Ir para conteúdo

#MOCHILÃOCARIOCA - De Arequipa ao Atacama por R$5300 (sim, reais) com trem para Machu Picchu!


Posts Recomendados

  • Membros

Faaaaaaaaaala mochileiros! Tudo bem com vocês? ::love::

 

Depois de muito planejamento, contas, mudanças e a vinda das #carnaolímpiadas, em Agosto de 2016 fiz meu tão esperado mochilão pelo Peru, Bolívia e Chile. Vou ser bem sincera ao dizer que todo o planejamento do meu mochilão foi por um propósito: realizar o sonho de conhecer Machu Picchu! Em 2015 tive a oportunidade de conhecer a Cidade do México e ir a Teotihuacan mexeu muito comigo. Voltei pro Brasil só pensando em uma coisa: realizar esse sonho!

 

Maaas… ao começar a pesquisar sobre a viagem vi que Machu Picchu era apenas um pedacinho incrível do que a América do Sul tem para oferecer. E com isso decidi fazer Peru, Bolívia e Chile e não apenas ir a Cusco para conhecer a cidade perdida.

 

O mochileiros foi funnnnnnndamental no meu planejamento e tenho muito a agradecer a vocês. Principalmente ao relato incrível do RodrigoVix e a paciência e fofura da Bárbara Fábris que me ajudou em várias coisas. Obrigada por tudo! ::love::

 

Eu falo bastante e vou tentar relatar o máximo de coisas possíveis. Mas se faltar algo, só perguntar! Vamos lá!

 

[t1]ROTEIRO[/t1]

 

Combinar a agenda de férias de todo mundo foi o mais difícil. Então nós decidimos viajar durante o período das Olimpíadas no Rio, ou seja, duas semanas. Sim, é pouco, eu sei... Mas é o que tínhamos disponível e aproveitamos nossa viagem ao máximo! Por conta do tempo menor, meu roteiro foi um pouquinho diferente do convencional que aparece por aqui. Eu não teria tempo de fazer todo o deslocamento de Sucre a Uyuni e nem do Atacama para Arequipa. Então comecei no Peru e terminei no Chile e não entrei e sai pela Bolívia. Depois de muito planejamento para encaixar tudo, nosso roteiro ficou assim:

 

roteiromaps.png.9e7dee68439e413aade06b72d0ec5e11.png

 

05/08 - Rio de Janeiro - Lima - Arequipa

06/08 - Arequipa

07/08 - Arequipa

08/08 - Arequipa / Cusco

09/08 - Cusco

10/08 - Cusco / Aguas Calientes

11/08 - Machu Picchu / Cusco

12/08 - Cusco / Puno

13/08 - Puno / Copacabana

14/08 - Copacabana / La Paz

15/08 - La Paz

16/08 - La Paz / Uyuni

17/08 - Uyuni

18/08 - Uyuni

19/08 - Uyuni / Atacama

20/08 - Atacama

21/08 - Atacama / Rio de Janeiro

 

Se fosse possível, teríamos ficado mais uns dois dias em Arequipa e também no Atacama.

 

[t1]CUSTOS[/t1]

 

"Mas e aí, quanto custou?" junto com "Qual lugar você mais gostou?" são as perguntas campeãs que me fazem pós viagem. A parte financeira também foi o maior estresse pré viagem. No fim acabamos fazendo a viagem no valor imaginado e até sobrou dinheiro. Os gastos ficaram divididos assim:

 

PASSAGEM - R$1251 (com taxas incluídas) - Compramos a passagem com quase três meses de antecedência e acho que pagamos um preço absurdamente excelente! Lembrando que nosso fizemos o que é chamado de roundtrip. Nós entramos por Arequipa e saímos por Calama. Ficamos muito contentes com o valor pago!

 

SEGURO VIAGEM - Umas três semanas antes da viagem a Mondial estava com 30% de desconto. Fechamos com eles e o seguro saiu por R$119. Pensamos em acionar o seguro em três momentos (que explicarei melhor no relato) mas Graças a Deus não precisamos utilizar o serviço!

