Ir para conteúdo

Relato de Viagem à Foz do Iguaçu e Buenos Aires


Posts Recomendados

  • Membros

De 17 à 24 de Abril de 2009

 

Aqui vai o relato da minha viagem com destino à Foz do Iguaçu e Buenos Aires. Tudo foi resolvido meio que na hora sem muito planejamento, pois o que importava era ir para algum lugar e aproveitar o feriado prolongado.

 

Mapa.jpg

 

 

Dia 01

 

Campinas - SP, Sexta-feira. Saí do trabalho às 16:00 e fui direto para a rodoviaria pegar o ônibus com destino à Foz do Iguaçú, saindo as 18:00. Foram 16 horas dentro do ônibus da empresa Pluma (onibus durão sem muito conforto com direito apenas a copo de água). Cheguei quebradão em Foz às 10:00, mas tudo bem... Fui para o centro procurar algum lugar pra comer rapidão, comprei pesos argentinos, e em seguida fui para o hotelzinho que tinha reservado pra descansar. Às 13:00 liguei para uma colega que mora lá na cidade, pegamos um circular e fomos em destino ao Parque das Cataratas.

 

Antes de chegar ao tal parque, fomos a um outro no caminho chamado Parque das Aves , onde é possível conhecer e andar ao lado de várias espécies de aves, muito legal (exceto a parte que uma arara deu um razante na minha direção e quase tomo na cabeça)!

 

01.jpg

 

Ao sair do local, minha colega pergunta: Você se incomoda se eu acender um cigarrinho de maconha? Respondi: Tudo bem, sem problemas o.O! E enquanto ela se divertia, todo mundo que passava ao lado olhava torto pra mim achando que eu também fumava... Foda!

 

A entrada do Parque das Cataratas é show, nem parece que faz parte de Foz. Lá de dentro se pega um bus que te leva até onde ficam as Cataratas. O Parque é muito bonito, e quando chega perto das Cataratas então nem se fala, é lindo demais!! Só estando lá para saber.

 

23.jpg

 

24.jpg

 

02.jpg

 

A noite passei em um mercado para comprar algumas coisas de comer, e por estar mor calor lá, aproveitei e levei um pote de 2lts de sorvete. Detalhe: Chego no hotel e o pote de sorvete não cabe no freezer da mini geladeira, resumindo, tomei o que aguentei na hora e perdi o resto, PQP!

 

 

Dia 02

 

Acordei cedo e fui visitar o Paraguai. No caminho, um senhor vestido com roupa do exército e escutando um MP4 começa a puxar papo comigo, muito gente fina, e me deu até umas dicas antes de atravessar a famosa ponte da Amizade. Entrando na Ciudad del Este, putz... que zona do caramba! Imagine uma cidade inteira estilo a 25 de Março de SP, quer dizer, bem mais feia ainda! Era Domingo, então não tinha muita coisa aberta. Dei uma volta, comprei uma mochila boa de 70lts baratinha e fui embora.

 

Na parte da tarde deixei para ir até o Templo Budista, localizado num bairro bem longe do centro. Lá é um lugar bem tranquilo, e além de várias esculturas orientais, possui o maior Buda da América Latina.

 

03.jpg

 

25.jpg

 

26.jpg

 

 

Dia 03

 

Logo de manhãzinha já fiz minha mochila e parti rumo a Buenos Aires, com parada no Parque Nacional del Iguazú em Puerto Iguazú. Fui de carona com minha colega e sua amiga, que também estavam indo para o mesmo lugar. Mas não sei se foi uma boa idéia...

 

A menina que estava dirigindo ficava apenas na mão da esquerda durante a estrada, e os carros que queriam ultrapassar ou tinham que pegar à direita, ou buzinar até ela resolver sair da frente. O pior é que quando os carros passavam, a garota fazia "_|_" pra eles! Huahuau... meu... nessa hora eu falei, é hoje que eu tomo um tiro... Mas o pior ainda estava por vir, elas estavam fumando aquele cigarrinho camarada a um tempão, e eu já estava quase doidão com aquele cheiro dentro do carro... quando me deparo com a aduana Argentina! Falei pronto, adeus amigos... minha viagem acaba aqui!

 

04.jpg

 

Ok, conseguir passar dessa, pois elas apagaram os cigarros e jogaram um perfuminho no carro bem na hora da passagem pra disfarçar. Já em território argentino, chegamos ao Parque del Iguazu.

