Ir para conteúdo

Vinícolas no Uruguai


Posts Recomendados

  • Membros

Como dedicarei apenas segunda feira a tarde e sabado para conhecer MVD (nos outros dias vou para Punta, Colonia e BsAs) não sei se terei tempo pra conhecer alguma vinicula.

Alguem sabe me dizer onde posso encontrar vinhos bons e baratos em algum Free Shop?? onde??

Pra passar com umas 2 ou 3 garrafas pelo aeroporto (tanto em MVD quando no BRA) terei algum problema??

 

Obrigado

Marcos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 64
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • 2 meses depois...
  • Membros
Agendei visitas nas Bodegas Juanico e H.Stagnari!!

http://www.juanico.com

http://www.stagnari.com/portugues/stagnari.php

 

Tentei na Bouza (http://www.bodegabouza.com) também, mas eles não me retornaram as mensagens e acabei agendando nas primeiras que me retornaram.

Pensei em visitar 3 no mesmo dia mas não ia dar tempo... os horários disponíveis mais ou menos coincidem entre elas.

Não é como o Vale dos Vinhedos que você chega na vinícola a hora que quer e sai fazendo tour e degustação.

Quanto ao transporte, acabei alugando um carro por um único dia mesmo, como estou em 2 pessoas 25 dolares a mais por pessoa pelo carro não vai matar ninguém. hehe.

 

Depois conte-nos como foi, ok?

 

Abraços e boa trip!

 

Pessoal, fiquei devendo um post de como foi a experiência nas duas bodegas acima. Demorei, mas antes tarde do que nunca...

Eu simplesmente RECOMENDO MUITO as duas vinícolas que visitei. Diferentemente da Concha Y Toro no Chile (que é muito legal, mas tem muita platéia) e das vinícolas da Serra Gaúcha da região do Vale dos Vinhedos (que você chega a hora que bem entende e faz um tour a qualquer hora), as visitas às bodegas do Uruguai (pelo menos as duas que visitei) são agendadas com antecedência e com data e hora marcada. Parece um pouco complicado e desvantajoso fazer isto, mas tal fato esconde (ao menos na baixa temporada) uma grande vantagem que pode tornar a visita inesquecível: A exclusividade.

 

Quando chegamos (eu e minha esposa) pela manhã na Bodega Juanicó - http://www.juanico.com - (um rótulo famoso é o Don Pascual), esperávamos ser recebido com outros turistas, porém não havia ninguém... só nós dois... Ruim? De jeito nenhum. Tivemos um enólogo exclusivo e com todo o tempo do mundo para nos explicar tudo o que perguntávamos. Mesmo já tendo visitado outras vinícolas, tínhamos uma série de dúvidas no que diz respeito a este assunto (não somos conhecedor profundo do assunto, apenas apreciamos muito a bebida e estamos buscando aprender mais) e pudemos perguntar a vontade tudo aquilo que sempre quisemos perguntar, como de questões de harmonização, de armazenamento, de temperaturas de serviço, de decantação, de propriedades dos vinhos, etc etc etc.

 

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20101019224436.JPG 500 375 Legenda da Foto]Passeamos de carro pelos parreirais acompanhado do nosso guia-enólogo, comemos uva cabernet direto do pé e com direito a apreciar este belo visual.[/picturethis]

 

Já na degustação de vinhos, pudemos provar todos os rótulos da bodega com toda a paciência do mundo, e lógico, com todas as explicações individuais do "nosso" enólogo particular.

OBS: A vinícola disponibiliza 3 tipos de degustações diferentes - cada uma corresponde a uma categoria de vinhos - os preços em Março/2010 eram:

Degustación BASICA USD 20.00

Degustación TOP USD 40.00

Degustación PREMIUM USD 60.00

 

 

Muito legal até aí... mas houve um detalhe que elevou a nossa experiência de legal para inesquecível: A hora do Almoço!!

Contratamos além do passeio/degustação, um almoço na própria bodega, e como eram só nós naquele horário, novamente estávamos de "dono" do lugar.

Aproveito para colocar abaixo os preços da degustação com o almoço incluído:

Almuerzo BASICO USD 50.00

Almuerzo TOP USD 60.00

Almuerzo PREMIUM USD 80.00

 

Agora imaginem a nossa pobre situação que nos deparávamos pela frente:

- Um buffet de saladas ótimo.

- Quejos, salames, castanhas e até tâmaras de entrada.

- Um assador exclusivo para fazer uma maravilhosa parrilla só para nós.

- Um garçon que não deixava faltar água (nem vinho) na taça, mas que com toda a classe nos deixava bem a vontade mantendo distância para conversarmos.

- O "nosso" enólogo para nos explicar e harmonizar os vinhos com os frios e com a comida.

- Um ambiente rústico, bem decorado, com uma enorme lareira e um grande janelão com vista para os parreirais.

- Uma mesinha solitária impecavelmente arrumada.

- e o principal: VINHOS LIBERADOS!!!

 

Abaixo segue uma foto para se ter uma idéia...

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20101019230658.JPG 500 375 Legenda da Foto][/picturethis]

 

Deu para sacar a "dentro" que demos nesta viagem?

Foi um achado, pois sinceramente não esperávamos ter uma visita tão agradável.

 

Para eu, que também ando de mochila, paro em albergue e como hot dog na esquina para economizar, desse jeito, corro sério risco de ficar mal acostumado!!

