Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Bolívia sozinha! (do céu ao inferno em 8 dias)

Postado
  • Membros

Primeiro vamos ao roteiro:

• Curitiba com escala em São Paulo para Santa Cruz de la Sierra (Avião pela GOL)
    Santa Cruz de la Sierra para Sucre (Avião pela Amaszonas)
    Sucre para Uyuni (Ônibus noturno pela 11 de Julio)
    Salar de Uyuni (Tour 4x4 de 3 dias pela Andes Salt Expeditions)
    Uyuni para La Paz (Ônibus noturno pela Omar Tour)
    La Paz (Tour City, Deathroad e Chacaltaya)
    La Paz para Santa Cruz de la Sierra (Avião pela Amaszonas)
    Santa Cruz de la Sierra com escala em São Paulo para Curitiba (Avião pela GOL)

Para ver o que não pode faltar na mala em uma viagem para a Bolívia clique aqui > http://oquefazer.blog.br/o-que-fazer-para-nao-faltar-nada-na-malamochila-em-uma-viagem-para-bolivia-peru-e-chile-segue-lista/

Para entrar na Bolívia você precisa do certificado internacional de vacinação, veja aqui como conseguir > http://oquefazer.blog.br/febre-amarela-onde-tomar-que-paises-exigem-e-como-emitir-o-certificado-blog-o-que-fazer/

Vamos ao relato?

Quando decidi viajar sozinha, além ouvir a palavra louca por praticamente todos que me conheciam, também ouvi dizer que a Bolívia era o pais do perrengue e que tudo que pode dar errado vai dar, então fui com a mente aberta, pronta para qualquer coisa. E sabe quando tudo dá muito certo que até assusta? Tipo a calmaria antes da tempestade, pois é, foi exatamente o que aconteceu, mas calma, vamos por partes:

Três dias antes da viagem recebi um e-mail da Amaszonas dizendo que meu voo para Sucre seria antecipado em meia hora e que eles não se responsabilizariam caso eu perdesse outros voos devido a esse imprevisto. OK! Pensei: ah.. então é assim que as coisas funcionam na Bolívia. Meu voo chegaria em Santa Cruz de la Sierra as 13:30 e o voo para Sucre estava programado para as 16:00, tudo certo! Nunca durmo em avião/ônibus, mas nesse voo misteriosamente dormi o voo inteiro. LUCKY. Já no aeroporto depois de pegar a bagagem você passa pelo corredor da sorte, literalmente, aperta o botão, se for verde: pode passar, vermelho: abre toda a tua bagagem que vamos revistar tudo. Apertei: verde! LUCKY! Sai rindo das 10 pessoas antes de mim que tiraram vermelho. Cheguei e fui trocar meus reais por bolivianos, péssima cotação, mas eu não pretendia parar em Sucre e queria chegar com o suficiente para fazer o Salar pelo menos em Uyuni, depois já fui fazer check-in, tudo certo, usei a wi-fi para tranquilizar minha família e parti para Sucre, cheguei em Sucre o guardinha até me passou um chaveco, mal olhou meu passaporte, do aeroporto fui direto para a estação de ônibus, taxista simpático até deu uma voltinha a mais para me mostrar Sucre, quando chegou na rodoviária, pensei que tava no Paraguai, ele apontou pra onde eu tinha que ir e fui com a cara e a coragem, parecia que as pessoas estavam falando alemão, eu não entendia bulhufas e olha que eu pensava que meu espanhol era ok, mas parecia outro dialeto, só lembrava que o nome da empresa que fazia Sucre > Uyuni era 6 octubre e consegui chegar até lá, usando mimicas e portunhol consegui falar que queria uma passagem para Uyuni, e ela só falou: no no no tiene más. Confesso que senti um gelinho na espinha, não queria dormir em Sucre, ia me fazer perder um dia. Um senhor viu minha cara e me ajudou, já que ninguém me entendia, me levou em todas as agencias e ia perguntando, até que chegamos na 11 de julio, consegui uma das ultimas passagens da noite, saia as 20:00 horas, Yay obrigada vovozinho! Só esperar, e esperei e esperei e nada do busão! Como isso minha gente? Perguntei pro carinha da portaria e ele falou que ia me avisar quando chegasse, e nada, até que faltava 5 minutos, me desesperei, fiz o cara me deixar entrar e procurar o ônibus, e não é que achei? Atrás de todos os outros, não ia parar lá pra mim nunca, mas pera aí, o ônibus já tava partindo, sem mim! Pernas pra que te quero! Corri até ficar sem ar (isso foi uns 3 metros, sim a altitude maltrata) as pessoas avisaram o motorista e o busão parou, LUCKY, não perdi o ônibus por meio minuto! Guardou minha mala, assim no meio das outras sem etiqueta sem nada, e partimos rumo a Uyuni, o ônibus até que era confortável para os padrões da Bolívia, pelo menos eu dormi como um anjo, só acordava quando entravam os vendedores ambulantes oferecendo salgados dentro do ônibus, e não, não é brincadeira. Chegamos em Uyuni as 4:30 da manhã, e quando desci e peguei a mochila, reparei que estávamos no meio do nada, no escuro, não era uma rodoviária, era do meio da estrada. Aí Jesus e agora? As agências que fazem o salar só abrem as 8:00 e tava um friozinho legal. No meio das cholas avistei um cara com uma mochila enorme nas costas, veio me dar oi, era um alemão que misturava inglês, espanhol e português, também ia fazer o salar, na mesma hora chegou um outro rapaz oferecendo café da manhã, aquecedor, wi-fi e banho quente em um restaurante ali perto até as agencias abrirem, LUCKY sim ou com certeza? Seguimos o cara e ouvi pessoas falando português, sim brasileiros! LUCKY! Eram 2 casais, pessoas gente finíssima, e lá fomos nós 6 rumo a aventura!

