Ir para conteúdo

Budapeste - Viena - Praga - Berlim [update 23/07 - viagem feita! LInk para o relato]


Posts Recomendados

  • Membros

Olá pessoal,

 

meu nome é Bruno e estou pensando em uma viagem de aproximadamente 15 dias pela Europa Central em julho deste ano, seguindo o seguinte roteiro:

 

Budapeste - Viena - Praga - Berlim

 

Essa será minha primeira viagem internacional dedicada especialmente a turismo do tipo "mochilão" (fiquei em Cingapura por 7 dias em janeiro de 2015, mas em um congresso... então o turismo ficou um pouco comprometido).

Enfim, essa será minha primeira viagem de férias propriamente ditas depois de anos... Ou seja, estou com altas expectativas. ::hahaha::

 

Minhas referências iniciais se baseiam no "Viaje na Viagem", onde indicam justamente esse roteiro que queria: http://www.viajenaviagem.com/2015/03/europa-roteiro-15-dias

 

Pois bem, estou pensando na seguinte distribuição de dias em cada cidade:

 

Alternativa 1: "Completo"

Budapeste: 4 noites (chegada 02/07; 3; 4; 5; saída 6) - 3 dias inteiros

Viena: 4 noites (chegada 6; 7; 8; 9; saída 10) - 3 dias inteiros

Praga: 4 noites (chegada 10; 11; 12; 13; saída 14) - 3 dias inteiros

Berlim: 5 noites (chegada 15; 16; 17; 18; 19; saída 20) - 4 dias inteiros

Total de noites: 17

Total de dias inteiros em cada cidade: 13

 

Obs.: as datas sublinhadas se referem aos "dias inteiros" em cada cidade.

 

A segunda alternativa seria retirar um dia inteiro de Viena, e a terceira alternativa seria retirar Viena completamente.

 

O translado entre os países seriam feitos por trem. Segundo minhas pesquisas os tempos de viagens seriam:

 

Budapeste - Viena: ~3h

Viena - Praga: ~4h

Praga - Berlim: ~4h

 

Sobre a hospedagem, penso em ficar em hostels. Dei rápidas pesquisadas no booking.com e vi alguns interessantes. Talvez (talvez mesmo!) eu pensaria em ficar 1 ou 2 dias em um hotel entre Viena e Praga (para talvez "repor as energias") e fechar Berlim em uns 2 dias num hotel simples; penso nisso pois tenho receio desse roteiro ficar uma "maratona" e acabar exausto em algum momento (espero que esteja enganado).

 

Enfim, gostaria de contar com as sugestões e opiniões de vocês sobre o seguinte:

 

1) Segundo o próprio "Viaje na Viagem", recomendam ficar 4 dias inteiros em grandes capitais e cidades (como Berlim), e 3 dias inteiros em cidades como Budapeste, Viena e Praga. Porém, eles recomendam "desconsiderar" o dia de chegada ou translado. Por isso minha Alternativa 1 ficou meio "carregada". [Referência: http://www.viajenaviagem.com/2010/07/europa-quantos-dias-em-cada-lugar]

 

O que acham dessas minhas alternativas de roteiros? Podeira (ou deveria) encurtar as estadias em alguma(s) cidade(s) (usando a segunda alternativa, de ficar apenas 3 noites e 2 dias inteiros em Viena e/ou Praga)?

 

2) Posso ficar tranquilo e procurar as passagens de trem apenas nos dias em que chegar em cada cidade (ou seja, com antecedência de uns 3 dias antes de cada partida)?

 

3) Por enquanto os melhores preços de passagens que encontrei foram pelo submarino viagens; decolar.com sempre está mais caro. Recomendam algum outro site para tal?

 

--

 

Bem, é isso. Conto com a colaboração de todos. Qualquer ajuda, opinião, sugestão, dicas específicas de cada cidade, etc são válidos e muito bem-vindos.

 

:)

 

Abraço!

 

========================================

Update: 29/03 - Bilhetes emitidos e reservas feitas

 

Pessoal, recebi os bilhetes das passagens! \o/

Portanto as datas serão, de fato como se segue:

 

 

Saída de BH: 03/07

Budapeste: 4 noites (chegada 04/07; 5; 6; 7; saída 8 ) - 3 dias inteiros

Viena: 4 noites (chegada 8; 9; 10; 11; saída 12) - 3 dias inteiros

Praga: 4 noites (chegada 12; 13; 14; 15; saída 16) - 3 dias inteiros

Berlim: 6 noites (chegada 16; 17; 18; 19; 20; 21; saída 22) - 5 dias inteiros

Total de noites: 18

Total de dias inteiros: 14

 

As hospedagens também estão encaminhadas. Por enquanto estão assim (e assim devem ficar, a não ser que eu encontre alguma barganha até lá):

 

Budapeste (04/07 a 08): Best Choice Hostel

Viena (08/07 a 12): Wombat's City Hostels Vienna at The Naschmarkt

Praga (12/07 a 16): Pension Pohádka Praha

Berlim (16/07 a 22): Derag Livinghotel Berlin-Mitte

----------------------------------------------------------------

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Ola, Louren!

