Ir para conteúdo

Carga: Para 3 dias, 10 a 15 kg divididos em que?


Gribel

Posts Recomendados

  • Membros

Saudações a todos.

 

Tenho estatura mediana, peso de + - 80 Kg, estrutura física forte, apesar de fora das trilhas há muitos anos, e atualmente fora de forma.

Planejo começar treinamento, planejamento e preparação de equipamento para uma volta à carga, e quero fazer uma travessia de uns 3 dias. Projeto certo, mas sem pressa.

Penso em ir solo, ou com mais um(a) pareiro(a), mas gostaria de dicas sobre a melhor distribuição de material/peso, por conteúdo.

Por exemplo, caso vá solo:

 

Escolhi a Barraca Manaslu Disc. Mountain com o teto telado da Disc. Light. Deve pesar por volta de 2.9 Kg.

A mochila Curtlo, se não me engano, moutaineer 60 + 15, pesa uns 2.5 kg. (É isso mesmo?).

Ou seja....de saída, são 5,5 kg no lombo, sem carga.

Quanto de peso em alimentação vcs acham ideal?

Levar alimentação em bolsa a parte é uma boa idéia?

Peso de água?

Peso de roupa na mochila?

Peso de roupa no corpo?

(acho que o outono é uma boa estação, e seria um atravessia em montanha).

Qual o peso do sleep ( saco de dormir ) e qual seria o indicado?

Espititeira + combustível?

Panela, vasilhame?

Lanterna, lanterna de emergência?

Pequeno lampião é válido?

Pack de prim. Socorros?

Faca/canivete/pequenos objetos/ pilhas/ tralhas?

Higiene pessoal?

Ferramenta de sapa é necessário?

Pelos meus cálculos isso ultrapassaria o ideal, que a meu ver seriam no máximo, estourando 15 kg. No máximo.

Como vcs dividiriam, sei lá, de 10 a 15 kg pra tal jornada?

 

Obrigado a todos, e um abraço.

 

Gribel.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Independente da quantidade de tralhas e/ou equipamentos que for levar, o ideal é uma única mochila cargueira.

Dividir em outras mochilas/bolsas à parte eu acho furada, pq atrapalha mais que ajuda, ainda mais numa travessia. A única coisa que levo "extra-mochila" é a máquina fotografica (que é das grandes) numa bolsa própria, que vai à frente... isso pq tenho que proteger as lentes e a camera, mas se for uma camera dessass "comuns" põe no bolso da calça e seja feliz!

 

Na minha opinião não adianta se preocupar tanto com o peso de cada coisa (até pq tem coisas que vc vai ter que levar, sejam elas pesadas ou leves).

 

Certas coisas são essenciais: lanternas, saco de dormir, higiene pessoal, etc., essas coisas vc vai levar independentemente do peso. No lance das roupas e comida é que dá pra cortar alguma coisa, quase sempre acabamos levando mais que precisamos - o lance é tentar calcular direitinho a comida pra não passar perrengue e tb pra não carregar coisa à toa. Roupas, idem, pra não passar frio e tb pra não levar itens desnecessários. Lampião, por exemplo, eu nunca levei, e até ajuda, mas não é essencial. Aí é que vc vai ver o lance do peso (e espaço): se sobrar lugar pro lampião e vc achar que vai ser útil, põe na mochila... mas são esses itens "não-essenciais" que vão começar a fazer diferença no peso.

 

Mas eu não me preocuparia com o peso, e sim, com a carga e quantidade de itens como um todo.

 

abs e bons ventos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Certamente sua mochila Curtlo Moutaineer 60 + 15 cabe muita tralha e aguenta muito peso.

Vamos ver. 03 dias você possivelmente deverá levar:

 

EQUIPAMENTOS

 

Essenciais:

- Barraca

- Saco de dormir (embalado)

- Isolante térmico

- Lanterna (com 1 jogo de pilhas reserva, novas!)

- 2 garrafinhas, cantis ou afins

- 1 garfo

- 1 faca

- 1 colher

- 1 panela (2 pessoas)

- 1 copo ou caneca (plástico ou alumínio)

- 1 prato (plástico ou alumínio. Em alguns casos, usa-se a tampa da panela)

- Itens de higiene (papel, sabonete, desodorante, escova e pasta de dentes, protetor solar, coisas de mulher...)

