Eu tive que implorar pra colocarmos Praga no meio do roteiro, rssr). Quanto à cortar lugares, acho que não vai ter jeito, vou ter que tirar algum lugar mesmo. Se fosse você, qual desses países você tiraria do roteiro? E obrigado pela dica do air bnb... eu não sabia desse lado "social" dele. Pensei que fosse algo do tipo "pague/hospede-se/vá embora". Muito obrigado pelas dicas até agora! Citar
Membros eltonfabricio Postado Junho 25, 2015 Autor Membros Postado Junho 25, 2015 Pessoal, Acho que vou tirar Veneza e Roma do roteiro e adicionar Barcelona pra ficar mais enxuto e passar somente por países "próximos". Ficaria assim: Barcelona (4) > Paris (2) > Amsterdã (3) > Frankfurt (2) > Berlim (4) > Praga (3) Da pra fazer tranquilo em 25 dias e não fica tão corrido. O que acham? Alguém ai já fez um roteiro parecido? Citar
Membros eltonfabricio Postado Junho 26, 2015 Autor Membros Postado Junho 26, 2015 Adriano, Legal, como ainda tenho 2 meses pra encontrar as passagens vou ficar monitorando pra ver se acho por um bom preço voltando da última cidade. Quanto ao roteiro, segui sua dica e fica perfeito. Se eu aumentar 1 dia em Paris, chegarei em Frankfurt no final de semana... ai fica de acordo com a disponibilidade da amiga da minha namorada que trabalha e não consegue tirar dias de folga neste mês. Veja como ficou agora... eu acho que a quantidade de dias ficou legal... dá pra curtir bem cada local antes de seguir em frente. 19/09 SP > Barcelona 20/09 Barcelona 21/09 Barcelona 22/09 Barcelona 23/09 Barcelona 24/09 Barcelona > Paris 25/09 Paris 26/09 Paris 27/09 Paris 28/09 Paris > Amsterdã 29/09 Amsterdã 0/09 Amsterdã 01/10 Amsterdã 02/10 Amsterdã > Frankfurt 03/10 Frankfurt 04/10 Frankfurt 05/10 Frankfurt > Berlim 06/10 Berlim 07/10 Berlim 08/10 Berlim 09/10 Berlim 11/10 Berlim > Praga 12/10 Praga 13/10 Praga 14/10 Praga 15/10 Praga > SP Total: 25 dias [EDITED] Minha namorada não quer conhecer Barcelona. Acho que vou trocar Barcelona por Roma. Mesmo que tenha esses imprevistos que você alertou quanto ao Aeroporto, a companhia aérea ser uma merda, etc... acho que é melhor que ter que aguentar reclamação porque não gostou da Espanha, rs. Citar
Membros juliad Postado Junho 27, 2015 Membros Postado Junho 27, 2015 ...não só as passagens de trem, como também os hostels com quarto privativo. eles tendem a ser os primeiros a lotarem. no seu ultimo roteiro, eu tiraria uma noite de praga e colocaria em outro lugar - paris seria a primeira opção (se manter o roteiro original) mas Roma seria, no caso da substituição. sem dúvida viajar junto tem as suas vantagens, e você as descobrirá por lá. o lance é tentar ser maleável e conseguir abrir mão de algumas coisas, sem rancor. uma maneira interessante de resolver isso é estabelecer objetivos em certos destinos - comigo sempre funcionou. talvez para ela tirar o preconceito sobre banheiros, uma maneira boa seria colocar um hostel daqueles bacanudos logo no começo para ela acalmar um pouco e perceber que não é um bicho de sete cabeças. sobre Praga, talvez você se surpreenda com a quantidade de turistas por lá. o lugar é lindo demais da conta, mas sai turista e loja de souvenir de qualquer bueiro hahahahaha não saberia opinar sobre o que tirar - destes lugares, não estive em frankfurt, berlin nem roma. Citar