 

TREM E INGRESSO PARA MACHU PICCHU - Viajamos em época de altíssima temporada. Por conta disso (e de um susto bem grande que também contarei no relato) decidimos comprar antecipadamente o trem e o ingresso para MP. O ingresso convertendo para real saiu por R$120 e o trem R$410.

 

Com o tempo curto o trem foi prático e muito mais rápido que a van. Além disso um dos motivos da ida de trem foi uma viagem traumática onde, por uma economia de poucos reais, quase perdi minha vida. Também conto mais detalhes depois! (Sou jornalista, tenho prazer em deixar os outros curiosos! rs)

 

GASTOS POR LÁ - Com apenas MP pago antecipadamente, todo o resto da viagem foi pago diretamente lá. Eu levei $1.200 (a conversão foi R$3,41) em espécie + R$400 na conta do Raphael para sacar lá se fosse necessário + um cartão de crédito internacional. Não toquei nos reais e nem no meu cartão de crédito e ainda voltei com $200. Sendo que cheguei no duty free de Santiago com pesos equivalentes a $68 que gastei por lá com presentes para os meus pais. Mas, se não tivesse gasto, teria sobrado $268 do dinheiro que levei.

 

Levando em consideração que ficamos algumas vezes em quartos privados, não economizamos para valer em comida e fomos para Machu Picchu de trem, o preço da viagem ficou ótimo.

 

O total gasto ficou em torno de R$5300 contanto com passagens e seguro viagem.

 

[t1]DOCUMENTOS[/t1]

 

Viajamos com o passaporte e por precaução tínhamos uma cópia dele guardada. Levei uma pastinha para ir colocando todos os papéis que ia recebendo ao longo da viagem (e não são poucos). Em alguns momentos você vai receber um papel que precisará entregar daqui 4, 5 dias... Então é bom ter um local para deixar tudo guardado.

 

Eu já tinha tomado a vacina de febre amarela porque fui para o Acre em 2012, como a vacina vale por 10 anos não precisei de outra dose. Tirei meu certificado de vacinação no Galeão (Aeroporto internacional do Rio) uma semana antes da viagem e entrei e sai da ANVISA em menos de 10 minutos. Embora seja obrigatório, como todo mundo já falou, em momento algum nos cobraram os certificados.

 

[t1]MAL DE SOROCHE[/t1]

 

O mais alto que chegamos na viagem foi o Chacaltaya com 5400m de altitude. Eu particularmente não senti enjoos, dor de cabeça, náusea nada... Apenas o cansaço de fazer esforço físico na altitude. Mas isso vai do corpo de cada um. Alguns dias tomamos o soroche pills antes de irmos para locais mais altos por precaução e mantivemos a folha de coca na bolsa o tempo todo.

 

[t1]RESERVAS PRÉ VIAGEM[/t1]

 

ALBERGUES:

Como fomos em alta temporada e num grupo grande (6 pessoas) sai do Brasil com todos os albergues reservados. Sim, todos. "Ah, mas e se algo acontecesse no seu roteiro?" Não teria problema... Nenhum albergue pediu meu cartão de crédito e a reserva era puramente por e-mail, ou seja, se eu não aparecesse só perderia a reserva.

 

Em Arequipa o Wild Rover estava lotado e diversas pessoas que chegaram no mesmo dia que nós não conseguiram ficar no albergue. A pre-reserva aqui foi essencial. Tivemos um dor de cabeça absurda em La Paz e ter uma reserva também foi essencial para nós.

 

PASSEIOS:

O único passeio que também reservamos foi Uyuni. Também por conta da alta temporada ficamos com medo de nós 6 não conseguirmos estar juntos em um jeep. Então enviei um e-mail para a Esmeralda Tours e deixei tudo reservado com um mês e pouquinho de antecedência e combinamos que o pagamento seria lá. A Yaneth foi muito querida e a Esmeralda nos surpreendeu muito em Uyuni. Fizeram algo que jamais esquecerei.

