Ir para conteúdo

Abrolhos - Perguntas e Respostas


Ever

Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Nossa, meu amigo, a alma estava beem pequena hein?!?!?!?! Pra falar mal de abrolhos tem q estar com a alma bem, mas beeem pequena mesmo.

 

Não fizemos o passeio a Abrolhos, pois lemos os seguintes relatos na internet:

 

Contraponto: Achar que Abrolhos é um mero passeio de barco.

 

É muito chato como passeio de barco. O percurso não tem nada além de água (de lancha são duas horas, de catamarã são três, e depois tem a volta). Lá chegando, você só vai aproveitar de verdade se mergulhar de garrafa. Só vá a Abrolhos se você for um mergulhador e pegar um passeio com pelo menos um pernoite no parque marinho.

 

o bate-e-volta a Abrolhos eu já achava furada antes de fazer; só fiz para confirmar minha intuição, e confirmei. Era outubro. No meu barco metade do povo enjoou as duas horas e meia de viagem. A volta foi pior, porque levou três horas. Em Abrolhos propriamente dito, o mar estava azul-marinho (só não digo "como no continente", porque as praias do continente são marrons). O lugar onde ancoramos tinha grande profundidade, então o snorkel não era aquela tranqüilidade de Noronha ou do Caribe, em que você pode ficar de pé de vez em quando para recuperar o fôlego. É bom levar em conta o fato de que as saídas de Caravelas nunca são garantidas. Eu já tinha tentado três vezes, e sempre cancelavam por causa do tempo (qualquer ventinho mais forte leva as autoridades do parque a cancelarem os bate-voltas). Eu deixaria Abrolhos para os mergulhadores experientes. Como passeio de lazer, acho programa de índio 5 tacapes.

 

Absolutamente nao eh verdade q vc so vai aproveitar se mergulhar de garrafa. Talvez esse cara ai tenha ido em um esquema q nao permitiu a ele fazer mergulho livre em locais bacanas, mas se vc for margeando qquer uma das 5 ilhas vai ficar maravilhado com tudo q pode ver la.

 

Bom, abrolhos esta a aproximadamente 40 km do continente, se o cidadao foi ingenuo suficiente e nao se informou q isso nao eh um passeio assim no lago do ibirapuera eh uma pena, se vc enjoa deve tomar dramim, pelamordedeus, pq pessoas enjoaram no barco nao eh motivo pra nao ir pra la!!!!! E eh claro q as saidas nao sao garantidas, eh MAR, saida em alto mar, nao esta garantido mesmo.

 

Eu ja viajei pra grande parte do brasil, mergulhei praticamente todos os principais pontos de mergulho da costa do brasil todo, e rodei por alguns outros paises ai do mundo. Abrolhos eh um dos lugares mais lindos e alucinantes q ja vi na vida. Eu tenho pena de quem fala isso "A menção do nome "Abrolhos" já me irrita. Como passeio de lazer, acho programa de índio 5 tacapes"., pena mesmo!!!!!

 

O Centro de Visitantes do Parque Nacional Marinho dos Abrolhos fica na entrada da cidade. A estrada na entrada do Centro não tem placas, e o próprio Centro, em novembro de 2009, não tinha qualquer tipo de identificação.

 

A lojinha do Centro é fraquíssima, de dar pena.

 

A base do Instituto Baleia Jubarte em Caravelas é quase desprovida de atrativos turísticos. O vídeo é mostrado em uma tv normal no meio do corredor, não tem lojinha, e futuramente haveria uma micro exposição turística em uma das salas. Pouco vale a pena.

 

A impressão que tivemos de Caravelas foi a de que se trata de uma cidade que vive exclusivamente do fluxo de turistas que vai a Abrolhos, sem quaisquer outros atrativos de importância.

 

 

Eh isso mesmo, caravelas eh o ponto de partida para abrolhos basicamente. Se vc quer lojinhas funcionando deveria ter marcado viagem para sao paulo. O instituto baleia jubarte eh uma ONG q pesquisa baleias, e nao tem a funcao nem a intencao de deixar turistas felizes com atrativos turisticos.

 

Recomendo q vc marque suas proximas ferias em um mega resort mega turistico!!!! Pq deixar de ir pra abrolhos baseado em um relato tosco desse aqui e ainda por cima colocar isso aqui nas infos "alertando" outras pessoas, cara, na boa, vai prum resortao.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 75
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Colaboradores
Minha esposa e eu estivemos em Caravelas em novembro de 2009.

A cidade é pequena, seu acervo histórico é bastante mal-cuidado. Nos hospedamos no Hotel Marina Porto Abrolhos, que é sem dúvida o melhor da cidade, apesar de ficar um pouco afastado. Próximo ao hotel existe uma grande ondulação no asfalto, que exige atenção.

