Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Pesadelo no aeroporto da Venezuela

Postado
  • Membros

Vou abrir um novo tópico, sem a intenção de aconselhar ou não a visita a um país, mas quero dividir a minha experiência, e deixar as pessoas preparadas para o que pode acontecer.

Gosto muito de viajar, conhecer novos lugares, culturas, mesmo quando o lugar não é muito conhecido, ou famoso... se o lugar me interessa e meu orçamento (e sacrificios financeiros) permitem, já faço meu planejamento, independente de ter ou não companhia para seguir minha rota (aliás, pra outros países sempre viajei sozinha). Desta vez resolvi ir a Venezuela, apesar de tantos avisos sobre a falta de segurança no país.

Na verdade, exceto por alguns motoristas malucos em estradas perigosas, não observei nenhum perigo no país... ao contrario do Brasil onde nas grandes cidades existem milhares de pivetes na rua, ali não vi nada, nem mesmo em Caracas (ao menos no bairro onde passei, Altamira, parecia ser extremamente seguro).

Ao final de uma viagem tranquila, descobri que na Venezuela, a pessoa considerada suspeita era eu. Antes de fazer o check-in para voltar pro Brasil, dois homens da policia federal analisaram meu passaporte, que tem carimbo de vários países da Europa, e com uma cara muito feia começaram a comentar os lugares que tinha ido. Depois me perguntaram o que fui fazer na Venezuela, quem eu conhecia lá, o que eu estava fazendo lá sozinha, qual o meu emprego, salário, e o que fui fazer em Amsterdam, Paris, Praga, etc, etc e me levaram para uma sala da polícia federal no aeroporto.

Lá toda a minha bagagem foi revistada, todos os bolsos... a mala foi furada com uma agulha pra ver se tinha pó no forro, tive que tirar a minha roupa, foram verificados todos os "buracos" do meu corpo, e depois de tudo eles ainda tinham certeza de que eu tinha alguma coisa.

Pra polícia do aeroporto de Caracas, uma mulher da América Latina, que viaja sozinha pelo país e ja visitou varios outros países, inclusive a Holanda, com certeza é uma traficante internacional... mesmo eu estando claramente de férias, com máscara e sapatos de mergulho ainda molhados da minha volta de Los Roques, fotos de praia, queimada de sol, mostrando comprovante de trabalho que estava por acaso na minha bolsa, ainda assim eles não tinham nenhuma dúvida da minha culpa...

Então com a certeza de que seria encontrada alguma coisa fui levada até um hospital, passando no carro da polícia por todas aquelas favelas no caminho do aeroporto pra Caracas (com 2 policiais armados e com algemas pra me prender), pra fazer um Raio-X e encontrar a droga escondida no meu corpo!!!

Felizmente pelo menos foram honestos... após o raio X, quando não encontraram nada me liberaram, não tentaram roubar nada (mas por sorte eu também não tinha quase nada na bolsa) e sempre colocaram uma mulher me acompanhando, mas o susto que eu passei, sendo revistada, interrogada, sem saber se eles me liberariam ou não após descobrirem que eu não carregava nada ilegal foi terrível.

Eu estava planejando algum dia voltar no país, que é muito bonito, tem a maior parte do povo muito simpatica (e uma pequena parte extremamente grosseira)... gostaria de ver melhor Los Roques e visitar lugares que não tive tempo de ir, mas tenho pavor de pensar em passar novamente por um constrangimento deste tipo.

Eu sei que milhares de pessoas passam por lá todos os dias, sem sofrer este tipo de humilhação, mas infelizmente o preconceito que nós latino americanos temos com as pessoas dos países pobres como a gente é muito grande, eu imagino que uma européia ou americana que tem o passaporte mais carimbado do que o meu não deve passar por isso, mesmo viajando sozinha na Venezuela.

Em outras férias pretendo conhecer a Argentina e Chile, mas infelizmente, vou pensar muito seriamente antes de voltar a outros países menos visitados da América do Sul... tenho muitos lugares pra visitar, inclusive no Brasil que é maravilhoso, não preciso ir pra um lugar onde uma viajante sozinha seja suspeita de trafico de drogas.

