Membros Marinho694 Postado Fevereiro 16, 2017 Membros Postado Fevereiro 16, 2017 Boa noite, galera! Em 2018 pretendo colocar em prática o velho sonho de conhecer o máximo possível de países do Leste Europeu na base do "mochilão, ou seja, gastando o mínimo com hospedagens e viagens entre países... Sei que o assunto pode ser extenso, mas se puderem ajudar com algumas dicas, tais como: Partindo de Brasília para iniciar de um país da europa, qual vc recomenda? Portugal? França? Sou funcionário público, 49 anos e só viajei para 3 países da América do sul. Quais as exigências documentais para brasileiros em alguns países do leste europeu? Dólar ou Euro e adquiro logo aqui ou compro nos destinos? Quais os paises do Leste Europeu que oferecem mais perigo para os turistas estrangeiros? (embora acho difícil oferecer mais perigos que o Brasil!rs) Toda a ajuda de dicas de quem tem conhecimento será bem vinda! A propósito, estarei indo sozinho e se tiver mais algum aventureiro(a) que compartilha do mesmo sonho e tenha disposição, uma boa companhia será ainda melhor! Obrigado! Marinho Whats: (61) 99837-5653 Citar
Membros S§§§§§§§§§ Postado Fevereiro 16, 2017 Membros Postado Fevereiro 16, 2017 Olá, seja bem vindo. Uma sugestão, antes de mais nada comece a pensar em cidades e locais que você gostaria de visitar, pois o Leste Europeu é enorme, são quase 20 países, e se for visitar visitar o "Leste Europeu" todo, precisaria de 6 meses ou mais de viagem. E não tem muito como lhe ajudar sem saber se você pretende ir a Budapeste e Praga ou se pretende ir Moldávia, Bielorrússia ou Azerbaidjão, são locais bem diferentes, com logísticas de transporte e custos completamente diferentes. Partindo de Brasília para iniciar de um país da europa, qual vc recomenda?Portugal? França? Nenhuma delas, se o seu interesse é somente no leste Europeu, pegue um voo para alguma cidade de lá, nem que seja fazendo conexão, em SP, Rio, Lisboa, Madri, Paris, etc... Pois se você for só até Lisboa ou Paris, vai ter que comprar outra passagens que pode custar outros 200 ou 300 Euros (R$ 500 a R$ 1.000) até o leste Europeu de verdade, e acabar sendo muito muito mais caro do que se tivesse comprado uma passagem Brasilia x Budapeste ou algum outro local do leste europeu com conexão em algum local pelo caminho. A passagem para Lisboa ou Paris tem que ser muito mais barata para compensar o custo de uma passagem avulsa destas cidades até o leste Europeu e também para compensar tempo "perdido" na parada nestas cidades caso não seja sua prioridade visitar estas cidades. Quais as exigências documentais para brasileiros em alguns países do leste europeu? A princípio precisa somente de passaporte válido, passagens de volta compradas e marcadas, reservas de hospedagem, seguro-saúde e dinheiro suficiente. Dólar ou Euro e adquiro logo aqui ou compro nos destinos? Quais países você pretende visitar? A princípio nenhum país do leste Europeu usa Euro e nem dólar, e ao levar estas moedas você perde dinheiro em dobro a cada troca de moeda. Pessoalmente eu recomendaria levar uma pequena quantia de Euros(300 Euros) em espécie para algum imprevisto com os cartões, para mim nunca valeu a pena comprar fora, sempre valeu a pena comprar aqui no Brasil, e depois concentrar as despesas maiores no cartão de crédito e usar o cartão de débito da sua conta bancária brasileira para sacar moeda local do país direto num caixa-automático. Tem IOF e taxa de saque, mas sinceramente, pessoalmente eu acho que ainda iria "perder" menos dinheiro do que trocando moeda 2 vezes. Quais os paises do Leste Europeu que oferecem mais perigo para os turistas estrangeiros?(embora acho difícil oferecer mais perigos que o Brasil!rs) Exatamente o que você entende por Leste Europeu? Algumas pessoas acham que Alemanha, Áustria, Rep. Tcheca Eslovênia e Croácia são "Leste Europeu", mas na verdade não são. Leste Europeu de verdade é Russia, Ucrânia, Bielorrússia, Moldávia, Georgia, Armênia, Azerbaidjão, Lituânia, Estônia, Letônia, Romênia, Bulgária e partes da Polônia, Hungria e Eslováquia. Baseado na minha experiência, tirando as regiões da Ucrânia, Moldávia, Azerbaijão e Georgia que tecnicamente estão em guerra civil, no restante o maior perigo para um turista são os furtos e batedores de carteira, que em lguns locais é mais endêmico do que no Brasil. Mas tendo cuidados básicos, e nunca colocando todos os "ovos" na mesma cesta ou bolso, você sempre vai ter uma segunda opção de levantar dinheiro. Citar
