Ir para conteúdo

México - Rotas e Meios de Transporte


Posts Recomendados

  • Membros

Olá pessoal,

 

Programei minhas férias para o México e estou com alguma dificuldade para alinhar os últimos detalhes.

 

Já escolhi as cidades: Cidade do México (6 dias), seguindo em ônibus noturno para Oaxaca (3 dias), ônibus noturno para San Cristobal de Las Casas (3 dias), ônibus noturno para Mérida (3 dias). De lá Voo para Guadalajara (3 dias), ônibus diurno para Guanajuato 3 e 1/2 dia com

1 Day trip em San Miguel Allende, retornando em ônibus noturno para Cidade do México.

 

Minhas dúvidas e questões:

 

É seguro viajar no período noturno entre as cidades do Norte do México? Encontrei muito pouca (quase nenhuma) informação sobre isso.

 

A única empresa que faz trajetos noturnos entre Guanjauato e CDM é a "Primera Plus", vale a pena?

 

Ainda sobre Guanajuato, não encontrei reviews muito bons sobre hospedagem, teriam uma dica?]

 

Alguém já voou pela volaris (low-cost)? Como eles são em relação as bagagens? Pelo que pude entender no site, eles tem exigências em medidas para a mala despachada que acredito que um mochilão (deuter) não se enquadraria mesmo vazia.

 

Gostaria de indicação de Agências de turismo nas cidades de Oaxaca, San Cristobal e Mérida (Para a realização dos tours mais "complicados"). Monte Alban, Chichen Itza e alguns cenotes (Cuzuma) acredito que sejam passeios simples de se fazer sozinho.

 

 

Qualquer informação será de grande valia.

 

Obrigado amigos!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Viajar a noite no México me pareceu muito tranquilo, até mais que aqui no Brasil. Fiz várias rotas nas duas vezes em que lá estive e não tive problema, se possível viaje pela ADO. Ag vc contata até pelo Hostel. Monte Alban da para ir por conta, mas Oaxaca tem outras coisas legais para se conhecer como a Cascata petrificada. seis dias na Cid. do México acho muito, e sinceramente eu tiraria Guadalajara e iria para Mérida. Em Mérida vale a pena conhecer os 3 cenotes, Uxmal, Rota Puuc entre outros locais, mas a viagem é sua...se te interessar leia meus dois relatos sobre México e tb anote as dicas que lá estão. Ps O México é um país muito barato para viajantes. ::otemo::::otemo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Respondendo as suas dúvidas:

 

Viajar de noite nessa região

Na verdade o Bajío (região onde fica Guanajuato) não é o norte do México, é o oeste e as rotas e estradas são muito tranquilas, tem muito policial nas estradas.

 

Empresas que fazem o trecho Guanajuato-CdM

Primera Plus é muito boa mas tem mais opções:

- ETN: serviço de luxo, mais cara do que Primera

- Futura: mais econômica do que Primera, serviço bom.

 

Hospedagem em Guanajuato

Eu fiquei em um hostel muito bom chamado La Casa de Dante, muito legal e no terraço tem uma vista panorâmica da cidade, mas tem que subir 158 degraus. Outra opção pode ser Al Son de Los Santos, mais próximo do Centro. Recomendo ler o relato da minha estadia em Gto.

guanajuato-dolores-hidalgo-e-san-miguel-de-allende-no-feriado-da-independencia-t93115.html

 

Volaris

Pode despachar máximo 25 kgs, e são muito estritos com as medidas ma bagagem de mão, mas com a bagagem despachada as vezes são boa gente.

 

Tours

A maioria deles podem ser feitos de conta própria, e no centro de Mérida tem muitas agências onde pode perguntar pelos tours de cenotes e a rota Puuc (Eu fiz ela de conta própria e é muito complicado). Também recomendo visitar o sítio arqueológico de Dzibilchaltún e o cenote Xlacah.

