Ir para conteúdo

[Arquivo] NAUTIKA - Tudo sobre estas barracas


Posts Recomendados

  • Membros

Olha... minha barraca Ilha Bela que paguei 350,00 foi pro saco em dois anos de uso....

 

ela simplesmente apodreceu a lona.. no ultimo acampamento choveu q a agua começou a minar dentro da barraca.. e nao tinha buraco não.!!!

 

parecia saco de estopa!!

 

vou de super esquilo agora para ver..

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 meses depois...
  • Membros de Honra

Cara,

 

tudo na vida tem uma validade...

 

lembro bem de umas botas que comprei... como tava em promoção comprei 3 pares... usei o primeiro par por quase dois anos... o segundo por 3 anos... quando fui usar o terceiro par, na primeira trilha com agua, a bota descolou todinha... é logico que fiquei puto... mas quando cheguei no sapateiro ele me explicou que como tava muito tempo guardada a cola ressecou e por isso o solado caiu...

 

pois bem ele refez o solado e reforcou com uma costura e ate hoje eu tenho esta bota...

 

com a barraca tb é assim... tem que usar e dar manutençao... mas com o tempo vai aparecer uns problemas invariavelmente...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

hummmmm.

 

o maior inimigo de uma barraca, depois do vento (que pode rasgar tudo, issos em falar em granizo!), é o sol, cujos raios UV detonam a pele da gente, e tb detonam o tecido da barraca e o tratamento dado ao mesmo pra impermeabilizá-lo. no site da manaslu eles até dizem quanto tempo uma barraca deles dura: cerca de 180 dias ao sol.

 

a diferença é que nós, brasileiros, raramente acampamos mais do que 10 dias ao ano. levaria-se 18 anos pra pra dar esses 180 dias.

 

mas há outras coisas que atrapalham:

 

1. guardá-la úmida. muita gente faz isso sem perceber. muita gente coloca lona por baixo da barraca ao montá-la. pois essa lona pode acumular água empoçada (ou mesmo umidade apenas) , que entranha nas fibras do tecido. lona preta, esquenta... com a radiação UV que ultrapassa o tecido durante o dia, a umidade requentada pela lona preta sobe.... por dentro da barraca... afora a turma da barraca toda trancada durante a noite, que barra a saída da umidade dea transpiração. em locais gelado,s isso condensa e vc tem, dentro da sua barraca, cobrindo tudo, uma fina camada da mais bela... neve! hehehehe

2. guardá-la suja. tem gente que acampa na praia, chega em casa, mal dá uma chacoalhadinha na barraca pra sair a areia mais grossa e guarda a barraca. mas ficam partículas de areia e sal entre as fibras, e aquilo tudo enrolado, gardadinho no escuro, é prato cheio pra diversos tipos de corrosão, afora a possibilidade de mofo e outros.

 

o negócio é o seguinte, pra barraca durar mais:

 

1. comprar uma barraca decente. barraca 2 estações é pra acampar 10 dias por ano por uns dois anos e olha lá. a náutika, salvo raras exceções, normalmente só serve pra gente passar raiva...

2. limpá-la bem ao chegar em casa. primeiro tirando toda a sujeira grossa, depois não tenha medo de mergulhá-la em água limpa e depois esticar pra secar à sombra. isso mesmo, seca à sombra. assim, se seu apartamento tem uma mísera área de serviço dá pra fazer isso.

 

ou sempre comprar uma barraca barata, lembrando sempre da sua "descartabilidade".

 

 

rodrigo, só pra vc passar raiva com a sua ilhabela, dá uma olhada nesses sites:

 

http://www.mountainhardwear.com/Tents.aspx?top=3&cat=3&level=1

http://www.thenorthface.com/na/gear-shop-category-6.html

http://www.lightwave.uk.com/en/tents_overview.php

http://www.tarptent.com/index.html

http://estore.websitepros.com/1764795/Categories.bok?category=Tents

 

e eu nem listei manaslu, eureka!, warmlite.... heheheheh

 

 

[]s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Aí Ogum, eu acampo muito em praia(na areia mesmo)em algumas praias "desertas" que têm aqui pela região dos lagos-RJ,mais precisamente na praia de massambaba e posso te falar tranquilamente que passo de 90 dias uns 12 acampando.Em um mês(fevereiro)já passei 18 dias acampado,sem tomar banho e...Uma coisa que eu faço é mais ou menos o que você citou,compro uma barraca capri(4)com sobreteto e uso até...outra coisa não sei se faço certo mas faço:quando está batendo o sol retiro o sobreteto e posso te falar, a barraca está viva até hoje(quase aposentando).

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membros de Honra

cara,

 

sol x areia x produtos quimicos... sao inimigos da barraca...

 

areia de praia é muito fina e se ficar chicoteando a barraca vai acabar danificando... nao tem jeito...

 

sol é outro fator que acaba com a resistencia da barraca... mas ja foi citado acima...

 

produtos quimicos tipo petroquimicos e solventes, tb sao um assassinato a malha da barraca...

 

cuidado...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

É Murillus,concordo com você!mas o meu esporte do coração(surf)me obriga ficar exposto nessas condições,que diga-se de passagem...céu estrelado,lua cheia,fogueira à noite,roda de amigos,queijo coalho(levaria dias descrevendo).E pra consciência não ficar pesada levo barraca barata mesmo.Estragar eu sei que vai,esse é o preço!

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

da pra minimizar...

 

coloque a barraca num canto abrigado do sol e do vento...

 

sei que as vezes é impossivel... mas tente... sua barraca vai durar muitos anos mais...

 

outras dicas ( http://www.guialopes.org.br/barracas.htm ) :

 

Como Conservar sua Barraca:

 

· Nunca guarde sua barraca molhada ou úmida, isso pode causar mofo e inutilizar sua barraca.

 

· Procure não entrar com sapatos ou botas no interior barraca, evitando rasgos e sujeira.

 

· Procure sempre retirar pedras e galhos do terreno onde será armada a barraca; além do desconforto causado durante a noite podem perfurar o piso da barraca;

 

· Não utilize chamas dentro da barraca.

 

· Areia e sujeira podem causar sérios danos nos zíperes, mantenha-os sempre limpos, uma escova de dente é uma boa ajuda na hora da limpeza.

 

· Apesar de alguns fabricantes utilizarem um tipo de protetor solar nos tecidos a exposição prolongada da barraca ao sol e conseqüentemente aos raios UV altera a cor do tecido e degrada o tratamento impermeabilizante, esse efeito pode ser minimizado armando a barraca em lugares com sombra ou onde não bata sol o dia todo.

 

· Lave a barraca apenas com água e sabão neutro.

 

Dicas:

 

· Caso a barraca seja nova, monte-a em casa antes de ir para o campo evitando problemas inesperados.

 

· Antes de desmontar a barraca feche os zíperes, isso facilita bastante quando for dobra-la.

 

· Algumas pessoas têm o hábito de cavar canaletas em volta da barraca para drenagem da água de chuva, esta prática está obsoleta pois degrada o local e traz sérias conseqüências para o terreno.

 

· Procure um terreno plano, terrenos inclinados causam desconforto durante a noite e podem ser passagem de água em caso de chuva, observe também se não há risco de alagamento.

 

· Monte a barraca no sentido do vento, isto ajuda a manter a estabilidade da mesma.

 

· Com o tempo a barraca pode perder um pouco da impermeabilização exigindo que o tecido seja tratado novamente, existem no mercado produtos para esta finalidade tais como NIKWAX, 3M, etc.

 

· Mantenha a barraca bem esticada evitando que o sobre-teto encoste no corpo e molhe o interior.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...