Gastos dia 01:

• Passagem Curitiba para Santa Cruz (ida e volta) = 666,70 reais (promoção linda)
    Passagem Santa Cruz para Sucre = 42,00 dólares (comprei no Brasil ainda)
    Cambio em Santa Cruz 800 reais a 1,5 = 1200 bob
    Taxi = 30 bob
    Passagem Sucre - Uyuni = 60 bob
    Taxa terminal de ônibus = 2,5 bob

IMG_4260-768x576.jpg

Continua...

PARA LER O RELATO COMPLETO ACESSE O LINK NO BLOG: http://oquefazer.blog.br/o-que-fazer-na-bolivia-do-ceu-ao-inferno-em-8-dias-relato-de-viagem/

Confira o vídeo da minha aventura:

Editado por Visitante

• Respostas 36
  • Visualizações 12.8k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Featured Replies

Postado
  • Autor
  • Membros
Cara, muito massa!

Curtindo aqui.

::hahaha::

A cada trecho da sua viagem, fiquei lembrando da minha.

Fizemos esse caminho pelo Eduardo Avaroa em julho, de moto. É bem como você disse, cada hora uma surpresa.

::lol4::

Cada

Que delicia Tiago! :) So estando lá pra saber a sensação, já quero voltar! ::sos::

Postado
  • Autor
  • Membros
falta pouco pra mim!!! não vejo a hora!!!

Vai ser uma experiencia unica Thamini! Tenho certeza que vai curtir cada minuto, aproveite! :D::otemo::

Postado
  • Membros

Obrigada =D ::otemo::::love::

falta pouco pra mim!!! não vejo a hora!!!

Vai ser uma experiencia unica Thamini! Tenho certeza que vai curtir cada minuto, aproveite! :D::otemo::

• 2 semanas depois...
Postado
  • Membros

Ola, tudo bem? Estou com a minha marcada agora para dia 25, infelizmente paguei o dobro do que vc pagou no avião, mas mesmo assim acho que valerá.

Não estou conseguindo abrir o seu link para o blog... porém pelo que eu vi a Bolívia ainda não está cara!!

Os preços que estão aqui são atuais? Você foi quando?

Eu vou fazer praticamente o seu itinerário, a diferença é que, como terei 12 dias no total, vou parar um dia em Sucre na Ida, ficarei 5 dias em La Paz e por fim (dependendo, um dia em Santa Cruz).

Acho que tá de boa, não?

Um pergunta a mais: Eu li que vc pagou pelo Tour ao Salar 650 BOB, o que dá uns 350 reais.... Mas no site da empresa está cotado por 150 USD (R$555), ou seja: pouco menos que o dobro! Foi isso mesmo? É melhor eu deixar para comprar na hora ao invés de já deixar reservado?

Obrigado!!!

Postado
  • Membros

Parabéns pela aventura!

Fotos muito bonitas.

Eu, quando vou para lugares diferentes, gosto muito também de conhecer o povo local. Sempre se aprende muito com eles. Principalmente com os mais humildes, que são os mais receptivos.

Abraços.

Postado
  • Membros

:shock: AMEI AS FOTOS

Tipo, relato muuito manero ja conferi o blog ! =D

Tcho te perguntar ... Qual é a camera q vc tirou essas fotos maras ?? Foi a gopro?

Postado
  • Membros

Oii, deixa eu fazer (mais) uma pergunta hahahaha

eu acho até meio sem noção mas a curiosidade está me matando hahahaha

existe em algum lugar no salar (no hostel a noite) algum lugar que tenha wifi? minha mãe é daquelas super protetoras e eu tenho até medo de ficar 3 dias sem falar com ela e a véia infartar hahahhahahaha

valeu!!!

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.