Ir para conteúdo

Rio de Janeiro - Rotas e Meios de Transporte


Posts Recomendados

  • Respostas 228
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

  • Membros
Nunca peguei, mas não vejo problemas. Acho mesmo melhor do que entrar na área central da cidade.

 

Como e trata da cidade do rio de janeiro que amo de paixao tenho medo de acabar caindo numa favela por engano.

Mas dei uma olhada pelo google earth e aparentemente nao ha favelas pelo caminho. Ate parece bem tranquilo.

Mas para evitar erros vou levar um navegador veicular gps e um tablet com o mapa google que evita os erros, pois este tablet as vezes funciona melhor que os navegadores de carro.

Link para o comentário
  • Membros

E aí cara maluco, tudo bem?

 

Amigo, estou acostumado a pedalar por essa estrada (que se chama Rio-São Paulo, por fazer parte justamente do antigo - e único - caminho que ligava as duas cidades no passado). Tenho até algumas fotos no meu blog: http://bicicletaetc.blogspot.com.br/2012/05/nas-lagoas-artificiais-de-seropedica.html

 

Então, vamos lá, como carioca deixa eu te contar um negócio, de coração: O Rio de Janeiro é uma ENORME FAVELA. Não se engane, não há como fugir delas. Entretanto, nem sempre favela é sinônimo de criminalidade.

 

Neste trecho em questão, por Seropédica, seu maior perigo serão dois: A estrada, que em alguns pontos pode ter buracos, e com bastante areia no acostamento. E depois, talvez o principal perigo, é o alto tráfego de caminhões, uma vez que essa estrada escoa as mercadorias vindas Porto de Itaguaí até a Dutra, onde parte para São Paulo, Curitiba, etc.

 

Mas, sendo sincero, se eu consigo fazer isso de bicicleta, você consegue fazer de carro tranquilo. Só fique atento a esses detalhes, e não corra muito - aliás, nem adianta, porque o limite varia de 60 a 40km/h nesse trecho de Seropédica, com diversas paisagens rurais no caminho, além da UFRRJ (maior campus da América Latina, vale a pena dar uma entradinha só pra olhar!) e passando por diversos perímetros urbanos com escolas, igrejas, mercados, cheeeeios de lombada. Seja paciente.

 

Agora, sobre o restante do seu trajeto, eu sugiro sérias mudanças. Não precisa ir até a Rio-Santos, é só seguir em frente, entrando em Campo Grande e de lá pegar a Av. das Américas, em direção ao Recreio e a Barra da Tijuca. Eu EVITARIA A TODO CUSTO esse seu "andar pra trás" da Av. Brasil, adentrando nos bairros de Paciência, Pedra de Guaratiba e Santa Cruz, como seu trajeto sugere.

 

Você está certo em não querer seguir pela Av. Brasil até o Centro. A Av. Brasil é horrível, suja, feia, e como todo o Rio de Janeiro, completamente favelizada. Mas o trecho entra a saída da Rio-Santos e a entrada de Campo Grande é um dos poucos que se salva, com acostamento farto, praticamente só áreas verdes ao redor e sem favelas. Esse caminho que você pretende fazer, entrando em Santa Cruz, passas por dentro de favelas perigosíssimas de Santa Cruz, como a do Antares e a do Rolas. FUJA DESSA, MEU AMIGO!

 

Estou propondo, a partir do seu trajeto, algumas modificações.