Fiz uma viagem semelhante com a sua há dois anos, se quiser, confere o meu relato aqui embaixo...talvez possa te ajudar =)

 

- Acho que a sua divisão de dias está boa, no geral. Claro, tudo depende do que buscas. Penso que Viena é uma cidade maior e com mais variedade do que Praga e, por isso merece mais tempo - independente de você querer visitar museus/castelos. Já Praga é bem compacta (a tradicional) e por isso, acho que é possível de ser aproveitada em menos tempo.

- Sobre isso de baladas, entendo que o pessoal prefira Praga. Mas pessoalmente, acho Viena mais simpática até para sair. Explico: os austríacos me pareceram mais receptivos com estrangeiros do que os tchecos e isso fez com que a minha vida noturna em Viena fosse bem mais interessante do que a de Praga (que se limitava a interagir com outros turistas como eu). Novamente, isso é pessoal.

- Acho que você pode "repor as energias" tanto em Viena quanto em Berlin. Na minha opinião, é mais fácil descansar ficando um dia a mais em um lugar do que mudando de cidade. Pegar mala, sair pra estação, chegar numa cidade, achar hotel...isso é cansativo. Se pensas em lagartear, podes muito bem fazer isso nessas duas cidades, que são bem tranquilas.

- Invariavelmente você ficará cansado sim. É muito legal até você já pensar nisso de antemão e guardar uns dias pra isso.

- Na realidade, a quantidade de tempo nas cidades é beeem variável de pessoa pra pessoa. Eu sugiro que você veja o que quer fazer em cada. Quando fiz a minha trip pressas bandas, pensei inicialmente em 2 dias pra viena, depois aumentei pra 3 e daí 4...e no final não fiz tudo o que planejei, mas curti ter gasto todo aquele tempo na cidade. Em Budapest, passei 4 dias (3 inteiros) e achei que deu pro que eu queria, mas ficaria mais 1 ou 2, porque é uma cidade agradável que com o tempo você vai aprendendo a gostar =)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Primeiramente venho agradecer aos três pelas respostas. ::otemo::

 

Como o Adriano mencionou, realmente Viena aparenta ter um perfil bem diferente de Budapeste e Praga. Viena era até então a minha única dúvida, tanto que cogitei reduzir os dias ou até mesmo eliminá-la do roteiro.

 

Porém com os relatos da Julia, me animei bastante! Excelente relato, por sinal: relato-de-viagem-budapeste-viena-praga-munich-salzburg-t96488.html#p960414 ::otemo::

 

Eu não sou "boêmio", não sou de "baladas", etc. Inclusive não tenho o hábito de beber. O máximo que faço é experimentar (só para conhecer mesmo) uma cerveja daqui, outra dali...

 

Portanto eu acredito que vou conseguir curtir um pouco do que cada cidade tem a oferecer, seja museus, castelos, palácios, catedrais, parques, praças, teatros... Inclusive me deu vontade de assistir um concerto ou ópera em Viena - não vou perder nada em experimentar e apreciar outras artes. De um jeito ou de outro, cada momento será uma experiência única.

 

Sobre as estadias, acho que vou deixar tudo "simétrico" mesmo: 3 dias inteiros em cada cidade (exceto Berlim, com 4). Mesmo que eu consiga ver "tudo" que terei para ver numa cidade, se sobrar um dia, poderei visitar uma cidade próxima, ou tirar o dia só para curtir uma de "morador". :D

 

Também seguindo a orientação da Julia, vou tentar programar um dia ou outro em um hotel no meio da viagem para lavar a alma. Rss. Talvez eu até fique toda estadia em Berlim em um hotel. Enfim, vou continuar pesquisando os preços e ofertas pelo booking.com (se tiver algum outro site que recomendam, por favor, compartilhem).

