Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Bolivia/Peru (Setembro/2005) - fotos

Postado
  • Membros

Roteiro: SP - Corumba - Puerto Soares - Sta Cruz - La paz - Copacabana - Puno - Cuzco - Aguas Calientes - MP - Cuzco - La Paz - Uyuni (Salar) - potosi - Sucre - Sta Cruz - P. Soares - SP

total: 20 dias

Orçamento: + ou - 630 dolares por pessoa (fora lembranças)

(contando mais ou menos 50 dolares entre bolivianos e soles + uma nota de 20 dolares rasgada q ninguem queria aceitar, roubados em ollataytambo q descreverei mais pra frente).

Dia 4 - saimos eu e a lilian (namorada) de sampa rumo a corumba (viaçao andorinha) do terminal barra funda.. bus sai as 11 hrs.

dia 5 - chegamos em corumba, troca de bus rumo a fronteira, conhecemos um outro casal de bragança q veio no mesmo bus de sampa com a gente irao tbb ateh MP (carol e Fabiano).

fronteira - carimbar entrada na bolivia pegar as coisas e pegar taxi ateh estaçao de quijarro dividimos nós 4..

chegamos na bilheteria e pedimos o superpullman, mas naquele dia soh iria sair o ferrobus 202 bol.. uma facada..e soh iria sair as 18 hrs.. eram meio dia ainda.. compramos e procurar oq comer, no caminho achamos internet por 5 bol a hora.. comemos e usamos a net.. ficamos enrolando e umas 16 hrs fomos tomar banho 5 bol. por pessoa... esperamos mais um pouco e enfim vamos pegar o trem.. no trem conhecemos Joel (brasileiro de jundiai q vivia mais na bolivia q no brasil) e Junny (secretaria de escola, local de sta cruz) no trem oferecem jantar e cafe da manha.. um luxo!!! dificil mesmo eh comer e beber com o balançar do trem.. balança mais que a CPTM...

dia 6 - chegamos em sta cruz umas 8 da manha.. sugeriram ficarmos em sta cruz o dia e pegarmos bus pra la paz a noite... fomos entao pra casa de um amigo da Junny, senhor Julio Soares (o maquinista do Ferrobus) sugeriram q deixassemos as coisas la na casa e fomossemos andar no centro, ficamos meio desconfiados mas deixamos as coisas e fomos.. sta cruz cidade de transito louco. uma especie de 25 de março a cidade toda.. voltamos de tarde tomamos um banho e depois junny nos levou ateh a rodoviaria para pegarmos bus pra la paz..

dia 7 - houve um acidente no caminho de sta cruz e cochabamba, um caminhao escorregou da pista e fechou toda via.. ficamos 5 hras parados.. chegamos em la paz quase na hora do almoço.. comecei a sentir a altitude, chegando na rodoviaria vomitei dentro do bus..descemos uma moça q conhecemos no bus nos sugeriu hostal Tambo del oro, logo de frente pra rodoviaria, fomos la conhecemos e fechamos quarto para 4 pessoas saiu 30 bol. cada... como estava abaixo do orçamentop prvisto e nem precisava pegar taxi.. ficamos com ele mesmo.. ducha caliente.... primeira noite numa cama!!! descemos e fomos procurar algo pra comer.. comemos depois descemos ate o mercado das bruxas.. uns 15 minutos caminhando .. na altitude parecem 2 horas.. de noite passei mal de novo e vomitei.. tomei um cha de coca e capotei.. estava muito mal mesmo..

(continua)

• Respostas 29
  • Visualizações 14.6k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Featured Replies

Postado
  • Membros

Hey Tomita

Bom relato! fiquei até com vontade de fazer eese roteiro mas náo sei se conseguiria passar pelos stresses de fronteira/bus que atrasa/ou sem agua p tomar banho... Por outro lado, conhecer o deserto/salar/lagunas... acho que um dia irei!

Qual a melhor época para ir?

