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Paulo Neves

!!!BOLÍVIA E PERU EM 16 DIAS... SENSACIONAL!!! QUAL A NOVIDADE??? VIA ACRE... (MAIO/JUNHO 2016)

Posts Recomendados

E aí galera das viagens e mochilões!!!

 

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Tive momentos mais do que bons em minha última viagem pela Bolívia e Peru e como tive diversas contribuições de outras pessoas neste site nada mais justo do que contribuir com algumas informações e dicas!!!!

 

Como disse, tive várias contribuições e não posso esquecer de agradecer a todos que me ajudaram a definir este roteiro, em especial Bárbara Fabris, rodrigovix, Adeilsonn, paulineaguiar2, entre tantas outras pessoas...

 

Juro que tentarei adicionar os relatos o mais rápido possível, but please be patient ::otemo::

Acredito que o relato não irá diferir muito desses e de tantos outros postados no Michileiros.com, mas acredito que os principais pontos que podem ajudar os próximos viajantes são: dicas e preços mais atualizados, a rota de chegada e saída aos países ter sido diferente da usual (via Acre) e por passeios diferentes daqueles que costumamos ver (Rainbow Mountain - que foi o último dia e um dos mais incríveis)...

 

Sobre os gastos da viagem, não me sinto muito confortável e descrever todos pois tenho uma irmã que queria muitas coisas de lá e desse forma eu gastei muito para ser reembolsado depois (claro pois não estou nem perto de ser rico ::mmm: ). Assim eu me perdi um poucos nos gastos totais, mas tudo que gastei com passeios e ingressos eu me lembro direitinho e vou passar a vocês...

 

Bora começar!!!!!!!!

 

O ROTEIRO E OS TÓPICOS

 

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23/05 - Saída do Brasil e La Paz

24/05 - Monte Chalcataya, Valle de la Luna e partida Uyuni

25/05 - Chegada Uyuni e início do tour pelo deserto

26/05 - Lagunas Uyuni

27/05 - Mais Lagunas, retorno Uyuni e La Paz

28/05 - Seguindo para Copacabana

29/05 - A Isla del Sol e o Lago Tititcaca; partiu Peru

30/05 - Chegada em Cusco e conhecendo a lindíssima cidade

31/05 - Salinas de Maras, sítio arqueológico de Moray e City Tour

01/06 - Vale Sagrado dos Incas

02/06 - O 'curto' trajeto até Aguas Calientes

03/06 - O grande dia: Machu Picchu

04/06 - Voltando para Cusco

05/06 - Rainbow Mountain e bora voltar pro Brasil

06/06 - Peru - Brasil by bus e van

07/06 - Finalmente cheguei

 

O seguimento da viagem foi um pouco diferente do que li na maioria dos relatos, a começar pela saída do Brasil...

Primeiramente vou explicar o motivo de ter ido via Acre. Atualmente estou morando na cidade de Cruzeiro do Sul, extremo ocidente do Brasil bem na floresta amazônica (lindo d++, fiz um relato de um passeio pelo Parque Nacional da Serra do Divisor a quem interessar...). O município faz fronteira com Peru mas não pensem que é fácil ir até lá, pois apesar de ser vizinho existe uma enorme floresta no meio do caminho que dificulta o trajeto. Então é preciso dar uma "pequena" volta pelo Acre até chegar nas fronteiras com a Bolívia e Peru (nada impossível).

 

Como nesta parte do Brasil literalmente não faz frio (sou de uma parte bem fria de MG e digo que aqui é muito quente) comprar trajes de frio aqui é um pouco complicado. Além disso, confiar no SEDEX pode ser perigoso... Aqui é muito longe e os correios demoram a entregar as coisas. Exponho isso pois pensei em comprar roupas da Decathlon pela internet, mas desisti. Tinha trazido algumas roupas de MG e esperava resolver o problema... Inocência ::Cold::::Cold::::Cold::::Cold::::Cold::::Cold:: Fui em uma época do ano muito fria (e segundo as pessoas que encontrei ainda faz mais frio em junho e julho)... Então brasileiros se preparem pois o frio de lá não é nada semelhante ao daqui. Quando cheguei na Bolívia tive de comprar mais algumas coisas pois estava com muuuuito medo do Salar de Uyuni :shock: .

 

Sobre o que levar acho que nos vários posts que mencionei tem uma lista detalhadíssima de coisas que não podem faltar.

Somente alguns reforços para NÃO ESQUECER:

- Lenço umedecido (extremamente importante para Uyuni e me ajudou muito pra limpar o sapato [ tem muita poeira, não faz ideia] ::otemo::) ;

- Carregador de pilhas para máquina e carregador portátil para celular (pode salvar sua vida quando não terá tempo de carregar o telefone). DICA :idea: : Como seu celular não irá funcionar, a menos que você compre um chip do outro país, deixe ele no MODO AVIÃO na maior parte do tempo pois salva muita bateria. Deixe para usar apenas quando estiver perto de WiFi...

- Duas mochilas (mochilão e de ataque): Meu mochilão é uma Curtlo de 70 L ::otemo::

- Medicamentos de uso pessoal.

 

MAL DA ALTITUDE OU SOROCHE

 

Pessoal não subestime o mal da altitude, mesmo estando em boa forma física, malhando, correndo, nadando, etc etc. Os locais que vão passar são muito altos, acima de 4000 na maioria dos locais e todos estamos sujeitos a passar mal por não estarmos acostumados com tudo isso. Eu só tive dores da cabeça e essas aconteceram quando estava subindo o monte Chalcataya em La Paz, o Calvário em Copacabana (foi o pior de todos pois além da dor de cabeça tive outras coisas que explicarei nos próximo tópicos) e a Rainbow Mountain em Cusco, todos entre 4000 e 5000 m acima do mar. Nenhum deles foi incapacitante mas você sente um forte aperto em sua cabeça que te obriga a parar e respirar fundo para seguir. Para se ter uma ideia, Machu Picchu fica aproximadamente 2500 m acima do mar. Então se prepare. O melhor é se aclimatar alguns dias em algumas das cidades antes de fazer passeios que irão exigir muito do corpo.

Para tentar aliviar o mal de atitude existem as folhas de coca, o chá de coca, as soroche pills e um medicamento que esqueci o nome, mas não tomei pois não sabia quais seriam os efeitos em meu corpo. Um fato importante é que eu ODEIO CHÁ :evil::evil::evil: nem com muito açúcar eu gosto de chá e com as folhas de coca não foi diferente. Eu masquei as folhas para tentar ajudar na Rainbow Mountain mas o que senti foi pior pois quase vomitei. Também tentei o chá mas não desce... (IMPORTANTE: Nem todos tem o mesmo gosto que eu e encontrei com muitas pessoas dizendo que se sentiram melhor mascando as folhas e que realmente gostaram. Então acho que o melhor é experimentar...). Também tentei as soroche pills, as quais são possíveis de serem compradas em qualquer farmácia por lá. A recomendação do cara que me vendeu era tomar de 8 em 8 horas e iniciar uns 2 dias antes de ir ao local de grande altitude. De boa... achei que não melhorou nada pra mim, pois as mesmas coisas que senti no Chalcataya eu senti nos outros lugares. Mas tentem, pode ser que funcione...

