Ir para conteúdo

Mochileira de primeira viagem, literalmente!

Posts Recomendados

• Membros
Postado

Boa tarde a todos!

Bom, estou planejando uma viagem para Outubro desse ano para Europa. Acho sim que está meio encima da hora, mas queria aproveitar a ida de um grande amigo a Berlim, dai iria encontrá-lo lá dia 12 /10.

Pensei em um roteiro pequeno. Alemanha, República Tcheca, Áustria e se precisar, passar só pela Eslovênia com destino final na Croácia. Ir descendo mesmo, fica em cada lugar pelo menos 4 dias.

As escolhas se baseiam nas minha origens. Meu pai e avô eram Croatas e eles moraram na Áustria e Alemanha também. portanto, queria muito que fosse possível conhecer esses lugares em uma mesma viagem!

Busco um orçamento barato! Iriam eu e um primo que também nunca mochilou! Bom, diante da experiência de vcs, acham viável esse roteiro?

Nunca fiz isso e fico na dúvida de como planejar, o que comprar de uma vez (como os Tickets de trem, Hostel, etc)

Pra vcs terem noção do amadorismo, tenho que tirar passaporte e visto, rs.

Esse meu amigo que está indo me disse que um valor "de boa" de gastar por dia seriam, 35£ a 40£ por dia de comida; 25$ a 30£ de hostel, e claro, uns extras tipo umas cervejas em bons bares. Mas nada de luxo em nada! estamos indo pra passear, e meio "duros de grana".

Claro que se consegui reduzir vai ser incrível.

Bom, me digam, o que acham?

Seria muita loucura, pela data próxima?

Acham que consigo economizar mais?

Aguardo dicas, pessoal!

Valeu!

• Membros
Postado

Oi Débora! Acho que seu roteiro é viável sim, pois os lugares que escolheu são relativamente perto, que podem ser feitos de ônibus ou trem (vou me limitar a falar de Alemanha, Rep. Tcheca e Áustria, que foram onde já estive). Não está em cima da hora não.. com 4 meses dá para pesquisar bastante e montar um roteiro legal!

Quanto ao orçamento: vc passará por locais "baratos", como Berlim e Rep. Tcheca, e caros, como Áustria. Não sei quanto considera barato, mas aconselho a ir calculando em Euro e, ao final, converter para o real. Os valores que seu amigo passou, em euro, estão dentro da realidade. Comprar os tickets entre as cidades antecipadamente também te economiza (trens liberam os valores mais baratos 90 dias antes da data da viagem, por exemplo).

Eu faço assim para planejar a viagem: 1. defino quantos dias +/- no total; 2. pesquiso sobre as cidades que possam interessar nos países, para uma noção de quantos dias cada uma exige; 3. Vejo no mapa qual seria a melhor forma de locomoção (geralmente por proximidade. se tem uma bem fora de mão, considero bastante em tirá-la); 4. Procuro passagens aéreas com variedade de uns 3 dias, que às vezes encontra promoção, de preferência na opção ‘múltiplos destinos’.

Essas são as dicas iniciais que te dou, pelas informações dadas. Tem bastante informação aqui no fórum sobre esses destinos, só dar uma pesquisada! Quando tiver algo mais concreto, fica mais fácil de ajudar. :)

• Membros
Postado

Complementando a Amanda, acho que seria um roteiro bem viável e com valores dentro da realidade se você não se importar em ficar em quarto coletivo de hostel.

Outubro já é meio fora de temporada, então os preços não costumam mais ser tão caros, e com uns 2 ou 3 meses de antecedência ainda se consegue bons preços, só não dá para ficar "enrolando" muito tempo, se não chega a hora da viagem e você não decidiu e reservou nada...

O mais importante agora é você parar de pensar em países e começar a pensar em termos de cidades, afinal de contas, a Alemanha é bem grande e você passa 60 dias lá em não visitou metade, isto sem comentar Rep tcheca, Áustria, Eslovênia, Croácia...