 

Em San Cristobal , caso queira contratar os tours, nas ruas principais tem muitas agências onde pode fechar os passeios ou perguntar no hotel/hostel, pois eles também oferecem tours. Eu fiz tudo de conta própria quando estive em Chiapas mas pelo pouco tempo que tem talvez o melhor seja fechar com agência.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Respondendo as suas dúvidas:

 

Viajar de noite nessa região

Na verdade o Bajío (região onde fica Guanajuato) não é o norte do México, é o oeste e as rotas e estradas são muito tranquilas, tem muito policial nas estradas.

 

Empresas que fazem o trecho Guanajuato-CdM

Primera Plus é muito boa mas tem mais opções:

- ETN: serviço de luxo, mais cara do que Primera

- Futura: mais econômica do que Primera, serviço bom.

 

Hospedagem em Guanajuato

Eu fiquei em um hostel muito bom chamado La Casa de Dante, muito legal e no terraço tem uma vista panorâmica da cidade, mas tem que subir 158 degraus. Outra opção pode ser Al Son de Los Santos, mais próximo do Centro. Recomendo ler o relato da minha estadia em Gto.

guanajuato-dolores-hidalgo-e-san-miguel-de-allende-no-feriado-da-independencia-t93115.html

 

Volaris

Pode despachar máximo 25 kgs, e são muito estritos com as medidas ma bagagem de mão, mas com a bagagem despachada as vezes são boa gente.

 

Tours

A maioria deles podem ser feitos de conta própria, e no centro de Mérida tem muitas agências onde pode perguntar pelos tours de cenotes e a rota Puuc (Eu fiz ela de conta própria e é muito complicado). Também recomendo visitar o sítio arqueológico de Dzibilchaltún e o cenote Xlacah.

 

Em San Cristobal , caso queira contratar os tours, nas ruas principais tem muitas agências onde pode fechar os passeios ou perguntar no hotel/hostel, pois eles também oferecem tours. Eu fiz tudo de conta própria quando estive em Chiapas mas pelo pouco tempo que tem talvez o melhor seja fechar com agência.

 

 

Olá michradu,

 

Muito obrigado pela pronta resposta. Tinha uma grande esperança de que você pudesse colaborar com minhas dúvidas uma vez que você é um dos mais ativos nesse fórum e seus relatos sobre o México são riquíssimos. Eu decidi ir a Guanajuato e San Miguel depois de ver suas fotos no relato. Sensacional!

 

Se posso abusar mais um pouco, qual seria um gasto médio por dia no México, considerando uso de transporte público e refeições em lugares populares/medianos/fast food?

Outra coisa, saberia me dizer algum site para conseguir cotações atuais de moeda lá no México? A quanto as casas de câmbio estão negociando reais e dólares. Pq com as infos que tenho por aqui, cada hora a utilização de uma ou outra moeda parece mais vantajosa.

E por fim, San Miguel Allende dá pra fazer tudo em 1 dia? Chegar por volta das 9hs e voltar a Guanajuato no último ônibus, as 19hs?

 

Muito obrigado

 

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

mamdac,

 

Os gastos vão variar dependendo da cidade. Oaxaca, San Cristobal e Mérida são cidades muito baratas, e dependendo dos atrativos que quiser visitar e se ficar em hosteis pode gastar entre R$100 e R$150 por dia. Considere que o único caro nessa área vão ser as passagens de ônibus, pois ADO tem monopólio e alguns trechos são muito caros. Já em Guanajuato e principalmente San Miguel de Allende a coisa muda, são cidades um pouco mais caras (principalmente SMDA) e recomendo destinar entre R$150 e R$200 por dia.

 

Para economizar, pode almoçar nas "fondas", onde pode pedir "comida corrida", que inclui sopa, arroz, prato principal e as vezes bebida e sobremesa, pode costar entre $35 e $60 segundo o lugar e o prato escolhido.

 

Pode entrar no site http://www.banxico.org.mx/dyn/portal-mercado-cambiario/index.html para ver o tipo de câmbio, mas considere que dependendo da casa de câmbio vai variar. Para trocar recomendo as casas de câmbio do aeroporto da CdM perto dos portões 6 e 7 do terminal 1, tem a melhor cotação. E não recomendo trocar reais, pois a conversão é muito desfavorável.