 

DOCUMENTOS

 

É possível entrar nesses países apenas com a carteira de identidade ( ::cool:::'> obs: não leve carteira profissional e nem a de motorista pois não são aceitas). Mas acho que o mais legal e seguro é ter e levar um passaporte. No passaporte é possível comprovar por meio dos carimbos a entrada e saída dos países (a Polícia Rodoviária me pediu o passaporte e foi bem fácil de comprovar a entrada no Brasil pelo Peru) e ainda ser muito legal ter os carimbos ( :idea: :idea: Não deixe de carimbar seu passaporte em Machu Picchu com a estampa deles - fica logo após você entrar no santuário em uma mesa de madeira no canto).

Não deixe de levar a carteira de vacinação contra febre amarela fornecida pela ANVISA. Ninguém me pediu mas para evitar qualquer tipo de problema sempre a tenha em mãos. É possível consegui-la em qualquer posto da ANVISA, inclusive nos maiores aeroportos do país e é de graça...

Seguindo a recomendação do rodrigovix guarde todos, mas todos os papeis que lhe forem entregues durante a viagem, especialmente os papeis que você pega na imigração dos países pois eles são necessários para sair do país (caso não os tenha você tem que pagar entre 10 a 30 dólares de multa). Além disso, os vouchers das agências de turismo são importantes para provar que o serviço foi contratado, caso te peçam.

Eu cheguei a fazer a carteira ISIC de estudante achando que ia conseguir vários descontos, mas não foi bem assim... Para conseguir o desconto para o ingresso de Machu Picchu é preciso comprar pessoalmente. Como comprei o ingresso Huayna Picchu e tive de fazer pela internet não consegui o desconto, pois pela internet eles não oferecem o desconto :(:(:( ... Para o Boleto Turístico de Cusco que lhe dá o direito de entrar em vários locais também não consegui, pois o desconto é só para estudantes de até 25 anos de idade (lei peruana que não sei qual o sentido, mas enfim...) e como já passei disso, rodei...

Sempre tenha seu passaporte junto de você (não desgrude dele)...

 

SEGURO SAÚDE

 

Por favor, não deixem de viajar sem um seguro saúde. Você estará em um país estrangeiro, com coisas desconhecidas e sem SUS (ou seja, você terá que pagar pelos serviços de saúde se forem necessários e podem ser caros). Eu estava pesquisando bastante sobre algumas seguradoras sugeridas como MondialTravel e a Allianz. Os preços estavam bons, cerca de 120 reais, mas no dia em que resolvi fechar o negócio houve um reajuste de preços e os valores simplesmente triplicaram, para quase 360 reais... Sem chance, meu dinheiro estava todo certo!!! Pesquisei mais e consegui encontrar a Porto Seguro Seguros que não tinha subido os preços. Paguei 140 reais pelo plano América Latina e que era a mesma coisas que os outros. Felizmente não precisei usar, mas não é bom brincar com a sorte...

 

O QUE COMPREI E RESERVEI COM ANTECEDÊNCIA

 

Quase nada... a maioria das coisas resolvi na hora mesmo. As poucas coisas que resolvi antes foram a compra do ingresso para Machu Picchu + Huayna Picchu (vou explicar daqui a pouco), o hostel em Cusco pois temis que não houvessem vagas para o quarto que queria e o ônibus de Copacabana para Puno (esses dois últimos não tem a menor necessidade pois dá pra resolver na hora mesmo...).

Para fazer qualquer compra por antecedência é preciso ter um cartão de crédito habilitado para compras internacionais, no meu caso o famoso VERIFIED BY VISA.

 

Verified by Visa: Quando tentei comprar pela primeira vez o ingresso para Machu Picchu não foi permitido pois o cartão não estava liberado para tais compras. Eis o que fiz e pode ser útil para a alguns.

- Fui ao Banco do Brasil e pedi para ativarem a função internacional de meu cartão e o fizeram;

- Isso ainda não permite que você faça compras pois é preciso cadastrar um número de celular para receber mensagens sobre as compras (eu tinha tentado comprar novamente, mas o site lhe comunica sobre essa necessidade do celular);

- Fui ao caixa eletrônico do BB para cadastrar me número de telefone celular. Os passos são: MENU SEGURANÇA e depois ATIVAÇÃO DE CELULAR.

- Assim você consegue resolver o problema do Verified by Visa que é mais uma medida de segurança para tais compras.

 

A SAGA DE COMPRAR O INGRESSO PARA MACHU PICCHU: Três opções são disponíveis: 1- Comprar pelo site; 2- comprar pessoalmente e 3- comprar por agência. Para essa última eu já tinha lido vários posts que diziam que o preço é bem mais salgado. Eu quase comprei pelo site http://www.ticket-machupicchu.com/ pois estava tentando várias vezes e não conseguia pelo site do governo peruano. Mas resolvi tentar mais algumas vezes e deu tudo certo... Caso não esteja conseguindo essa é um boa opção caso queira ir para Huayna Picchu. Comecei a pesquisar os ingressos no final de fevereiro e a princípio estava pensando na Trilha Inca, mas não tinham mais vagas para junho que era quando eu estaria lá. Daí cheguei a olhar por agência mas era um absurdo (750 dólares só a trilha Inca)... Claro que desisti na hora, mas queria fazer mais alguma coisa legal em Machu Picchu e foi aí que resolvi o Huayna Picchu. Para quem não sabe a montanha Huayna Picchu é aquela ao fundo de Machu Picchu que é possível escalar, mas o número de pessoas é reduzido.

Para entrar em Machu Picchu são permitidas 2500 pessoas por dia (se não me engano) e para Huayna apenas 400, sendo 200 entre 08 e 09 da manhã e as outras 200 entre 10 e 11 da manhã. Os ingressos se esgotam rapidamente e é preciso comprar com antecedência. Quando pesquisei no final de fevereiro para ir na primeira semana de junho tinham cerca de 40 ingressos em média por dia, sendo que os de maio já haviam se esgotado. E como estava tendo problemas com o cartão fiquei muito preocupado (foi por isso que quase comprei pelo site acima que mencionei).

Tentei umas 6 vezes antes de conseguir (você tem 5 chances dentro de 6 horas para confirmar o pagamento, antes que a reserva seja cancelada e tenha de começar tudo novamente) e finalmente quando o cartão foi habilitado eu consegui ::otemo::::otemo::::otemo:: .