 

Em relação ao preço das passagens de trem entre as cidades, pesquisei conforme o Adriano sugeriu (inclusive olhei em sites de empresas específicas de cada país). Mas não vi nenhuma diferença significativa de preço entre as passagens de trem entre as cidades, considerando uma compra para daqui a 3 dias ou para 60: os preços eram basicamente os mesmos. Alguns translados estão em torno de 19 euros, já outros eram uns 30 ou 45 euros. Enfim, vou continuar pesquisando para ver se vale a pena comprar esses tickets antecipadamente. Mas as dicas das companhias foram válidas. ::cool:::'>

 

Sobre as passagens aéreas, a dica do Adriano foi bacana! Vou usar os buscadores como referência, mas depois tentar comprar diretamente com as companhias. Inclusive devo comprar as passagens já no início de abril. Enquanto isso vou pesquisando as flutuações dos preços... e quem sabe não aparece uma "super oferta" no melhoresdestinos.com.br? :)

Também quero comprar essas passagens logo para eu me garantir que não irei refugar da viagem. Não quero fazer nada no impulso, mas não quero abrir mão de merecidas férias após 10 anos de ralação e estudos.

 

Ah, não posso me esquecer do seguro viagem. Isso é muuuuito importante! Recomendam algum valor específico?

 

Bem, por enquanto é isso pessoal. Novamente agradeço a atenção de vocês. Espero que outras dicas e sugestões diversas (o que fazer, atrações, hospedagem, etc) possam surgir. Aos poucos vou atualizando o andar da carruagem para vocês. :)

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Oi Bruno! Acho que a divisão de dias está muito boa. Não está corrido e poderá descansar um pouco nas cidades. Como disseram, o que é cansativo é ir de uma cidade a outra, fazendo mala, check-in e check-out...

Só não fui a Budapeste, mas nas demais cidades posso dar alguma sugestão com base no que experimentei. Se tem interesse de ir à ópera, há a opção de Praga também! Ela é bem servida assim como Viena. A programação e compra de ingresso você pode fazer nesse site http://www.bohemiaticket.cz/

Outro site de pesquisa de hospedagem além do booking é o hostelworld.com. Praga é relativamente mais barata que as demais cidades para estadia, então se eu fosse optar em ficar em um hotel em uma das cidades, seria em Praga.

Quanto ao seguro viagem, é obrigatório ser de no mínimo 30.000 euros, por conta do tratado Schengen. Fiz pela Porto Seguro Seguros nas duas vezes que viajei, plano Europa (mas como não precisei usar, não posso falar se é boa ou não). O custo, pelo menos, achei bem razoável e atendia às exigências mínimas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Loren, que bom que as minhas dicas lhe serviram de algo =)

Eu sempre acho importante reservar um dia livre para espairecer ou fazer algo que você só descobre lá, por exemplo.

Não sei se você já conhece, mas para deslocamentos/horários/preços, o site rome2rio.com é ideal.

Outra coisa: se não é tanto de baladas, talvez seja o caso de tentar NAO PEGAR O FINDE em Praga. Digo isso porque a cidade já é lotada de turistas e, quando chega sexta à tarde o pessoal do resto da Europa vai se ajuntando e a situação fica bem instransitável.

Mas de qualquer maneira, você irá curtir cervejas incríveis por ótimos preços em todos estes lugares =)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Bárbara e Julia, muuuuito obrigado mesmo! Seus relatos e dicas estão me ajudando demais! ::cool:::'>

 

Bem, dei uma pesquisada nas passagens variando em +/- 3 dias as datas de saída e chegada. Descobri que aparentemente os melhores preços estão surgindo com a partida daqui no dia 03/07 e saída de lá no dia 22/07 (ou seja, ganharia ainda mais um dia, comparado ao que programei inicialmente :D ).

 

Nesse caso, o roteiro ficaria mais ou menos assim:

 

Saída de BH: 03/07

Budapeste: 4 noites (chegada 04/07; 5; 6; 7; saída 8 ) - 3 dias inteiros

Viena: 4 noites (chegada 8; 9; 10; 11; saída 12) - 3 dias inteiros

Praga: 4 noites (chegada 12; 13; 14; 15; saída 16) - 3 dias inteiros

Berlim: 6 noites (chegada 16; 17; 18; 19; 20; 21; saída 22) - 5 dias inteiros

Total de noites: 18

Total de dias inteiros: 14

 

Coloquei o dia extra em Berlim nessa alternativa. Talvez use esse dia para fazer um "bate-volta" para conhecer alguma outra cidade próxima. Sugestões, como sempre, são bem vindas.

 

Pelo submarino viagens, o preço médio está em torno de R$4.100 (incluindo taxas).

Segui a dica do Adriano e pesquisei passagens direto pelas companhias que fazem esse trajeto. Mas curiosamente os preços ficaram (bem!) superiores ao do submarino.

