Ir para conteúdo
  • Faça parte da nossa comunidade! 

    Encontre companhia para viajar, compartilhe dicas e relatos, faça perguntas e ajude outros viajantes! 

hoffhoff

Em meio à crise, onde investir o dinheiro durante a RTW?

Posts Recomendados

Pessoal, estaremos saindo para nossa primeira RTW em setembro. Já estávamos planejando isso há algum tempo, e eis que a crise explode bem agora!

 

Como vocês estão fazendo para deixar o dinheiro investido enquanto viajam? Nossa ideia inicial era ir deixando numa poupança pela facilidade do saque, mas agora a poupança não rende praticamente nada. Pensamos em comprar dólares por segurança (vai que o dólar chega a 5 reais enquanto estamos no Sudão?), mas não sei se vale a pena.

 

Alguém tem outras sugestões?

 

::essa::

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Obrigado pelo comentário! Realmente estou na esperança que o dólar baixe um pouco no ano que vem. Pretendo ficar uns 3 anos viajando, e estou fazendo esse esquema mesmo: coloquei o tanto de dinheiro que pretendo gastar no primeiro ano na poupança e o restante em aplicações renda fixa que posso resgatar daqui a 1 ano. Assim, quando o dinheiro da poupança acabar, vou transferindo a aplicação pra poupança.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Difícil pergunta,

Vou fazer minha RTW em Setembro também, vou explicar o que vou fazer, mas não sei se é a melhor forma.

Primeiro estou abrindo uma conta na Inglaterra, em Jersey, com ajuda do banco HSBC. De início quero usar apenas essa conta para movimentação no exterior para não pagar os 6,38% de IOF, mas pra isso preciso comprar 10mil dólares ou o equivalente em euros para investir nessa conta. Será o dinheiro inicial que usarei e vou ter que apostar, quanto ao resto do meu dinheiro vou investir nas poupanças mesmo, uma parte aquelas que só posso usar o dinheiro após 3 meses e outra após 6 meses - 12 meses. Deixando o dinheiro retido no banco por mais tempo ganho mais.

Bom, não sei se ajudei, mas eu preferi investir em diferentes meios, assim meu dinheiro vai estar em diferentes investimentos e caso um quebre terá outro para me socorrer.

Aconselho fazer diferentes cartões também, um amigo meu teve seu cartão clonado (mesmo sendo de chip) e se ele não tivesse outros cartões estaria sem dinheiro por um bom tempo até o banco desbloquear o cartão. Enfim, é bom ter sempre várias opções numa viagem dessas.

 

Boa viagem!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá Marjorie!

Também penso nessa ideia de abrir uma conta fora do Brasil. Quando você coloca o dinheiro em uma conta fora do Brasil, você consegue investir esse dinheiro? Não sei se existe poupança ou aplicações equivalentes no exterior.

Outra coisa, para transferir o dinheiro da sua conta no Brasil para a conta do exterior é cobrado taxa?

 

Obrigado, e boa viagem para você também!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O que o HSBC me passou de início era que minha conta no exterior tem ligação direta com a do HSBC do Brasil, e por ser cliente Premier (você só consegue abrir uma conta no exterior se for Premier) não há pagamento de taxas, como se fosse uma transferência entre contas.

Eu estou esperando a resposta do formulário que preenchi do banco em Jersey, a princípio parece ser algo simples, o formulário não é nada muito burocrático. Mas ainda estou esperando análise, caso você tenha interesse aconselho ir atrás o quanto antes.

O HSBC tem uma central de atendimento bem interessante, que trabalha especificamente com isso, você que mora em São Paulo deve ser bem mais fácil, eu que moro em Roraima tive atendimento mais por email, mas muito eficiente também.

Quanto ao investimento, uma das perguntas do formulário é sobre a intenção de investir fora, então acredito que pode sim, mas com o aumento do dólar talvez não seja a melhor opção agora. Pensei em, ao invés de usar dólar, converter em euro, já que o banco é na Inglaterra e tem essa possibilidade.

Mas como eu falei, só irei depositar o mínimo que o banco pede para a abertura de conta e o restante vou deixar retida em poupanças com diferentes datas de retorno financeiro.

Segue o site do HSBC que dar uma auxiliada quanto à conta no exterior.

http://www.hsbc.com.br/1/2/br/para-voce/servicos-internacionais/informacoes-de-servicos-internacionais/mudando-para-o-exterior

 

Boa viagem!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Marjorie, obrigado pelas dicas! Eu tinha uma conta no HSBC mas acabei de fechá-la. Vou entrar em contato com o banco novamente tentar reabrir neste esquema.

Valeu!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O HSBC está fechando as operações no Brasil ... não sei se ainda está abrindo contas.

 

Na minha opinião a melhor maneira de PROTEGER seu dinheiro é abrindo uma conta no exterior. Aí vc se protege quanto a desvalorização do Real e ainda mantem o dinheiro rendendo (pouco pois os juros no exterior não são essa mãe que é aqui no Brasil)

 

Mas vc tb pode deixar parte do dinheiro rendendo os altos juros no Brasil, mas aí NÃO deixe na poupança!! Vc encontra fácil CDBs, LCIs com liquidez que rendem bem mais que a poupança. Outra opção é se planejar como o colega falou e aplicar em rendimentos com prazos variados obtendo rendimentos melhores.

 

abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom, cheguei nesse post com um certo delay, mas vai que a dica ainda é válida né...!

Se vc tiver conta no BB, vale a pena colocar em LCA... vc tem só 3 meses de carência, não tem IR e o rendimento está em 83% do CDI (atualmente está por volta de 0,85% ao mês)... tá rendendo o mesmo ou um pouco mais que o CDB ou LCI (ambos têm IR), e vc tem a vantagem de poder resgatar com um prazo muito menor! :)

Só que como é um título do agronegócio, só tem no BB...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa noite,

 

LCI, assim como LCA, não tem incidência de IR para pessoa física.

Ambas têm carência mínima para resgate de 90 dias e, em geral, dependendo do banco, quanto maior a carência, maior o rendimento. O CDB não tem esta carência mínima, mas costuma render menos.

 

Há bancos que oferecem LCi, outros LCA e alguns ambas. As taxas variam de banco para banco e dependem do valor e prazo mínimo investido.

 

Há outros tipos de investimentos, como Tesouro direto, que podem ser gerenciados enquanto se viaja. Pesquisa na Internet e/ou converse com um educador financeiro (seu gerente do banco não serve, por motivos óbvios).

 

Boa sorte!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A maioria dos LCA, LCI e CDB você só resgata no final do prazo contratado, ou se resgatar antes, com perdas ou rendimento muito baixo, então tem que ter cuidado para não ficar com o dinheiro preso e não conseguir sacar quando precisar, ou então perder muito se tiver que sacar antes do prazo.

 

Eu deixaria a maior parte investida em Tessouro Direto Selic, que tem rendimento e liquidez diária e os recursos ficam disponíveis na sua conta em uns 3 dias uteis.

 

E para as despesas do dia a dia, sempre manter o equivalente ao gasto de umas 2 ou 3 semanas num fundo de investimento DI que renda diáriamente e você possa resgatar em qualquer dia.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa!

Você pode ajudar esse viajante agora e se cadastrar depois. Se você tem uma conta,clique aqui para fazer o login.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.




×
×
  • Criar Novo...