- Lenços umedecidos (para o "banho"- caso pegue tempo chuvoso e lugar onde não tenha "chuveiro")

- Toalha

- 1 saco para lixo

- 1 saco para roupas molhadas / sujas

- 1 saco para toalha molhada

- 1 saco de reserva para o que for preciso

- Fogageiro e gás, se forem fazer comida

- Pastilhas de cloro

 

Úteis:

- Primeiros socorros

- Repelente contra insetos

- Câmera fotográfica

- Capa de chuva ou anorak

- Capa de chuva para a mochila

- Travesseiro inflável

- Canivete ou ferramenta multi-uso

- 1 par de luvas (tipo ciclista)

 

Roupas:

- 3 camisas (1 para o dia, 1 para a noite, 1 reserva)

- 2 calças (1 para o dia, 1 para a noite)

- 3 meias (1 para cada dia)

- 3 conjuntos roupas de baixo (cuecas, calcinhas, etc - 1 para cada dia)

- 1 tênis

- 1 chinelo

- 1 blusa de manga (para o dia)

- 1 agasalho (para a noite)

- 1 chapéu ou boné

- 1 óculos de sol

- 1 toalha de rosto

- 1 muda de roupas secas para deixar no carro ou sei lá (você vai querer roupas limpas e secas na hora de ir para casa).

 

Sobre a comida...

 

1º dia: café da manha, lanche 12h, lanche 16h, jantar

2º dia: café da manhã, lanche 12h, lanche 16h, jantar

3º dia: café da manhã, lanche 12h

 

Café da manha eu costumo levar biscoito e todinho.

Para os lanches, os velhos e companheiros sanduiches preparados com alguma coisa defumada e embalados em papel aluminio.

Frutas que não amaçam: peras, maças...

Barrinhas de cereais + Granola, Passas, Castanhas de Caju.

Para o jantar, nada muito sofisticado: miojo + fatias de salame + salada enlatada...

 

Acho que tudo isso não deve passar dos 15Kg nunca.

Divirta-se man.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Fala Gibriel,

 

vou colocar minhas considerações sobre suas idagações..

 

Barraca - se quiser economizar peso com a barraca, compra uma Falcon 2 da Nautika pesa cerca de 1,8Kg. Só em barraca vc economizará mais de 1 kg.

 

Mochile - Este item é muito pessoal, então a Curtlo moutaineer 60 + 15, está bom.

 

Quanto de peso em alimentação vcs acham ideal?

Resposta: Isso varia de pessoa para pessoa, o Lucas colocou muito bem. Café da manhã você pode levar sopa vono, bolachas, Mini bolo da Pulman (achei ontem, já vou levar para a travessia deste final de semana), pão pulman. Almoço: lanche rápido leve salame, compre aquela embalagem a vacuo da sádia, e provolone mais um fruta. Janta: miojo, feijão pronto da camil, farinha, massas prontas da maggi.

 

Levar alimentação em bolsa a parte é uma boa idéia?

Resposta: não acho uma boa idéia.

 

Peso de água?

Resposta: O quanto levar do precioso líquido vai depender se há ou não disponível pela trilha. Se a água for escassa na trilha, não tem jeito vai ter que levar uns 4 litros nas costas ou mais. Lembrando que cada litro de água pesa exatamente 1 kg. O jeito é você estudar bem o roteiro que você vai fazer.

 

Peso de roupa na mochila?

Resposta: uma camiseta para o dia, outra para a noite e uma de reserva. Eu gosto de caminhar de bermuda, mas levo um calça na mochila para a noite. Meias duas por dia, uma fina social por baixo e uma mais grossa por cima dela.

 

Peso de roupa no corpo?

Resposta: vai depender do tempo.

 

Qual o peso do sleep ( saco de dormir ) e qual seria o indicado?