Não fizemos o passeio a Abrolhos, pois lemos os seguintes relatos na internet:

 

Contraponto: Achar que Abrolhos é um mero passeio de barco.

 

É muito chato como passeio de barco. O percurso não tem nada além de água (de lancha são duas horas, de catamarã são três, e depois tem a volta). Lá chegando, você só vai aproveitar de verdade se mergulhar de garrafa. Só vá a Abrolhos se você for um mergulhador e pegar um passeio com pelo menos um pernoite no parque marinho.

 

Eunice, eu também acho Caravelas linda. Gosto de Cumuru e Barra do Caí. Não fiz o passeio de rio a Nova Viçosa, mas não tem como não ser bonito. Agora: o bate-e-volta a Abrolhos eu já achava furada antes de fazer; só fiz para confirmar minha intuição, e confirmei. Era outubro. No meu barco metade do povo enjoou as duas horas e meia de viagem. A volta foi pior, porque levou três horas. Em Abrolhos propriamente dito, o mar estava azul-marinho (só não digo "como no continente", porque as praias do continente são marrons). O lugar onde ancoramos tinha grande profundidade, então o snorkel não era aquela tranqüilidade de Noronha ou do Caribe, em que você pode ficar de pé de vez em quando para recuperar o fôlego. É bom levar em conta o fato de que as saídas de Caravelas nunca são garantidas. Eu já tinha tentado três vezes, e sempre cancelavam por causa do tempo (qualquer ventinho mais forte leva as autoridades do parque a cancelarem os bate-voltas). A menção do nome "Abrolhos" já me irrita. Eu deixaria Abrolhos para os mergulhadores experientes. Como passeio de lazer, acho programa de índio 5 tacapes.

 

Fica o aviso, portanto.

 

O Centro de Visitantes do Parque Nacional Marinho dos Abrolhos fica na entrada da cidade. A estrada na entrada do Centro não tem placas, e o próprio Centro, em novembro de 2009, não tinha qualquer tipo de identificação.

 

A lojinha do Centro é fraquíssima, de dar pena. A Trilha do Marobá, localizada nos fundos do centro, estava fechada para manutenção.

 

A base do Instituto Baleia Jubarte em Caravelas é quase desprovida de atrativos turísticos. O vídeo é mostrado em uma tv normal no meio do corredor, não tem lojinha, e futuramente haveria uma micro exposição turística em uma das salas. Pouco vale a pena.

 

A impressão que tivemos de Caravelas foi a de que se trata de uma cidade que vive exclusivamente do fluxo de turistas que vai a Abrolhos, sem quaisquer outros atrativos de importância.

 

Ir pra Abrolhos e não mergulhar (mesmo que seja de snorkel) é como ser muçulmano, ir pra Roma e reclamar que não quer ver o Papa. E depois ainda ficar falando que a cidade não tem nada pra fazer.

 

Lógico que quem se diverte mais é quem mergulha com garrafa. Mas dá pra brincar até com óculos de natação lá se quiser...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Pois é, Xaliba:

 

Não sou turista de "resortão" nem de "cidade turística". Já me hospedei em hotel de R$ 8,00 e não tenho críticas a fazer ao lugar. A viagem que mais gostei foi ao interior do NE, dormindo em muquifos que iriam te dar calafrios.

 

Se você tem algum parente ou amigo em Caravelas, me desculpe. Mas se você não concorda com a minha opinião, por favor, não parta para ofensas pessoais, dizendo que tenho a "alma pequena" e chamando meu post de "tosco".

 

O Mochileiros é um fórum aberto a todas as opiniões. Se você não gostou da minha, ao menos me respeite. É realmente estranho postar uma mensagem em um local tão democrático e ser atacado por um Editor de fórum.

 

Ah, uma correção no que você disse: o Instituto Baleia Jubarte fomenta sim o turismo, como forma de aumentar a consciência ambiental na sociedade, através do avistamento de baleias na temporada, em toda a costa da Bahia. Aliás, a base do IBJ em Praia do Forte, muito melhor do que a de Caravelas, tem lojinha, cinema e uma maquete de baleias, você devia ir lá.

 

Abraços,

 

Daniel.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Bom daniel,

 

eu nao falei q vc TEM a alma pequena, mas q ESTAVA pequena, vc deve se lembrar da celebre frase de fernando pessoa, 'tudo vale a pena se a alma nao eh pequena' e continuo achando q pra nao gostar de abrolhos tem q estar com a alma beeem pequena, e vc basicamente postou um 'nao fui e nao gostei' baseado na alma pequena do outro cara q vc cita. Foi o relato dele q falei q eh tosco, nao o seu, e critiquei sua atitude de alertar as pessoas com uma postura 'nao fui e nao gostei'. Aqui as pessoas contam experiencias em primeira mao, coisas pelas quais elas proprias passaram. Nao critique lugares baseado na opiniao dos outros.

