Ir para conteúdo

PRECISO DE WAYPOINTS DE GPS PARA TRILHAS NA CHAPADA DIAMANTINA


Posts Recomendados

  • Membros

Caros amigos, pretendo viajar para a Chapada Diamantina em janeiro de 2016. Na verdade já estive lá um punhado de vezes, mas dessa vez quero fazer uma viagem longa de uns 15 dias e pretendo fazer um bocado de coisa. Mas os guias lá custam cada vez mais caro e já que já tenho alguma experiência das minhas idas anteriores lá gostaria de tentar fazer algumas trilhas sem guia, apenas com mapas e os waypoints em um GPS.

Eu tenho um GPS de mão Garmin, que, na verdade nunca usei nem sei usar. Mas está em tempo de aprender e sei que se eu tiver os waypoints corretos posso percorrer as trilhas todas com segurança.

Assim, queria pedir aos amigos que tivessem os waypoints das seguintes tilhas que tivessem a caridade de compartilhar comigo.

As trilhas são as seguintes;

 

1) Lençóis - Capão via Cachoeira da Fumaça por baixo e morro do macaco;

2) Capão- Andaraí via Gerais do Vieira e vale do Pati

3) Trilhas para o Morro do Castelo e para o Cachoeirão saindo de algum lugar do Paty, tal como a "ruinha" ou o alojamento do Sr. Wilson;

4) De Ibicoara até a Cachoeira da Fumacinha ida e volta;

5) De Ibicoara até a cachoeira do Buracão.

6) Capão - Serra dos Cristais

 

Também agradeceria imensamente se vocês pudessem me dar os waypoints de percurso em estradões de terra para percorrer de bike. Pensei nos seguintes percursos demoutain bike;

 

1) Capão - Mucugê, via Guiné (o percurso não é exatamente difícil, mas a estrada tem algumas bifurcações e tenho receio de me perder e demorar a reencontrar o caminho

2) Ibicoara - Cachoeira do Buracão eu já fui de carro em 2006, e me lembro que dá para ir de bike, mas não sei exatamente que estrada tomar. Os waypoints facilitariam demais

 

Também queria saber onde posso encontrar e comprar bons mapas com as principais trilhas marcadas neles, de preferência mapas que tenham as coordenadas geográficas de GPS correspondente aos waypoints do caminho. Onde posso comprar esses mapas?

 

Agradeço demais a quem puder me ajudar. E se puder ajudar em algo já estive 8 vezes lá na Chapada, talvez possa opinar sobre algo.

 

Valeu!

Link para o comentário
  • Membros de Honra

O mais importante é saber usar!!! Como você mesmo disse, tem tempo. Utilize ele na cidade, em suas caminhadas no parque, para o trabalho, etc... assim você irá se familiar com o aparelho. Cursos on line também ajudam, se não puder fazer um bom curso presencial.

Você precisa das tracks, e não apenas dos way points. Way point é um ponto de referência marcado, mas a trilha pra chegar até este ponto é a tracklog, ou apenas track. Geralmente os arquivos tem as tracks e WP juntos.

Já deu uma fuçada no site Wikilog? Lá tem várias trilhas no mundo inteiro, com certeza vai ter algumas da CD, só não sei se estas específicas que você quer. O site é meio chatinho de achar as coisas, persevere!!!

Link para o comentário
  • Membros

Brother,

 

Primeira dica é instalar o basecamp no seu PC e fuçar um pouco. Ele é free no site da Garmin e se comunica legal com os GPS da marca. Apanha-se um pouco no começo, mas depois as coisas vão fazendo mais sentido.

Tenho também o mapa tracksources instalado, que ajuda bastante.

Vá fazendo rotas nos seus percursos diários, testando e treinando com o aparelho. Em pouco tempo você já estará craque.

