Ir para conteúdo

Mochileiro é tudo vagabundo...


Posts Recomendados

  • Membros

Olá mochileiros, como estão? Aposto que já olhou o Título do post e pensou "Quem esse cara pensa que é? Dá ban nele" mas acalmem-se. Irei explicar minha situação.

 

Me chamo Renato, sou um adolescente sonhados de 17 anos, moro em Vitória - ES, num bairro até que tranquilo. Um dos meus maiores sonhos é poder conhecer o mundo, simplesmente, viajar! Alguns podem até estar pensando "Mas você é muito jovem ainda, vai ter muita coisa pela frente", porém, nunca é cedo para correr atrás de seus sonhos, não é mesmo?! Vamos começar a minha historia então...

 

Há um bom tempo eu venho pesquisando sobre: "Mochilões" ; "Mochileiro" ; "Viajante" ; etc. E venho me identificado muito com todo esse mundo de viajar com pouco dinheiro, afinal, sou de uma família humilde. Numa certa noite, estava eu deitado em minha quente cama e refletindo sobre tudo o que eu deixaria pra trás, tudo que eu "perderia" para realizar esse sonho. Coloquei tudo numa folha de papel e fiz o famoso "Prós e Contras", a adivinhem qual foi minha decisão? BORA VIRAR MOCHILEIRO!

Sei que não é tão simples assim, falar "Vou virar mochileiro" e sair viajando pelo mundo afora. Quem dera se fosse tão simples assim. Assim quando amanheceu levantei logo cedo pois estava muito ansioso com a decisão que havia tomado na noite anterior, logo peguei um caderno e uma caneta e comecei a escrever locais que eu gostaria de conhecer e ideia a mais. Já estava "tudo pronto", era só esperar ficar mais velho e começar a aventura. Mas como nada é perfeito, sempre tem uma pessoa para de deixar pra baixo nas decisões em que tomamos.

Estava eu no computador pesquisando aqui no fórum umas dicas de como começar, o primeiro mochilão, justamente pra ficar muito bem informado quando eu puder fazer o meu primeiro mochilão. Já tinha até arrumado companhia (minha namorada), só que... Minha mãe veio me dizer que quem faz essas coisas é vagabundo e que passa fome, passa frio, não trabalha, etc. Minha mãe é super cabeça aberta, só que pra esse tipo de coisa, parece que algo impede ela de enxergar que não é isso que ela imagina... Ela contou pra toda minha família o que eu gostaria de fazer e estão todos me criticando, inclusive, minha tia até disse que iria orar porque eu estava endemoniado, Hahahaha, pode isso? ::lol4::

 

E agora aqui estou eu, pedindo a ajudar de vocês.... COMO PROCEDER MEDIANTE A ESSA SITUAÇÃO?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Fala Renato, tudo certo?

 

Vou comentar algumas coisas sobre o que li do seu relato:

 

- Para quem é novo e ama viajar, ou sonha conhecer o mundo, descobrir o estilo de vida é realmente inspirador. Por dois motivos: o primeiro, obviamente, é que o viajante independente gasta muito menos e conhece muito mais, e o segundo é que as viagens se tornam mais profundas e enriquecedoras. Comigo foi mais ou menos a mesma coisa, aos 18 anos, e com essa mesma idade saí para minhas primeiras mochiladas, pelo Oriente Médio e América do Sul, e hoje já conheci mais de 20 países (estou com 23 anos).

 

- Se você ama viajar, conhecer novos lugares, priorize isso na sua vida. Quando jovens, quase não temos dinheiro, então se queremos viajar temos que abrir mão de outras coisas. Aos 18 anos, quando decidi que as viagens seriam parte essencial na minha vida, juntava todo centavo que ganhava nos estágios para que conseguisse sair por aí ao final do ano. Deu certo, e mesmo ganhando muito pouco pude conhecer vários países e continentes. Hoje, com 23 anos, ganho melhor, mas a vontade de economizar até o talo para viagens não mudou, e estou conseguindo manter uma média de um grande mochilão por ano, ainda que isso não seja possível sempre.

