Ir para conteúdo

Buenos Aires e Colônia em quatro dias


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

I - A VIAGEM

 

Embora já tenha postado aqui no fórum diversos relatos, ainda não havia escrito sobre Buenos Aires, apesar de ter estado lá cinco vezes, entre 2001 e 2009. Apesar das dificuldades do país vizinho, ainda continua na preferência do brasileiro, especialmente porque é mais barato, para quem mora no Sul/Sudeste, do que ir para uma capital nordestina.

 

Pois bem, com a utilização de milhas pela TAM, fica apenas o custo das taxas de embarque, cerca de 200 reais. Agora o pagamento da taxa do aeroporto de Ezeiza também pode ser feito no ato da compra da passagem, não mais no próprio aeroporto, em dinheiro (no Uruguai o pagamento ainda é feito no aeroporto, mas pode ser pago no cartão de crédito).

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

II - A CHEGADA

 

Após a chegada em Buenos Aires (uma pena que as malas não tenham chegado, culpa da TAM), fomos ao hotel Ibis Congresso, cujas diárias custaram por volta de 67 dólares. No Ibis Obelisco, mais novo, já não havia vagas, e o preço era similar (um pouco mais caro). A reserva é segura e pode ser feita pelo http://www.accorhotels.com. Aliás, para quem usa muito Ibis, Mercure, Novotel, Sofitel, vale a pena tirar o A-Club, que acumula pontos para serem utilizados em diárias de hotel ou pontos da TAM.

 

A chegada foi tranquila, já na madrugada. Imigração idem. Fomos de táxi, ou melhor, remis, para o hotel, ao custo de 95 pesos o carro. Cerca de 25 dólares, que podem ser divididos por até quatro pessoas, se as malas couberem no porta-malas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

III - O PRIMEIRO DIA - CALLE FLORIDA, AVENIDA DE MAYO, CASA ROSADA, ETC

 

O primeiro dia foi dedicado às atrações do centro da cidade e imediações do hotel: Casa Rosada,

Palácio do Congresso, Catedral, onde está enterrado o herói da Independência Argentina, San Martin, o café Tortoni, na Avenida de Mayo. Depois a Calle Florida e as Galerias Pacífico, um belo prédio no centro, com pinturas e decoração bacana, onde estão algumas boas grifes. Aqui tive o primeiro contato, entretanto, com os problemas que afligem o portenho. É que o almoço estava sendo servido, no shopping, com talheres de plástico, porque as pessoas estavam furtando os de metal. Olhem que estamos falando de gente que come em shopping, de classe média. É a crise dos Kirchner. Enfim, se fizer questão, basta "alugar" um garfo e uma faca de metal e quando devolvê-los, recebe o dinheiro de volta.

 

Apesar de o peso estar bem desvalorizado em relação ao dólar e ao real, isso se deve à imensa inflação. Daí que um dólar já vale quase 4 pesos (3,77 na viagem, 3,83 hoje - cheque o atual aqui http://br.finance.yahoo.com/currency/co ... =Converter)

 

Entretanto, de que vale um real corresponderem a 2 pesos, se o refrigerante, na rua, custa 9 pesos e a cerveja entre 12 e 15 pesos? você acha barato 4,5 reais numa coca-cola ou 7,50 numa Quilmes? O peso desvalorizado não indica que tudo esteja barato na Argentina. Muita coisa ainda está. Aproveite.

 

Não faça câmbio no aeroporto. Aliás, faça só o mínimo, 20 ou 50 dólares. E nunca ao lado da esteira de bagagens. Do lado de fora, no saguão, já é mais barato. A melhor cotação estava numa casa de câmbio na rua do hotel Ibis Congresso, a duas quadras e no banco de La Nación.

 

 

4332610583_1868ae6b99.jpg

Prédio no centro de Buenos Aires

 

4333352356_b36a49e27a.jpg

Artista de rua na Calle Florida

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

IV - UM BREVE PASSEIO A COLÔNIA

 

Colônia del Sacramento, no Uruguai, fica a apenas uma hora de barco de Buenos Aires (há barcos mais lentos). São várias saídas por dia. Escolha a da manhã, cedo, pois às vezes atrasa e é bom chegar a tempo de passear por lá, antes do almoço.

 

É uma cidade de colonização portuguesa, ao contrário do restante do país, e foi trocada por Sete Povos das Missões, que integrava a colônia espanhola. Há até, ainda, um museu dos azulejos, por lá (lembra de São Luís?)

 

O custo da viagem é de cerca de 75 dólares, ida e volta. Veja e reserve em buquebus.com.

