Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

De carro pela América do Sul: Brasil/Argentina/Chile/Uruguai - 23 dias: custos, passeios, cidades e estradas. Fotos! 7.682Km (Finalizado)

Postado
  • Membros

INTRODUÇÃO

Olá galera, meu nome é Jackson, sou professor de Educação Física municipal na cidade de Ponta Grossa/PR, onde moro há seis anos, mas sou natural de Astorga/PR, que fica na região de Maringá/PR. Nossa viagem foi tudo tranqüilo e sem perrengues, foi tudo maravilhoso. Comigo estava minha mulher, Nicéia, recém casamos no sábado (10/12), véspera de nossa viagem. Em alguns casos escreverei como se fosse nós dois escrevendo. Então, vou misturar pessoa no singular e no plural.

Primeiramente gostaríamos de agradecer a todos do site mochileiros que sempre ajudam com seus tópicos e suas respostas e mais ainda aos que ficamos perturbando ao longo do ano, como o Herbert Lira, a Tatiana Germuzesque, o MARCELO.RV, o outro Marcelo (xexelo) a fabitasca e o pauloperuna. Pessoas que sempre que precisei tirar dúvidas respondiam em um dia no máximo. Obrigado mesmo, graças a vocês tivemos toda eficiência e facilidades na viagem. ::otemo::

Primeiras ideias.

Estava bem insatisfeito com minhas férias de 2015/2016, ou melhor, com o final delas e ter que voltar ao trabalho. Ser professor no Brasil, não está fácil. Tinha ido apenas ao litoral paranaense (mais uma vez) e já estava de saco cheio de mais do mesmo e de ficar na areia.

Eu e minha namorada na época (em março) estávamos já decididos a casar, pois já morávamos juntos há vários anos. Como somos professores e nosso regime é celetista, teríamos direito a nove dias de licença casamento. Logo planejamos casar em 10 de dezembro (um sábado) e juntar com nossas férias. Assim, poderíamos viajar para longe e por dias, e ainda ter mais um mês de férias para descansar da viagem.

Sempre fui fanático por futebol e pelos times sul-americanos, logo, sempre gostei dos países latinos vizinhos do Brasil. Conversamos e decidimos por Paraguai, Argentina, Chile e Uruguai. Logo, descartamos o Paraguai por ler muita coisa ruim e atravessar o país apenas para conhecer Assunção, não valeria a pena. Focamos nos outros três e conhecer alguns locais do Brasil que gostaríamos, como Foz do Iguaçu e a região da serra gaúcha, como Gramado, Caxias do Sul.

Planejamento

Começamos a planejar a viagem no início de março, havia sobrado um restinho do 13º e havíamos deixado na poupança. Comecei a ler dia e noite o mochileiros.com. e vi mais ou menos o que seria preciso. Só ficava viajando nos relatos dos amigos, nessa época o que mais se aproximava da minha viagem era da Tatiana. Comecei a fazer os cálculos de quanto precisaríamos e do capital a ser investido. Considero isso muito importante, pois fizemos toda nossa viagem com dinheiro que levamos e as contas bateram 95% podemos dizer. De inicio era mais ou menos R$150,00 ou R$200,00 de cada um por mês.

Uma pequena aspa. “Vimos que precisaria ser aumentado esse valor. Pois no meio do caminho, achamos uma oferta incrível de passagens para o Rio nas paralimpíadas e eu tinha um sonho a realizar durante os jogos que era conhecer um atleta e felizmente consegui fazer isso também”.

IMG_2115.JPG.82baa0be12a84b3c50a1ad1269441b89.JPG

Voltando a viagem de final de ano, começamos a reservar lá para agosto, R$500,00 de cada para dar um upgrade em nossa conta poupança. Os juros da conta deu mais ou menos R$100,00 ao longo do ano, pegamos uns R$600,00 do CPF nota Paraná e mais uns R$300,00 das moedinhas de cofrinho ao longo do ano. Já viram né? Mil reais que não contávamos.

Em maio tiramos nossos passaportes. Sabíamos que não era preciso, no entanto pretendemos viajar para mais longe algum dia, então, como nossos RGs eram da época de jogos escolares (lá pelos 12 anos) e estavam bem velhos e teríamos problemas, pensamos. Vamos tirar logo o passaporte. Pronto, uma coisa a menos para se preocupar. E olha, bem melhor com o passaporte. Parece mesmo que te da mais credibilidade. Vi muitos gringos com as identidades deles, e era uma demora danada nas aduanas. E tome leitura de relatos e perguntas aos mochileiros nesse período.

Em meio a tantas leituras, muito hotéis foram reservados. Aparecia uma promoção ou oferta lá estávamos reservando. Li que muita gente reservava apenas conforme seguia a viagem, eu preferi arriscar e cravar algumas que apreçaram com preços ótimos, como em Foz do Iguaçu e alguns Íbis que oferecia bons descontos e café da manhã grátis. Reservei praticamente todos antes de novembro. Demos preferência para o Íbis, pois somos membros do Le Club Accor Hotels, e olha, valeu muitíssimo a pena. “Más adelante contamos”.