 

- Vontade é muita coisa já. De verdade. São poucos os que se propõe a sair por aí com uma mochila nas costas explorando de fato os lugares. Se perguntar para as pessoas na rua, 90% preferiria uma viagem de compras para Miami, ou um pacote CVC Paris em 2 dias. Quantos querem se aventurar na Bolívia? No Butão? Ou mesmo conhecer Paris que não seja com um guia turístico guiando até a sua respiração? Cara, ter esse espírito mochileiro foi o que me fez começar, sempre coloquei as viagens como prioridade máxima em minha vida e não me arrependo.

 

- Sobre a questão com a sua mãe, não sei muito como ajudar, pois a minha sempre me elogiou por ser tão comprometido com as viagens. Mas tente mostrar pra ela que é isso que você ama, foque-se mais na sua felicidade do que nos argumentos técnicos que provam que mochilão, por A+B, é um bom jeito de você gastar seu dinheiro. Acho que funcionará melhor, e se ela realmente quer o que é melhor para você, vai entender.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Fala Renato, tudo certo?

 

Vou comentar algumas coisas sobre o que li do seu relato:

 

- Para quem é novo e ama viajar, ou sonha conhecer o mundo, descobrir o estilo de vida é realmente inspirador. Por dois motivos: o primeiro, obviamente, é que o viajante independente gasta muito menos e conhece muito mais, e o segundo é que as viagens se tornam mais profundas e enriquecedoras. Comigo foi mais ou menos a mesma coisa, aos 18 anos, e com essa mesma idade saí para minhas primeiras mochiladas, pelo Oriente Médio e América do Sul, e hoje já conheci mais de 20 países (estou com 23 anos).

 

- Se você ama viajar, conhecer novos lugares, priorize isso na sua vida. Quando jovens, quase não temos dinheiro, então se queremos viajar temos que abrir mão de outras coisas. Aos 18 anos, quando decidi que as viagens seriam parte essencial na minha vida, juntava todo centavo que ganhava nos estágios para que conseguisse sair por aí ao final do ano. Deu certo, e mesmo ganhando muito pouco pude conhecer vários países e continentes. Hoje, com 23 anos, ganho melhor, mas a vontade de economizar até o talo para viagens não mudou, e estou conseguindo manter uma média de um grande mochilão por ano, ainda que isso não seja possível sempre.

 

- Vontade é muita coisa já. De verdade. São poucos os que se propõe a sair por aí com uma mochila nas costas explorando de fato os lugares. Se perguntar para as pessoas na rua, 90% preferiria uma viagem de compras para Miami, ou um pacote CVC Paris em 2 dias. Quantos querem se aventurar na Bolívia? No Butão? Ou mesmo conhecer Paris que não seja com um guia turístico guiando até a sua respiração? Cara, ter esse espírito mochileiro foi o que me fez começar, sempre coloquei as viagens como prioridade máxima em minha vida e não me arrependo.

 

- Sobre a questão com a sua mãe, não sei muito como ajudar, pois a minha sempre me elogiou por ser tão comprometido com as viagens. Mas tente mostrar pra ela que é isso que você ama, foque-se mais na sua felicidade do que nos argumentos técnicos que provam que mochilão, por A+B, é um bom jeito de você gastar seu dinheiro. Acho que funcionará melhor, e se ela realmente quer o que é melhor para você, vai entender.

