Ir para conteúdo

Budapeste - Viena - Praga - Berlim [update 23/07 - viagem feita! LInk para o relato]


Posts Recomendados

  • Membros

Pessoal,

 

finalmente comprei o seguro viagem após a odisséia com a Submarino Viagens.

 

Comprei diretamente pela Mondial Travel (feito pela Allianz) por R$305,00, que cobre o básico do Acordo de Schengen.

 

Mas para variar, enviaram a apólice com meu endereço errado... ::vapapu::

 

Entrei em contato, e corrigiram rapidamente. Diferentemente dos empecilhos que colocaram quando comprei pela Submarino Viagens.

 

Enfim, seguro em mãos! Mais uma etapa finalizada.

 

Agora só falta comprar as passagens de trem (vou deixar para o próximo mês, 2 meses antes da viagem) e claro, a definição dos roteiros propriamente ditos (isso vai dar trabalho).

 

Ainda não vou comprar euros por agora. Vou esperar um pouco mais porque o euro vem caindo nos últimos meses, e nessa onda de impeachment, a tendência é cair ainda mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olá pessoal,

 

uma coisa que vem me preocupando esses dias é sobre a questão de segurança (do ponto de vista de roubos, assaltos, etc) nesses países/cidades que irei visitar.

 

Como comentei antes, já viajei para Cingapura. Mas conversando com minha professora de inglês (uma holandesa que já viajou para tudo quanto é canto do mundo), ela me alertou para eu não tirar Cingapura como referência, pois Cingapura é, de fato, como uma cidade "perfeita": segurança total! Lá você pode andar em qualquer lugar, a qualquer horário, com câmeras, relógios, jóias e qualquer coisa de muito valor sem se preocupar - ninguém irá lhe incomodar.

 

Em Cingapura eu vesti o "uniforme de turista": mochila nas costas, bermuda e câmera pendurada no pescoço (tenho uma Nikon D3100 com lentes simples, mas nada compacta). Não tive nenhum problema, bem como não senti nenhuma tentativa de extorsão ou clima de insegurança.

 

Li vários relatos de roubos (batedores de carteiras), extorsões e assaltos especialmente em Budapeste e Praga.

 

Nessa próxima viagem pretendo sempre manter o passaporte, cartões e dinheiro na doleira (na cintura). Carregarei apenas alguns biscoitos, água, tablet e guias turísticos. Manterei o celular no bolso.

Embora ainda não tenha feito um planejamento de gastos diários, não pretendo ficar carregando muito dinheiro comigo (talvez o equivalente a uns 70 à 100 EUR por dia). Provavelmente eu vou usar mais cartão pré-pago e/ou crédito.

 

Enfim, gostaria de dicas e sugestões de vocês que são mais experientes sobre segurança e comportamento (in)apropriado e locais a serem evitados em certos horários.

 

Naturalmente quero tomar os cuidados básicos, embora não queira ficar "paranóico" durante toda viagem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Obrigado pelo retorno, pessoal. ::cool:::'>

 

Acho que fiquei meio "impressionado" por alguns relatos que vi sobre "turistas serem alvos fáceis". Tanto que minha preocupação com a câmera pendurada no pescoço não era nem ela ser roubada, mas sim ficar com essa marca na testa de "turista", embora essa marca seja quase impossível de ser tirada.

 

Também estava assistindo alguns episódios daquele programa Scam City (Capitais do Delito), em que o cara procura identificar e mostrar justamente as armadilhas em que turistas caem. Porém observei que a maioria das vezes em que o cara entrou em situações de real perigo foi porque ele estava procurando coisas ilícitas e em locais estranhos.

 

Mas uma medida que vou tomar é andar só com o dinheiro para o dia (entre uns 70 e 100 EUR, no máximo) na doleira, e focar mais no uso de cartão pré-pago (embora tenha a maldita taxa de 6,38%); mas é questão de segurança e precaução. Manter carteira e celular nos bolsos da frente e ficar atento em aglomerações.