Resolvi ir dia 03/06 (nesta altura já não tinham ingressos para Huayna Picchu nos dias 01 e 02/06) e para o dia escolhido só tinham 28 ::ahhhh::::ahhhh:: ... Mas deu tudo certo!! ::cool:::'> .

Assim que preenche os dados no site e seguindo as instruções, o mecanismo Verified by Visa lhe enviará um código para o número cadastrado e esse deve ser digitado no local específico. Feito isso o pagamento é comprovado. Imprima ou tire uma foto da tela para segurança.

Por fim, no site do governo peruano (esqueci de mencionar que é o Ministério da Cultura Peruano) vá até a aba CHECK-IN, insira o código que foi fornecido anteriormente (a tela que tirou a foto) e imprima e guarde o ticket de entrada para Machu Picchu + Huayna Picchu (isso é sagrado!!!!!!). Leia atentamente as instruções que constam no ticket... Eu resolvi ir no horário de 10 às 11 h pois a probabilidade de se ter névoa que cobre toa da montanha é bem menor...

 

Galera acho que por enquanto é isso!!!!!

 

Sigo nos próximos post... 23/05 - Saída do Brasil e La Paz

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23/05 - Saindo do Brasil e La Paz

 

Então pessoal, bora continuar o relato sobre como sair do Brasil pelo Acre e chegar na Bolívia...

 

Para sair daqui de Cruzeiro do Sul e ir até a Bolívia é necessário passar pela capital Rio Branco. Até lá existem duas opções: avião pela Gol ou de via terrestre (carro/ônibus). É bem longe e a estrada é horrorosa de péssima... São 700 Km e a maior parte do trecho é só buraco. Dessa forma a melhor opção, mas não a mais barata, é ir de avião.

Comprei minha passagem por agência de turismo e com antecedência de 2 meses, conseguindo assim um desconto. A ida e volta eu paguei 370 reais... Pelo site da Gol estava 560 reais ida e volta... Nem pensei muito e comprei.

 

O avião saiu de madrugada, às 01:05 e o tempo de voo até Rio Branco é de cerca de 1h. Eu precisava estar em La Paz no mesmo dia para não perder muito tempo, pois tinha apenas 15 dias e queria aproveitá-los ao máximo... O avião saiu pontualmente e chegou à capital às 02:10. O aeroporto de Rio Branco fica bem distante do centro e da rodoviária da cidade e nesse horário não existem ônibus coletivos até o centro. As opções são: esperar até o dia amanhecer no aeroporto (não dá, né!!!), ter alguma boa alma para te buscar, pagar um táxi (OBS: prepare o bolso, pois os táxis em Rio Branco não possuem taxímetro e o preço é fixo... uma facada... são 100 reais em média até o centro da cidade. Muuuuuuuuito caro ::ahhhh::::ahhhh::::ahhhh:: . O que se pode fazer é rachar o táxi com outras pessoas) ou ainda arrumar uma super carona que foi o que consegui ::otemo::::otemo:: . Alguns conhecidos estavam no mesmo voo e peguei carona com eles até o centro.

 

COMO CHEGAR À FRONTEIRA COM A BOLÍVIA

 

::prestessao::::prestessao::::prestessao::::prestessao::

Bom, no meu roteiro eu havia planejado chegar à La Paz por Cobija, pois existe um aeroporto lá com voos para La Paz. Então para se chegar à Cobija você pode pegar um ônibus saindo da rodoviária até a cidade de Brasileia que fica bem na fronteira ou pegar um táxi até lá (existem vários táxis na rodoviária que fazem esse tipo de transporte).

O ônibus é claro é bem mais barato, o problema é que demoram 4h 30 min de Rio Branco até Brasileia (sem contar atrasos) e o primeiro ônibus saia às 06:00. Pra mim não ia funcionar, pois o voo na Bolívia era às 11h no horário deles (a Bolívia tem 1h a mais que o Acre e o Acre tem 2h a menos que Brasília e o mesmo horário que o Peru)... Não ia conseguir nunca, considerando ainda que tem que passar na alfândega Brasil-Bolívia e na Polícia Federal antes de entrar no país. Não pude utilizar essa opção. Fui obrigado a usar os táxis. Até Brasileia o preço médio é de 90 reais se o carro estiver cheio. O taxista que me levou foi bem legal e eu implorei para ele me levar até a Policia Federal, alfandega e aeroporto de Cobija sem me cobrar nada e consegui :P:P - geralmente eles cobram mais por isso). O taxista já tinha outros passageiros marcados então saímos bem cedo, às 05:00 sendo que ele me buscou no ponto em que estava (abaixo conto o que fiquei fazendo desde o aeroporto até ele me buscar). A viagem até Brasileia de carro dura cerca de 3h a 3h 30 min. Chegamos às 09h 15 min, isso é, às 10h 15min no horário boliviano (tinha que me apressar)... Após deixar todas as pessoas o taxista me levou até a Polícia Federal onde tive meu carimbo de saída do Brasil, depois até a alfandega e dei entrada no país (guarde o papel que lhe entregam).

 

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Bem próximo desse ponto na divisa entre os países existem 2 casas de câmbio e fiz a primeira troca de reais para bolivianos. Troquei a maior parte do dinheiro aqui, mas deveria ter trocado TODO pois foi a melhor cotação que tive no país: 1 REAL = 1,98 BOLIVIANOS (Nos próximos posts conto que o real desvalorizou durante a viagem). Feito isso, o taxista me deixou no aeroporto para seguir viagem...

 

O QUE FIZ ATÉ O TAXISTA ME BUSCAR: Cara, mochileiro como eu sou não tinha dinheiro para gastar... Ficar em um hotel por algumas horas estava fora de cogitação; ficar na casa de alguém também pois não conhecia uma alma viva que morasse em Rio Branco para me ajudar. A solução foi buscar algum lugar público e que fosse seguro para esperar o horário. Primeiramente pensei em ficar em algum posto de gasolina 24h, mas como a minha carona estava indo para bem no centro da capital, resolvi ficar no único local que conhecia nas proximidades que era a maternidade pública de Rio Branco. Cheguei eram quase 3h da manhã e lá fiquei até às 5h. Não tive problemas, o pessoal liberou e economizei... ::hãã2::::hãã2::::hãã2:: ... Cara, faz parte tudo isso!!! Sem preconceitos... Caso não tenha tanta pressa como eu tinha, vá com calma, fique em um hotel e espere o ônibus para dormir em Brasileia.