 

https://maps.google.com.br/maps?saddr=Rod.+Pres.+Dutra&daddr=-22.8719742,-43.5807999+to:Estr.+do+Mato+Alto+to:-23.04871,-43.5299137+to:Av.+das+Am%C3%A9ricas&hl=pt-BR&ie=UTF8&ll=-22.872221,-43.565941&spn=0.042546,0.058022&sll=-22.872221,-43.598557&sspn=0.042546,0.123425&geocode=FWV7pf4d0aFk_Q%3BFVoAo_4dgQJn_Skvs1Y2tuObADHIwVjecKusfg%3BFTzcof4dDxFn_Q%3BFfpNoP4dR8ln_SknBnf6DembADGluZ-nLrSyfA%3BFXe8oP4dtGVo_Q&mra=dvme&mrsp=1&sz=13&via=1,3&t=m&z=13

 

Nesse novo caminho, você sai da Dutra, entra em Seropédica (na Estr. Rio-São Paulo), e seguindo em frente passa no Viaduto Oscar Brito (famoso Viadutos "dos Cabrito") e já sai no bairro de Campo Grande, que pertence ao município Rio de Janeiro, passando pelo centro do bairro (talvez você pegue pequenos congestionamentos, nada demais, depende do horário). Pegue a Estrada do Monteiro (onde tem o Park Shopping, se quiser dar uma parada), siga pela Estrada do Mato Alto, e de lá chegue tranquilamente na Av. das Américas. Você pode seguir direto, passando pelo novo túnel e chegar no Recreio (caminho mais rápido), ou então, como eu sugeri no mapa, entre na Estrada Roberto Burle Marx e suba a serra do Grumari. Através desse caminho, você chega no Recreio beirando a orla. Bem melhor, né?

 

Anote esas referências, elas serão úteis em caso de ter que pedir ajuda para alguém no caminho.

 

Boa viagem e boa sorte!

 

PS: Nessa entrada de Seropédica na Dutra, há um pedágio - o último que você pagará para entrar no Rio.

Link para o comentário
  • Membros
E aí cara maluco, tudo bem?

 

Amigo, estou acostumado a pedalar por essa estrada (que se chama Rio-São Paulo, por fazer parte justamente do antigo - e único - caminho que ligava as duas cidades no passado). Tenho até algumas fotos no meu blog: http://bicicletaetc.blogspot.com.br/2012/05/nas-lagoas-artificiais-de-seropedica.html

 

Então, vamos lá, como carioca deixa eu te contar um negócio, de coração: O Rio de Janeiro é uma ENORME FAVELA. Não se engane, não há como fugir delas. Entretanto, nem sempre favela é sinônimo de criminalidade.

 

Neste trecho em questão, por Seropédica, seu maior perigo serão dois: A estrada, que em alguns pontos pode ter buracos, e com bastante areia no acostamento. E depois, talvez o principal perigo, é o alto tráfego de caminhões, uma vez que essa estrada escoa as mercadorias vindas Porto de Itaguaí até a Dutra, onde parte para São Paulo, Curitiba, etc.

 

Mas, sendo sincero, se eu consigo fazer isso de bicicleta, você consegue fazer de carro tranquilo. Só fique atento a esses detalhes, e não corra muito - aliás, nem adianta, porque o limite varia de 60 a 40km/h nesse trecho de Seropédica, com diversas paisagens rurais no caminho, além da UFRRJ (maior campus da América Latina, vale a pena dar uma entradinha só pra olhar!) e passando por diversos perímetros urbanos com escolas, igrejas, mercados, cheeeeios de lombada. Seja paciente.

 

Agora, sobre o restante do seu trajeto, eu sugiro sérias mudanças. Não precisa ir até a Rio-Santos, é só seguir em frente, entrando em Campo Grande e de lá pegar a Av. das Américas, em direção ao Recreio e a Barra da Tijuca. Eu EVITARIA A TODO CUSTO esse seu "andar pra trás" da Av. Brasil, adentrando nos bairros de Paciência, Pedra de Guaratiba e Santa Cruz, como seu trajeto sugere.

 

Você está certo em não querer seguir p..............s. FUJA DESSA, MEU AMIGO!

 

Estou propondo, a partir do seu trajeto, algumas modificações.