O mais problemático no seu roteiro eu vejo que seria a Croácia, você já tem alguma ideia de quais cidades você quer visitar lá? Se você pretende ir para o litoral Croata(Dubrovnik, Split, Hvar, etc) fica um pouco mais complicado, pois já é bem mais longe e tem poucas opções de transporte, mas nada que seja impossível se bem planejado.

Você só tem que ter cuidado para não acabar num "beco sem saída", lá em Dubrovnik ou Hvar e descobrir que só tem um único voo de 300 Euros que saia de lá a tempo de pegar o voo de volta ao Brasil...

• Membros
Postado

Como passagens para Croácia podem ser absurdamente caras, eu teria uma sugestão de roteiro meio fora da sequência geográfica, por exemplo algo mais ou menos assim:

Chegar por Berlin, passar uns 4 dias lá, pegar um voo low-cost para Split, ficar 3 ou 4 dias lá, dando uma escapadinha até Hvar, depois ir subindo de volta até Zagreb de ônibus para quebrar o longo deslocamento, um pernoite e uma manhã ou tarde são suficientes em Zagreb se não tiver muitos interesses específicos.

De Zagreb você vai a Ljubljana, fica uns 2 ou 3 dias lá, num dia você faz um bate-volta a Bled. De Ljubljana você vai de trem ou ônibus até Viena, passa uns 3 ou 4 dias lá, segue de ônibus ou trem até Praga, onde fica mais uns 3 ou 4 dias e volta ao Brasil...

Só que tem que ter cuidado, outubro já tem bem poucos voos para o litoral Croata, acho que das suas cidades, somente teria voo em Berlin, mas só tem voos diretos nas terças, quintas e sábados, e mesmo assim já custam uns 100 Euros, então tem que encaixar direitinho para não ficar absurdamente caro...

Mas o que fazer, você vai ter que pesquisar um pouco, pesquise as passagens de avião usando o www.skyscanner.com.br e as demais usando o www.rome2rio.com.

• Membros
Postado

Ei Bárbara! Muito obrigaaaada por me responder!

Nossa que bom saber que num é roteiro louco... Geograficamente pensei que daria sim!

Na verdade eu pensei em ir direto pra Croácia e subir, no mesmo roteiro, mas é de horrorizar o tanto que é caro daqui pra lá. E aí resolvi em fazer o contrário.

E já que acham que dá tempo de planejar, vou agilizando sem pirar tb! pq minha outra dúvida é quanto aos documentos pra visto e passaporte e Euros...

Sou amadora mesmo! rs

Agora é bota no papel exatamente tudo e procurar as melhores opções!

Desde já agradeço a ajuda!E já tô fuçando o site aqui e tô amando as dicas!

Obrigada e qualquer coisa dou o grito! rs

• Membros
Postado

Oi adluis!

Nossa... imprescindíveis suas dicas.. Me deu mais um "norte" sobre ir a Croácia em condições possíveis. Realmente parece desesperador chegar lá e não ter como voltar ou ter, mas ser uma fortuna!

Essa escolha de ir de Berlim a Croácia me parece mais viável mesmo, e depois ir subindo, com destino final, Berlim de novo pra voltar ao Brasil. Você acha que é muita doidera esse período? Pelo frio, e pela quantidade de dias? Pergunto por nunca ter feito isso, claro rs

Juro que até pensei em tirar a Croácia do roteiro umas vezes, e agora tb! Dá a sensação que teria que ser uma viagem só pra lá! Pra dedicar o tempo e tudo mesmo! Quero muito conhecer direitinho, pelas origens e tal...

Se for o caso até opto por isso! Talvez no verão valha bem mais a pena, apesar de bem mais caro!

Tô pensando mesmo em se for o caso fazer Berli, Praga e Viena. Mas ao mesmo tempo penso, poxa, vou estar "ali do lado" da Croácia, talvez um disperdício não ir!