 

Vou continuar monitorando esses preços por mais um ou duas semanas. Espero que encontre um preço legal até o início de Abril.

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Sugiro dar uma pesquisada sobre Dresden! É possível fazer tanto bate-volta de Berlim, como um pit stop entre Praga e Berlim. Sou suspeita para falar, mas eu gostei da cidade e em um dia dá para ver bastante coisa.

Até encontrei um artigo do Viaje na viagem: http://www.viajenaviagem.com/2015/01/dresden-bate-volta-berlim-pit-stop-praga-roteiro

 

Dando um google sobre bate-volta partindo de Berlim também aparecem outras opções :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Sugiro dar uma pesquisada sobre Dresden! É possível fazer tanto bate-volta de Berlim, como um pit stop entre Praga e Berlim. Sou suspeita para falar, mas eu gostei da cidade e em um dia dá para ver bastante coisa.

Até encontrei um artigo do Viaje na viagem: http://www.viajenaviagem.com/2015/01/dresden-bate-volta-berlim-pit-stop-praga-roteiro

 

Dando um google sobre bate-volta partindo de Berlim também aparecem outras opções :)

 

Oi Bárbara,

 

realmente eu estava pensando sobre Dresden, que é caminho de Praga a Berlim. Esse link do Viaje na Viagem é muito bom mesmo! ::cool:::'>

Vou pesquisar outras cidades próximo de Budapeste, Viena e Praga. Mas Dresden deve ser mesmo meu destino entre Praga e Berlim.

 

Bem, não resisti... não consegui segurar a ansiedade e comprei as passagens! ::hahaha::

O valor total ficou em R$4.161,38.

Agora é só confirmar a compra/reserva das mesmas. De qualquer maneira, agora não tem mais como eu refugar.

Ah, e não vou pesquisar mais passagens para não bater remorso caso encontre alguma "super" promoção. Rss.

 

As datas vão me proporcionar o último roteiro que pensei:

 

Saída de BH: 03/07

Budapeste: 4 noites (chegada 04/07; 5; 6; 7; saída 8 ) - 3 dias inteiros

Viena: 4 noites (chegada 8; 9; 10; 11; saída 12) - 3 dias inteiros

Praga: 4 noites (chegada 12; 13; 14; 15; saída 16) - 3 dias inteiros

Berlim: 6 noites (chegada 16; 17; 18; 19; 20; 21; saída 22) - 5 dias inteiros

Total de noites: 18

Total de dias inteiros: 14

 

Agora vou começar a pesquisar e planejar as hospedagens em cada cidade. Depois monto os roteiros destacando as atrações de interesse. Deverei comprar passagens internas de trem/ônibus em maio (faltando 60 dias para a viagem), pois pelo que vi algumas reservas só podem ser feitas dentro de 60 dias.

 

Outra coisa, comprei o seguinte seguro da Mondial Travel (https://parceiros.mondialtravel.com.br/Library/PDF/GC/SOAS-CondicoesGerais.pdf ) por R$58,60. Será que a cobertura de assistência média por doença/acidente de 30.000 euros é suficiente? Ou eu deveria procurar outro? Pois já ouvi falar que colocar um "band-aid" num hospital pode custar os olhos da cara!

 

Aos poucos vou atualizando o post inicial com as informações concretas e decisões tomadas. :)

 

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Adriano, foi nisso mesmo que pensei quando vi os preços altos direto pelas companhias. ::cool:::'>

 

Bem, hoje comecei a pesquisar hospedagens para fazer um levantamento prévio de custos. Mas me bateu uma dúvida bem newbie... :oops: e gostaria da ajuda de vocês. Por favor, não riam da pergunta idiota:

 

Afinal de contas, como é contada uma diária? ::putz::::dãã2::ãã2::'>

 

Exemplo do meu roteiro:

 

Budapeste: chegada 04/07 à tarde; 5; 6; 7; saída 08/07 de manhã.

 

Seria mais ou menos assim a distribuição das diárias (?):

 

1ª) 12h de 04/07 às 12h de 05/07

2ª) 12h de 05/07 às 12h de 06/07

3ª) 12h de 06/07 às 12h de 07/07

4ª) 12h de 07/07 às 12h de 08/07

 

Sei que os horários de início e final podem variar de lugar para lugar, Mas eu só quero confirmar essa contagem para saber se de fato serão 4 diárias em si.

 

Observação: eu nunca me lembro como as diárias funcionam. Mas prefiro fazer uma pergunta "boba" do que ter uma surpresa desagradável e passar aperto na hora. :mrgreen:

 

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...