 

[t1]O GRUPO:[/t1]

 

Vejo que muitas pessoas fazem a viagem sozinho ou então com mais uma ou duas pessoas. A viagem começou com eu e minha irmã e foi crescendo até formar nosso grupo final de seis pessoas. Eu, Gabi (minha irmã), Rodrigo, Raphael, Tati e Yan. Eu, Gabi, Rodrigo e Raphael nos conhecíamos há bastante tempo e já havíamos viajado mais de uma vez juntos. Maaaas…. Eu só tinha visto a Tati e o Yan uma vez na vida antes de viajar, o que criou um pouco de receio, super normal, tanto da minha parte quanto da deles. Ainda no aeroporto do Rio todo o medo foi quebrado… Percebi ali que tinha as melhores cias para a viagem que eu poderia ter.

 

relato1.png.0535ab524a7a1a56898efc59144539f0.png

Tudo foi incrível. Não tivemos nenhum probleminha a viagem toda. Nem mesmo com discordância de coisas para fazer, onde comer… nada! Fora que em grupo conseguimos chorar M-U-I-T-O descontos. Muitos mesmos. Fizemos passeios com as vezes 30% de desconto ::cool:::'>

 

[t1]O QUE LEVEI[/t1]

 

Assim como a maioria das pessoas deixei um dinheiro bacana na Decathlon antes de viajar. Comprei corta vento, fleece, calça térmica... o essencial para o frio que poderíamos pegar. A mochila consegui emprestado com uma amiga (Muito obrigado Sy ::love:: ) e foi uma Quechua 60L. Foi espaço mais do que suficiente para nossos dias de viagem!

 

Faltando 10 dias para viajar decidi que não compraria a famosa bonitinha de trekking. Não é algo que eu usaria pós viagem e decidi investir minha grana em algo que fosse usar novamente. Comprei um tênis impermeável em "promoção" na New Balance. Paguei R$300 e ele não me deixou na mão em momento algum! Ele é muito confortável e vou usar muitas vezes ainda. Fica a dica para quem não quiser investir em uma botinha que nunca mais vai usar.

 

A mochila foi composta de:

8 blusas

2 leggings

1 calça térmica

2 calças jeans

2 fleeces

1 casaquinho de lã

1 corta-vento

8 calcinhas

3 tops (optei por não levar sutiãs)

5 pares de meia

1 luva

1 cachecol

1 havaiana

1 óculos de sol

caixinha de remédios*

necessaire**

Toalha de microfibra***

 

A mochila de ataque tinha:

1 câmera Canon T3i (Com case, lente extra, duas baterias e carregador)

1 Go Pro Hero 4 (com duas baterias, "pau de selfie" e case a prova d'gua)

Pastinha de documentos

Álcool Gel

Colírio e Sorine

Celular

Fone de Ouvido

 

* De remédio levei: Sorine, Colírio, Plasil, Floratil, Allegra, Tylenol (febre, dor de cabeça e dor muscular) e dois remédios passados pela minha otorrina para usar durante a viagem por conta do clima seco (ambos salvaram minha vida durante a viagem)

 

** Levei um kit shampoo/condicionador/sabonete/perfume desses de viagem que se compra em farmácia e deu a conta certinha. No último banho usei o restinho de tudo. Levei um kit básico de maquiagem (corretivo, rímel, pó e blush), bepantol, desodorante (decidi levar roll on), hidratante e protetor solar de rosto e corpo.

 

*** Comprei na decathlon por uns R$35 e foi essencial. Só o hotel em Copacabana ofereceu toalha.

 

Assim como fui ao médico antes da viagem, recomendo que qualquer pessoa alérgica faça o mesmo. Além do tempo muito seco, dos albergues nem sempre limpos a poeira das estradas na viagem pode castigar!

 

Acho que é só tudo isso de inicio, pessoal! Espero que vocês curtam tanto ler o relato quanto curtirei escrever ele! Qualquer coisa é só perguntar! Beijos!