Membros JasonLannister Postado Fevereiro 16, 2017 Membros Postado Fevereiro 16, 2017 No leste europeu eu começaria por Belgrado ou Budapeste. De Belgrado a Budapeste seria ônibus. Budapeste a Viena de trem. Em Viena um bate volta para Bratislava (Eslováquia). De Viena a Praga trem. Praga-Berlim trem. Berlim para Varsóvia trem. Na Polônia eu iria em Cracóvia também. A viagem pode acabar ai, mas caso tenha dinheiro e tempo poderia ir de Varsóvia para Kaliningrado, então ir pra Vilnius na Lituânia (estando em Vilnius dá pra fazer um bate volta para Minsk na Bielorrúsia), depois Riga na Letônia, ai Tallin na Estônia, tudo de ônibus. De Tallin um barco para Helsinque. De Helsinque o trem bala para São Petersburgo. De São Petersburgo para Moscou de trem. Citar
Membros Rogerio K C Postado Fevereiro 16, 2017 Membros Postado Fevereiro 16, 2017 Percorra toda a ferrovia Transiberiana: http://www2.uol.com.br/historiaviva/reportagens/transiberiana_a_mais_longa_ferrovia_do_mundo.html Citar
Membros S§§§§§§§§§ Postado Fevereiro 16, 2017 Membros Postado Fevereiro 16, 2017 Complementando... Estamos falando de uma viagem de 10 ou 15 dias ou de uma viagem de 30, 60 ou 90 dias? A quantidade de dias disponíveis limita muito o que vai conseguir visitar durante a sua viagem. Intimamente ligado com o primeiro item, está a quantidade de dinheiro que você tem disponível ou pretende gastar numa viagem destas, pois de nada adianta você ter 30 dias ou 60 livres para viajar, mas se o seu dinheiro que você está disposto a gastar mal chega para 15 dias. Outra coisa que influência muito é a época do ano que você pretendente viajar, viajar durante o inverno Europeu(novembro a abril) pode ser uma experiência bem desagradável em muitos destes países do Leste Europeu, por que muitos deles simplesmente não estão preparados para receber turistas durante o inverno. Citar
Membros Marinho694 Postado Fevereiro 21, 2017 Autor Membros Postado Fevereiro 21, 2017 Pessoal, muito obrigado pelas dicas! Foram de uma grande valia! Na verdade começo a me preparar para uma viagem de no mínimo uns 60 a 70 dias visitando o máximo de países possíveis nesse período! Isso se correr tudo bem e sem acidentes! Não estou com o menor receio de encarar tudo isso sozinho e de não dominar o inglês o suficiente ou qualquer língua lá falada. Estou confiando em minha experiência para me "virar nos 30" e principalmente, na tecnologia disponível! Fica aqui meu muito obrigado a todos que tentaram ajudar de alguma forma! Citar
Membros Marinho694 Postado Fevereiro 21, 2017 Autor Membros Postado Fevereiro 21, 2017 Quanto a grana disponível, tenho uma reserva para dar todo o suporte até um certo período e ainda contarei com meu salário (bem razoável) mensal! Ou seja, a menos que o custo de vida por lá seja uns 200% maior que aqui, de uma maneira sem maiores luxos, dará para eu seguir em frente até onde o espírito me motivar! Citar
Membros S§§§§§§§§§ Postado Fevereiro 21, 2017 Membros Postado Fevereiro 21, 2017 Olá, Só comentei a questão do dinheiro por que volta a meia aparece alguém com algumas ideias inviáveis na cabeça, tipo querendo viajar por 60 ou 90 dias com no máximo 5 ou 10 mil reais, tendo que pagar passagens, hotel, alimentação e passeios com estes 5 ou 10 mil. Essas pessoas acham que o gasto é o mesmo de quando você está em casa, não levam em conta que como turista, você acaba gastando muito mais dinheiro do que gastaria se estivesse morando lá. Pois como turista, primeiro você tem que pagar hotel, que é muito mais caro que aluguel, e também não tem muito tempo de descobrir onde ficam os locais mais em conta, quando você está se acostumando com o local, lá pelo terceiro ou quarto dia, você já está mudando de cidade, e começa tudo de novo, novamente você não sabe onde ficam os locais baratos, e acaba indo nos mais cômodos, mas geralmente mais caros, e acaba gastando bem mais do que um morador local. Mas se está preparado financeiramente para uma viagem deste tamanho, ótimo, será muito muito bom! Agora você só precisa começar a pensar nos locais que gostaria de visitar, pois com 60 dias não dá para visitar o leste europeu inteiro, tem que começar a traçar um esboço de roteiro, com sequencia de locais a visitar, para ver se é algo viável, e se a época é boa para estes locais. Mas quais locais visitar, é algo muito pessoal, comece listando alguns locais que você já ouviu falar, que teria interesse em visitar, o pessoal vai dando opinião a respeito, se é um local que realmente tem algum atrativo turístico, ou se é só uma cidade grande sem nada de relevante, e o pessoal também pode complementar com algumas sugestões de locais próximos que seriam interessantes para visitar. Mas o pontapé inicial, com os primeiros ou principais locais a visitar, este você tem que dar, até para direcionar um pouco a coisa de acordo com os seus interesses. Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.