 

 

Agradeço ao seu comentário João Rosenthal! Foi de grande ajuda e com toda a certeza que irei focar nas viagens. Aproveitar que consegui um estágio a pouco tempo e juntar uma graninha pro primeiro mochilão! Agradeço de coração as dicas que me deu, e em relação a minha mãe, vou arrumar um jeito que fazê-la ver que Mochilão/Viajar é algo que eu sou apaixonado e que quero isso pra minha vida. Valeu amigão ::otemo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Meu caro Renato Simplício, viajar também sempre foi meu sonho, mas primeiro foquei em minha vida profissional e família. Hoje tenho 52 anos de idade e estou aposentado e sem muitos compromissos, pois filhos já cresceram e se formaram e agora quero aproveitar a vida e a natureza viajando. Não que antes não aproveitava, porém eram só nas férias. O mundo não vai acabar amanhã (espero) por isso tens bastante tempo para curtir teu sonho. Tua mãe tem certa razão pois está preocupada com teu futuro, por isso não fique chateada com ela, pois mãe é mãe (pai é pai) e um dia tu vai descobrir isso. Na minha opinião (não tenho nada a ver com tua vida) eu focaria nos estudos e na vida profissional e nas horas vagas aproveitaria para viajar, mas sempre economizando um pouco para poder comprar sua casa/carro. A velhice um dia vai chegar e nada melhor do que estar amparado. No mais desejo tudo de bom prá você e a felicidade a gente encontra em qualquer lugar, inclusive no ambiente de trabalho. Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Cara, aqui em casa sempre foi muito tranquilo com isso. Eu fiz meu primeiro mochilão com 21/22 anos com a grana que juntei no primeiro estágio em que descobri a área que eu não queria e serviu pra dar o ponta pé inicial na vida profissional.

 

Acho isso de mochileiro ser vagabundo um mito que já caiu por terra há muito tempo. Eu sou formado em direito numa das melhores faculdades do brasil e trabalho num bom escritório, desde esse primeiro estágio fiz viagens com amigos com o dinheiro dos estágios e hoje em dia com 26 decidi fazer o mesmo que um amigo meu, uma viagem nacional e uma internacional por ano. Esse ano foi ano novo no sul do Brasil e agora mochilão chile, Bolívia e Peru mês que vem.

 

Em resumo, por mim, eu diria que mochilar está virando a realidade dos brasileiros, há vários estlios de mochilão e vc tem que viajar mesmo pra achar o seu. Meus mochilões, por exemplo, são sozinhos (hoje em dia até chamo os amigos e como ninguém fecha, continuo indo sozinho hahahahaha) e planejados em planilhas de excel lendo muitos relatos na internet, gastando pouco sim, mas nunca pedi carona ou trabalhei pelo dia seguinte. Leia um livro bem legal chamado "Outros Céus" do Ricardo D'Addio que vc vai ver alguns estilos de mochilão.

 

No mais, acho que vc tem que viajar pra achar seu estilo, então relaxa e se joga! Mãe se preocupa, mas é a ouvinte número um das histórias e furadas que nos metemos hahahahahahahaha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Renato,

Simplificando muito tudo.

Algumas pessoas vivem para construir coisas.

Outras para experimentar.

Elas, claro, sempre se interlaçam.

 

Tem quem sonhe em ter um emprego estável para comprar casa, carro, e ter um vida mais prevista. Essas pessoas também podem viajar muito. Bem provavelmente nos finais de semanas prolongados e férias anuais.

 

Outros querem viver tudo que é permitido, e nisso, tentam adaptar sua vida e trabalhos de forma que possam fazer isso. Acho, que aí se encaixa quem adoraria conhecer todo o mundo. São as pessoas que vivem pesquisando viagens, mesmo as que não vai fazer num curto prazo. Eu, por exemplo, já tenho pesquisas feitas de países que eu nem possa ir nos próximos 5 anos. Mas, que na primeira oportunidade eu vou. Esteja sempre preparado para qualquer oportunidade que surgir.

 

O primeiro grupo nunca vai entender as necessidades do segundo, ou vice-versa.

 

Nada impede que você trabalhe para viajar ou até trabalhe viajando (existem várias profissões que você pode viajar o mundo, trabalhando).

 

No mais, é juntar dinheiro e decidir se gasta com bens ou com viagens! :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...