 

Seguindo a viagem... No aeroporto fui comprar a passagem para o voo das 11h. OBS :!::!::!: : Existam duas companhias aéreas que oferecem o serviço de Cobija até La Paz, são a TAM Militar (não é a nossa TAM) e BoA - Boliviano Airlines. A BoA tem um voo às 11h 30 min e é possível comprar pela internet, mas a passagem é mais cara (estava 600 bolivianos com antecedência pela internet). Já a TAM Militar é mais barata se comprar com antecedência, estava 400 bolivianos (entrei em contato com eles pelo Facebook). A questão é que o pessoal da TAM Militar me disse que o preço não mudava... ::quilpish::::quilpish::::quilpish::::quilpish:: Quando cheguei ao guichê da TAM Militar a passagem estava 600 bolivianos e pela BoA 750 bolivianos. Meu dinheiro estava certo para passagem de 400 bolivianos, mas não tive opção... Paguei 600 bolivianos e embarquei...

 

:!::!::!: PONTO IMPORTANTE: A Bolívia é um dos países mais pobres das Américas, mas nem por isso é um lugar que não mereça respeito. Acredito que alguns brasileiros poderão achar o país um caos, mas é importante ir de mente aberta e sem querer muitas coisas por lá como as que existem no Brasil... O aeroporto de Cobija é pequeno e muito diferente dos aeroportos brasileiros que conheço, mesmo os pequenos... Mas funciona.

O voo saiu pontualmente às 11h e foi tudo bem... Preparem a câmera pois a vista quando se chega à La Paz é linda, muitas montanhas e picos nevados (pra quem nunca tinha visto neve como eu, foi super legal :D:D )

 

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O avião chegou por volta de meio dia e o aeroporto internacional de La Paz fica na cidade de El Alto (pelo nome se tem uma ideia do quanto a cidade é alta ::Cold:: ). Ao descer do avião se sente o frio (quem estava na Amazônia e chega nos Andes 'quase não percebe a diferença de temperatura' ::hãã::::hãã:: ) e a diferença na questão do ar e da altitude...

O aeroporto fica bem distante do centro de La Paz... a melhor opção é por táxi. O serviço de transporte público é muito confuso e não se tem ônibus como nós conhecemos, são vans...

:!::!::!: ESTEJA ESPERTO: Na Bolívia não existe taxímetro. Então defina o preço antes de iniciar a corrida para não ter uma bela surpresa no final... O primeiro táxi ao sair do aeroporto queria me cobrar 80 bolivianos. Pelos relatos de outras pessoas vi que era um preço alto e não quis. O taxista ao lado me cobrava 50 bol, mas queria ainda mais barato. Todos os outros taxistas estavam cobrando 40 bol (cerca de 21 reais), então aceitei.

Essa é a primeira aventura no trânsito caótico de La Paz... sério, a buzina é mais importante que o sinal de trânsito; o uso dela é contínuo e são muito altas. Não existe muita organização no trânsito. É tipo, o primeiro que entrar tem a preferência após muitas, mas muitas buzinadas...Pra quem está acostumado com trânsito de cidade grande no Brasil (já morei em algumas grandes cidades) vai achar que o Brasil é o paraíso no trânsito... É muito louco, fora que a maioria dos carros são bem antigos :roll: .

Você desce por ruas com muitas curvas e acha que um acidente vai ocorrer a qualquer momento...

Por ser bem alta, de El Alto é possível se ter uma linda vista de La Paz! Cerca de 30 min depois cheguei ao hotel.

 

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Escolhi ficar no Hotel Sarganaga que fica na rua (calle em espanhol) de mesmo nome. A localização é muito boa pois fica na principal rua das agências de turismo, tem muito movimento de pessoas e carros, próximo à rodoviária (terminal de buses em espanhol, não existe a palavra 'rodoviária' na outra língua) e vários restaurantes.

Escolhi ficar neste hotel pois já havia lido sobre ele e pela comparação de preços com alguns hostels estava bem parecido, mas com a vantagem de se ter menos pessoas. Não entendi muito bem, mas acho que o quarto era dividido, mas não tinha ninguém comigo ::cool:::'> ::cool:::'> ...

Me ajeitei no quarto, vi que tinha torneira de água quente na pia, mas não tinha experimentado o chuveiro ainda... Sai para comer algo e resolvi fazer um lanche pois queria conhecer La Paz e o centro histórico (creio que o lanche ficou em torno de 25 bol com salgado e refrigerante - só para forrar o estômago).

A primeira coisa que fiz foi fechar o passeio para o monte Chalcataya para o próximo dia. Pesquisando pela agências vi que o preço era igual para todas. Como no saguão do hotel tinha uma agência resolvi fechar o passeio com eles, o problema é que esqueci o nome da agência, mas era alguma coisa S, tipo Saranay ou etc... sei lá...

O preço do passeio é de 120 bol = 90 bol pela van e guia + 15 bol de entrada para o Chalcataya (na entrada da montanha não vi ninguém cobrando a entrada, mas todas as agências cobravam esse valor) + 15 bol para o Valle de la Luna (é opcional e explico um pouco do local mais abaixo). Fechei o passeio para o próximo dia às 08 h 30 min.

Feito isso, o próximo passo era comprar as passagens para Uyuni.

Neste ponto eu agradeço muitíssimo a paulineaguiar2 pelas excelentes dicas sobre a ida de La Paz para Uyuni...

Como já disse, a Bolívia é bem fria ::Cold::::Cold::::Cold:: e de madrugada, é claro, é congelante. A maioria dos ônibus de La Paz para Uyuni são a noite e faz muito frio na estrada. Li algumas pessoas que disseram que passaram algum tipo de 'aperto' no caminho até Uyuni e/ou volta para La Paz: frio congelante e falta de banheiro no busão foram os principais. É preciso considerar que são cerca de 10 h de viagem e a melhor opção para não perder muito tempo é viajar durante a noite. Mas como contornar esse problema com o frio e conforto na Bolívia, onde é difícil achar uma boa empresa com bons serviços de ônibus. Foi aí que li o relato que citei pouco mais acima e sugeria a empresa TODO TURISMO. Esta empresa oferece viagens de La Paz - Uyuni - La Paz em ônibus com aquecimento, cobertores, WiFi, filme, jantar, café da manhã, funcionários que falam espanhol/inglês, além de banheiro dentro do ônibus (muito mas muito importante)... Claro que isso custa mais e a viagem de La Paz para Uyuni custa 270 bol. Mas por ser tão longe e visto as possíveis dificuldades comprei a ida e volta por 540 bol. No relato sobre a ida a Uyuni detalho mais o serviço que foi muito, mas muito bom!!! ::otemo::::otemo::::otemo::

Para comprar a passagem você pode fazer pela internet ou diretamente na empresa. Como o ônibus sai de frente à empresa resolvi ir pessoalmente para saber onde ficava. A localização da empresa fica bem próximo da rodoviária de La Paz (PRESTE BEM ATENÇÃO, NÃO É DENTRO DA RODOVIÁRIA, É PRÓXIMO... Algumas pessoas não acharam por acharem que era dentro da rodoviária).