 

Para entrar no parque é necessário ter pesos argentinos, pois eles não aceitam reais. Mas como as 2 garotas não tinham... ok! Eu pago pra vocês agora e depois vocês me pagam em reais.

 

O Parque do lado argentino é bem mais selvagem do que o lado brasileiro, e logo no começo você pega um trenzinho que te leva para os Circuitos Inferior, Superior e a Garganta del Diablo. Comecei pelo Circuito Superior dando uma volta por cima das cachoeiras, onde tem um visual muito bonito.

 

27.jpg

 

28.jpg

 

05.jpg

 

Depois pelo Inferior chegando bem ao lado delas, dando pra se molhar legal. Lá em baixo você pega um barquinho e vai à pequena Isla San Martin. Bacana que no caminho você se depara com vários animaizinhos, como quatis, gringos, argentinos, etc.

 

29.jpg

 

30.jpg

 

06.jpg

 

Por último deixei para conhecer a Garganta del Diablo, porque falavam ser a principal atração do Parque. Eu já sabia que era bonita, mas não tanto. Quando cheguei lá não acreditei, é lindo de chorar, é muita, mas muita água. Uma queda gigante que faz você ficar hipnotizado, não tem palavras pra descrever. Queria ter ficado 1 hora lá tranquilo admirando a paisagem, mas como estava de carona com as apressadinhas, tive que ir embora.

 

31.jpg

 

07.jpg

 

De lá pedi para as meninas me deixarem no centro da cidade, onde saí perguntando para os hermanos onde era a rodoviaria (com meu super portunhol). Andei umas 5 quadras e já deu pra ter uma noção da cidade que é bem feinha. Cheguei na rodoviaria umas 16:00, onde pegaria o ônibus para Buenos Aires às 17:00.

 

Nesse meio tempo fiquei hablando com um paraguaio. Eu já estava cansado só de pensar que ía ficar mais umas 15 horas no onibus. Perguntei ao paraguaio pra onde ele ía, e ele me diz que tava indo visitar os parentes lá em Comodoro Rivadavia (pra quem não conhece, essa cidade fica localizada na Patagônia, dando mais ou menos 3 dias de viagem a partir dalí)!!!

 

 

Dia 04

 

No ônibus o dia começou cedo, quer dizer... de madrugada! Os passageiros não paravam de falar a noite toda, e pra ajudar as tvs ficavam ligadas com mor sonzão alto, então dormir... esquece. Do nada acabo lembrando que esqueci de cobrar as meninas pelas entradas do parque, perdi 60 pesos.

 

Durante o percurso a polícia nos parou 3 vezes para verificar documentações e bagagens. Na hora que vi o primeiro deles subindo, gelei!! Fiquei tão preocupado com as meninas lá na aduana em Puerto Iguazú que acabei esquecendo de pegar o papel de entrada no país, resumindo, estava ilegal, ou melhor, fu****! Em todas paradas eles entraram, revistaram quase todo mundo, e passei batido. Sorte! Quando consegui dar uma dormida, já de manhã, os cornos que tavam no ônibus começaram a tocar violão e cantar, PQP... quase pulei da janela!

 

Cheguei em Buenos Aires as 11:00. Durante todo o percurso foi feita apenas 1 parada de 30min dentro de 18 horas de viagem, nunca cansei tanto. Para se chegar ao Centro foi necessário pegar um outro ônibus circular, porém lá eles só aceitam moedas, e o legal é que eu não tinha. Depois de ralar pra achar alguma alma caridosa que trocasse pra mim, peguei um bus. Pra minha sorte o motorista era brasileiro, nascido em São Paulo, mas por morar na Argentina desde pequeno, não falava português... porém deu pra bater um papinho bem legal, gente boa!

 

08.jpg

 

A arquitetura antiga do Centro, o pessoal bem vestido e o clima frio, faz você se sentir como se estivesse na Europa. Meu, como tem taxi, só ve carrinho metade preto e amarelo. E o transito então? É um verdadeiro caos. Se você bobiar é atropelado, pois não tem regra, os carros andam no regasso, ninguém respeita ninguém, e só buzinam. Pra ter uma noção, nas ruas de bairro a velocidade é 80km/h e nas freeways cheguei a ver uma placa de 130km/h!