 

Em San Miguel de Allende um dia é suficiente para conhecê-la, não deixe de fazer o passeio de tranvia e visitar o Mirante, a Catedral, a Casa Museu de Allende e a Churreria San Agustín. Em Guanajuato as "callejoneadas" são imperdíveis e não deixe de dar saudações a minhas tias (as múmias, kkkk).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros

Em janeiro estive no México e todo deslocamento interno fiz de ônibus e sempre pela empresa ADO (leia-se A.D.O). Boa empresa, em nenhuma viagem tive problemas com o ônibus, mas mesmo nas viagens noturnas não recebemos alguma refeição ou cobertor, por isso sugiro levar um casaco ou até mesmo uma manta, pois o ar-condicionado dos ônibus são gelados. E todas as passagens comprei no México, algumas com um dia e outras com poucas horas de antecedência, mas pelo site da empresa é possível comprar com mais antecedência.

 

Cidade do México para Palenque: ônibus noturno. São 13h de viagem. Passagem comprada por 1.178,00 pesos mexicanos. Para Palenque partindo da Cidade do México somente há um ônibus noturno a cada dia e não há opção de ônibus leito. O ônibus sai da TAPO - Terminal de Autobuses Oriente, que fica junto da Estação de Metro San Lorenzo. O mochilão tive que despachar antes, ou seja, fiz a entrega para um atendente da empresa e este etiquetou a bagagem e depois a empresa coloca no ônibus. A bagagem de mão passa por uma vistoria no portão de embarque, bem como também há necessidade das pessoas passarem por uma porta detectora de metais antes do embarque. No trajeto o ônibus faz somente uma rápida parada, aproximadamente a meia-noite, num local para quem quiser comprar comida e usar os banheiros.

 

Palenque para Mérida: ônibus noturno. São 8h de viagem. Passagem comprada por 568,00 pesos mexicanos. Não há nenhuma parada nesse trajeto. Só a título de informação, o táxi da rodoviária de Mérida até o Hostel Zócalo, que fica na praça principal, custou 40,00 pesos mexicanos.

 

Mérida para Chichén Itzá e Chichén Itzá para Playa del Carmen: a utilização desses ônibus foram ótimos, pois conheci Chichén Itzá - que fica entre Mérida e Playa del Carmen - sem precisar fazer um bate e volta de alguma dessas cidades até o sitio arqueológico. Ambas as passagens comprei com um dia de antecedência e recomendo, pois a procura é grande. Sai de Mérida com o ônibus das 9h15, mas há um ônibus antes, às 8h30, sendo que somente há essas duas linhas por dia pela empresa ADO. Na real é um microônibus e é da ADO Conecta. Saindo de Mérida também tem opções com outras empresas, como a Oriente, mas todas são pinga-pinga e levam mais de 3h de viagem, com a ADO levei em torno de 2h. Essa passagem custou 125,00 pesos mexicanos e o ônibus sai da rodoviária de Mérida e te deixa na entrada do sítio arqueológico. As bagagens podem ser deixadas num guarda-volumes que há junto a entrada do sítio arqueológico e não tem custo e que funciona até aproximadamente 17h, assim, pode-se conhecer as ruínas tranquilamente. O ônibus para Playa del Carmen sai às 16h30min (último horário) e também sai da frente da entrada do sítio arqueológico, no mesmo lugar que o outro ônibus me deixou. Essa passagem custou 348,00 pesos mexicanos. O ônibus que vai para Playa del Carmen antes faz uma parada na rodoviária de Tulum e depois vai para lá. Também há ônibus saindo de Chichén Itzá com destino a Cancun.

 

Playa del Carmen para Cancun: aproximadamente 1h20 de viagem. Passagem comprada na hora, pois há muitos ônibus por dia. Sai da rodoviária de Playa del Carmen até a Estação da ADO no centro de Cancun.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • 11 meses depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...