 

Só espero que dê tudo certo: que eu possa curtir a viagem, tomando os devidos cuidados, mas sem paranóia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

Olá pessoal,

 

nas últimas semanas fiz alguns levantamentos para estimar as despesas da viagem:

 

Hospedagem:

Budapeste (4 noites) - Best Choice Hostel: 80 EUR

Viena (4 noites) - Wombat's City Hostel Naschmarkt (4 noites): 110 EUR

Praga (4 noites) - Pension Pohádka Praha (4 noites): 264 EUR

Berlin (6 noites) - Derag Livinghotel Berlin-Mitte: 360 EUR

TOTAL: 814 EUR

 

Atrações, alimentação e transporte:

Budapeste: 410 EUR (média de 102 EUR/noite)

Viena: 400 EUR (média de 100 EUR/noite)

Praga: 375 EUR (média de 94 EUR/noite)

Berlin: 890 EUR (média de 82 EUR/noite)

TOTAL: 1675 EUR (média de 93 EUR/noite)

 

O total incluindo hospedagem é de aproximadamente 2.500 EUR.

 

As hospedagens já estão definidas, ou seja, é gasto certo pois já fiz as reservas.

 

As demais despesas envolvem valores pesquisados de atrações que deverei visitar, walking tours com média de 10 EUR, transportes internos (tickets de transporte para turistas), e translados entre as cidades de ônibus que estão estimados em aproximadamente 10 EUR por translado, segundo a https://www.studentagency.eu/en/.

Também adicionei 100 EUR/cidade para demais despesas como pequenas (e baratas!) lembrancinhas, ou eventualidades.

 

Estou estimando alimentação em média como a seguir:

 

Café da manhã: 10 EUR/dia

Almoço: 10 EUR/dia

Lanche: 8 EUR/dia

Janta: 15 EUR/dia

 

Gostaria da opinião de vocês em relação a esses gastos, especialmente de alimentação. Será que estou subestimando algo? (Prefiro superestimar!)

 

Estou colocando jantar a 15 EUR/dia, mas acho que deverei fazer apenas lanches simples na maioria das vezes, pois eu não costumo jantar (apenas faço pequenos lanches).

 

A média de gastos por dia, descontando a hospedagem, está girando em torno de 90 EUR/noite.

 

Outra coisa - sobre o dinheiro:

 

Normalmente vocês levam aproximadamente qual porcentagem em espécie e VTM?

Por exemplo, desse total de 2.500 EUR, será que eu levo 1.000 EUR (40%) em espécie e 1.500 EUR (60%) no VTM? Ou será que é arriscado levar isso tudo em espécie?

 

Opiniões e sugestões são bem-vindas!

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Por causa do IOF, quando fui para a Europa levei aproximadamente 75% em dinheiro vivo, sempre tendo ele muito bem guardado na minha doleira que não tirava por nada nesse mundo hahaha.

 

Quanto à estimativa que você fez, diria que está bem alta. Em Viena e Berlim se usa euro, mas mesmo assim Berlim não é uma cidade cara. Já Praga e Budapeste são muito mais baratas, com 5 euros você faz uma refeição excelente.

 

Budapeste: 410 EUR (média de 102 EUR/noite)

Viena: 400 EUR (média de 100 EUR/noite)

Praga: 375 EUR (média de 94 EUR/noite)

Berlin: 890 EUR (média de 82 EUR/noite)

TOTAL: 1675 EUR (média de 93 EUR/noite)

 

Budapeste é disparada a cidade mais barata do roteiro, não entendi muito como você chegou a esses valores. Enquanto que em Viena você paga uns 12 a 15 euros por uma refeição legal, em Budapeste dá pra fazer com 3 euros se você não for exigente.