O endereço é: Avenida Uruguay. Prédio Paola num 102. 1o andar. http://www.todoturismo.bo

Não é muito fácil de achar, pois a entrada do prédio fica em um bequinho escondido. Mas se perguntar às pessoas na rua todos que trabalham na área saberão te informar. Ao encontrar, toque o interfone, suba e compre suas passagens.

 

Pronto!!! Agora poderia passear um pouco pela cidade... detalhe: o trajeto do hotel até a Todo Turismo eu fiz a pé. Foi super tranquilo, seguro (rua estava bem lotada de pessoas) e gastei cerca de 20 min ida e 20 min volta... Foi ótimo para andar um pouco.

No centro histórico fui à Calle de las Brujas (Rua das Bruxas) - existem diversas lojinhas com lembrancinhas por lá e os bebês de lhamas mumificados.

 

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Andei pelas rua do centro histórico, são bem legais.

Já no final do dia queria ir até o teleférico de La Paz para ter a visão da vista que se tem da estação mais alta que fica em El Alto. Com um mapa em mãos e algumas perguntas fui seguindo a pé para a estação da Linha Vermelha (Roja) do teleférico que faz o trajeto até El Alto. Como queria ver o anoitecer, tive de ir mais cedo que o pôr do sol. Foi tranquilo chegar até lá, acredito que o mais difícil foi conseguir atravessar as ruas da cidade com todo aquele trânsito... O bilhete custou 6 bol ida e voltae levou cerca de 20 min para percorrer toda a linha té o ponto final.

Na última estação em El Alto existe um mirante que permite ver a cidade de La Paz e a montanha característica da cidade.

 

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Depois de admirar bastante a vista da cidade, resolvi descer. Cheguei até a estação inicial por volta de 19h e segui andando até a região onde estava hospedado. Como já estava na rua, resolvi parar em algum lugar para comer (sanduíche de frango e cerveja Paceña e paguei cerca da 30 bol - estav ok, nada muito delicioso, mas nada ruim).

Voltei para o hotel e fui tomar banho... estava muito frio... o chuveiro tinha quente, mas saia tão pouca água que foi uma luta tomar banho... depois da briga com o chuveiro e de me trocar, fui rapidamente para a cama para me esquentar e dormir para o próximo dia!!!

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Olá!!!

 

To acompanhando seu relato!!

Gostaria muito de saber informações sobre a Rainbow Mountains. Você poderia me adiantar?? Viajo em outubro e meu roteiro já está fechado, mas estou pensando em incluir esse.

 

Obrigada!!

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Caaaaaaaaaara você foi para a Rainbow Mountain... Queria MUITO conseguir na minha viagem, mas não vai rolar pela falta de tempo :/

 

Ansiosa para ler sobre isso! Vai ficar para o próximo mochilão!

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Pessoal me desculpem a demora em reponder. Estive muito mas muito ocupado com trabalho e estudos e não tive tempo para continuar com o relato após a minha chegada. Tentarei adiantar o relato sobre a Rainbow Mountain e depois sigo com o restante da viagem... Tentarei fazer isso ainda hoje... Abs

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ADIANTAMENTO: Resolvi adiantar um pouco o relato e vou falar sobre a minha ida até a Rainbow Mountain que fica na área de Cusco, Peru, seguindo o pedido da isabella.marques. Depois seguirei com o relato normal... ::cool:::'>

 

DIA 05/06 - Rainbow Mountain

 

Bom galera essa parte da viagem foi incrível, sensacional, mas bem cansativa... Mas o que posso dizer, realmente vale a pena!!!!

Eu já estava com todo o roteiro fechado da viagem. Mas um amigo peruano me enviou uma foto dessa montanha cerca de 1 mês antes do mochilão. Ei fiquei desesperado pois queria muito ver aquilo e decidi que eu ia de qualquer jeito.

Comecei uma busca pela internet para saber mais informações a respeito. Nessa busca encontrei algumas agências que faziam o trajeto e você podia fechar o passeio pela internet mesmo. Mas quando vi os preços eu realmente quase desisti, pois a mais barata estava cobrando algo como 600 reais ::dãã2::ãã2::'> ... Era muito caro pra mim e na web haviam poucas informações sobre esse passeio.

O que decidi fazer foi arriscar e tentar algum passeio quando eu estivesse em Cusco e deu certo... ::otemo::::otemo::::otemo::::otemo::

Vou falar mais adianta, já que estou adiantando o relato, mas em Cusco (como em qualquer cidade turística) existem diversas agências de turismo. Andando pelas ruas do centro histórico pude encontrar algumas agências que faziam o passeio que eu tanto queria e por um preço bem mais em conta :P:P . O que esqueci de anotar foi o nome da agência que me levou, mas a maioria daquelas que ofereciam esse tipo de passseio tinham as mesmas coisas incluídas no pacote (transporte, refeição e guia). Eu fechei o passeio para meu último dia de viagem já que as outras coisas já estavam todas acertadas.

 

O valor do passeio ficou em torno de 160 reais, já convertido de Novo Sol para Real (esse valor pode mudar dependendo da cotação da moeda).

 

Seguem algumas fotos antes de continuar...

 

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Antes de falar sobre o relato em si, vou falar um pouco sobre o local (pelo menos foi o que me contaram e acreditei ser verdade) ::lol3::

Essa rota turística de Cusco é relativamente nova, pois parece que essas montanhas coloridas eram cobertas por neve e só depois do descongelamento elas puderam ser exploradas como potencial turístico para o povo da região. A Rainbow Mountain fica na região de Ausangate (a trilha de 5 dias até Machu Picchu), porém acho que a visita até essa montanha não é incluída na trilha de 5 dias. Existem pessoas residindo na região e as visitas até o local incrementam a fonte de renda dessas famílias. É uma região bem elevada e fria.

 

O passeio começa quando uma van te busca no local que você está hospedado. Eles te pegam muito cedo. Às 02:30 da manhã eles foram me buscar, mas só partimos às 03:30 pois a van foi buscar as outras pessoas. Essa viagem dura cerca de 3h até o início da caminhada (isso mesmo, é uma caminhada e vai exigir bastante de você)... Na van tinha 8 pessoas sendo todas dos EUA e eu único diferente...

Chegamos às 06:30 e estava congelante (altitude de aproximadamente 4000 m) e o nosso guia nos levou para o local onde seria servido o café da manhã (que é em uma das casinhas do pessoal local). No meu café tinha pão, geleia, ovos mexidos, banana frita, salada de frutas, chá (de coca sempre presente), café e chocolate.

Após o café (o qual recomendo comer bem, pois a próxima refeição iria demorar) iniciamos a caminhada.

Essa jornada a pé dura cerca de 3h dependendo do seu ritmo, condição física e adaptação à altitude. Você deve estar aclimatado, pois senão será uma tarefa quase impossível.

