Ir para conteúdo

Chile, Bolivia e Peru - De Pucon a MP em 26 dias!


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Ola Pessoal..

 

26 dias depois, acabo de chegar ao Brasil...

Uma viagem maravilhosa, passando pelo Chile, Bolivia e Peru.

Como Prometido, (e ate por obrigacao), vou escrever o relato da viagem aqui no site.

Sem exagero nenhum, mas sem o mochileiros.com, minha viagem nao teria sido 10% do que ela foi!

Por aqui fiz meu roteiro, descobri os caminhos, lugares, cidades, o que fazer em cada uma delas! Por aqui tambem conheci amigos e amores. Tudo nesta trip foi perfeito, ate mesmo os perrengues serviram de aprendizado!

Agradecmento especial tambem ao Guia Criativo do Viajante Independente na America do Sul, inseparavel em todos os momentos!

Espero que minhas experiencias sejam uteis aos que ainda estao em planejamento ou aos que ja estao quase em curso.

 

Abracos

 

Leo ::ahhhh::

 

 

1- Antes de Sair...... ( continuo amanha, afinal nem a mochila desarrumei anda..)

 

Abs

 

Leo

 

 

 

 

 

 

1

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros de Honra

Então é assim...

Há 9 anos que eu não saía de férias! Seja por mudança de empresa ou por indisponibilidade das mesmas, acabei ficando todo esse tempo sem conseguir um tempinho pra fazer esta viagem, que na verdade planejo a bastante tempo já. Enfim, este ano me vi na possibilidade de conseguir 30 dias de descanso! Não pensei duas vezes e disse a mim mesmo: Agora vai!

Mas como começar? O que conhecer? Ir sozinho ou com amigos?.. Bom, todas as perguntas e duvidas me levavam para somente um lugar: http://www.mochileiros.com!

E foi aqui que comecei a minha aventura! Me cadastrei e de pronto postei em Companhias para Viagem um tópico da idéia inicial que me surgiu: Chile e Argentina em Out 2009. Na verdade, eu havia lido um relato de 2 irmãos (infelizmente não recordo os nomes) que haviam feito um roteiro maneiro passando pelo Chile e ingressando na argentina por terra, terminado a trip voltando de avião a partir de Buenos Aires. Pois bem, meu roteiro estava definido!

A primeira a me responder foi a Vivi, e de certa maneira foi a que começou a me fazer acreditar que realmente eu iria viajar em Outubro.

Depois começou a entrar um monte de gente, (entre essas a Letícia, que entra na historia mais à frente) e ai eu tive certeza que eu não era o único maluco que queria sair do Brasil, rumo a America do Sul. Aí sim! America do Sul soava aos meus ouvidos muito mais sonoro do que simplesmente Chile e Argentina, então resolvi, depois de conversar muito com os novos amigos que a cada dia entravam no post e de ler vários relatos: Argentina vai ficar pra depois! Eu vou é pra Chile, Bolívia e Peru. Muitas horas na net, muitos telefonemas, MSN, Posts e mais Posts ate que um grupo mais unido se formou, fato esse que rendeu ate camiseta com as caricaturas de todos! ( lembrando que as meninas nao desistiram da Argentina )

 

20091110020300.jpg

 

20091110020538.jpg

 

 

Com os países definidos, eu comecei a pesquisar tudo o que podia ser feito em 30 dias nestes lugares e depois de muito filosofar fechei (pelo menos em minha cabeça) os meus objetivos: No Chile eu tinha que ir pra Pucon e ao menos tentar subir o vulcão Villarica, na Bolívia o objetivo era passar pelo Salar de Uyuni e no Peru, como não podia deixar de ser, fecharia minha saga pela America do Sul em Machu-Pichu! Se no fim dos 30 dias eu tivesse passado por estes 3 lugares já poderia voltar pra casa com meu objetivo comprido, mas com toda certeza a viagem foi muito alem disso!

Bom, consegui uma promoção da TAM com ida dia 05.10 de São Paulo para Santiago e volta de Lima para São Paulo por 840 reais já com taxas, mas como as meninas de Ipatinga iriam chegar dia 3.10 resolvi antecipar minha ida para este dia, que pra minha surpresa estava mais barato. Paguei 790 reais já com taxas o trecho ida e volta como dito.

