Olá viajante!
Bora viajar?
BOLIVIA, CHILE E PERU - 22 DIAS (ABRIL/2016) POR 1.220 DÓLARES
- Respostas 88
- Visualizações 21.2k
- Criado
- Última resposta
Usuários Mais Ativos no Tópico
-
Vagner Machado 42 posts
-
quel.teixeira 6 posts
-
victorfirmes 5 posts
-
Karlac 3 posts
Buenas Mochileiros,
Gostaria de começar meu relato agradecendo a todos os mochileiros que já fizeram esse trajeto e deixaram aqui seus relatos, ajudou muito na preparação do nosso roteiro, mas gostaria especialmente de agradecer duas pessoas que fizeram a diferença a Bárbara Fabris que nos auxiliou antes e durante o mochilão e o Rodrigovix por seu relato muito detalhado, cara acredito que tu não sabe a proporção que chegou seu relato, metade dos mochileiros que encontramos estavam seguindo o seu roteiro

, não estou exagerando.
Após extrair o máximo de informação dos relatos não poderia deixar de vir até aqui e escrever um pouco da nossa experiência nesses 22 dias incríveis.
Abaixo um vídeo que mostra um pouco da viagem:
Vou colocando as informações aqui caso não entendam alguma coisa me perguntem pois sou contador e tenho uma certa dificuldade em escrever

ROTEIRO:
02/04 – Toledo – Foz do Iguaçu - São Paulo - Santa Cruz de la Sierra - Sucre - Uyuni
03/04 - Uyuni - Salar de Uyuni
04/04 - Salar de Uyuni
05/04 - Salar de Uyuni - San Pedro de Atacama
06/04 - San Pedro de Atacama
07/04 - San Pedro de Atacama - Arica
08/04 - Arica - Tacna - Arequipa
09/04 – Arequipa
10/04 - Arequipa - ICA (Huacachina)
11/04 – ICA (Huacachina) - Cusco
12/04 - Cusco
13/04 - Cusco
14/04 - Cusco - Aguas Calientes (Macchu Pichu)
15/04 - Macchu Pichu
16/04 - Aguas Calientes (Macchu Pichu) – Cusco - Puno
17/04 – Puno - Copacabana
18/04 – Copacabana – La Paz
19/04 – La Paz
20/04 - La Paz
21/04 - La Paz
22/04 – Laz Paz – Santa Cruz
23/04 – Santa Cruz – Lima – Foz do Iguaçu - Toledo
Preparativos e a ansiedade aflorada

GASTOS
Essa foi a parte do preparativo que mais me tirou o sono, as perguntas que assombravam minha cabeça, quanto levar? Será que vai dar? E se faltar? realmente me deixavam quase louco, organizamos nosso mochilão de Novembro de 2015 até Março de 2016, prazo pequeno e teve até cancelamento, chegou um momento que a ideia foi desistir, não ia ter grana, vamos deixar para outra data, mas felizmente conseguimos toda a grana e continuamos focados kkkkk, levamos aproximadamente 3.532 dólares para duas pessoas (eu e minha esposa) e gastamos 1.220,00 cada que é TRANSPORTE + ALIMENTAÇÃO + HOSPEDAGENS + PASSEIOS, sobrou uma quantia boa até, não levamos nem 1 real se quer, mas levei 2 cartões de crédito Platinum para alguma emergência. A aqui vale lembrar que no meu orçamento não estão as passagens de ida e volta, por um motivo bem especifico, moramos no interior do Paraná na cidade de Toledo, tem aproximadamente 120 mil habitantes, então as passagens áreas acabam se tornando mais caras, sendo que para pegar o voo precisamos viajar ou para Curitiba, que fica 600 km ou para Foz do Iguaçu que é a mais perto 170 km, optamos por Foz.
CERTIFICADO INTERNACIONAL DE VACINAÇÃO
Para entrar na Bolívia, para quem não sabe, é necessário ter tomado a vacina contra a febre amarela pelo menos 10 dias antes da viagem e depois emitir um certificado na ANVISA, ficamos até o decimo dia que antecedia a viagem para decidir se levaríamos o certificado ou não, pois não vimos em nenhum relato ser solicitada, mas como bons brasileiros resolvemos fazer na última hora

vai que pedem, acredito que não mandariam embora, mas rolaria uma boa propina, na Bolivia os guardas gostam, mas isso fica para uma outra parte do relato.
Realizei o pré-cadastro no site da ANVISA (http://portal.anvisa.gov.br/wps/content ... +Vacinacao) e fomos em GUAIRÁ – PR cidade mais próxima para emitir no posto da ANVISA, como essa cidade fica a 100 km antes de fazer resolvemos pesquisar quanto era em lugares privados, fiquei de queixo caído quando minha esposa me passou o valor, aproximadamente 280,00 cada, tentei até falar que tomaria a vacina no posto e só emitissem o certificado mas não deu kkkkkkk, tivemos que ir até GUAIRÁ e retirar lá que é gratuito. Fizemos toda essa correria e advinha? Não pediram em momento algum =\, a sorte que como GUAIRÁ é fronteira com Paraguai aproveitei para cambiar lá.
DOCUMENTOS
Levamos o passaporte para poder ganhar os carimbos haha levamos o RG também porque vai que dá uma merda e perdemos os passaportes, melhor prevenir e não ter toda a dor de cabeça de ficar sem.
Aos estudantes, façam no site abaixo a carteirinha da ISIC ela é extremamente aceita, o maior desconto que você ganha é no Machu Pichu, aqui veio minha surpresa, minha carteirinha era de pós graduação e da minha esposa de graduação, paguei inteira e ela meia, o motivo, como já sou graduado perdi o direito de ter o desconto, somente quem está se graduando pode obter o desconto