No início é bem tranquilo pois é quase tudo plano. Mas à medida que avança começam as subidas e daí complica, devido ao frio e ao ar rarefeito. Existe a opção de seguir à cavalo, mas você tem que pagar um valor a mais que não me lembro bem, mas acredito ser algo entre 50 a 70 reais... Então eu segui bravamente a pé... Quando o trecho foi ficando mais difícil, a cada 20/30 passos eu tinha que parar e respirar...

Uma dica, sempre respeite seu corpo e não faça nada além de suas capacidades, pois essa região é distante e tratamento de saúde pode ser difícil. Os guias sempre andam com um kit primeiros socorros, que inclui oxigênio. Mas não foi necessário... ::otemo::

Quando você começa a ver as cores da montanha é que vem a pior parte pois a subida fica maior e mais difícil. Nessa parte os cavalos não vão... então é na garra mesmo... Até tentei mascar as folhas de coca para ver se ajudavam, mas quase vomitei (odeio chá e tals)... Nesse ponto você já está a 5000 m, venta muito e faz muito frio... Já eram 11:00 quando cheguei até o ponto da vista que é deslumbrante e dá pra ver outras montanhas da região, como a Ausangate...

Ficamos no local até 12:30 esperando todo o nosso grupo chegar e tirar fotos. A volta é bem mais tranquila e dá para perceber o quanto você andou.

Cheguei ao local onde o almoço seria servido às 14:15 (também em uma casinha dos locais) e tinha muita coisa para comer: salada, frutas, arroz, quinoa, frango grelhado, mandioca frita, carne de alpaca (deliciosa), suco de milho roxo (delicioso).

Às 15:30 seguimos de volta para Cusco e mais 3h de viagem. Me deixaram em meu hostel (só para adiantar, fiquei no Kokopelli Hostel)... Nesse mesmo dia eu iniciei o caminho de volta para casa por ônibus, mas isso é para os próximos posts...

 

Até galera!!!

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Nossa! Seu relato foi ótimo mesmo pois aqui tem pouca coisa sobre Rainbow Mountain, inclusive informação sobre o principal: o valor!! $$$$$

Eu também estou na mesma situação pois descobri o passeio bem próximo da data, pesquisei na on-line preço absurdos e já decidi fazê-lo um dia antes de voltar também pra estar bem aclimatada, só não tinha ideia do preço e como vou com o marido, temos que reservar grana pros dois...

Valeu mesmo!

Abraço!

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Oi Paulo!!!

Muito obrigada por ter adiantado estas informações!!! Sabe como é a ansiedade pre viagem... Kkk.

Com certeza vou incluir este passeio no meu roteiro!!

Mais uma vez obrigada!!!!!

::otemo::

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Pessoal do post, estou indo pro Peru dia 27/08 e querendo fazer Rainbow Mountain no dia 09/04 (praticamente certo), quem quiser combinar algo lá por Cusco(fico do dia 03 ao dia 10), manda mensagem inbox!

Abraços e boa viagem pra todos!!!

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DIA 24/05 – Monte Chalcataya, Valle de la Luna e partida Uyuni

 

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Após o primeiro dia em La Paz sem muitos problemas com altitude e segurança (eu achava que La Paz iria ser muito perigoso, mas não foi; o local que fiquei é bem movimentado, tem muitos turistas e bastante policiais) fui para meu primeiro passeio, visitar o Monte Chalcataya.

Só para informar, essa montanha fica bem próxima de La Paz e esta é a mais alta estação de esqui do mundo. A triste notícia é que está desativada pois nesta montanha não existe mais neve. Só sobrou uma casinha velha onde era a estação e uma belíssima vista para apreciar.

Tinha combinado com a moça da agência de sair às 08:30, mas antes disso já estava no local combinado. Quando a moça da agência me viu ela logo me chamou para ir para a rua e começou a correr, dizendo para eu segui-la. Isso mesmo, foi uma correria danada, pois a van que peguei estava descendo a rua e não podia parar. Tínhamos que aproveitar os momentos de engarrafamento para entrar na van. Nesse ponto, eu já estava quase no final da rua, mas foi bom para “acordar” e ficar bem esperto porque a subida iria ser punk... :)

Fui um dos primeiros a entrar na van e acabamos dando muitas voltas pela cidade até pegar todo o pessoal. Na van éramos 2 italianos, 1 mexicano, 1 americana, 2 belgas, 2 suíços e 4 brasileiros (incluindo eu).

Com a van completa, acredito que gastamos cerca de 1h a 1:30h até a entrada do monte Chalcataya. Essa montanha fica a uma altura de aproximadamente 5000 m ::Cold:: . Esse era meu segundo dia na Bolívia e já ia enfrentar uma subida daquelas. Mas não foi nada impossível. A dica é: sempre ir devagar e respeitando seus limites. À medida que se vai subindo parece que o ar vai desaparecer e sua cabeça explodir. Neste dia não quis experimentar as folhas de coca pois eu não estava me sentindo tão mal e tinha também meu preconceito com relação a chá ::xiu::::xiu::::xiu:: . Andando bem devagar todos da equipe conseguiram subir. Nós, os brasileiros, nos saímos muito bem e fomos os primeiros a chegar (com exceção de uma moça que passou mal e teve de sentar e refletir um pouco na vida antes de continuar ::essa:: ). A guia nos elogiou bastante pois segundo ela os brasileiros costumam ter um pouco mais de dificuldade nesse trajeto.

Lá em cima é bastante frio e venta muito ::Cold::::Cold:: . Mas com a subida seu corpo esquenta, porém, ao parar no topo, rapidamente você perde calor. A paisagem é sensacional, é possível ver La Paz bem pequena e mais muitas montanhas mais elevadas e cobertas por neve. Pra quem nunca tinha visto neve na vida aquilo foi maravilhoso ::otemo:: (mesmo a neve estando a um “pequena” distância de mim rsrsrsrs). Tiramos muitas fotos e apreciamos bastante o local.

 

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Após isso começamos a descida e todos paramos na estação abandonada de esqui. DICA: caso queiram utilizar o banheiro faça neste momento, pois após a saída do monte a próxima parada seria apenas no Valle de la Luna que demoraria 1:30h até lá. Não tenha preconceitos, pois o banheiro estará imundo e não tem papel (caso seja mulher ou precise de fazer o 2), mas é melhor que nada, naquele frio. Saímos por volta de 12:00. Outra dica: leve alimento e água pois não haverá paradas para almoço e no monte não nenhum comércio.