 

https://maps.google.com.br/maps?saddr=Rod.+Pres.+Dutra&daddr=-22.8719742,-43.5807999+to:Estr.+do+Mato+Alto+to:-23.04871,-43.5299137+to:Av.+das+Am%C3%A9ricas&hl=pt-BR&ie=UTF8&ll=-22.872221,-43.565941&spn=0.042546,0.058022&sll=-22.872221,-43.598557&sspn=0.042546,0.123425&geocode=FWV7pf4d0aFk_Q%3BFVoAo_4dgQJn_Skvs1Y2tuObADHIwVjecKusfg%3BFTzcof4dDxFn_Q%3BFfpNoP4dR8ln_SknBnf6DembADGluZ-nLrSyfA%3BFXe8oP4dtGVo_Q&mra=dvme&mrsp=1&sz=13&via=1,3&t=m&z=13

 

Nesse novo caminho, você sai d............. no Recreio beirando a orla. Bem melhor, né?

 

Anote esas referências, elas serão úteis em caso de ter que pedir ajuda para alguém no caminho.

 

Boa viagem e boa sorte!

 

PS: Nessa entrada de Seropédica na Dutra, há um pedágio - o último que você pagará para entrar no Rio.

 

Ola colega boreiajr! Obrigado pelas dicas.... De tudo que vc falou ate que gostei do trajeto, a excessao das lombadas, desse jeito vou gastar mais gasolina que ir ate o centro e voltar. Mas vc disse para evitar o bairro de santa cruz, isto foi proposital, pois estava pensando em ir ate la pois tenho um ponto de interesse. Mas espero que isso nao seja perigoso.

Como vc mesmo disse o rio eh uma grande favela, na verdade eh uma cidade incrustada no meio da favela. Inclusive ai no rio que nasceu o termo "favela" isto eh historico. Ha muitas decadas atras os soldados cariocas designados a ir ate a bahia se nao me engano para combater uns uma revolta da qual nao me lembro o nome e a eles foram prometidos casas qdo voltarem do combate. Mas nao cumpriram o prometido, dai os excombatentes pegaram caixote e madeiras na regiao portuaria e montaram os barracos no morro e como isto lembrava bem as casinhas contruidas na bahia que chamava favela, pegou-se o nome. Me corrija se estiver errado.

Varias vezes estive hospedado num hotel entre copa e ipanema bem no pe do morro pavaozinho. Um dos funcionarios me convidou para ir subir o morro para conhecer, mas dispensei o convite logo de cara. rs,rs,rs.... Pra mim no rio de janeiro o importante eh nao dar bobeira.

Link para o comentário
  • Membros

Então, crazy guy, não é que Santa Cruz seja perigoso... é até um bairro interessante, histórico (era onde ficava a casa de veraneio da família real!), mas devido à sua grande extensão e a distância do centro da cidade, existem muitos lugares completamente abandonados, em poder de traficantes e facções criminosas. É o tipo de lugar que eu evitaria me perder, sabe? Mas você ficando só pelo centro mesmo (nas imediações da Av. Felipe Cardoso), e sabendo pra onde vai e onde evitar, é bem tranquilo.

 

Sobre o Rio, concordo, o Rio não é uma cidade rodeada de favelas, mas sim uma favela rodeada de cidade, haha. Uma pena o descaso do poder público. Conheço bem a história que você citou, trata-se do Morro da Providência, bem próximo ao centro.

 

A ocupação do Morro da Providência surgiu a partir de uma promessa que o governo fez aos soldados do Rio de Janeiro enviados à Guerra de Canudos, que consistia em entregar-lhes residências caso saíssem vitoriosos. Ao retornarem ao Rio de Janeiro 1897 e verem a promessa não ser cumprida, os soldados se apropriaram de uma região de morro, que passou a partir daí a ser chamado de Morro da Providência, em referência à providência tomada pelos soldados. O Morro da Providência passou a ser chamado de Morro da Favela em referência a um dos morros junto aos quais a cidadela de Canudos foi construída, assim batizado em virtude da planta Cnidoscolus quercifolius (popularmente chamada de favela) que encobria a região.