• Respostas 57
  • Visualizações 22.4k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Featured Replies

Postado
  • Autor
  • Membros

fanabus concordo com vc. Os policiais de muitos países se aproveitam pois sabem que os turistas não conhecem a legislação do país. No momento em que vc conhecese os direitos basicos principalmente as leis que se referem a turistas eles agiriam de uma forma diferente.

Postado
  • Membros

Cristina, li somente agora seu depoimento. Parabéns pela sua coragem!

• 1 ano depois...
Postado
  • Membros

Caramba, e eu estou indo pra lá sozinha agora em setembro...

Bom, valeu pelo aviso, vou ver que providências posso tomar pra me garantir contra arbitrariedades como essas...

De qq forma, Cristiana, gostaria que vc pudesse entrar em contato comigo pra outras dicas!! Meu e-mail é claucosentino@gmail.com

Beijos

Postado
  • Membros

História de fronteira é complicado... e sempre desastrosa

A pior foi a que ouvi (além da sua, claro) de um carinha que conheci nestas mochiladas. Não sei se na Inglaterra ou na França, mas ele chegou de avião e a alfândega não ficou contente com ele abrir a mochila inteira: Mandou tirar a roupa também. Ou ele tirava, ou voltava para casa. Acabou tirando tudo.

E pelo que comentou, já aconteceu isto com ele umas duas vezes. Tudo bem que o cara é Colombiano, mas daí a isto ser atestado de alguma coisa é muuuuita diferença.

Problemas assim realmente são horríveis, porém parece que não raros :(

• 7 meses depois...
Postado
  • Membros

Q "cartinha" q nada!!

Depois de uma enquadrada dessas, o que tem que fazer é contar a história em tudo quanto é forum na Internet e mandar o país de m... pra p..ta q pariu!!! A melhor resposta é não ir mais pra lá! Nem dá pra entender porque ainda tem um monte de tópico falando do país!!

O país se transformou no c... da cobra??? Fala pra pegar Isla Margarita e enfiar na orelha! Lugar legal pra visitar tem mais de um milhão no Brasil e no mundo!!!

Postado
  • Membros

Lamento muito, viajantes, mas tenho que concordar com o eddy... Eu acabei indo, mesmo depois de ler o relato da Cristiana, pq já tava com as passagens (milhagens Varig) emitidas, mas não me senti segura lá, absolutamente. Com exceção de Los Roques, que é bem "à parte" da confusão.

O país está num momento de transição ditatorial e as autoridades locais estão com um poder autoritário absurdo, ilimitado. Eles assaltam turistas e os próprios hotéis nos orientam a fugir dos policiais!! Eu mesma conheci um brasileiro e um alemão que foram assaltados por policiais.

Dirigir por lá tb, nem pensar. Se se envolver num acidente com um venezuelano, mesmo que esteja com a razão, vai te custar propina dupla (pro policial e pro outro motorista), segundo depoimento de um casal brasileiro que conheci no aeroporto e no qual "colei" pra evitar passar pelo que a Cris passou...

Assim, meu conselho é: não vão pra lá agora! Todo lugar tem problemas, mas acho que o risco não vale à pena.

• 1 ano depois...
Postado
  • Membros

Bom pessoal,

Sou solidário a história da nossa colega, mas a minha opinião é que se for pensar sempre pelo que de pior nos pode acontecer nem abrimos a porta de casa....

Pessoalmente, já fui assaltado por policiais em Buzios, no RJ. Estava eu e um colega no carro e fomos parados por 3 policiais para revista. Nas entrelinhas nos ameaçaram de plantar drogas e segundo eles, "ecstasy é com a Federal"

A revista ocorreu em pleno janeiro, perto da 0h, de frente para a a praça da Rua da Pedras (lugar super movimentado), de frente pata o ponto de taxi onde os taxistas assistiam a tudo, de frente para a delegacia.

Nesta mesma praça nos fizeram sacar R$ 100 cada no banco 24h, depois tentaram passar nossos cartões de credito numa loja de conveniencias e como não conseguiram nos seguraram até as 6h para sacar mais dinheiro no caixa eletronico.