Para chegar ao Valle de la Luna é preciso atravessar La Paz, por isso demora um pouco. O trânsito é uma loucura, loucura, loucura ::dãã2::ãã2::'> ::hein: ... Essa parte da cidade é mais nobre e bem diferente do centro histórico e principalmente de El Alto. Também é mais quente e agradável sendo até possível andar sem agasalhos. O ingresso para o Valle de la Luna custa 15 Bol e eu havia deixado pago quando comprei o passeio com a agência de turismo. É um lugar mais preservado e bem cuidado, porém bem estranho. É legal, dá para tirar algumas fotos, mas sinceramente não é assim: “nossa é um passeio que não se pode perder”... é bacana, mas caso você não tenha muito tempo disponível em sua viagem acredito que este seria um passeio a considerar de deixar de fazer. Para as pessoas que não querem fazê-lo, a van, durante o trajeto, pode deixa-las no centro da cidade. Depois da entrada no Valle você percorre um caminho entre as pedras até retornar ao ponto inicial. Muita água e protetor solar pois o Sol é bem forte.

 

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Ao final do passeio, por volta de 15h, a van me deixou em frente ao meu hotel pois a localização era bem central e cada um seguiu seu caminho. Aproveitei para ir até a Calle de Brujas e fazer umas comprinhas de souvenires :D:D . DICA: ande bastante e sempre pergunte os preços daquilo que quer, pois é possível encontrar diferenças importantes de preços de uma banca para outra. Algumas coisas são mais baratas na Bolívia que no Peru, mas em grade parte os preços ficam quase iguais após as conversões.

 

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Após as compras fui ao hotel pegar meu mochilão pois tinha feito o check-out e pedi para eles guardarem para mim. O problema foi que estava muito cedo (eram 16h) e naquele mesmo dia eu iria para Uyuni às 21h... Não quis pagar mais uma diária de hotel pois o dinheiro não estava caindo do ceu para mim :? . Então decidi andar pelas ruas e achei um pequeno hostel, bem sem vergonha, na Av. Illampu, pois queria tomar um banho e descansar um pouco. O recepcionista foi bem legal e paguei 25 Bol para tomar a ducha e dormir um pouco (fiquei umas 4h no hostel). Aproveitei para carregar celular e pilhas para as fotos do próximo dia. Consegui dormir um pouco e foi ótimo pois andar a 5000m pode ser bem cansativo.

Por volta de 20:00 eu saí do hostel e fui a pé para a rodoviária. Perguntei para as pessoas na rua se achavam perigoso, mas todos disseram ser bem tranquilo e foi mesmo. Andei tranquilamente pelas ruas bem movimentadas e gastei 25 min até a empresa Todo Turismo (como eu já relatei no primeiro post, essa empresa não fica dentro da rodoviária e sim em um pequeno beco bem próximo; caso compre a passagem pessoalmente durante o dia não será difícil encontrar depois à noite). O ônibus estava marcado para às 21:00. Quando cheguei na porta do prédio, toquei o interfone e subi para a recepção para esperar a saída do ônibus (não fique do lado de fora esperando, pois pode não ser muito seguro :!::!: ). Lá, já tinham outras pessoas esperando e estava bem quente e confortável. Eles serviram o jantar lá mesmo pois o ônibus atrasou um pouco (all included). Saímos às 21:30 e estava tudo muito bom dentro do ônibus: aquecimento, WiFi, cobertor, travesseirinho, filme, banheiro; esse é um ônibus bem diferente daqueles que se costuma ver na Bolívia e é voltado para turistas. É um pouco mais caro que as outras companhias, mas vale muito mesmo a pena, para não passar frio e perrengue durante a viagem que durou 10h... ::hãã::

Chegamos à congelante Uyuni às 07:00 com atraso, mas agradeço muito mesmo por esse atraso. Mas isso explicarei no próximo post...

Hasta!!!!!!

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Dia 25/05 - Chegada Uyuni e início do tour pelo deserto

 

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Cara, quando relatei no último post que tinha agradecido pelo atraso do ônibus, eu falava bem sério e vou explicar por quê.

Sou do sul de Minas Gerais e lá é uma região fria no inverno. Já morei em São Paulo que também é bastante frio. Nunca estive no Sul do país no inverno, apenas no verão, então não posso comparar. Mas o quero dizer é que quando eu desci do ônibus em Uyuni, pelo menos que me lembre, aquele foi um dos locais mais frios em que já estive em minha vida. Sério pessoal!!!

Como disse o ônibus chegou um pouco atrasado. A previsão era de chegar por volta das 05:30 da manhã, mas chegamos às 07:00. Dentro do ônibus chegando à cidade já é possível sentir o frio que esperava, mesmo com o aquecimento. Estava congelante ::Cold::::Cold::::Cold:: . Pelo que me lembro, a temperatura em meu celular estava marcando próximo de zero grau quando cheguei. A cidade é bem plana e estava ventava um pouco, isso favoreceu para essa sensação tão congelante. Digo isso pois o dia já estava claro e o Sol havia saído. Imagine os ônibus que chegam durante a madrugada... Putzzzzzz... :shock::shock::shock::shock: . Gosto nem de pensar! Mas tem pessoas que gostam de pensar nos turistas nessas situações (e claro, no bolso também). Quando você desce do ônibus várias pessoas te abordam oferecendo pacotes de turismo para o Salar. Porém, uma pessoa que falou comigo foi uma garota oferecendo um local para tomar um café e que era aquecido (outras posts que li a respeito para montar o meu mochilão falavam desse mesmo local, mas era uma velhinha que oferecia). Apesar de bastante frio, resolvi não ir com ela pois eu tinha coisas para o café da manhã que a empresa de ônibus me deu e como não iria demorar muito para as agências abrirem resolvi esperar. Acredito que se você chegar muito cedo em Uyuni a melhor opção é ir para esse lugar (que não guardei o nome... sorry ::putz::::putz::::putz:: ) com as pessoas que vão te abordar...

Do ponto onde os ônibus chegam até o local onde se localizam as principais agências não é longe e é fácil achar.

 

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Com a ajuda dos vários mochileiros eu já havia decidido qual agência escolheria: a famosa Esmeralda Tours.

O site da empresa é esse: http://www.esmeraldatoursuyuni.com/en-US/

Eu perdi o cartão com o mapa da localização. Mas não é difícil de encontrar, fica quase na esquina da estação de trem, próximo a restaurantes e em frente a um mini mercado.

 

Acredito que os motivos que escolhi foram os mesmos que o resto do pessoal. São poucas as agências que te levam para apreciar o pôr do Sol no meio do deserto de Sal e por um preço legal. Enquanto esperava essa agência abrir, outras pessoas me ofereceram passeios, alguns até mais baratos do que paguei, mas fiquei receoso e resolvi não arriscar. Sabia que seriam 3 dias no meio do nada e que qualquer coisa que pudesse acontecer seria difícil encontrar socorro.