, em Cusco para quem for fazer todos os passeios do boleto turístico você pode usar também a carteirinha para comprar o boleto turístico completo por 70 soles, mesmo valor que o parcial que tem validade de apenas 1 dia, mas se atente a mais um detalhe se tiver mais de 25 anos você não pode usar a carteirinha (regras do Peru), usamos também no Chile mas os descontos foram bem menores, na Bolívia não teve desconto 
https://www.carteiradoestudante.com.br/
SEGURO DE VIAGEM
Contratamos o seguro viagem pela Mondial, fiquei pesquisando algumas semanas até fechar por R$ 149 reais por pessoa. Todos os dias saia algum tipo de desconto, até que um sábado à noite eu mexendo no FACEBOOK apareceu nas propagandas 25% de desconto no seguro Mondial, fechei na hora, por isso consegui essa valor um pouco mais baixo que o normal.
RESERVAS
Cara assim, conversamos com muitas pessoas durantes o mochilão que haviam reservado quase todos os Hostel, nós fomos um pouco no modo econômico, chegávamos em cada cidade sem nada fechado e íamos pesquisando se baseando nos preços pagos por relatos e fomos fechando Hostel, passeios ...
Sobre os ingressos do MACHU PICHU, como só íamos para a cidade não compramos antecipados, compramos quando chegamos em Cusco para o dia planejado.
O QUE LEVAR:
Vi muitos relatos sobre comprar na DECATHLON e realmente fiz algumas compras lá, mas não gastei quase nada, liguei o modo econômico e levei tudo de casa kkkkkkkk abaixo vou colocar tudo o que levei:
1 – Bota Adventure Pelicato (tenho ela a 4 anos)
1 – Tênis de caminhada da Nike (usei pouquíssimo, mas vale a pena levar)
1 – Mochila Cargueira Chesson 50 Lts (paguei 196 reais no Paraguai com dólar em R$ 4,00) com capa de chuva, excelente.
1 - Mochila para Notebook da Icatu Seguros (ganhei no trabalho, supriu todas as necessidades)
1 - Almofada de pescoço – 59,90 na Decatlon (recomendo para viagens de onibus)
http://www.decathlon.com.br/montanha---aventura/camping-38138/sacos-de-dormir/almofada-modulo_183977?skuId=1791151
1 -Toalha de auto absorção - paguei 29,99. Sem comentários, é essencial.
http://www.decathlon.com.br/natacao-37170/acessorios-37221/toalhas-37227/toalha-kingcham-80-x-130cm_32025?skuId=1118779
1 – Calça primeira pele– essa eu já tinha
1 – Blusa primeira pele - também já tinha
1 - Jaqueta Corta Vento Azul – paguei R$ 49,99 muito boa
http://www.decathlon.com.br/montanha-aventura/3-camadas/camada-3-41557/jaqueta-helium-wind-100-quechua_50510
1 – Jaqueta Corta vento Preta – Peguei emprestada de um amigo
2 – Cadeado – Levem se quiserem sair do Hostel tranquilo é essencial
1 – Lanterna (não sei se é um item muito útil não usei em momento nenhum, quando precisei usei do celular)
2 - calça jeans
2 - shorts
2 - casaco moletom (um peguei emprestado kkkkkk)
7 - Camisetas
1 - toca
10 - Cuecas
7 pares de meia
1 - Chinelo
1 - capa de chuva
2 – T para tomada, foi essencial, alguns Hostel tinham apenas 1 tomada para 4 pessoas usarem kkkkkkk, ajudou bastante.
1 - pastinha para documentos
1 - câmera Soni Semi Profissional + carregador de pilhas
1 - câmera Go Pro + carregador + bateria extra (emprestada do cunhado)
2 - cartões de memória extras (Não usei)
1 – Iphone 6 + carregador
1- óculos de sol
1 - óculos de grau
1 - Pacote com 40 lenços umedecidos
1 - doleira
1 - fone de ouvido
1 – Carregador portátil para celular
2 – jogos de lentes de contato (um par reserva, foi muito útil) + soro fisiológico
1 – Desodorante
1 – Escova de dente e pasta
1 - Protetor solar – aqui vai um conselho coloquem o protetor solar no mochilão, como éramos novatos em voos internacionais, deixamos na bolsa de costas, acima de 100 ml não pode levar, enfim tivemos que jogar fora meu protetor cheio e novinho, compramos outro em UYUNI.
1 - Protetor labial
REMÉDIOS:
ASPIRINA
ENO
BEPANTOL (para criança pequena)
Os preparativos foram praticamente isso, começo a contar a história dessa aventura no próximo capitulo.
Editado por Visitante