Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Bolívia e Machu Pichu baixo custo (500 dólares)

Postado
  • Membros

Olá Pessoal! Fiz a rota Bolívia Machu Pichu em janeiro de 2010 com pouquissíma grana. Como o Mochileiros me ajudou muito, vou tentantar compartilhar aqui as experiências e as dicas que acumulei.

20100203233412.JPG

A rota: (duração 24 dias - de 6 de janeiro a 30 de janeiro de 2010)

Puerto Quijarro - Santa Cruz de la Sierra

Santa Cruz de la Sierra - Cochabamba

Cochabamba - La Paz

La Paz – Copacabana - Cuzco

Cuzco – La Paz

La Paz - Potosí

Potosí - Sucre

Sucre – Santa Cruz de La Sierra

Santa Cruz de La Sierra - Puerto Quijarro

Os relatos da viagem estão publicados no blog Bangalô de Flores, que tem um cunho político social. As fotos estão no flickr do blog.

Organizei os custos da viagem numa planilha. Aqui o link novo, pq o outro não funcionava http://www.cijoint.fr/cj201010/cijrzDa7Jq.pdf

O que levar na mochila?

Levar o mínimo de coisas é sempre recomendável. A bagagem sempre volta 50% maior! Lembrando que viajei no verão, portanto, apesar de pegar temperaturas baixas, elas foram amenas do que no inverno. Fui com uma mochila de 60 litros.

O que não levar: jeans (pesa muito, não esquenta e demora para lavar e secar)

O que levei:

-3 calças de malha finas

-1 calça de moletom

-2 bermudas de cóton

-Produtos de higiene pessoal: creme para o corpo e para o rosto (o clima seco e o frio faz a pele descascar), protetor solar (use mesmo nos lugares frios) e outros produtos de higiene pessoal. Atenção, é possível comprar estes produtos na Bolívia, mas é bom levar.

-Muitas calcinhas

-5 meias

-1 chinelo

-1 tênis bom para caminhadas. Se você não vai fazer a trilha Inca ou outros passeios radicais não precisa de tênis ou bota específico.

-10 camisetas lisas

-2 camisetas de manga

-3 blusas de manga longa (finas)

-1 blusa de frio. Comprei uma na Bolívia. É bom pensar nisto...se você vai comprar algolá, não leve excesso.

-1 cachecol

-1 par de luvas

-Remédios: leve uma farmacinha...É bom levar aqueles pacotinhos de soro, remédio para diarréia, dor de cabeça, febre...termômetro.

-Repelente, apesar de eu não ter usado

IMPORTANTE Lembre-se que na Bolívia e no Peru a energia é 220v ....então cuidado com os eletrônicos para carregar. Leve carregadores de pilha 220v

-Lanterna

Trocar dinheiro na Bolívia e no peru - moleza

Pessoal, não se preocupem em como vão trocar dólar por boliviano ou sololes. Em cada esquina existe milhões de plaquinhas e pessoas com um monte de dinheiro na mão trocando dinheiro. Quando você desce do ônibus em Puerto Quijarro, no mínimo umas 5 pessoas vem até você oferecendo para trocar dinheiro.

qualquer coisa é só perguntar

Editado por Visitante

• Respostas 25
  • Visualizações 13.7k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Featured Replies

Postado
  • Autor
  • Membros
Livia,

Quanto você mede e quanto você pesa?

A sua mochila era de que marca? Achou tranquilo de carregar? Fez trilha?

Pretendo fazer um caminho parecido em Janeiro de 2012 :)

Thais, fui com uma mochila fuleira comprada no oiapoque (camelôs de Belo Horizonte).

Esta mochila era de 60 litros.

Em La Paz comprei outra, já na volta porque fui com a intenção de comprar mesmo.

Daí comprei uma que a marca é Doite.

Uma mochila de de 60 litros dá para ir tranquilo. Na volta, se vc comprar muita bugiganga

você compra uma sacola grande e reforçada (de muambeiro) que dá para você trazer a bagagem

excessiva e é baratinha.

Eu meço 1,62m e peso 54kg. Achei de boa carregar a mochila. Mas se você for fazer a trilha Inca vc n vai levar a mochila inteira.

Vai levar apenas uma mochilinha bem pequena com apenas os pertences indispensáveis para a sobrevivência

Postado
  • Autor
  • Membros
Outra coisa, o passeio das minas é tranquilo? Não é estilo "favela tour"?

Thais, não sei o que você quer dizer com "favela tour". Se for aqueles passeios de gringos nas

favelas do Rio de Janeiro, talvez haja alguma semelhança. Pois é um monte de gringos (nós :/ )

vendo como os mineiros trabalham em condições sub humanas, conhecendo realidades difíceis

e que comovem momentaneamente.

Quanto a ser tranquilo, se você se refere à famosa violência das favelas que os gringos vem experimentar no Brasil,

não há uma correspondência. Os mineiros estão em trabalho e muitos nem falam espanhol.

Mas existem algumas crianças, filhas de mineiros e que residem nas proximidades vendendo pedrinhas

e aceitando qualquer tipo de ajuda financeira. Crianças trabalhando lembra a favela que está em todas

as nossas ruas né?!

Espero ter respondido.

Postado
  • Membros

Eu disse favela tour no sentido de ser uma exploração da miséria alheia. Pobreza turística, sabe? Conhecer a "verdadeira face" (sempre um termo duvidoso, aliás) desconsiderando que, talvez, aquelas pessoas não queiram ser expostas.

E o "tenso" foi em relação a segurança, sim, mas não na questão de violência. Pedras caindo, caminhos estreitos, ar poluído... essas coisas. Porque a ideia que eu faço é que você anda em cima dos trilhos daqueles carrinhos de mina.

Você respondeu bem, sim. Não é tão ruim quanto eu pensava, mas ainda não sei se vale a visita.

Obrigada!

• 9 meses depois...
Postado
  • Membros

Ois Livia, será que voce me poderia enviar a sua planilha para o email chadcaballero@hotmail.com

porque eu nao estou a conseguir aceder no link antigo

Obrigado

Fábio

• 2 anos depois...
Postado
  • Membros

Olá, eu tô querendo ir de trem da morte pela a Bolívia, ir até copacabana no lago titicaca, de lá passar no Peru, no máximo em Cuzco. Tô sem ideia de quanto levar em Dólares. Eu tenho cartão internacional com bom limite para urgências, quero levar em, especie uns US$ 750 Dolare só pra pasagens de trem e onibus, hospedagem, comida e passeios. Não quero dar uma de rico por lá, mas quero gastar pouco. Minha fascinação é o trem da morte. Tô querendo muito viajar, esparecer a mente e me divertir um pouco. Tô sem companhia de viagem até agora.

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.