 

Para almoçar, recomendo o restaurante Dos Puertos. Coma o peixe, como o que mostro na foto abaixo. Serve duas pessoas, com acompanhamento, mas sai a uns 90 dólares, no total com as bebidas (sem vinho). Pague com cartão de crédito que um imposto uruguaio é devolvido para sua conta. (como o tax refund, em outros países, só que é automático)

 

Suba no farol, compre um passe que cobre os pequenos museus, e passeie com tranquilidade, aproveitando a sombra dos plátanos. Mas não recomendo ir (só tem de táxi) até o local onde há uma antiga arena, local de touradas. Longe e está perto de desmoronar. Nem se pode entrar

 

4332597879_8697fe7861.jpg

Confira o horário de saída dos barcos, rumo ao Uruguai

 

4333339692_058337f29b.jpg

Um dos muitos carros antigos de Colônia del Sacramento

 

4332599573_5c5e9a67f7.jpg

Ruazinha de Colônia. A construção de pedra é a mais antiga da cidade

 

4332600309_95db3464a0.jpg

O peixe do restaurante Dos Puertos

 

4333342002_c0255e24b3.jpg

Detalhe da entrada de Colônia, perto da porta que dá acesso á parte histórica

 

4333342852_e9f5f80e5d.jpg

mais uma rua pitoresca de Colônia

 

4333343590_28865056d0.jpg

O farol de colônia

 

4333344422_8c1ea77b26.jpg

Ruínas

 

4333345864_02078bd1cd.jpg

Terminal, onde você pega o barco, tão confortável quanto

 

4333345230_51ca7aa54d.jpg

Uma das roseiras que florescem na cidade

 

4333354156_6829348efe.jpg

Praça tranquila, no centro de Colônia

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

V - RECOLETA E PUERTO MADERO

 

O bairro é conhecido por causa do seu cemitério, onde estão enterradas as maiores personalidades argentinas, com destaque para Evita Perón. Apesar de parecer meio mórbido, é interessante, ainda que os brasileiros não tenham costume de fazer turismo neste equipamento turístico. Mas as esculturas são bonitas e há vários mausoleus que foram restaurados.

Os parques de Palermo ficam logo ao lado e dá para ir a pé, ou com um punhado de pesos. Destaque para a gigantesca flor de metal, que abre com o sol e fecha ao anoitecer. A faculdade de Direito também é muito bonita e há vários parques, como o dedicado a Júlio Cortasar (já leu o jogo da amarelinha?)

 

Há bom restaurantes no local e um pequeno shopping. Recomendo o Irish Pub, bom e relativamente barato. Em todos os locais, lembre, são cobrados os 10%, além do cubierto, que seriam os custos da mesa, talheres, etc. Existe isso em outros países da América do Sul, também.

 

Ao lado fica a Igreja do Pilar, com um pequeno museu, pago. O cemitério é gratuito. Se interessou? Veja mais em http://www.enargentinaturismo.com.ar/pt/capital_federal/recoleta.php

 

4332617169_569cdd464d.jpg

Parque em Palermo

 

4333357392_62d2e8b50a.jpg

uma das aléias do cemitério da Recoleta

 

À noite a pedida é um dos restaurantes em Puerto Madero. O preço do táxi é de 15 pesos, partindo do Ibis Congresso. Meros 7 reais. Mas há táxis que cobram o dobro, usando taxímetros adulterados, como aconteceu uma vez conosco.

 

Chegando lá, o melhor é comer CARNE. A especialidade argentina. Tem o Spettus, filial dos que existem em Fortaleza, Recife, etc. E um, onde já comi em duas das viagens, o Cabañas las Lilas. Com 50 dólares dá para comerem duas pessoas, com vinho (desde que não seja dos muito sofisticados). Paga-se o cubierto, mas é opcional a taxa de 10%

 

http://www.laslilas.com/restaurant.php é a página do restaurante.

Chegue com antecedência e pegue um bip, vá passear e quando menos esperar, te chamarão, avisando que tem mesa disponível.

 

O destaque de Puerto Madero é a sua ponte, simbolizando um casal dançando tango. Próximo há um veleiro, transformado em museu, no qual não entrei.

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

V - CAMINITO E COMPRAS

 

Finalmente, o Caminito, adiado do dia anterior em virtude de um furto no metrô, nas imediações de um shopping center de Palermo (Alto Palermo). Aliás, fique esperto, pois é igual a outros locais do mundo, onde há muita gente há ladrão. Sai mais barato ser furtado pelo taxista, no taxímetros, pois se perdem apenas 2, 3, ou 5 dólares, e se levarem a sua carteira, terá trabalho para cancelar cartão de crédito, documentos, etc. Guarde bem seu passaporte.

 

Enfim, o Caminito é um destino bastante conhecido e no qual já estive outras vezes. É muito animado, com "parejas" ensinando tango e cobrando para tirar foto com os turistas. Se vendem aqui os souvenires mais caros da cidade. Deixe para comprar na Calle Florida, que chegam a custar metade do preço.

 

A algumas centenas de metros fica o museu e o estádio La Bombonera, do time mais popular de Buenos Aires, o Boca Júniors. O bairro onde está o Caminito se chama La Boca, aliás.

 

4332617979_ab38cf9220.jpg

Detalhe do Caminito

 

4332624593_bf088d3eb3.jpg

Artesanato no Caminito

 

4333366244_2a58cc9eee.jpg

Os hotéis colocam o preço oficial de volta ao aeroporto. Não seja enganado. Tirei a foto pro motorista do táxi não inventar de me cobrar outro valor

 

Recomendo também tirar foto digital de suas malas. É prova que elas realmente embarcaram. Serve pra um eventual processo e facilitar a localização, se se perderem.