 

Andando um pouco já achei o Hostel que ia ficar, o tão aclamado Portal del Sur. Enquanto o pessoal arrumava o quarto, fiquei conversando um pouquinho com uma francesa. Em seguida deixei minha pequena mochila no quarto e segui pra dar uma volta pelo centro.

 

09.jpg

 

Estava tranquilamente andando pela Hipolito Yrigoyen, quando pára um taxi na minha frente, e do nada desce minha mãe, minha tia e meu primo com sua família. Eu sabia que eles iam pra lá, mas não que iam chegar no mesmo horário e na mesma avenida que eu estava caminhando (eles foram de avião).

 

Aí já juntou todo mundo e fomos comer as deliciosas Empanadas, muito boas e baratas! Em seguida fizemos um tour a pé pelo centro, e anoite saímos para conhecer o famoso Obelisco na enorme Av. 9 de Julio.

 

10.jpg

 

32.jpg

 

Legal que ao voltar para o Hostel, vejo que 2 irmãos cariocas (1 rapaz e 1 moça) iríam ficar hospedados comigo.

 

 

Dia 05

 

Começamos caminhando pela Calle Florida, que é um calçadão (chique) cheio de lojas. Dalí seguimos para a tão falada Galerias Pacífico, que é um shopping com uma arquitetura muito bacana.

 

33.jpg

 

12.jpg

 

Continuamos um pouco além e chegamos em Puerto Madero, o bairro mais jovem de Buenos Aires. Se você gosta de comer aqui é o lugar, pois tem vários restaurantes bons (e caros)! Por ser um porto a vista do lugar é muito bonita, e muitas empresas e hotéis famosos fazem parte do cenário, além da famosa Ponte de la Mujer. O legal dessa ponte é que ela gira 90° para permitir o trânsito de embarcações marítimas.

 

35.jpg

 

13.jpg

 

34.jpg

 

Logo alí perto passamos pra conhecer a Plaza de Mayo, onde está localizada a Casa Rosada (sede da presidência).

 

14.jpg

 

Ao chegar no Hostel os colegas disseram que entrou mais um membro no quarto com a gente, e adivinha... um MEXICANO! Como estávamos a quase 1 semana sem ver TV ou ouvir rádio, nem sabíamos nada sobre essa gripe suína!

 

 

Dia 06

 

Reservamos essa manhã para fazer o famoso passeio pelo Delta do Rio Tigre. Estavamos empolgados, pois todos dizem que esse é um dos passeios mais bonitos em Buenos Aires, então beleza!

 

15.jpg

 

36.jpg

 

O bairro é bacana, bem arrumado e tranquilo, mas o passeio de barco... nada demais. Apenas demos uma volta de catamarã por um rio de água barrenta com umas casas bonitas ao lado, bem simples. Pelo menos fiquei conversando com uma mulher de Salvador e deu pra passar o tempo hehe.

 

37.jpg

 

16.jpg

 

Dica: Se você quer ficar longe de brasileiros não vá para Buenos Aires, pois de cada 10 pessoas na rua, 4 são brasileiros, impressionante! Após o belo passeio fomos comer no McDonald´s, e seguimos para Recoleta.

 

Recoleta é um bairro muito bonito, com bastante praças, museus, centros culturais, etc. Lá conhecemos a Faculdade de Direito que é show de bola e muuuito grande, e a famosa Flor de Recoleta, que é uma flor de metal gigante, onde durante o dia fica aberta, e anoite se fecha, ambos muito interessantes.

 

17.jpg

 

38.jpg

 

Curiosidade: é neste mesmo bairro que fica localizado o famoso Cemitério de Rocoleta, mas como ninguém daqui é fã de conhecer esses "lugares bacanas" por mais bonitos que sejam, passamos longe...

 

De noite dei um tempo no Hostel (agora vou comentar um pouco sobre o famoso Portal del Sur), que pelo tanto que o recomendam, esperava bem mais! O banheiro era um pouco nojento. Não tinha box, então sempre ficava aquela molhadeira. E a maioria dos funcionários eram bem secos, não davam informação nenhuma e não sabiam como chegar em nenhum lugar. Se voltasse pra Bs As, com certeza iria ficar em outro lugar...