 

A partir da associação do nome "favela" com os soldados, o morro popularmente passou a ser conhecido como morro da Favela.

 

O nome favela estendeu-se a outros morros e, na década de 1920, as ocupações de colinas com barracos e casebres passaram a ser conhecidas como favelas.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Morro_da_Provid%C3%AAncia

 

Não tenho nada contra os moradores desses lugares, até porque minha família, em tempos de vacas magras, teve de apelar a esse tipo de moradia irregular. O que me chateia é o descaso histórico que há com os menos favorecidos nessa cidade, e a recente glamourização da favela sem que haja investimentos básicos em estrutura e saneamento básico.

 

Mas isso é papo pra outra hora... o importante é que você vá tranquilo para o Rio, tenha uma boa viagem e fique relaxado em Santa Cruz, só evite se meter em buracos esquisitos, haha.

Link para o comentário
  • 2 semanas depois...
  • Membros

Vamos lá: Comece sabendo que para Ilha Grande, vocês terão de deixar o carro estacionado em Angra ou Mangaratiba e pegar uma barca/escuna para a Ilha.

 

Vindo de BH, vocês podem fazer o seguinte trajeto: http://goo.gl/jVqfQ

 

Não é o mais curto, mas as condições das estradas são melhores do que as dos caminhos "alternativos", que dimuíriam uns 50km mas aumentariam a viagem em umas duas horas.

 

5 dias vão ser um pouquinho corridos, a região é linda e dá vontade de passar pelo menos um mês, mas dá pra fazer muita coisa sim. Eu dedicaria 2 dias à Ilha Grande, 2 à Paraty e um à Trindade. Mas isso fica a critério de vocês: Também pode ser 3 em IG, 1 em Paraty e 1 em Trindade...

 

O que eu não faria, por questão de logística, é ficar menos de dias em Ilha Grande. Já Paraty e Trindade são pertíssimas uma da outra, dá pra acordar em Paraty, passar a tarde em Trindade, e voltar pra jantar em Paraty, sem stress.

 

Em Ilha Grande, vocês terão excelente opções pousadas e campings. O "centro" da Ilha é na Vila do Abraão, onde vocês provavelmente se hospedarão. Busque opções por lá. Não deixe de fazer alguns passeios e pelo menos uma trilha, como a T1, que é bem leve e dá pra conhecer as prainhas mais próximas.

 

Acompanhe o calendário cultural de Paraty (http://www.paraty.com.br/calendario.asp) e tentem ver se conseguem ir na época de algum evento/festival - exceto a Flip, porque vai sair muito caro, a não ser que vocês realmente queiram. Fora dessas datas, a cidade é morta - o que pode ser bom também, dependendo do estilo de vocês.

 

Repare que no mapa eu sugeri uma parada em Mangaratiba. É porque dali também sai uma barca para Ilha Grande, o estacionamento em geral é mais barato que Angra, mas só tem um horário (08h), e pode ficar meio corrido. http://www.grupoccr.com.br/barcas/linhas-horarios-tarifas

 

Em Angra a barca sai às 15h30 e também às 13h30 (somente feriados), mas essa á a opção mais barata. Existem outras opções de embarcações particulares, onde pagando um pouco mais caro, você tem bem mais opções de horários. Isso você pode ver lá na hora, não se preocupe.

 

Boa viagem e boa sorte!

Link para o comentário
  • Membros

Galera uma dica,

 

Para quem está vindo ao Rio de Janeiro por São Paulo, ou que tenha facil acesso a a Região de Guarulhos (SP), a viação UTIL está com promoção no trecho RIO DE JANEIRO X GUARULHOS X RIO DE JANEIRO .

 

O valor da passagem está saindo a R$ 49,00. É uma boa pedida para quem conhece a região de Guarulhos, pois a passagem saindo do Tietê esta na faixa de R$ 80,00 a mais barata... e a Viação Util tem um bom conceito.

 

Abraços... ::otemo::

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...