 

Como o amigo aí de cima falou, tem muita coisa no wikiloc, que você faz o download em arquivo gpx e importa no basecamp. Fiz isso com vários trechos e tem dado certo. Ainda falta muita coisa, mas estou encontrando aos poucos.

 

Pretendo ir pra Chapada em dezembro e não gostaria de ter que contratar guia. Somente em último caso. Quando vejo alguém dizer que foi sem guia, fico inquieto e penso que também conseguiria, então, porque não? ::otemo::

 

Estou na busca desses tracks também. Já achei algumas coisas.

Vamos trocando ideia aê, que a gente pode se ajudar. kkkkk.

Vou te mandar Mensagem privada com o número do mu Zap Zap, aí te mando os tracks que já fiz. Pode ser?

 

Abrass,

Link para o comentário
  • 9 meses depois...
  • Membros

Boa noite pessoal! E aí , bom encontrar vcs aqui , sou da Bahia , chapada eh praticamente no quintal de casa , já fui no pati algumas x mas nunca puxando uma guiada com amigos, tenho noção da região , dai to sentindo a necessidade de comprar um gps pra me orientar melhor e saber tbm se existe a possibilidade de fazer o meu mapa. Então quero indicação dos senhores sobre um gps bom e com preço bom , estamos juntos , tenho informação das estradas de terra entre mucuge e Capao, inclusive passei por la no final de semana passada. Já fiz tbm fumacinha por baixo e buracao , quem pegar um mapa bem detalhado do pati , da parte de baixo , de cima, entrando pelo capao, Guiné , mostrando toca no cachoeirao por cima , etc. tamu junto pessoal, eh selva

Link para o comentário
  • 5 anos depois...
  • Membros

Pessoal como vao vcs? Avançaram no plano de conhecer melhor a chapada por conta própria?sempre caminhei por contA própria  e posso ajudar. Conheço as trilhas citadas aqui no tópico e digo a vcs que é possível fazê-las apenas com o mapa do Roberto sapucaia e usando o GPS para registrar o percurso e usar como trackback caso necessário.( Exceto a fumaça por baixo) O mapa vc encontra em mucugê na loja da trilhas e caminhos ou a pedido pelo site. Para a fumaça por baixo vcs vão precisar do tracklog e informações.(posso passar ambos para vcs) o Paty vcs nao precisam nem do mapa. No mapa do sapucaia tem os way points de varias cachoeiras .Inclusive tem um mapa focado no Paty com os way points da casa de seu Wilson e entrada das trilhas do castelo, Calixto , cachoeirao e etc.  Outra: com o wicloc no celular vcs já fazem os roteiros de bike: trilha espetacular: mucugê-Igatu andaraí -ençóis  outra: capão-aguas claras -lencois e etc. Entrem em contato comigo que trocamos idéia

Link para o comentário
  • Membros
Em 20/05/2022 em 21:45, D FABIANO disse:

@joao camamuO tópico tem quase 6 anos, eles já foram(se é o caso)há muito tempo. 

 @Gabriel nunes Bahia @tiagokxuera, @ANDRÉ TEIXEIRA, @Otávio Luiz E aí? Se foram? Eu vi que o tópico é antigo mas mesmo assim resolvi responder. minha 1a trip na chapada fiz com 16 anos e foi a única que fiz com guia até esse ano. Hj tenho 41 e ainda caminhando. Os últimos 10 anos tenho caminhado sozinho na maioria das vezes. descobrir cachoeiras novas e novas trilhas é o que me move até hoje. É para essas pessoas que estou escrevendo e me colocando a disposição para trocar idéias sobre qualquer caminho na chapada Diamantina. Quem está disposto a encarar uma travessias de 3, 4 dias por conta própria sem nunca ter ido antes no pico sabe do que estou falando. É outro estilo de trilha. Quem estiver passando pelo tópico e tiver essa vibe aí entrem em contato, coletem informações pq chapada Diamantina mesmo com os way points o cara pode passar aperto fácil

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...