 

Quando fiz essas cidades, minha média de gastos foi mais ou menos a seguinte (sou bem econômico):

 

Budapeste: 20 euros/dia

Praga: 32 euros/dia

Berlim: 15 euros/dia (tinha casa lá)

Viena: 50 euros/dia

 

Realmente não sei o seu perfil, mas me pareceu muito exagerado. Concordo que é sempre bom superestimar o gasto, mas achei que ficou muito fora da realidade. Dá pra fazer com muito, mas muito menos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Por causa do IOF, quando fui para a Europa levei aproximadamente 75% em dinheiro vivo, sempre tendo ele muito bem guardado na minha doleira que não tirava por nada nesse mundo hahaha.

 

Quanto à estimativa que você fez, diria que está bem alta. Em Viena e Berlim se usa euro, mas mesmo assim Berlim não é uma cidade cara. Já Praga e Budapeste são muito mais baratas, com 5 euros você faz uma refeição excelente.

 

Budapeste: 410 EUR (média de 102 EUR/noite)

Viena: 400 EUR (média de 100 EUR/noite)

Praga: 375 EUR (média de 94 EUR/noite)

Berlin: 890 EUR (média de 82 EUR/noite)

TOTAL: 1675 EUR (média de 93 EUR/noite)

 

Budapeste é disparada a cidade mais barata do roteiro, não entendi muito como você chegou a esses valores. Enquanto que em Viena você paga uns 12 a 15 euros por uma refeição legal, em Budapeste dá pra fazer com 3 euros se você não for exigente.

 

Quando fiz essas cidades, minha média de gastos foi mais ou menos a seguinte (sou bem econômico):

 

Budapeste: 20 euros/dia

Praga: 32 euros/dia

Berlim: 15 euros/dia (tinha casa lá)

Viena: 50 euros/dia

 

Realmente não sei o seu perfil, mas me pareceu muito exagerado. Concordo que é sempre bom superestimar o gasto, mas achei que ficou muito fora da realidade. Dá pra fazer com muito, mas muito menos.

 

João, primeiramente venho agradecer a resposta.

 

Eu concordo que essas estimativas ficaram altas. Inclusive fiquei um pouco "assustado" comparando com outras que já vi em relatos por aqui.

 

Mas seguem duas tabelas em que fiz esses orçamentos:

EDIT os orçamentos das refeições consideram o total dos dias em cada cidade. Ou seja, não é "60 EUR" de janta por dia, mas sim 15 EUR (em Budapeste e Praga, nas quais ficarei 4 noites).

 

Orçamento de Budapeste:

gjs4TXw.png

 

Orçamento de Praga:

M8BAtmL.png

 

Orçamento de Berlim:

PZPLx88.png

 

A tabela de Viena só contém alimentação nos mesmos padrões das anteriores, pois comprei o Vienna Pass (https://www.viennapass.com/vienna-attractions/) por ~100 EUR, que garante entrada em todas atrações que tenho interesse, sem contar transporte e Hop On Hop Off (fiz as contas separadamente e vi que valia, e muito, a pena comprar esse Vienna Pass).

 

Como disse, acho que o que está pesando nesse orçamento é o quesito alimentação, embora também tenha achado as atrações um pouco caras (e olha que nem coloquei tantos museus).

 

tObserve que coloquei 100 EUR a mais para cada cidade, ou seja, equivalente a 25 EUR a mais por noite.

 

Sobre o meu perfil, realmente não sou de esbanjar, especialmente em alimentação. Talvez o faça uma noite em cada cidade, mas não será nada demais. Se eu tiver que almoçar e jantar um sanduíche, para mim já está ótimo!

 

E aí, o que acham desses orçamentos?

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Tem certeza sobre esses valores? As atrações ok, até porque eu praticamente não entrei em nenhuma e não me arrependo, pois o melhor de Budapeste é caminhar e conhecer a cidade a pé. Só fui mesmo no Szechenyi Baths e na época paguei 4500 Forints.