 

Nesta mesma noite os cariocas me convidaram para jantar no melhor restaurante lá em Puerto Madero. Mesmo já estando comido, e com uma dor de garganta do caramba, resolvi ir dar uma volta. Chegando lá (não lembro do nome do lugar) pedi apenas uma porção de batata com "queijo não sei o que", e um suco de laranja pra não ficar de mãos vazias. Resultado: Gastei 50 pesos e comi apenas 10% do que pedi porque minha garganta estava doendo muito... Mas valeu a pena pela noite.

 

18.jpg

 

 

Dia 07

 

Pegamos o bus com destino ao bairro La Boca, que resumindo é um bairro bem... boca mesmo! O visual das casas, restaurantes e lojas é tudo colorido. As atrações ficam tudo alí na rua Caminito, com gente vendendo bugigangas e outras bobeirinhas (bem carinhas por sinal), pessoal dançando tango na rua e por aí vai.

 

19.jpg

 

39.jpg

 

É impossível vc dar 10 passos sem que alguém venha te encher o saco pra tirar foto com o sósia do Maradona, ou agarrado a uma mulher em pose de tango! É um lugar diferente, mas se sair da rua principal, acabou, não tem mais nada a não ser um bairro meio boca quente. Ah... passamos pelo estádio La Bombonera, onde meu primo pagou pra entrar e conhecer, mas como não ligo nem um pouquinho pra futebol fiquei esperando na calçada sentado e olhando uma linda estátua do Maradona!

 

20.jpg

 

Em seguida entramos num restaurante que nem lembro e nem quero lembrar o nome. Sentamos e logo veio um garçom todo animadinho perguntando se éramos brasileiros, que ele gostava do corinthians, futebol e não sei o que (p**** e o que eu tenho a ver com isso?), e logo pedimos um churrasco bem passado com uma porção grande de fritas. Minha nossa, quando chega a comida...quase vomitei. Imagina aquelas carnes que de tão bem passadas, só faltavam sair andando, cheio de sangue, e cheio de outras partes nojentas (nem vou citar nomes), junto com uma porção extra mini de fritas... Na hora já deu briga, e cadê o corno do garçom Corinthiano? Sumiu! Pedimos denovo, e novamente veio tudo errado. Levantamos, e o dono queria que pagassemos por ter usado as talheres, isso mesmo, AS TALHERES!! O vontade de dar um soco na cara dele. Discutimos, não pagamos porcaria de talher nenhuma e saimos com fome... De lá parti com minha mãe para Palermo.

 

Palermo é um bairro bem legal, as pessoas são mais simples, tem bastante lojas de roupas com preço bom e vários parques.

 

22.jpg

 

Demos uma volta no Jardim botânico e depois no Zoológico, sendo que esse último nós gostamos muito porque tinham vários animais diferentes que nós ainda não conhecíamos ao vivo.

 

21.jpg

 

40.jpg

 

Na volta parei pra comer no Burger King (nunca gostei desses Fast Food, mas se for pra escolher entre o churrasco argentino e os hamburgers, eu fico com a 2° opção), e mais tarde me enchi de mais empanadas e alfajores.

 

Sobre os deliciosos alfajores argentinos que todos falam, eu achei apenas um doce comum, nada de tão delicioso assim. Isso que comi de várias marcas, incluindo a Havanna. Talvez o motivo seja porque eu já trabalhe com doces, então já viu né hehe...

 

 

Dia 08

 

Sabadão já, e era hora de voltar pra casa. Chamamos um taxista pra nos levar até o aeroporto que parecia mais com um piloto de avião caça. Por ter comprado passagem de última hora, voltei sozinho num vôo que fez 2 paradas, uma em Asuncion e outra em Curitiba. Peguei uma dor de ouvido do cão e cheguei totalmente surdo em Guarulhos. De lá me joguei no primeiro bus e capotei até Campinas.

 

Valeu a pena, foi uma viagem bem proveitosa e com poucos gastos. Se alguém pretende viajar por conta sem contratar um pacote fechado, eu apoio, pois além de gastar bem menos, você não fica travado e aproveita muito mais. É só planejar antes!

 

 

É isso...

 

Pra quem quiser ver os videos da viagem é só entrar no meu Blog: http://oratto.blogspot.com/2009/08/videos.html

 

:wink:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • 1 ano depois...
  • 4 anos depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...