Tem que reservar hoteis antes ou dá para achar na hora?

um abraço/

Postado
  • Membros

nhioka2

ola... massa q curtiu..entao estress mais do momento mesmo, acho q viajar de mochilao e passar pelas situaçoes do cotidiano do povo local, eh a diferença de fecha um pacote com uma agencia de viagem, mas com certeza vc perde a oportunidade de aprender pra caramba primcipalmente sobre vc mesmo..nao troco esse aprendizado por nehum pacote fechado... enfim, o salar a coisa eh tao bela q tomar banho eh um mero detalhe sem importancia, nao deixe de faze-lo soh por causa do banho..vale muito a pena, dizem a melhor epoca pro peru ser junho e julho, tem varias comemoraçoes etcc.. mas eh mais caro tbb.. e mais frio com certeza.. em setembro ja eh inicio da baixa temporada, mais barato e hotel encontra facil...vc desce das rodoviarias ja tem varias ofertas...na bolivia eh tudo muito barato, ateh mesmo para nos brasileiros, e mesmo assim eh tudo negociavel, tudo mesmo, inclusive passeios etcc.. ja no peru, eh mais burocratico, mas vale muito a pena tb..

pro salar, no inverno, vc pega neve q foi muito massa, ja q nunca tinha visto ainda... e no verao epoca de chuva, o salar vira um espeho do ceu, imagina neh??? curti tudo mesmo, mas o salar ainda quero voltar pra bolivia soh pra fazer o salar novamente...

grande abraço e boa sorte qq coisa soh perguntar ..

Postado
  • Membros

DICAS

- dinheiro, levei tudo em dolar papel moeda, nao levei travel cheque nem nada disso, da pra levar na boa... o dinhiro grosso, enrolei tudo num pote pequeno deixava amarrado na cintura da calça e jogava pra dentro da calça, nao tirava pra nada soh pra transferir de uma calça pra outra, passaporte deixava em um money belts por dentro da calça, melhor q carregar por baixo da camisa.. depois levava uma outra pochete normal na cintura... dica eh se for levar essa pochete na cintura, prenda-a bem, levei ela com folga na cintura por isso me roubaram sem q percebesse na estaçao... nela levava, dinheiro q irria usando no caminho..

- Hoteis e Onibus, pechinche, ainda mais se estiver em mais pessoas, mesmo se for viajar sozinho vc vai conhecendo as pessoas no caminho, viagem e dividam hoteis, sai bem mais barato.. antes de fechar peça pra conhecer os quartos, ligue os chuveiros pra ver se tem ducha caliente, igualmente os onibus, se bem q a maioria dos bus nao tem banheiro,,, se informe sobre os horarios dos onibus na propria cabine de compra das passagens, caso vc queira chegar no destino e ja pegar outro bus pro mesmo dia... ex: uyuni - sucre - sta cruz (se informe em uyuni se eh possivel chegar em sucre e pegar bus pra sta cruz no mesmo dia.. etcc

- leve pouca camisa, pois dae vc ja comprar as camisas de lembrança da bolivia q eh super barato.. leve principalmente camisetas de poliester, de time de futebol etcc.. essa ajudam muito caso queiram lavar as roupas ou caso molhem..

- toalha : levem toalhas impermeaveis, nao enchugam muito bem, mas ajudam pra q a toalha de algodão nao encharque demais...

- lenços umidecidos pra bebes, quebram o galho pros dias sem banho...

- reserve sempre trocados.. pra usar banheiros.. sao todos pagos...

- nao leve nem aceite dolares rasgados e muito sujos. eles nao aceitam nem ferrando principalmente no Peru.. notas de 1 dolar tem cotação menor.. ex: dolar = 3,35 soles /

nota de 1 dolar = 2,90soles

- leve carterinha de estudante, no peru faz a diferença, na bolivia nem tanto, mas ja tudo barato mesmo..hehehehe

- fazer o passeio do Salar de Uyuni é obrigatório (vale muito a pena, mesmo) nao pague mais q 60 dolares(3 dias)

- compre as lembranças, roupas etcc tudo na bolivia, memo pra nós brasileiros eh muito barato mesmo.. se vc chora um pouco eles abaixam ateh mais...copacabana eh legal pra comprar artesanatos, roupas etcc.. com os proprios artesoes...