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 30
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros
Olá! O corta-vento que você levou era impermeável também?

 

Oi xará!

Sim, corta vento e impermeável. Ele me salvou em diveeeeeeeersos momentos... Peguei uma chuvinha chatinha dois dias em Cusco e não passou nada.

 

Esse foi o modelo que comprei.

 

http://www.decathlon.com.br/trilha-trekking/roupas-de-inverno-femininas/roupas-impermeaveis-e-quentes-camada-3/jaqueta-raincut-fecho-feminino?skuId=2021370

 

Não é lindo. Mas aqui a questão não é ser fashion é estar quentinha e protegida. E o preço é ótimo! Fora que, com paciência, eu conseguia dobrar ele de uma maneira que quase não ocupava espaço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

[t1]1º Capítulo - O começo da viagem e os encantos por Arequipa[/t1]

 

Pagar barato em uma passagem geralmente tem uma única desvantagem: conexões. Nosso voo saiu do Rio de Janeiro no dia 5 de agosto às 15h55. Nós chegamos em Arequipa às 6h do dia 6, mais de 12 horas depois que saímos do Rio ::dãã2::ãã2::'>

 

Nosso trajeto foi: RJ - FOZ - LIMA - AREQUIPA. Sendo que em Lima tivemos seis horas de espera *durante a madrugada* antes de seguirmos para Arequipa. Mas faz parte, tudo valeu a pena no momento que saímos do avião.

 

A Gabi tinha feito intercâmbio nos EUA e lá ficou amiga de um peruano que morava em Arequipa, o Grely. Durante nosso tempo em Arequipa Grely foi nosso guia particular ao lado do seu amigo CheChe, que morou no Rio por 6 meses para fazer um intercâmbio na PUC. Os dois foram incríveis. Mais que incríveis, eles nos receberam como família. ::love::

 

Grely e CheChe nos pegaram e do aeroporto fomos direto para o Wild Rover fazer check in e deixar nossas malas no storage enquanto não poderíamos entrar no quarto. Assim que chegamos Grely perguntou se queríamos dormir e em uníssono dissemos "não!" . Check in feito, mochilas guardadas e rosto lavado, era hora de conhecer Arequipa!

 

Saímos do albergue e em uma casa de câmbio ali perto (existem várias!) trocamos $100 por 3,31 se não me engano e fomos tomar café da manhã. Paramos em uma padaria/restaurante bem fofo na rua do Wild Rover seguindo para a Plaza das Armas. Ali Grely deu sua primeira dica Arequipenha: Chicharron de Chancho!

 

IMG_4554.jpg.ab48283f3dabf048b82f73b85180775f.jpg

 

O sanduíche é composto de um pão tipo francês, chancho (carne de porco) e batata doce. Sim, batata doce. Literalmente todas as pessoas que estavam dentro da padaria estavam comendo isso de café da manhã. Embora eu não coma carne de porco, e nem goste de batata doce, provei um pedacinho do sanduíche que não é ruim e nem é bom para o meu gosto... é apenas diferente. Se você gosta de carne de porco provavelmente vai curtir o Chicharron... Yan, Rapha e Rodrigo falaram do sanduíche (com muito saudosismo) a viagem inteira.

 

IMG_6126.JPG.fd0d0ddd7aaaa64a59076a6d237bd41c.JPG

 

Outra coisa que aproveitamos para provar na padaria foi uma fruta chamada Lúcuma. Pedimos um suco (por recomendação do Grely também, claro!) batido com leite que vem numa cor amarela que lembra um pouco gema de ovo que chega a te assustar até. O suco (quase que uma vitamina na realidade) é bem gostoso e a Lúcuma lembra um pouquinho abacate. ::otemo::

 

De barriga cheia era hora de passear por Arequipa.