Resposta: opinar aqui tb é complicado, vai depender do dinheiro que vc tem para investir, se sente muito ou pouco frio. Bem eu tenho um S10 da quechua paguei baratinho, não muito indicado para caminhadas, pois ele é volumoso e um pouco pesado (1,8kg eu acho), mas comprei um compactador de saco e ele ficou menorzinho. Então se tiver dinheiro sobrando compre um bem pequeno. Não se esqueça do isolante termico, eu comprei um aluminizado da quechua tb, ele é até confortável, já que tem uma espuma com uma boa densidade, mas ele é um estorvo para levar... não consegui colocar ele na mochilar de uma forma legal... estou pensando em investir nos infláveis...

 

Espititeira + combustível?

Aqui no forum, na parte onde vc opina sobre equipamentos tem instruções de como fazer sua espiriteira com lata de cerveja.. combustível alcool de posto.

 

Panela, vasilhame?

Resposta: a mais leve possível. Use como prato a própria panela, se for mais alguém leve um pote de margarina qualy das grandes... aquilo dá um bom prato e é super leve...

 

Lanterna, lanterna de emergência?

Resposta: compre lanter de cabeça com lampadas leds são as melhores e hoje vc encontra modelos por 30 reais.

 

Pequeno lampião é válido?

Resposta: eu não vejo necessidade, mas se vc quiser levar...

 

Pack de prim. Socorros?

Resposta: sempre levo gases e faixas para eventuais bolhas

 

Faca/canivete/pequenos objetos/ pilhas/ tralhas?

Respota: eu levo uma faca que foi do meu avô. Pilhas sempre, pelo menos um par reserva. Tralhas? o que vc entende por tralhas?

 

Higiene pessoal?

Resposta: lenço umidecido de limpar bunda de nenem kkk funciona bem

 

Ferramenta de sapa é necessário?

Resposta: tem uma ferramento multifunção da nautika, eu penso que é bom levar, pois nunca se sabe quando precisará improvisar. Mesmo sabendo disso eu não tenho uma dessa ::lol3::

 

espero ter ajudado, abraços!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Olha, água acho que é um crux. Eu suo bastante e não gosto da idéia de desidratar. Saídas "pesadas" sem perspectiva de água, uso 4 litros, mas tendo fontes confiáveis, dois cantis de um litro (onde um serve para beber e o outro para "descansar" a próxima dose com o purificador -Clorin, Hidroesteril) dão conta do recado com praticamente 2 kg a menos.

Saco de dormir: Se vc não vai pra serra no inverno, não vai bivacar, um Micro Pluma da T&R, um Quechua de 10 graus, ambos na casa de um quilo, seguram bem a onda. Dormir vestido e usar um liner de poliester (coisa de 300 gramas) ajuda a "ganhar" uns graus de isolamento.

Comida é muito pessoal. Queijos maduros e salame são ótima pedida, mas agregam peso. Proteína de soja é mais leve para levar, muito embora consuma água para hidratar (eu jogo junto do macarrão). Se os pontos de acampamento dispõe de fontes d'água, pode se tornar uma boa alternativa. Maltodextrina pode auxiliar também. Macarrão ou outro carbohidrato é fundamental. Pão amassa fácil e novamente, agrega peso. Lembrem-se que é uma caminhada de 3 dias, e tem que haver uma pequena reserva técnica. Talvez até levar farinha para fazer panquecas ou mingaus pode ser melhor do que levar pão.

Fogo: uma espiriteira de latinha tem peso desprezível. O Combustível é que vai pesar, mas disso não tem como correr. Se vc considerar que vai cozinhar na janta e no café, levando em consideração massa com molho e proteína de soja (não tão rápido quanto miojo), um café da manhão, dá no máximo 100 ml. Se vc quiser fazer panquecas ou mingau, conte 150 ml, já que cada 50 ml de álcool dá aproximados 30 min de fogo. Meio litro é tranquilaço!

Normalmente levo um canivete e uma faca. Ferramenta do que? Diz uma pá, coisa assim? Hum... se o piso não é rochoso, um bom pedaço de cano de PVC de 50 mm de diâmetro, com corte chanfrado, faz as vezes de pá para cavar uma fossa. Ou pás de jardinagem, bem compactas, como esta, que é uma aquisição que quero fazer:

http://www.tramontina.com.br/www/product/final_product.aspx?language=0&prod_id=2743&cat2=1&cat3=555&cat4=512

Lenços de papel servem para limpar quase tudo. Um antisséptico, um antitérmico e um anti-inflamatório complementam sua farmácia. Silvertape resolve quase tudo.