Saí de Guarulhos as 7:50h num Boeing 777 da TAM, particularmente, um dos melhores e maiores aviões que já voei ate hoje! Não precisava nem de janela pra ver a cordilheira, afinal na tela de LCD dos bancos tínhamos a opção de ver imagens de 2 câmeras instaladas na barriga e nariz do avião. O vôo foi muito tranqüilo e realmente a imagem da cordilheira quando estamos quase chegando a Santiago já dava idéia de toda beleza que encontraria pela frente.

 

20091110222723.JPG

20091110223229.JPG

 

Cheguei a Santiago as 11:50, lembrando que Santiago tem diferença de 1 h de fuso para São Paulo. O aeroporto de Santiago Comodoro Arturo Merino Benítez é meio confuso, mas com 10 min. de andança já estava conhecendo bem o lugar. Quando saí do desembarque, milhões de taxistas me esperavam com todas as promessas e preços que podia imaginar, mas como já estava preparado, continuei andando como se não tivesse entendendo nada do que falavam. Descobri que no aeroporto a Telefônica tem um stand que te deixa usar o computador por 20 min. com internet banda larga e de graça. Na verdade, se não tiver ninguém na fila, da pra ficar ate mais tempo. Bom, entrei na net, avisei aos que estavam on line que eu tava vivo e fui negociar com um taxista pra ir pro Hostel Forestal, afinal as meninas só chegariam no vôo das 19h, mas antes ligar pra família e para os normais que não estavam na internet num sábado as 11 da manha no Brasil!!!

Como nunca tinha ido ao Chile, e não sou bom de anotar as melhores dicas, não sabia como ligar a cobrar para o Brasil, e foi então que fechei o meu taxi. O Sr. Carlos, um dos milhões, me disse que ligando 800800272 faria a ligação que eu queria e ainda por cima com atendente em português. ( via Embratel)

Fiz Cambio no Aeroporto o suficiente para 1 dia, pois a taxa não estava boa: 1 dólar = 533 pesos. ( Consegui na Calle Agustina dias depois 1 : 552 e vi que valeu a pena esperar)

A maioria dos taxistas queria 10 mil pesos para me levar ate o Hostel, e vi também que havia vans que cobravam 12 mil pesos por até 8 pessoas, mas como não conseguir achar os outros 7 fechei com o Sr. Carlos por 7 mil pesos ate o hostel. Na verdade achei um preço justo, uma vez que andamos cerca de 25 km ate o hostel.

Cheguei no Hostel Forestal e fui muito bem atendido pela Monica. Um amor de pessoa, que quando viu que eu estava a espera das meninas, prontamente me mudou de quarto e deu um jeitinho de me colocar na mesma habitação que elas.

O Hostel Forestal é bem agradável, muito bem localizado, a 2 quadras do pátio belavista e a 4 do Cerro San Cristobal; tem banheiros limpos e roupa de cama nova. Cozinha disponível bem equipada, internet wi-fi alem de 3 micros disponíveis, sala de TV a cabo e mesa de bilhar, alem de um pátio com churrasqueira. Resumindo APROVADO! Muito alem do que eu esperava! (preços e reservas http://www.hostelword.com).

Enquanto esperava as meninas resolvi dar uma andada pelos arredores do Hostel e acabei indo no Cerro San Cristobal.

Continua.......

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Como era caminho, passei já pelo pátio Bela Vista e por todos os artesanatos que encontramos pelas calçadas ate o Cerro. Já no Cerro utilizei o Funicular para subir e descer com o custo de 1600 pesos. Os Trens são velhos, mas funcionam muito bem, ainda com direito de um cantor local tocando umas modinhas chilenas durante o trajeto. O teleférico estava desligado pois estava em manutenção. A vista do alto do Cerro é muito bonita, La de cima conseguimos ter noção de quão alta é a cordilheira, pois os prédios mais altos de Santiago, comparados com a cordilheiras parecem praticamente casinhas. Subi também aos pés da estatua da Imaculada Concepicion, é uma obra bem construída, mas ainda prefiro o Cristo do nosso RJ. Aproveitei pra comer uma empanada com refri na volta por 4000 pesos.