Membros eltonfabricio Postado Junho 27, 2015 Autor Membros Postado Junho 27, 2015 Alexandre, Show! Valeu pelas dicas! Não sabia quer precisava reservar com taaaanta antecedência assim, ainda mais por conta da estação que estou indo... Mas vou agilizar então pra fechar tudo até a metade do mês de julho. Obrigado! @Júlia, Está sendo muito, mas muito difícil isso! Tive que fazer mais uma alteração no roteiro (tirar Paris e trocar Barcelona por Roma). Ela ainda acha que temos muitos dias em Roma e é desnecessário. Não tem interesse em conhecer o Vaticano porque não é católica. Oras, eu tbm não sou, mas quero conhecer.... Não que seja um "must see", mas já que estarei lá, porque não? Agora ela quer diminuir a viagem pra 20 dias porque acha que iremos gastar muito e vai ser muito cansativo. Olha... Vou te falar, haja paciência. Ela quer conhecer mais da Itália, principalmente Florença e Veneza. Então alterei DE NOVO o roteiro e deixei na mão dela. Cansei... Serio mesmo que viajar acompanhado é mais vantajoso que sozinho? hahahahahaha! Isto é o que alterei pra ela e deixei pra ela ajustar como quiser. Quero ver oq ela vai tirar pra diminuir pra 20 dias, rsrs. Depois volto aqui pra publicar a versão definitiva, só pra vocês saberem como ficou. 19/set SP > Roma 20/set Roma 21/set Roma 22/set Roma 23/set Roma 24/set Roma > Florença 25/set Florença 26/set Florença > (Parada em Pisa) > Veneza 27/set Veneza 28/set Veneza > Amsterdã 29/set Amsterdã 30/set Amsterdã 01/out Amsterdã 02/out Amsterdã > Frankfurt 03/out Frankfurt 04/out Frankfurt 05/out Frankfurt > Berlim 06/out Berlim 07/out Berlim 08/out Berlim 09/out Berlim 10/out Berlim > Praga 11/out Praga 12/out Praga 13/out Praga 14/out Praga > SP Ah, quanto aos hostels, acho que vai ser mais fácil decidimos quando eu começar a colocar todos os custos na planilha. Praga deve ser sensacional! Sem chance de reduzir a estadia, rsrs! Mas agradeço a dica mesmo assim! Citar
Colaboradores João Rosenthal Postado Junho 27, 2015 Colaboradores Postado Junho 27, 2015 Gostei do roteiro final, acho que ficou bem distribuído. Não conheço todas as cidades do seu roteiro, mas das que conheço (Amsterdam, Berlim e Praga) o tempo ficou excelente. Sugiro sair de Roma beeem cedo no dia 24, pois Florença ficou levemente prejudicada, e se vc puder no mínimo ter a tarde completa para visitá-la, seria bom. O mesmo vale para Veneza - Amsterdam, um voo no final do dia/começo da noite seria interessante, pois daria para ver um pouco mais de Veneza naquela manhã, e como vocês terão 3 dias em Amsterdam, um tempo excelente, esse resto de dia não fará tanta diferença lá. Citar
Membros eltonfabricio Postado Junho 28, 2015 Autor Membros Postado Junho 28, 2015 João, Eu também tinha gostado desse roteiro, mas precisei alterá-lo novamente para deixá-lo mais enxuto (no sentido de fazer países vizinhos ou mais próximos. Eis a versão atualizada: 19/set SP > Paris 20/set Paris 21/set Paris 22/set Paris > Amsterdã (Trem noturno) 23/set Amsterdã 24/set Amsterdã 25/set Amsterdã 26/set Amsterdã > Frankfurt (7:00 am) 27/set Frankfurt 28/set Frankfurt > Berlim 29/set Berlim 30/set Berlim 01/out Berlim 02/out Berlim 03/out Berlim > Praga 04/out Praga 05/out Praga 06/out Praga 07/out Praga > ? 08/out ? 09/out ? 10/out ? 11/out ? > SP Tenho somente duas dúvidas agora. 1) O Adriano disse que se for pra ficar apenas 2 dias em Paris nem compensa ir. Mas se não começarmos a viagem lá, teremos que ficar a semana inteira em Amsterdã, pois precisamos estar no dia 26 em Frankfurt. Vale ressaltar, que não temos muito interesse em Paris. Faríamos somente o básico do básico mesmo, tipo Torre Eiffel, arco do triunfo e o museu do Louvre. E ai! O que acham? Começamos em Paris? Ou ficamos mais tempo em Amsterdam e aproveitamos pra fazer uns bate-voltas pela Holanda até chegar dia 26? Ou começamos a viagem em, sei lá, Bruxelas? 2) Estou na dúvida quanto ao último destino e a escolha está por minha conta. As opções são Budapeste e Viena. Qual dos dois vocês acham que combinaria mais com o roteiro? Estou ficando louco, mas só falta isso pra fechar. Agradeço novamente todos que estão aqui me respondendo! Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.