- La Paz visite o mercado das bruxas, vale a pena pra conhecer..e ateh comprar tbb, pq nao...

- Ilha do sol, vale a pena pegar o pessio do dia todo, q vc pode percorrer toda ilha, existe um passeio q sai a tarde e da pra pegar logo q vc chega de La Paz, mas vc conhece soh uma parte da ilha pelo mesmo preço.. pra quem tiver disponibilidade vale a pena dormir na ilha.. nao fiz isso, fiquei meio arrependido.. o amanhecer e o por do sol na ilha deve ser coisa de louco...

- compre os passeios e pegue os hoteis somente qd chegar em cada local.. nao reserve nada antes.. principalmente na bolivia o ideial eh vc conferir pessualmente as coisas.. soh pra se ter uma ideias todas empresas de bus eles proprios se classificam 5 estrelas, hehehee

- carteira de albergue, só leve se ja tiver.. nao vale a pena fazer soh por causa dessa viagem.. os hoteis sao bem mais baratos..

espero q ajude... boa viagem a todos.. qq duvidas soh postar

grande abraço

Postado
  • Membros

levei uma nota de 100 dolares muito suja e velha, com tinta de caneta estourada espalhada e consegui trocar na boa em ollantaytambo, muita sorte! nos outros lugares tentei trocar e nada!

falou!

Postado
  • Membros

rpandrade,

putzz deu sorte mesmo..vc foi qd?? abraçss

• 2 semanas depois...
Postado
  • Membros

Oi Tomita, olhei no site da andorinha e lá o horário é diferente dos que todos relatam...lá o bus para Corumbá sai as 15:30 se não me engano e vc disse 11 horas...e vc fala de terminal barra funda...existe outro terminal além desse? Desculpa a minha ignorância mas a única coisa que conheço em São Paulo é o aeroporto...:)

Postado
  • Membros

Oi Tomita, que estranho, eu entrei nesse site, dá uma olhada:

http://www.andorinha.com/linhas.php

Eu moro em BH, estava pensando em ir por SP pois daí o bus vai direto pra Corumbá, e se eu sair de BH tenho que parar em Campo Grande. Agora não sei em qual terminal param os ônibus que saem de BH. O Tiete é mais famoso? Esse Barra Funda é na capital mesmo? Que rolo :)...Fiquei confusa...Saio dia 3 de janeiro...Valeu Tomita!

Postado
  • Membros

pois eh nao sei nao.. esse site q vc me passou nem consta ter SP - corumba direto, mas tem simmm.

esse de sampa pra corumba sai todos os dias as 11:00 e as 19:35

do terminal da Barra funda

o terminal do tiete eh o principal pois tem viagens internacionais tbb.. o da barra funda tem somente viagens nacionais, ambos sao na capital e terminal do metro. explicando parece complicado mas eh facil..

mesmo esse direto pra corumba faz uma parada em campo grande tbb... acho mais facil vc ja pegar dae de BH, penso q sairia ateh mais barato q vc vir pra sampa depois ir pra corumba.. eh isso... grande abraço boa sorte.. qq coisa soh postar..faloww

Postado
  • Membros

Valeu Tomita, acho que vou mesmo por BH, é mais barato tbm...eu queria pegar o trem no mesmo dia da minha chegada, e esse bus que sai de Sampa chega cedinho em Corumbá, já o que sai de BH chega de manhã cedinho, só que em Campo Grande, aí tenho que pegar outro até Corumbá e provavelmente terei que passar a noite lá, o que eu não queria...mas faz parte...:)

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.