Ir para conteúdo

Manutenção de botas/calçados (dicas, informações)


Posts Recomendados

  • 4 semanas depois...
  • Respostas 32
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros de Honra

Respondendo a mim mesmo sobre impermeabilizantes para couro:

 

Achei o produto nacional abaixo

 

http://www.bonton.com.br/br/couro_liso_atanado.html

 

no Mercado Livre. Comprei um tubo mas deu o maior rolo, o vendedor não enviou, eu ativei o mercado pago e depois de uma novela eles me devolveram o dinheiro menos uma "taxa de serviço".

 

Enquanto isso eu comprei o impermeabilizante Kiwi, norteamericano, na Sapataria do Futuro. O produto é bom, protege muito bem nobuque sem alterar a cor, o brilho ou o "stone washed" do uso, só que o tubo é pequeno, mal dá conta de um par de botas (eu aplico duas demãos: uma num dia e a seguinte no outro) e custa caro, R$ 40,00. Procurei no EBay e achei um vendedor que oferece dois tubos de 155g cada por US$12,00 mais US$ 8,00 de frete. Comprei dia 21 de setembro e os dois tubos chegaram hoje, sem pagar alfândega.

 

Para quem quiser saber mais sobre o impermeabilizante Kiwi, basta acessar o site abaixo:

 

http://www.kiwicare.com/

 

 

O vendedor de quem eu comprei os dois tubos de 155g é este aqui:

 

http://myworld.ebay.com/shoecareproducts/

 

http://stores.ebay.com/shoecareproducts

 

E o anúncio é este aqui

 

http://cgi.ebay.com/ws/eBayISAPI.dll?ViewItem&item=220551747681&var=520002732505&ssPageName=STRK:MEWNX:IT#ht_586wt_943

 

Abs

 

PS: o couro fica com aparência normal depois que seca o solvente do produto, mas quando a água respinga sobre ele, formam-se gotas que escorrem sem molha-lo, semelhante ao que acontece com tecidos onde se aplicou o Scotch Gard

Link para o comentário
  • 2 semanas depois...
  • 3 semanas depois...
  • Colaboradores

O que eu sei é que tem que se tomar muito cuidado com os produtos...Não adianta comprar um Bota super Tecnologica com Gore-Tex e querer passar Ton-Bom ou Produto da Mister Cat... Não que sejam ruins, mas não tem a mesma função!!!

 

Se a Bota usa tecido respiráveis...demanda produto específicos, caso contrário vc vai selar a membrana ou poros...literalmente vc joga todo a tecnologia no lixo!!! O mesmo vale para impermeabilizantes para roupas. Escolhendo um produto deve-se seguir as instruções de aplicação. No geral a primeira aplicação é dupla camada, e depois sempre que utilizar ou que passar muito tempo sem uso. Normalmente tem-se de tomar cuidado para não exagerar no produto. Outro lembrete é que quase todos mudam um pouco a cor...dando uma ligeira escurecida...

 

Outra dica é desconfiar...de Pastas, graxa com base óleo. O melhor são os produtos em Spray ou a base d`água. No mais o importante é ler a embalagem e ver quais as recomendações do fabricante da bota ou do material.

 

Vai ai um dica de site http://www.nikwax.com/en-gb/activity/index.php?activity=OUTDOORS&item=FOOTWEAR . Apesar de ser de um fabricante, tem umas dicas boas e uma ferramenta de seleção de produto. Se for comprar pela internet, apenas atentar que alguns produtos não são enviados pelo correio devido serem inflamáveis!!!

Link para o comentário
  • Membros

Se vc quer conservar sua bota, use ela apenas em casa! A intençao é proteger os pés e nao a bota, se ficar de frescurinha com a botinha nova sua aventura nao vai ser tao boa, o negocio é calçar a bota e fazer tudo que quizer sem pensar nela, quando estragar compra outra e pronto. Se vc nao estiver disposto a estragar uma bota, é melhor ficar em casa vendo TV, do que se aventurar na natureza. ::putz::

Link para o comentário
  • Membros de Honra
O que eu sei é que tem que se tomar muito cuidado com os produtos...Não adianta comprar um Bota super Tecnologica com Gore-Tex e querer passar Ton-Bom ou Produto da Mister Cat... Não que sejam ruins, mas não tem a mesma função!!!

 

Se a Bota usa tecido respiráveis...demanda produto específicos, caso contrário vc vai selar a membrana ou poros...literalmente vc joga todo a tecnologia no lixo!!! O mesmo vale para impermeabilizantes para roupas. Escolhendo um produto deve-se seguir as instruções de aplicação. No geral a primeira aplicação é dupla camada, e depois sempre que utilizar ou que passar muito tempo sem uso. Normalmente tem-se de tomar cuidado para não exagerar no produto. Outro lembrete é que quase todos mudam um pouco a cor...dando uma ligeira escurecida...