 

20091203201039.jpg

 

Voltei pro hostel e fiquei de boa esperando ate as meninas chegarem.

La pelas 21h as meninas chegaram e como eu já esperava, recebi da Letícia um abraço que quase me derrubou, Muito Bom! Ok, ali estava com a certeza que minha viagem tinha realmente começado e que tudo que havíamos combinado aqui no site iríamos fazer ( ou pelo menos quase tudo ). Demos uma andada pelas ruas do Bela Vista e fomos dormir.

No dia seguinte acordamos e tomamos café no Hostel ( café solúvel seria uma constante dali pra frente!) e fomos andar pelas ruas de Santiago. Todos os museus, Igrejas, calçadões de Santiago são muito bonitos, mas nada diferente de todos os museus, igrejas e calçadões de São Paulo. O Palacio de La Modena é bem imponente e todas aquelas Bandeiras do Chile davam de novo a realidade que me fazia sentir bem por estar viajando.

Como as meninas nao tinham ido ao Cerro San Cristobal, voltei novamente la com elas, meio que me sentindo guia local ja, e demos sorte, pois estava acontecendo uma apresentação de danças folcloricas naquele dia. Descobri que dança na garrafa era coisa do passado.rsrs.. A moda no Chile era a tal dança de subir em cima do copo com vinho...kkk.. ate agora nao entendo como o copo nao quebrou!

Fomos ate a Calle Augostina trocar alguns Dollares e depois fomos ate uma Loja da Lan pra comprar a minha passagem pra Calama. Decidi ir de Avião somente la no Chile, pois realmente não tava no pique de encarar as 24 hs de Bus. Descobri que comprando a passagem Ida e Volta ficava mais barato do que somente a Ida, e foi isso que fiz, comprei Ida e volta Santiago-Calama por 149 dolares, e mesmo perdendo a passagem de volta, pois iria de SPA direto pra Uyuni ainda assim economizei bastante, pois a a passagem so de ida estava por 300 dolares.

 

20091203201121.jpg

 

20091203201154.jpg

 

20091203201231.jpg

 

Compramos também as passagens pra Pucon no guichê da Tour Bus. As meninas compraram o Cama por 48 mil pesos e eu a a Le, Mochileiros natos não iríamos pagar o dobro sendo que o semi-cama era mais do que suficiente para uma viajem de 8 horas. Como no mesmo ônibus tínhamos a opção de Cama e Semi-Cama pagamos 21 mil pesos pelo semi-cama mesmo.

Fomos no Cerro Santa-Lucia, que particularmente achei mais bonito que o São Cristobal. Apesar de ser mais baixo, as ruínas do forte e principalmente o canhão disparando ao meio dia em ponto, alem do P.... susto que nos deu, são um espetáculo a parte! Conhecemos também alguns barzinhos do Bela Vista e os Shoppings ( programa de Paulista total!!!) Taxis da Bela Vista pra qualquer lado da cidade custa em torno de 4 mil pesos. Fomos tambem ao Mercado pra comer no Dande Augusto, com direito a Leticia ganhar ate uma cantada do Herman, o garçon que fingia torcer pro Cruzerio!. Ainda acho que ele deve ter uma bandeira de cada time so pra agradar as torcedoras bobas de Plantão!!, Mas tirando isso, a comida tava muito boa! O filet a la Pobre de la , de pobre nao tem nada! Vem muito bem servido e o preço nao é muito salgado nao!

 

20091203200658.jpg

 

Continua....

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Alugamos um carro por 35 mil pesos e fomos conhecer o litoral.

 

20091203201438.jpg

 

Particularmente Valparaiso nao achei nada interessante, porem Vina del Mar e muito bonita. O Pacifico realmente e muito gelado, impraticavel de se banhar, principalmente quando a temperatura do dia esta em 16 graus. Mesmo assim, ainda tentei ( ao menos pela foto)!