Mas continuem me ajudando! rs

Obrigadaaa

• Membros
Postado

Não precisa de visto prévio na Europa, o seu visto é concedido quando você chegar lá na Europa. Basta você levar passaporte válido, passagens de volta compradas e marcadas, reservas de hospedagem, seguro saúde com cobertura de 30 mil euros e dinheiro suficiente para se sustentar lá.

Já o passaporte, este eu diria para você agilizar as coisas e tirar o quanto antes.

Não sei como estão os prazos agora, mas após pagar as taxas tem que agendar um dia para ir lá na Polícia Federal entregar os documentos, quando eu fiz, só tinha vaga para daqui a 30 dias, e como é com horário marcado, os horários disponíveis não eram bons por causa do meu trabalho, tive que agendar 40 ou 50 dias depois...

E depois de entregue os documentos, ainda leva 7 dias para ficar pronto. Eu ainda tive azar de faltar "chip" para confecção do passaporte e ter de uma greve, então levou mais outras 3 semanas para ficar pronto...

• Membros
Postado

Sobre o frio, isto é muito relativo, para mim, 25ºC já é bem quente, 20ºC uma temperatura boa, mas para o pessoal que mora no Recife, 20ºC já é frio...

Já fui para Dubrovnik começo de Agosto, fiquei 4 dias, não sei se é por que já acostumei com o "frio" daqui da Alemanha, mas achei que estava quente demais, 38ºC, um sol de rachar, sem uma nuvem sequer no céu e tudo meio cheio demais de turistas, mas se vocês procuram festas a noite toda e cheio de gente, é a melhor época...

Na outra vez fui a Split, Hvar, Zagreb e Ljubljana (10 dias no total) no começo de Setembro, já não estava mais tão quente, fazia uns 20ºC de manhã cedo, chegando até uns 28ºC de tarde, mais aceitável para os padrões alemães... kkkkk Também já não estava mais tão cheio de gente como em Agosto, e os preços das hospedagens um pouco mais baratas..

Já em Outubro, acho que dificilmente as temperaturas passem dos 20ºC na Croácia, mesmo no litoral, não vai dar para ficar indo na praia, e nem entrar na água, mas também não é um frio que impeça você de conseguir visitar os locais turísticos, basta levar um casaco para as manhãs, também não vai mais ter tanta festa...

Em Berlin, Praga e Viena, já pode fazer mais frio, a temperatura dificilmente passa dos 15ºC, podendo chegar a 0ºC em algumas noites, mas nada que um bom casaco também nõ resolvam

Nestes links você pode dar uma olhada nas temperaturas médias de cada mês:

http://www.accuweather.com/en/hr/split/121161/month/121161?monyr=10/01/2015

http://www.accuweather.com/en/de/berlin/10178/october-weather/178087?monyr=10/1/2015

• Membros
Postado

Oii Adluissss!

Ai, estou amando isso, pois estou ficando mais segura e ainda mais empolgada! Obrigada mais uma vez!

Tenho 30 anos mas tô me sentindo com 12 rs, mas enfim...

Esses lugares que eu quero conhecer seriam pra ir em direção a Croácia. Como tá me parecendo meio inviável, caro e achar que lá vale a pena ficar mais tempo, tô pensando num outro roteiro, olha, Luis

Amsterdã, Berlim e Praga!

Acho super "a ver" esses lugares. E que cabem viagem rápidas de 3 a 4 dias pra conhecer as coisas legais.

Tô achando realmente que Croácia tem que ser ano que vem, no verão e com tempo e grana para tal... Tô com medo de arriscar e "entrar numa furada" como vc mesmo disse antes!

Mas aí fico louca pq vi no Fórum o roteiro F#$%# de um rapaz que fez até uns videos. O roteiro foi Barcelona, Paris, AMsterdã e esqueci o outro.

Bem legal..

O que acha dessa mudança?

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...