No mais, quanto a barraca e panelas, acompanho o povo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • Membros

Fala Gribel !

Eu no seu lugar,

 

Me livraria da espiriteira + combustível: Chazinho, Sopinha, Miojo, ou mesmo lasanha liofilizada, considero tudo isso luxo... Alem de eliminar o peso do combustível e da espiriteira, se livra de panelas, e mais água pra cozinhar, etc.... 3 dias sem nada quente não mata ninguém.

 

Como já disseram levar uma segunda bolsa não é um bom negocio: As mãos devem estar sempre livres. Deve inclusive, manter todo o seu equipamento compacto em um único lugar. Antigamente tinha o costume de levar o isolante térmico do lado de fora da mochila, algumas coisas penduradas etc... Com o tempo percebi o tempo que gastava me desvencilhando de enroscos, e da energia perdida contra os galhos.

 

Ração: Bom, essa é uma questão particular, e de extenso material.

Comida desidratada, defumada, salgada, enlatada, liofilizada, Pemmican, etc...

Eu costumo me alimentar de sementes, grãos, queijo, carne, ...

A carne você pode tanto optar por defumados (salame, copa, peito de peru) como preparar uma carne de sua preferência de modo que ela fica bem seca ( frango desfiado com farinha de milho, cebola, alho, bacon, azeitona, uva-passa ). Alem é claro da tradicional sardinha ( no mercado tem uma que vem em embalagem plástica e não necessita refrigeração, em comparação com a lata é bem mais leve, e “salgada” ).

Saches, Molhos, Pães, geléia, castanha, noz, granola, amendoim, tâmara, damasco, pistache, ameixa. Da pra fazer um cardápio variado.

 

Roupa: Eu costumo levar 1 muda de roupa para a caminhada e 1 muda de roupa para dormir.

Ou seja, para caminhar:

1 calça 1 shorts 1 camiseta de manga curta 1 camiseta de manga comprida 1 anorak 1 cueca 2 pares de meia 1 par de botas 1 chapéu

Para dormir: 1 calça 1 cueca 1 ceroula 2 pares de meia 1 camiseta 1 blusa de lã 1 gorro 1 par de luvas 1 balaclava

Meias cabem em qualquer canto da mochila e vale a pena levar alguns pares a mais. Nada como uma meia sequinha. =)

 

Saco de dormir: pras montanhas do Brasil qualquer saco de dormir serve. Aqui dificilmente temos temperaturas muito baixas, então aquele velho saco de dormir que ta no fundo do armário serve. Só não esqueça do isolante térmico.

 

Lanterna: de cabeça, resistente a água, de uma marca confiável. E vale a pena ter outra fonte de luz, parte de algum canivete, chaveiro, um led bem pequeno. Lampião é bom pra ir pescar.

 

Primeiros socorros: Medicação pessoal, analgésico, antihistmínico, antiflamatorio, anticéptico, faixa, bandagem, uma caixa de fósforos, uma pinça, um pouco de papel higiênico, desodorante, escova de dentes. ( pasta de dentes não precisa, alguém sempre leva, ou pega aquela pequena do motel. )

 

Canivete

Barraca: as barracas da Manaslu são de qualidade excepcional. Ta bem equipado.

Água: Com duas garrafas Pet de 2 litros eu sempre consigo me virar bem. Aqui não tem neve pra derreter mas a maioria das montanhas tem diversos vales, e/ou pontos de água. Vale a pena se informar dos pontos de água do local onde você vai, períodos de estiagem, etc... Não tem nada pior que ficar com sede.

 

Apito

 

Arrume sua mochila de modo a deixar o maior peso em baixo e sempre no centro. Quando tudo estiver pronto, desarrume tudo, tire tudo e veja aquilo que você não vai usar, sempre levamos coisas que não precisamos.

Quanto mais leve for sua mochila, mais mobilidade você vai ter.

E apesar de subir uma montanha sozinho ser uma experiência sem igual, tente evitar.

Mesmo quando bem preparados, e em regiões que conhecemos, estamos sempre sujeitos a acidentes.

 

Um abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Silnei unlocked this tópico

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

×
×
  • Criar Novo...