 

Por fim, um capítulo sobre os outlets. Existem anúncios no hall dos hotéis, onde se anuncia que as próprias lojas mandam uma van te buscar. É verdade, mas fui levado a umas lojas onde eu chegaria a pé, no centro de Buenos Aires. Grande traslado. Parecem lojas normais, no meio da rua, com acesso a todos os turistas e argentinos. Se você garimpar pode encontrar coisas mais baratas do que no Brasil. Mas nada que não se consiga aqui mesmo no Brasil, em época de promoção. Me senti enganado e abandonei a "excursão". Pra piorar faltou luz em todas as lojas e todo mundo debandou. Não dava pra comprar no escuro.

 

Se você gosta de grifes caras e costuma comprá-las em shoppings de grife no Brasil (tipo comprar Lacoste no Cidade Jardim, em SP), certamente achará barato dar 150/200 reais ao invés de 250/300 numa camisa pólo. Mas se você tem condição de dar isso numa camisa, recomendo comprar uma passagem a Miami ou a NY, a preços de 6 camisas dessas, onde fará compras baratas de verdade. Uma camisa da Tommy Hilfiger em NY custa meros 15 dólares e uma gravata cerca de 12 dólares (em Fortaleza está exatos 363 reais).

 

Em suma, compre só depois de pesquisar bastante e ter a referência de preço no Brasil, para saber se está barato mesmo. Se estiver planejando ir aos EUA nos próximos meses, deixe para comprar por lá.

 

 

VI - O RETORNO

 

O retorno foi tranquilo, a preços previamente combinados (um dos taxistas esqueceu o valor padronizado do hotel, mas a sua proposta de aumentar o valor da corrida foi rechaçada). Fomos enganados, ou tentaram nos enganar, portanto, um punhado de vezes. Deve ser a crise pela qual estão passando. Mas temos que ver o lado bom das coisas. O ladrão que levou meu cartão de crédito so conseguiu fazer compras em três oportunides. E ele escolheu Mc Donalds, Mc Donalds e Mc Donalds. É pra eu ficar com raiva ou com pena?

 

É isso aí, qualquer dúvida terei o maior prazer em tentar responder. Vou ver se acrescento mais algumas fotografias, editandos os posts acima.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Outros relatos meus em:

 

noruega-suecia-dinamarca-alemanha-r-tcheca-hungria-po-t28550-15.html

lisboa-paris-bruxelas-luxemburgo-estrasburgo-genebra-t33690-15.html

lima-cuzco-machu-picchu-em-1-semana-t34855-15.html

nova-iorque-e-canada-duas-semanas-t38990.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Estou pretendo fazer um passeio até Buenos Aires, mas também gostaria de esticar até Montevideo. Alguém saberia informar quanto tempo leva a travessia Buenos Aires/Montevideo, ou qual a melhor forma/preço e tempo estimado do percurso, por água ou terra se for o caso.

Desde já agradeço a colaboração.

Coffy - Caxias do Sul RS

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

há quatro alternativas para ir de BsAs a Montevideo. Avião, em 35 min, pela Pluna. De ônibus, contornando o rio da prata, em longas nove horas, por uns 25/30 dólares (a checar). As outras duas utilizam barcos: de BsAs a Montevideo, direto, pelo Buquebus, a partir de 348 pesos, em três horas ou mais barato, usando barco E ônibus (barco até Colônia, ônibus de lá até a capital uruguaia). Neste último caso, o preço da passagem custa a partir de 192 pesos. Há descontos, às vezes, para compras pela internet. Veja maiores detalhes em buquebus.com

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Studart,

 

mto bom seu roteiro, ainda mais pra quem vai ficar pouco tempo em BA, como eu. Estou pensando em sair de BH em 12/04, chego me Buenos Aires a tarde e aproveito o resto do dia pra conhecer um pouco do centro, já q devo ficar num hotel no centro (ainda nao me decidi, to pensando no Ibis, Ritz, Milan...). No dia seguinte, 13/04, bem cedo (05:45) vou pra Ushuaia, fico lá até o dia 15/05, quando volto pra Buenos Aires logo cedo e fico até o dia 19/04. Portanto terei metade do dia 12, os dias 15, 16, 17 e 18 pra conhecer a cidade, já q no dia 19 vou embora cedo. A minha dúvida é a seguinte: qual quantidade de grana levar para passar esses dias? pensei em 300 pesos por dia para pagar taxi, passeios e comer...pretendo fazer um roteiro parecido com o seu, ainda nao me decidi se vou a colonia (se realmente eu for pra Ushuaia, trocarei o passeio até colonia por um na delta do Tigre) e pretendo conhecer o monumental de nunez tb. Passagem e hospedagem eu já vou sair daqui com tudo pago. Como vc veio de lá recentemente e se pudesse ajudar, gostaria de saber o q vc acha, se essa quantidade é o suficiente, essas coisas, sendo que no almoço eu como qlq coisa, mas o jantar eu gosto de comer bem.

 

desde já agradeço a atenção

 

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...