 

IMG_4551.jpg.1a79df7a1e6c19334cc2dcf3bad7bdc4.jpg

IMG_4556.png.52a305878e795a4aa30b1626f255d8ae.png

 

Eu tenho um amor e sentimento de orgulho muito grande pelo Rio de Janeiro... Eu amo Rio! Amo mostrar a cidade, ser guia e levar quem não conhece para passear... O Grely tem esse mesmo amor e orgulho por Arequipa. Ele fazia questão de parar em todos os detalhes, de contar todas as histórias e passar o máximo de conhecimento possível sobre a cidade pra gente. Tivemos uma aula gratuita sobre o Peru e Arequipa. Desde o motivo das pessoas comerem aquela comida até os exemplos de arquitetura e as casas que foram feitas com lava de vulcão e por isso a cidade tem apelido de cidade branca. Com apenas 5 horas na cidade nós já estávamos completamente apaixonados por Arequipa.

 

Da Plaza das Armas, Grely nos levou para o Claustros de La Compañia. O local que antigamente era uma igreja tem arquitetura bem típica arequipenha e é incrível. Os arcos da praça são extremamente detalhados e lindos de morrer. Atualmente lá ficam exposições de arte, cafés, restaurantes... E é possível subir para ter uma vista um pouquinho mais alta da cidade. Chegamos em Arequipa em um sábado e a cidade estava muito cheia. A Plaza das Armas lotadas e praticamente todos os outros pontos turísticos também. Esse foi um dos poucos lugares que pegamos vazio...

 

IMG_4581.jpg.22842c4f9fb18e7aa954920a0aad34c7.jpg

IMG4482.jpg.38383e3d6750e7461308d79e49c50177.jpg

 

Saímos do Claustros e fomos fechar o pacote para ir ao Canyon Del Colca no dia seguinte. Como estávamos com o Grely nem pesquisamos uma agência de turismo. Fomos direto para a GSA Peru Travel por que ele conhecia e sabia que teríamos um bom serviço e bom preço. Entramos na agencia , conversamos com dona e choramos um desconto já que seriamos 7 pessoas no passeio. Grely já tinha ido ao Colca 5 vezes mas disse que fazia questão de ir com a gente. ::love::

 

O passeio saiu por 90 soles por pessoa incluindo o transporte, café da manhã e almoço buffet. A única coisa não incluída era a entrada para as águas termais. Na própria agencia tentamos fechar as passagens para Cusco mas a taxa cobrada era absurda. Grely então entrou no site da Oltursa e reservou as passagens online. Assim precisávamos só passar em um stand da empresa e efetuar o pagamento.

 

A GSA fica pertinho na Plaza das Armas. O endereço é Portal de San Agustin, 111.

 

Com passeio fechado e passagem de ônibus resolvida era hora de voltar a passear por Arequipa! Saímos da Plaza das Armas, entramos nos carros e fomos rumo a Yanahuara!

 

IMG_4589.jpg.fad9a5fa1a3a87c5044fcabf89e3292b.jpg

IMG_4586.jpg.6c2cbaef1c60ee4e1491b503bbd345cd.jpg

 

Além de ir em alta temporada para o Peru, estava em Arequipa durante o final de semana... Pegamos o mirador de Yanahuara cheio. Enquanto estávamos lá, Grely mostrou as frases que estão inscritas nos arcos do mirador e falou de uma em específico. "Não se nasce aos pés de um vulcão à toa". O Arequipenho tem muito orgulho de ter nascido em Arequipa. Eles tem uma relação com a cidade bem parecida com o sentimento que o gaúcho tem com o Rio Grande do Sul... Acho que essa seria a melhor maneira de descrever.

 

IMG_6125.JPG.0d6b2a74bf91a104e8d9c23f68a5fd40.JPG

 

A cada minuto ia chegando mais gente no mirador. Isso desanimou um pouco a gente... Já devia ser por volta de 13h e o cansaço começou a bater em todo mundo. Resolvemos ir para a pracinha que fica em frente do mirador e sentar um pouquinho para descansar.