Foi passando os meses. Tínhamos as coisas do casamento e da viagem para resolver. Sempre fazíamos mudanças no roteiro. Inicialmente iria para Córdoba, optei por Mendoza. Foi bom e foi péssimo, depois explico isso. Claro que futebol tem a ver.

Foi chegando novembro e tinha muita coisa ainda em aberto. Faltava comprar o cambão (obrigatório), fazer a carta verde (obrigatório) e a PID – permissão internacional para dirigir (que não é obrigatório).

Em 08 de novembro, acordei com a notícia que o Trup venceu as eleições nos EUA. As 06h30 da manhã fiz um pedido de U$500 a R$3,38 para cada real (já no preço do turismo). Não deu outra, dois dias depois o dólar estava R$3,60 (turismo). Sorte ou planejamento? Vinha acompanhando o dólar há algum tempo e já tinha comprado um tanto antes. Até porque já pensava em fazer compras em Ciudad do Leste.

Sempre fazíamos o seguro do carro com a HDI, no entanto a carta verde custaria R$250,00. Optamos pela Allianz por estar incluso no seguro do carro. Sairia elas por elas, mas na Allianz tive mais benefícios (que nunca quero utilizar). O cambão foi comprado no mercado livre. Chegou a PID. Faltava o bendito seguro viagem. Quase que viajei sem, pois você sempre pensa: Temos 32 e 31 anos, estamos vendendo saúde. Não vai acontecer nada. No dia seguinte, acontece aquilo com a equipe da Chapecoense. Confesso que foi o dia mais triste da minha vida e quase desisti da viagem. Estava detonado por dentro. Mas a vida segue. Triste, mas segue. Quem trabalha com esporte com certeza teve (e ainda sente) o mesmo.

Fiquei louco atrás do seguro viagem. Acabei fechando com a VitalCard, uma empresa de Curitiba que estava muito bem avaliada por quem precisou utilizar o seguro viagem no site melhores destinos. Fui super bem atendido por chat e emails. Assim que fechamos, nos ligaram dando as boas vindas a empresa e para tirar qualquer dúvidas. Já me senti confiante com a mesma.

Dezembro já batia na porta. Revisão do carro dos 40 mil km agendada, a primeira fora das concessionárias, pois a garantia havia terminado em outubro. Mesmo assim ficou caro, no entanto, como era um lugar super de confiança, olharam todas as suspensões, amortecedores, molas, apertos aqui e ali.

IMG_2935.JPG.c0c8f9d56b89d62bf9205681fd52dcb8.JPG

No dia 08 de dezembro trabalhamos pela última vez em 2016. Saímos dos campos gerais no Paraná e fomos ao norte do estado, onde nossos pais moram. Casamos no civil no sábado e em uma excelente churrascaria de Maringá fizemos nosso almoço com os familiares e amigos mais próximos.

15355648_10212012639341500_2050219063305484128_n.jpg.49cb9fd27ea344760d0c95923ca823c9.jpg

Ainda no sábado, fomos ao mercado e fizemos uma compra para comer na estrada, caso precisasse. O que mais compramos foi Água, Elma chips e Red Bull. o melhor de tudo foi comprar água. Compramos 6 galões de 5 litros cada da Cristal.

Editado por Visitante

• Respostas 44
  • Visualizações 28.8k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Most Popular Posts

• Jackson Lincoln Lopes
    Jackson Lincoln Lopes

Obrigado!!! Tentei fazer um relato, da forma que eu teria curiosidades de pesquisar com relação a valores. Em janeiro, sairá outro se tudo der certo. Valeuuu

• com certeza vai dá !

• Jackson Lincoln Lopes
    Jackson Lincoln Lopes

Trecho 4: Rosário/SF x Mendoza/MZ: 900 Km (+60Km na região)     Sexta-feira, 16 de dezembro.   Precisávamos sair cedo de Rosário, pois teríamos quase 900 km para percorrer na manhã/tarde desta

Posted Images

Featured Replies

Postado
  • Colaboradores
Em 10/11/2017 em 22:15, Jackson Lincoln Lopes disse:

Obrigado!!!
Tentei fazer um relato, da forma que eu teria curiosidades de pesquisar com relação a valores.

Em janeiro, sairá outro se tudo der certo. Valeuuu

com certeza vai dá !

• 7 meses depois...
  • 4 meses depois...
Postado
  • Membros

Excelente... estou na procura de um próximo destino e seu me deu um incentivo a mais por essa região.

• 1 ano depois...
Postado
  • Membros

Muito legal seu roteio. Obrigado por compartilhar. Gostaria muito de fazer uma viagem assim de carro mas me falta coragem. Tenho muito medo de cometer gafes no transito.

Abraços,

Gustavo Woltmann

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.