Em resumo, não houve terror nem armas sacadas mas podiamos ter sido presos acusados de flagrante em trafico internacional, poderiamos ter sido mortos pela autoridades como 2 bandidos ou até sido queimados em algum microondas.

Isto porque somos brasileiros e contamos com todo o respaldo da nossa lei, imaginem os pobres gringos que vão pra lá.....Bom, sei lá, esses devem estar mais seguros pq se somem dá mais repercursão do que o desaparecimento de 2 brazucas....

Fui a Venezuela, pretendo voltar, e uma coisa sei: seja onde for que vá tem que estar ciente de que o risco sempre existe e procurar previnir sempre. Ando sempre om um trocado no bolso, seja para o bandido ou para a policia....

Abraço!

• 5 meses depois...
Postado
  • Membros

Aqui vos fala uma pessoa mais que sofreu constrangimentos serissimos no aeroporto de Maiquetia em Caracas.

Cheguei um pouco mais cedo no aeroporto e o guichê da Varig estava fechado, me informaram o guichê abriria somente após as 18:30h e meu vôô sairia somente as 21:45h. Beleza, eu estava sozinho, fiz hora lá na praça de alimentação do aeroporto sentindo aquele calor infernal (a refrigração do aeroporto é pessima e o carlos na Venezuela é sinistro). Quando foi mais ou menos 18:20h eu fui descendo em direção ao guichê da Varig quando um merdinha vestido de verde, digo merdinha porque parecia uma criança de 15 anos, da Policia Anti-me olhou dentro dos olhos e começou o interrogatório de forma aspera e mal educada, me perguntando de onde eu vinha, pra onde eu ia, de onde eu era e por ai vai, pegou meu passaporte e olhou pra minha cara, viu que eu estive na Bolivia e no Peru recentemente e com o meu passaporte em mãos pediu que eu o acompanhasse (nesse momento eu lembrei de uns relatos que li aqui e logo pensei: "me fudi, vão sumir com meu passaporte e se bobear vão até me roubar). Me levou até uma máquina de raio x para passar por revista, me pediu para tirar o cinto e de uma forma extremamente mal educada me pedia pra virar de costas, esse constrangimento durou uns 15 minutos.

Ao final continuando de forma muito mal-educada ele me disse que eu estava liberado, só que não me devolveu meu passaporte, ai eu de forma má-educada também falei que só sairia dali com o meu passaporte, e ele (com o meu passaporte em mãos) me perguntou: "Que passaporte chico? estás loco?", eu lhe disse "Esse mesmo verde que está em sua mão", ai fez uma cara de desententido e me devolveu o passaporte.

Logo fiquei na fila da Varig para fazer o check-in e vi o mesmo FDP selecionando quem iria abordar, abordou um descendente de oriental e o levou também, depois de muito chegou uma senhora holandesa (que na verdade mora no brasil e é casada com um brasileiro) aos prantos e indignada dizendo que jamais pisaria naquele pais de merda, porque ela foi humilhada pelos mesmos fdps que me fizeram passar pelo constrangimento relatado.

Portanto, fica aqui algumas dicas:

1 - Se chegarem cedo no aeroporto de Maiquetia não fiquem roletando lá na area dos guiches das companhias aereas, eles certamente vão te pegar e fazer voce passar por isso que relatei.

2 - Muito cuidado com as pessoas que te abordarão no aeroporto, o Aeroporto em si é muito seguro, porém quando você sai do aeroporto, MEU DEUS!!!

3 - Vá pra Venezuela com essas dicas, porque tirando essas merdas das autoridades e segurança, É UM PAIS MARAVILHOSO!!!

• 1 ano depois...
Postado
  • Membros

Não recomendo conhecer a Venezuela, principalmente Caracas, pois é uma cidade insegura, sem atrativos e gente mal humurada. Vá para Colombia que é muito mais segura!!!

Postado
  • Membros

Aldo aconteceu algo com voce la recentemente? exponha para sabermos como esta a situacao atualmente, estou pretendo ir por la em setembro.

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.