 

20091203201353.jpg

 

20091203201828.jpg

 

20091203201410.jpg

 

20091203201425.jpg

 

20091203201750.jpg

 

 

Saimos pra Pucon no final da noite. Aqui deixo um elogio aos onibus da Tur-Bus. Muito bem organizados, com servico de bordo e bastante conforto. O rodomoco ate te cobre!, So faltou dar beijinho de boa noite..kkkk. Mas a parte ruim e que ele tambem te acorda!, na hora que ele acha que deve te acordar!...Quase sai na mao com ele pra devolver meu travisseiro..kkk

Pucon e Lindo!!, quando vamos nos aproximando da cidade, com o dia ja raiando a primeira vista que temos do Villarica e magica. E impossivel nao ficar admirado com a imponencia daquela montanha toda branca!

 

20091125174153.JPG

 

20091203201622.jpg

 

20091203201657.jpg

 

Chegamos na cidade e fomos caminhando ate o Hostel Nativa. Era tao cedo que o Staff ainda tava dormindo. Muito bom o hostel, um dos melhores de toda a viajem, o Jorge ( staff) e gente boa demais e o lugar nao tem cara de hostel, parecia que estavamos em casa! Por varias vezes saia do quarto e dava de cara com uma das meninas de pijama sentada na sala, com os pes no sofa vendo TV. Muito Bom!, Cafe da manha bom tambem, com direito a mesa arrumada e tudo.

Andamos pela cidade e fomos ao supermecado pra comprar comida e coisas pra fazer piquinique na praia do Lago.

Continua...

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Eh augusto, pra vc ver ne!.. 1000 vivas ao mochileiros que me proporcionou estas companias!!.. E ate uma namorada!

Estou escrevendo muito devagar, pois sabe como eh voltar de ferias.. mas de pouco em pouco vou colocando ai a aventura... ate o momento aonde entra a Erika.. ai passo a dar uns palpites la no relato dela ..

 

Abraco

 

Leo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Oieeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee

 

Ô Leo, tá tão legal ler o seu relato, vc é bem mais descritivo que eu.. e sem contar que o seu olhar é diferente!!!! ehheheheheheh

E quando é que vc vai dá pitaco no meu?u ja finalizei o relato, e acho que algumas coisas ficaram de fora... sinta-se a vontade para incluí-las...

 

 

 

beijao!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

...Alugamos o carro por indicação do Jorge (Staff) , o aluguel ficou por 16 mil pesos, muito mais barato do que o aluguel de Santiago. Se não me engano a locadora era a SSP que ficava na Av. Colo Colo. Era um Uno, bem acabadinho..mas ele andava..então ta valendo. Fechamos também com a ajuda do Jorge a subida ao Villarica com agencia Politur por 45 mil pesos. Não era a mais barata, mas como todos eram inexperientes em matéria de subidas a vulcões preferimos pagar um pouco a mais, mas ter certeza que teríamos guias competentes ( 3 por grupo ) e pelo que pesquisamos os melhores equipamentos e roupas. Alias aqui deixo meu protesto.. Levei muita desvantagem com meus equipamentos devido ao meu tamanho ( 1,93m ) , pois só a minha bota devia pesar uns 4 kg.

A idéia das meninas era fazer um piquenique na Praia Grande, por isso passamos no supermercado (4 mil pesos para cada um) e seguimos para a praia de areias pretas. Um local lindo e muito tranqüilo. Sentamos em baixo das arvores, estendemos uma canga e ficamos um bom tempo ali, admirando a paisagem e conversando. Não estava frio nem calor e o lugar tava bem vazio. Depois ficamos sabendo que em Pucon o movimento grande mesmo rola no verão e que apesar dos esportes de neve que esse lugar oferece, os chilenos preferem mesmo é curtir a praia e os esportes de aventura ( Rafting, Tiroleza, Arborismo etc ) que também é o forte do turismo local. Destaque especial aqui para os famosos cachorros de Pucon....se não ficar esperto eles comem toda a comida do piquenique, e basta um olhar pra um deles pra eles te seguirem pelo resto de sua estadia....kkkk. No fim nos arriscamos a molhar o pé na água gelada ou melhor..congelada! ninguém merece.. Destaque denovo aqui pros nossos amigos caninos, em especial um que tava com crise de identidade e insistia em achar que era um pato, não saindo da água nem sob suborno de um pedaço de presunto!