 

Mas digo em relação à alimentação. Eu cheguei a pagar 1000 Forints em um Kebab enorme e muito bom. No mais, paguei 5000 por uma Pizza inteira, e foi a refeição mais cara na cidade. 10.000 por um café e 18.000 por um almoço só se você for num restaurante top, sinceramente. Primeiro que café da manhã se come no hostel, e se não for incluso na diária sugiro comprar no mercado e fazer o seu proprio.

 

E se você não se importa de comer sanduíche de vez em quando, por uns 2000 Forints você compra um sanduíche top. No mais, a sua refeição ostentação não vejo saindo por mais do que uns 15.000.

 

Vale lembrar que tudo o que falo se refere à Budapeste, as outras cidades não cheguei a olhar a tabela.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Novamente, obrigado pelo retorno.

 

Vamos lá:

 

Tem certeza sobre esses valores? As atrações ok, até porque eu praticamente não entrei em nenhuma e não me arrependo, pois o melhor de Budapeste é caminhar e conhecer a cidade a pé. Só fui mesmo no Szechenyi Baths e na época paguei 4500 Forints.

 

Pois é, olhei no próprio site do Szechenyi Baths: está 5.200 HUF hoje em dia.

 

Mas digo em relação à alimentação. Eu cheguei a pagar 1000 Forints em um Kebab enorme e muito bom. No mais, paguei 5000 por uma Pizza inteira, e foi a refeição mais cara na cidade. 10.000 por um café e 18.000 por um almoço só se você for num restaurante top, sinceramente. Primeiro que café da manhã se come no hostel, e se não for incluso na diária sugiro comprar no mercado e fazer o seu proprio.

 

Acho que não ficou claro o orçamento pelas tabelas na parte de alimentação: o preço que coloquei é o total da cidade. Como vou ficar 4 dias em cada cidade (exceto Berlim, com 6), então o preço diário do café da manhã, por exemplo, é de 2.500 HUF por dia.

 

Em relação ao almoço e lanche, acabei de ver que as tabelas estão erradas. Sem querer somei um dia a mais. São apenas 3 dias de almoços e lanches, em vez de 4 (como coloquei na tabela). Ou seja, aí já reduz um pouco a estimativa.

 

Mas a média que estimei seriam (por dia em cada cidade):

Café da manhã: 8 EUR

Almoço: 10 EUR

Lanche: 10 EUR

Janta: 15 EUR

TOTAL: ~43 EUR/dia

 

Ah, por sinal, essas estimativas foram com pesquisas em sites de alguns restaurantes mesmo. Com certeza se tiver uma barraca de rua, a refeição será mais em conta.

 

Mas pelo que você falou, parece que ainda assim continua alto...

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Agora eu vi que é o valor total, não tinha me dado conta antes. Mas mesmo assim acho bastante ainda.

 

Vi agora que você vai ficar no Wombats Naschmarkt em Viena, excelente escolha! O hostel é sensacional e servem café da manhã excelente por 3.90, tem Nutella liberado, vários pães, recheios; vale muito a pena.

 

No mais, diria que 15 euros para janta em média é um exagero até mesmo para Viena, que é a cidade mais cara das quatro. Com uns 5 euros você faz uma bela refeição em Budapeste, e com 10 a 12 dá pra comer bem em Viena. Berlim e Praga são as duas intermediárias, sendo que Berlim por ser euro é um pouco mais cara.

 

Minha dica é cozinhar algumas refeições no hostel, ajuda muito a economizar. Lembro que cheguei em Berlim e fui em um supermercado de orgânicos muito bom e caro. E mesmo sendo um lugar caro, comprei todas as minhas refeições lá para os quatro dias, gastei 55 euros, uma média de 14 euros por dia para todas as refeições (além dessa compra, comi fora em um almoço e uma janta).

 

Por fim, se eu fosse fazer uma estimativa hoje com base no que foi o minha viagem, seria mais ou menos isso para a média das 4 cidades:

 

Café da manhã: 3 a 5 euros.

Almoço: 6 a 8 euros.

Lanche: 3 a 5 euros.

Janta: 7 a 9 euros.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...