Quando a Esmeralda Tours abriu fui conversar com a moça e pechinchar, claro! O passeio é o seguinte: são 3 dias e 2 noites, já incluído refeição (7 refeições – 3 almoços; 2 jantares; 2 cafés da manhã), guia e hospedagem. Você viaja com mais 6 pessoas, sendo uma delas seu guia, em um carro especializado para o local, já que o terreno é bem difícil e não é qualquer carro que pode trafegar. Como estava sozinho, eu não conhecia ninguém que foi comigo antes e aí é na sorte mesmo de achar pessoas legais :P:P . Graças a Deus eu tive sorte e o pessoal foi bem legal (acho que eles poderiam ser mais soltos um pouco, mas foi tudo tranquilo). O valor que a moça da agência queria me cobrar era de 900 Bol... mas daí eu comecei e pechinchar bastante e consegui um desconto. Paguei 750 Bol por todo o passeio – segundo ela o restante do pessoal pagou mais caro que eu... mas como se tratava de europeus eu acreditei kkkkkkkkk ::lol4:: . Tem uma agência super famosa lá, se não me engano se chama Cordillera, mas os passeios são mais caros, coisa 1000 Bol. Nem arrisquei de ir ver, pois os locais que iríamos eram os mesmos e a comida bem parecida... então sem estresse e com economia no bolso ::cool:::'> :D:wink: !!!

Tudo acertado para o tour, saí e fui comprar algumas coisinhas para a viagem. Ao longo do caminho pelo Salar é possível achar algumas vendinhas, porém elas são escassas e mais caras. Então recomendo comprar tudo em Uyuni antes da partida. Comprei 4L de água e alguns snacks (acredito que essa continha ficou em torno de 25 Bol)... Feito isso fomos iniciar o passeio. Conhecemos o guia que era já um senhor bem cuidadoso, experiente, bem educado e simpático. O nome dele era Milton... Colocamos os mochilões na parte superior do carro e aqui vai a dica: sempre tenha uma mochila menor contigo para carregar algumas coisas importantes (comida, água, algumas roupas caso necessite trocar, protetor solar, etc.), pois o guia só retira os mochilões nos locais para dormir. Esqueci de falar sobre a origem dos membros: Como disse éramos 7 no total – Milton, o guia local; 1 peruana; 1 espanhol; 3 ingleses; e eu. No início os ingleses estavam mais fechados e fiz amizade com o pessoal de língua espanhola, mas todos nos entrosamos depois.

O passeio em si começou às 11h e a primeira parada foi o cemitério de trens que fica a 10 min de Uyuni.

 

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Nessa primeira parada já deu pra ver o quão lotado é o lugar e isso que o guia disse que nem estava tão cheio, pois no meio do ano fica bem lotado (férias na Europa e EUA). É possível subir nos trens e tirar várias fotos. Eu já tinha feito amizade com a peruana e o espanhol e acabamos nos ajudando na parte das fotos ::otemo:: ... Depois do cemitério seguimos rumo ao deserto, mas antes de adentrá-lo paramos em uma feirinha de artesanatos (Cochalca) e lembrancinhas. Não quis comprar nada e apenas usei o banheiro (2 Bol).

 

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Continuando o caminho, adentramos no deserto de sal. Nessa parte inicial nem é a mais bonita e já fiquei impressionado com o tamanho do lugar. Paramos para almoçar em um antigo hotel feito de sal (isso mesmo, tudo lá é de sal) mas que não chegou a operar por questões sanitárias. Esse ponto acabou virando local de encontro para todas as agências servirem seus almoços. Nesse lugar se vê o monumento ao Rali Dakar Bolívia e muitas bandeiras dos países dos motoristas participantes... ou seja, muitas fotos... Nosso almoço foi: quinoa cozida no vapor, bife de lhama, salada, banana (todos frios) e coca (quente) kkkkkkkk Mas estava gostoso. Recomendo prestar bem atenção com os pertences, pois um dos ingleses perdeu o celular nessa parada. Após o rango seguimos com o passeio.

Já estávamos dentro do deserto de sal e aí sim foi possível admirar a imensidão branca e vasta do lugar... É maravilhoso e surreal... Aqui é possível tirar aquelas famosas fotos VER O NOME, mas as nossas não ficaram tão legais kkkkkkkk Cara eu viajei no lugar, como pode um lugar daquele... muito doido... ::ahhhh::::ahhhh::::ahhhh::

 

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Ainda nesse dia, prosseguindo com a carruagem, visitamos a Isla del Pescado. Dentro do Salar existem várias ilhas (não são propriamente ilhas pois não são rodeadas por água, mas o sentido aqui é de dizer que esses pedaços de terra são rodeados pela imensidão de sal) e a mais famosa é a do Pescado. Você não é obrigado a entrar na ilha, mas vale a pena. Custa 30 Bol e não está incluso no pacote da agência. Você pode usar banheiro. O passeio pela ilha dura cerca de 1h para percorrê-la toda e a vista é sensacional. Os cactos são enormes e as fotos ficam bem legais...

 

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Depois da ilha, vem o momento tão esperado de assistir ao pôr do Sol no meio do deserto. Se prepare, pois a temperatura despenca à medida que o Sol vai se pondo, mas vale cada momento fora do carro naquele friiiioooooo... O show de cores é magnífico e só presenciando para poder sentir tudo isso: a beleza do céu, o frio congelante, as cores do deserto! Foi lindo d++++ e altamente recomendo...

 

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Após isso, por volta das 17:45 seguimos o caminho e daí fomos para o local onde passaríamos a noite. Demorou cerca de 1:30h até chegarmos lá (você acha que ficará perdido, pois não tem nenhuma placa indicativa; mas confie no guia pois ele está acostumado)... Chegamos às 19:30 exaustos e famintos. O hotel é bem legal, também feito de sal. Como estava sozinho e não estava muito cheio, dei sorte e peguei um quarto individual. Assim que nos instalamos, o jantar foi servido e estava gostoso: sopa de quinoa e batatas fritas com cebola e salsicha. Bem alimentados fomos para o quarto. Detalhe: sem banho (eu já sabia disso: os dias no Salar seriam sem banho, pois é muito frio e não tem água quente – eles dizem que a água é quente, mas não é...). O jeito foi apelar para os lenços umedecidos que foram tudo de bom!!!

 

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Esqueci de mencionar que tinha alugado um saco de dormir na própria agência de turismo pois as descrições do frio que eu tinha lido e pelo que tinha passado em Uyuni pela manhã não me restaram dúvidas quanto a esse aluguel. Foram 50 Bol para todos os dias e foi bem útil, mas todos os lugares que passamos tinham bastante cobertores. Nesse hotel é possível carregar celular e pilhas, mas não no quarto e sim no salão de refeições. EU deixei tudo lá e foi sem problemas.

Depois disso tudo o jeito foi dormir cedo pois iríamos acordar às 06:00 no outro dia para começar o passeio pelas Lagunas que eu estava doido para conhecer (decidi de última hora fazer o passeio de 3d e 2n; antes eu iria apenas para o deserto de sal e agradeço muitíssimo por eu ter tomado essa decisão)...

See ya!!!!!!

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