 

 

Depois do almoço (e de um tempinho para baixar a comida) tomamos o rumo para outra bodega que havíamos agendado para a tarde: H Stagnari

http://www.stagnari.com/portugues/stagnari.php

 

Para nossa alegria, a experiência foi tão boa quanto a anterior.

Obviamente não pudemos desfrutar do almoço (no pouco espaço que ainda tinha no estômago, só cabia vinho), mas novamente tivemos um enólogo (desta vez enóloga na verdade) exclusivamente para nos dar todas as explicações do mundo, com toda a calma, como se ela não tivesse mais nada para fazer além de nos atender... Na degustação chegamos até a esperar alguns vinhos de corpo mais estruturados decantar enquanto conversávamos e aprendíamos ainda mais sobre o assunto. A vinícola possui três rótulos Tannat muito premiados internacionalmente, dois deles chegaram a ser premiados como o melhor do mundo em anos diferentes, e sim, pode-se degustá-los no tour.

O preço da degustação é 25 dólares por pessoas (em grupos inferiores a 4). Mais de 4, custa 20 dólares (valores de março/2010).

 

Para chegar a bodega Juanicó, basta pegar a ruta 5 saindo de Montevidéu em direção Canelones - fica aproximadamente uns 30km de distância.

Já para a H.Stagnari, segue mapa abaixo:

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20101019232608.jpg 426.54028436 500 Legenda da Foto][/picturethis]

 

 

Espero ter encorajado a quem for visitar Montevidéu a visitar as bodegas próximas!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
mdcool,

Muito legal as informações!

Perguntas:

1) o valor indicado é pra cada um, ou pros dois?

2) o valor da degustação é um e o almoço é outro? ou se vc paga o almoço, a degustação está incluída?

 

Abs

´

 

Olá mipocione

 

Obrigado!!

 

Respostas:

1) Sim, o valor é por pessoa.

2) Se você paga o almoço, a degustação está incluída.

(não cheguei a perguntar se tem a opção de almoço sem a degustação... devem até fazer, se vai um casal onde um dos dois não bebe por exemplo, deveria ter uma opção)

 

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Excelente los comentarios sobre las bodegas,

yo moro aquì y nunca las visitè, pesquisè toda la informaciòn para Helari y Jandir, pero la verdad es que parece un paseo excelente.

Aquì en Uruguay hay muchos destinos que pocas personas conocen:

Ruta 5: Bodegas y granjas

Ruta 8: zona de sierras a 100 kms de Montevideo, lugares para acampar, trekking cabalgatas: Laguna de los Cuervos, Villa Serrana (con hostel) y Salto del Penitente.

Ruta 8 a 300 kms de Montevideo: Quebrada de los Cuervos (super, super lindo), Area de Parque Nacional

Ruta 7: Estancia Turìstica: San Pedro de Timote

Rìos y arroyos (se permite camping salvaje), con canotaje (en Uruguay todo mundo visita los Ríos en Semana Santa, camping en grupo, especialmente la zona del litoral. Rìo Negro, navegando a partir de Mercedes.

 

Perla

 

 

Perla

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • 2 semanas depois...
  • Membros de Honra

A Bodega Bouza é uma excelente pedida. Fica muito perto de Montevideo e dá para ir de ônibus (mas, se essa for a escolha, é preciso ver os horários certinhos para não ficar horas esperando). Como a Perla já disse aqui, a combinação é o 130, que passa no Teatro Solís, até a Praça Colón, e de lá o L11, que deixa bem em frente à bodega. Na volta, o L11 de novo até a Colón e de lá qualquer um dos vários que vão para diversas regiões da cidade.

 

A Bouza é uma bodega nova, que começou a operar em 2003 e se apóia no conceito de produção artesanal/familiar. Só tem duas linhas de vinho, a "básica" e a Parcela Única. Os "básicos" são vinhos mais caros que os correspondentes de outras vinícolas, como Carrau e Juanicó.

 

Lá na propriedade você pode fazer só a visita, a visita com degustação ou a visita + almoço a la carte. Fiz a visita com degustação ($U 430 por pessoa) e valeu a pena. Eles servem quatro vinhos - ver no www.bodegabouza.com - e uma pequena seleção de pães e frios. A visita é simples: são mostradas as etapadas da produção, como qualquer vinícola, só que num porte relativamente pequeno. Para quem gosta de carros, também é apresentada a coleção particular de carros e motos antigas da família Bouza... A degustação é na área de restaurante. Quem quiser gastar mais pode comer um "cordero" criado lá na propriedade mesmo... O almoço, dependendo da escolha, sai por cerca de $U 1.000 por pessoa (!)...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
Vishi, eu estava pensando em fazer esse passeio com uma motoca alugada.

 

Mas acho que não vai rolar não, vai ter que ser um carro, ou de busão (se é que tem, ainda não pesquisei essa parte do roteiro) kkkkkkk

 

Intééé

 

::lol4:: Lico.... só se vc degustar suco de uva! ::lol4::

 

Rchia,

 

A Bouza é linda mesmo, mas tem muitas e todas são pertinho, fiquei de fazer um guia das principais vinícolas Uruguaias e Argentinas, mas não tive t ainda, mas uma hora dessas sai!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 meses depois...
  • Membros

, olá!

 

, li sobre alugar carro e ir para as bodegas... minha dúvida é: se beber pode dirigir no Uruguai? (sem caretice...é só uma dúvida mesmo...), fiquei pensando se fosse pego em uma parada de polícia com uma dose de vinho na cara...não conheço nenhum delegado por lá...rsss

 

, será que rola o risco?

 

, brigado! , e segue o baile.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...