 

Se o ibj em outro lugar tem uma infra boa, nao eh razao para vc criticar o ibj de caravelas por nao ter. Eu conheco pessoas q trabalham la e elas fazem um trabalho extremamente nobre pra vc se pegar ao detalhe da lojinha deles nao ser bacaninha, pq se em outro lugar eh, eh um bonus, so isso.

 

E eu por ser editor de uma parte do forum - o q quer dizer q eu coordeno a parte do forum q eu conheco bem, pq no resto eu sou um usuario comum - nao me impede de expressar minha opiniao.

 

um abraco

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 meses depois...
  • 3 meses depois...
  • Colaboradores

Abrolhos é um lugar sensacional..

infelizmente não é qualquer um que pode chegar lá, por que os preços são bem salgados, mas por um lado, isso é ótimo.

Abrolhos já sofreu bastante com o turismo descontrolado que tinha antigamente.. E hoje é muito bem controlado.

Eu fiquei um mês em Abrolhos e pude ver de perto que alguns turistas não fazem idéia do bem precioso que aquele lugar é!

 

O mar é agitado sim, dá pra passar mal (e muita gente passa), baleias não são muitas, mas é uma coisa linda e especial de ver, a infraestrutura (das cidades ao redor) nao é nada boa.. mas ainda sim é um lugar perfeito!

 

Abraços,

Giovana

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • Membros

Pessoal, beleza?

 

Pretendo viajar para a Bahia este ano e Abrolhos com certeza é destino certo. Qual é a melhor opção para ir até Abrolhos? Tenho lugar para ficar em Prado, vale a pena? Eu e minha esposa somos mergulhadores e vi este pacote de catamarã (http://www.catamaransanuk.com.br/principal.htm) de 03 dias (06 mergulhos) o qual fiquei interessado. O que acham?

 

Valeu, abraços!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Cienfuegos,

 

Eu fui em 2001 para Abrolhos nesse Catamarã em uma viagem de 3 dias. Foi demais! O barco é bem confortável, dentro do que se pode considerar "confortável" para um catamarã desse tamanho, e o capitão cozinhava bem pra caramba. Além disso, ele fica atracado nas ilhas, protegido do vento e das ondas do mar aberto. Com isso, acabou ficando muito mais barato do que ficar em Caravelas e todo dia pegar uma lancha rápida até os pontos de mergulho. Além do que enfrentar o mar aberto todo dia também pode ser bem desagradável em tempos de muitas ondas e agitação. Por fim, ficar 3 dias isolados no barco no meio do nada foi muito legal, principalmente a noite, quando eu ficava deitado no convés vendo as estrelas e esperando o sono chegar com o balancinho gostoso do mar que mais parecia um berço de ninar, rsrsrs. Por outro lado, Prado e Caravelas são duas cidades bem sem graça e sem nada que justifique perder tempo por ali. As vizinhas Cumuruxatiba e Caraíva são muito melhores.

 

Abs

Lojudice

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Cienfuegos,

...Por fim, ficar 3 dias isolados no barco no meio do nada foi muito legal, principalmente a noite, quando eu ficava deitado no convés vendo as estrelas e esperando o sono chegar com o balancinho gostoso do mar que mais parecia um berço de ninar, rsrsrs. Por outro lado, Prado e Caravelas são duas cidades bem sem graça e sem nada que justifique perder tempo por ali. As vizinhas Cumuruxatiba e Caraíva são muito melhores.

 

Imagino com certeza como deve ser. Estive em Los Roques em setembro e fiquei hospedado 04 dias em veleiro. É exatamente como você descreveu. Creio que a melhor opção pra mim deva ser ter a base em Prado, onde tenho casa pra ficar e de lá deslocar para Abrolhos. Tenho razão?

 

Em Abrolhos realmente vale a pena fazer 06 imersões ou 04 seriam suficientes? Em Los Roques fiz 06, sendo que acho que 04 teriam sido suficientes, pois acabou que alguns mergulhos ficaram repetitivos, apesar do lugar ser extraordinariamente espetacular!!!

 

Valeu, abraços!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Se vc for fazer bate e volta em lancha rápida a partir de Prado, acho que 3 dias de mergulho pode ficar um custo muito alto e talvez não valha a pena. Mas se for ficar no Catamarã acho que 6 imersões é mais negócio. Apesar que mergulho vc tem que contar com uma boa dose de sorte também. Meus mergulhos em Abrolhos, foram sem dúvida os melhores que eu fiz. Acabei de voltar de San Andrés e fiz dois mergulhos lá que foram pior que os que eu faço em Paraty, mas tenho consciência que dei azar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...