 

20091203195222.jpg

 

Após juntar todo o lixo, seguimos para o Ojos de Caburga. Para chegar ate La andamos por uma estrada asfaltada muito boa e sinalizada até o acesso para as quedas dágua, onde a estrada passa a ser de terra. Entramos por uma porteira que parecia ser de propriedade particular e conseguimos chegar com o carro quase ate a beira do rio. Para estacionar pagamos 1500 pesos. Ficamos impressionados com a beleza, que é o ponto que as águas de um rio subterrâneo emergem da terra. O local tem diversas quedas de aguas e o Lago Azul que também é lindo!!! Vale muito a pena ir até la!

 

20091203195638.jpg

 

20091203200159.JPG

 

Depois de muitas fotos resolvemos seguir em direção ao Parque Nacional Huerquehue pela mesma estrada que nos leva até os Ojos ( asfalto ) porem em determinado momento chegamos a uma bifurcação que não tinha indicação alguma de qual lado estaria o parque, apenas com uma placa “atenção estrada de Ripio “ . Como o mapa horrível que estávamos também não indicava essa bifurcação, pelo “minha mãe mandou” resolvemos seguir pela direita. Viva a lei de Murph!!!! Andamos quase uns 20 km contornando o logo Caburga, que também é muito bonito. Numa subia bem íngreme alguém teve a sabia idéia de parar para tirar fotos em um mirante do Lago e quando resolvemos seguir viagem, o que acontece????

 

Atolados no Chile!!! O carro não conseguia arrancar e ficou agarrado junto a mata na estrada.. Nesta hora lembrei da placa da tal estrada de “ripio” e de como a minha tradução foi mal feita.kkkkk . Não adiantou nem o esforço e os tombos da Letícia pra tentar colocar uma tabua abaixo do pneu, quanto mais acelerava mais o tal do Ripio insistia em jogar o carro pro barranco. Acabamos saindo de la com a ajuda de um morador do local que passava e retornou em casa para buscar uma corda e nos rebocou ate a parte de cima da estrada com uma caminhonete 4x4.

 

20091203195813.jpg

 

20091203195730.jpg

 

 

Chegamos a um ponto que resolvemos voltar já que achávamos que não era o caminho certo, pois estávamos contornando o Lago Caburga. Ao voltar entramos na estrada certa a DIREITA e seguimos para o parque, andando bem devagar agora pois a estrada também de ripio e com muitas curvas e subidas....E o medo de atolar novamente!

 

Chegamos ao Parque porem já era quase umas 4 da tarde e fomos instruídos pelo guarda do Parque a nem entrar pois ate a primeira lagoa era quase 3 horas de caminhada e como já estava tarde, resolvemos voltar...Ficou pra próxima.

 

20091203200240.JPG

 

Voltamos para a cidade para a Agencia experimentar as roupas para a escalada do Villarica no dia seguinte, ouvimos as instruções e devido a previsão do tempo que era de chuva, sabíamos da possibilidade de não podermos subir, ou de não conseguir subir ate o topo. Aqui mais um credito da Politur, pois antes de fechar o passeio eles fazem questão de não deixar duvidas que , em caso de mal tempo, há uma votação para tentar subir naquele dia ou não. Caso seja decidido subir e o tempo feche no meio do caminho ou mesmo no começo eles não devolvem o dinheiro. Mas caso chegemos ate a base, onde é feita a votação e escolhamos não subir, o único valor que pagamos é 5 mil pesos do transfer e o passeio é remarcado para outro dia. Se não der tempo de fazer nos outros dias ai eles devolvem o dinheiro. Muito bom.

 

Voltamos ao supermercado para comprar os lanches para a escalada, sanduíches, banana, barras de cereal, chocolate e água mineral ( Recomendo no mínimo 3 litros ) E fomos para o Hostel descansar, pois o dia seguinte prometia!

 

Continua....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...