 

IMG_4591.jpg.4462cfe113dda5236ee9fd0d05c494b5.jpg

 

Sentamos e ficamos quase uma hora jogando conversa fora antes de sairmos para o nosso último ponto turístico do dia. De Yuanuara partimos para o Mirador de Sachaca. O mirador fica um pouco distante da cidade, na parte industrial, e custa apenas um sole para entrar. Aqui pela primeira vez sentimos que fazer exercício físico na altitude não é brincadeira. Perto dos outros lugares que passamos na viagem, Arequipa está "só" a 2300 metros de altitude. Mas subir 5 andares de escada a 2300 metros foi cansativo para os cariocas acostumados com o nível do mar. ::hãã2::

 

IMG_6346.JPG.dfe66f9453d3e73a2788e4788bea25c2.JPG

IMG_4606.jpg.83463ff6abcf911431957090e9d2275a.jpg

IMG_4616.jpg.552c4811ded3ecd119bf3eef354874e7.jpg

 

A vista do mirador é demais! Além de poder ver a cidade toda de longe, a vista dos vulcões é incrível. Pena que no dia, apesar do céu azul, tinha uma leve neblina na cidade que deixava o visual um pouco embaçado. Infelizmente o mirador fica longe do centro da cidade e as ladeiras para chegar até lá sejam enormes complicando um pouco chegar a pé. Mas se você gosta de andar e tem disposição para subir ladeira, fica a dica de um lugar bem legal para ver Arequipa de cima! ::cool:::'>

 

Quando saímos do Sachaca já deveria ser por volta de 16h. Estávamos todos zonzos de fome. Entramos no carro e fomos para um restaurante que ficava ali perto chamado La Cau Cau. Tomamos um leve susto entrando no restaurante quando nos deparamos com um varalzinho de Cui só esperando para entrar no forno. ::mmm:

 

Perguntamos pro Grely o que era e quando ele disse porquinho da índia todo mundo fez um "aiiiii". Cui é uma comida típica no Peru e segundo o Grely é algo que é comido mais em épocas de festas e comemorações. Como há uma semana havia sido o feriado de independência do Peru e em 10 dias seria comemorado o aniversário de Arequipa, os restaurantes estavam cheios de Cuis. Passado o susto, pedimos uma Cusqueña e deixamos por conta do Grely e do CheChe a responsabilidade de pedir o que comeríamos. Muitos restaurantes em Arequipa possuem a opção de pedir "americanos". O americano nada mais é que um pouquinho de tudo que eles oferecem e foi isso que o Grely pediu.

 

IMG_6416.JPG.8bc840f08de8cf17891a67ca56807f0d.JPG

IMG_6418.JPG.3e463dad859383efe6283108d8293b4c.JPG

IMG_6417.JPG.13e9b4a29f6acd645c9adf54e50cad31.JPG

 

A comida do restaurante era maravilhosa! Mas mais maravilhosa que a comida foi a conta. Depois de muita comida, cusquenãs e bate papo pedimos para fechar nossa conta. Quando o papel chegou na mesa tomamos um susto. Por um breve momento achei que o garçom tinha errado e esquecido de adicionar alguma coisa. Eramos nove pessoas almoçando e o total da conta foi 136 soles. 136 soles! 15 soles por pessoa com entradas, prato principal e muitas cervejinhas. Felizes com a comida, a conta e os passeios saímos do restaurante e fomos pagar nossas passagens no stand da Oltursa que ficava em um shopping.

 

Pagamos 70 soles no bus cama e pegamos os últimos assentos para Cusco. Por pouco nosso planejamento não ia por água baixo já no primeiro dia! Do shopping voltamos para o Wild Rover.

 

A ideia aqui era tomar um banho, descansar um pouquinho para sairmos à noite. Mas quando chegamos no hotel quase às 18h o desanimo bateu em todo mundo e cancelamos os planos da noite... Até porque no dia seguinte a van nos buscaria às 3h30 da manhã para o passeio do Colca. De banho tomado e um cochilo tirado só saímos de novo por volta das 21h para comer algo.

 

Comemos, voltamos e fomos tirar um novo cochilo já que em 5h teríamos que estar de pé! ::essa::

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...