 

Tem que separar as partes, sobre impermeabilizante, o que eu falava era de produto para couro, em particular o couro externo da bota. O gore-tex, quando usado, fica interno, no forro (alguns forros são removíveis), e não é afetado pelo que se faz no couro externo (não, esses produtos não tapam os poros, são apenas moleculas com uma extremidade que se fixa ao material (tecido, couro) e uma cadeia hidrofóbica que repele a água. E eles não se fixam para sempre às supefícies, mas vão saindo com o tempo.

 

Sobre restaurar couro ressecado, pode-se usar uma variedade de produtos de cadeia longa a base de água ou não.

Link para o comentário
  • Membros de Honra
Se vc quer conservar sua bota, use ela apenas em casa! A intençao é proteger os pés e nao a bota, se ficar de frescurinha com a botinha nova sua aventura nao vai ser tao boa, o negocio é calçar a bota e fazer tudo que quizer sem pensar nela, quando estragar compra outra e pronto. Se vc nao estiver disposto a estragar uma bota, é melhor ficar em casa vendo TV, do que se aventurar na natureza. ::putz::

 

Você pode usar a sua bota até o limite e depois limpa-la e mante-la, é a este tipo de conservação que estávamos nos referindo e não a poupa-la de uso como você sugere. Usar equipamento e mante-lo é uma prática que se aplica a quase todos os equipamentos de aventura, só os descartáveis se excluem, ou os desperdiçados. ::putz::

Link para o comentário
  • Colaboradores
O que eu sei é que tem que se tomar muito cuidado com os produtos...Não adianta comprar um Bota super Tecnologica com Gore-Tex e querer passar Ton-Bom ou Produto da Mister Cat... Não que sejam ruins, mas não tem a mesma função!!!

 

Se a Bota usa tecido respiráveis...demanda produto específicos, caso contrário vc vai selar a membrana ou poros...literalmente vc joga todo a tecnologia no lixo!!! O mesmo vale para impermeabilizantes para roupas. Escolhendo um produto deve-se seguir as instruções de aplicação. No geral a primeira aplicação é dupla camada, e depois sempre que utilizar ou que passar muito tempo sem uso. Normalmente tem-se de tomar cuidado para não exagerar no produto. Outro lembrete é que quase todos mudam um pouco a cor...dando uma ligeira escurecida...

 

Tem que separar as partes, sobre impermeabilizante, o que eu falava era de produto para couro, em particular o couro externo da bota. O gore-tex, quando usado, fica interno, no forro (alguns forros são removíveis), e não é afetado pelo que se faz no couro externo (não, esses produtos não tapam os poros, são apenas moleculas com uma extremidade que se fixa ao material (tecido, couro) e uma cadeia hidrofóbica que repele a água. E eles não se fixam para sempre às supefícies, mas vão saindo com o tempo.

 

Sobre restaurar couro ressecado, pode-se usar uma variedade de produtos de cadeia longa a base de água ou não.

 

Mesmo o couro ele ele respira... Senão for utilizado o produto certo pode haver uma "empastamento dos poros"... Pois as membranas como o Gore-tex pegam a umidade interna sob a forma de vapor e transportam para fora, caso haja um bloqueio a bota perderá a capacidade "respirar". No link a seguir há uma ilustração bem didática (http://www.e-boreal.com/ing/comienzo.htm seção Dry-line).

 

Quem quiser testar basta pegar e passar produto base oleosa para ver que no primeiro uso haverá um aquecimento anormal e a parte interna passará a ficar mais úmida.

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Sim, o couro respira e nenhum dos produtos que eu citei altera isso.

 

Esses filmes/membranas semi-permeáveis não são prejudicados em sua performance por nenhum dos produtos que eu falei.

 

Foi isso que eu frisei.

 

Aqui tem o link para o Kiwi

 

http://www.kiwicampdry.com/

http://www.kiwishoeshine.com/c/suede-nubuk.html

 

se precisar eu acho o do produto nacional.

Link para o comentário
  • 11 meses depois...
  • Membros

Olá amigos,

 

Qual tipo de tecido é mais durável e fácil de se conservar, uma bota em cordura (por ex. a Titã - Nômade), ou as de couro mesmo (Tryton, também da Nômade)?

 

Ainda não tenho nenhuma bota, e essa é uma informação de extrema relevância na minha escolha.

A minha dúvida sobre os modelos eu deixo para um outro tópico, mas alguém se habilita a comentar sobre os materiais de que são feitas?

 

Agradeço desde já! ;D

Rodrigo Barcellos

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...