Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Bolívia, Peru e Chile - 3 países, 15 cidades, 29 dias e um pouco menos de R$ 3000,00 (com fotos)

Postado
  • Membros

Saudações a todos os amigos mochileiros!!! Decidi fazer este relato com o objetivo de ajudar vocês, que assim como eu, tiveram muitas dúvidas ao programar uma viagem como esta, como o fórum foi de uma grande ajuda pra mim é mais que a minha obrigação colaborar com as minhas experiências também. O objetivo é mostrar os meus gastos e programação, me apegando mais a nomes e endereços de albergues, preços e horários de passagens e dicas em geral, sem grandes detalhes, até porque sou um pouco detalhista demais e creio que ia ficar muito extenso se assim o fizesse, mas então vamos lá, o meu percurso foi em forma de circulo começando e terminando em Santa Cruz de La Sierra (economia na passagem aérea), teve a duração de 29 dias passando por três paises e quinze cidades e foi mais ou menos assim:

Vitória/ES

Santa Cruz de La Sierra

Sucre

Potosi

Uyuni

São Pedro do Atacama

Arica

Tacna

Arequipa

Nazca

Ica

Cuzco

Aguas Calientes (Machu Picchu)

Puno

Copacabana

La Paz

Santa Cruz de La Sierra

Vitória/ES

Segue abaixo alguns links que talvez sejam úteis:

- Apostila de viagem que fiz para me auxiliar na trip, usem sem moderação e bom planejamento para todos

http://www.4shared.com/file/Aw4qAo8E/Apostila_Viagem.html" onclick="window.open(this.href);return false;

Documentário em vídeo, com dicas e imagens de albergues, transportes, lugares, com uma edição bem legal que postamos aki no mochileiros.com neste link, vale a pena dar uma conferida

1-relato-em-video-bolivia-chile-peru-imagens-e-dicas-sobre-albergues-transportes-e-muita-diversao-t49910.html" onclick="window.open(this.href);return false;

- Video clip com um pouco de cada lugar q passamos

Então vamos começar...

1º Dia – Santa Cruz de La Sierra

Pegamos um vôo de Vitória/ES para São Paulo capital pela empresa aérea Gol, e de São Paulo para Santa Cruz de La Sierra também pela Gol, fizemos a baldeação por nossa conta pois ficou mais barato. Não existem muitos horários de vôo do Brasil para Santa Cruz por isso provavelmente se você for de avião você vai chegar em Santa Cruz no aeroporto internacional Viru Viru por volta das 1:00 da manhã horário local (lembrando que aqui já é uma hora a mais por conta do fuso horário) aqui é a primeira decisão que vc tem que tomar, se você quer começar economizando tudo o lance é ficar pelo aeroporto mesmo dormir por ali e no outro dia de manhã tentar pegar um táxi fora do aeroporto até o centro, são uns 40 minutos de carro, agora se você preferir ir para um hotel descansar e no outro dia acordar inteiro você terá que pagar um táxi que vai te cobrar 50 bolivianos o que significa quase 8 dólares, eu optei pela segunda opção já que estávamos em quatro ai saiu baratinho para todos. O Hostel indicado é o Jodanga fica na Calle El Fuerte 1380, próximo ao parque urbano, foi um dos melhores que fiquei em toda a viagem com café da manha incluso, piscina e tudo mais por 65 bolivianos, o preço ta um pouco acima para Bolívia, mas Santa Cruz é um pouco mais caro mesmo e o hostel vale a pena. Obs: se for chegar de madrugada é bom fazer reserva antes pois vive lotado.

GASTOS:

• Passagem ida e volta Vitória/Santa Cruz – R$ 1.260,00 (caro mais não teve jeito hehehe)

• Táxi Aeroporto/Hostal – 50 bol

• Hospedagem Jodanga – 65 bol

2º Dia – Santa Cruz / Sucre

Santa Cruz não é muito turístico mais ainda assim vale muito a pena sair pra dar um role e conhecer a praça principal e sua imensa e bela catedral. Andamos para conhecer a cidade e fomos até o terminal Bimodal para comprar a passagem para Sucre. Geralmente os albergues tem o seu check out antes das 12:00h mas é super normal você deixar suas coisas lá e ficar vagando pela cidade até a hora do busão, mas é sempre bom conversar antes de fechar.

O terminal Bimodal é o mesmo em que chega o famoso “trem da morte”, é uma loucura, todo mundo gritando os destinos e tentando conseguir a sua confiança para q você compre passagem com eles, existem muitas empresas que vão para Sucre, conversamos e negociamos bastante e chegamos a conclusão que a estrada é realmente perigosa e mal cuidada e que as empresas não disponibilizam ônibus bons para a rota por este motivo. A viagem é longa pode variar de 15 à 20 horas dependendo de quantas vezes o pneu do ônibus furar ou o motor bater essas coisas q podem acontecer hehehe, a minha durou 17 horas e foi tudo tranqüilo ao contrario do esperado, a estrada é bem sinistra porem dormimos a maior parte da madrugada. Obs: ônibus na Bolívia não tem banheiro nem lanchinho então se prepare, ande sempre com papel higiênico na bolsa e algumas glossemas para degustar.

Empresa indicada é a Mopar, foi a que eu fui pagando 80 bol, na verdade não considerem como uma indicação e sim como uma experiência q deu certo rsrsrs. Outra empresa é a Trans Copacabana negociando consegue-se o mesmo preço parece ser um pouco melhor que a Mopar mas um amigo meu que foi por ela demorou 23h pra chegar em Sucre o busão quebrou duas vezes, ouvi falar muito mal da empresa Expresso Santa Cruz então se puderem evitar... Os ônibus tem saída no final da tarde de 16:00 pra frente até 18:00 e chegam em Sucre pela manhã.

O cambio pode ser feito nas casas de cambio nas ruas René Moreno e Junin, ou se preferir em frente ao terminal bimodal tem uns tiozão sentado e trocando a grana, no começo eu desconfiei mas quem me indicou foi um policial e o tiozão carimbou todas as notas, acabou que deu certo, fiz cambio no dólar a 7 bolivianos por cada dólar, e em toda Bolívia não achei muito variação no máximo 7,06.

GASTOS:

• Táxi terminal/Hostel – 10 bol

• Água pequena – 4 bol

• Almoço (Shopping Bolívar restaurante Snack Emanuel) 10 bol

• Coca Cola 600ml – 6 bol

• Passagem para Sucre (Mopar) – 80 bol

• Direito de uso no terminal (acostumem-se com isso) – 3 bol

20100420150059.jpg

Plaza das Armas em Santa Cruz de la Sierra.

3º dia – Sucre / Potosi

Sucre é uma cidade de grande importância na Bolívia, afinal é a capital, existem vários casarões coloniais, museus e igrejas etc. é uma cidade para quem gosta de um roteiro bem histórico-cultural. De busão agente chega no terminal rodoviário que é o mesmo lugar de onde se pega o ônibus para Potosi, nosso próximo destino, então se quiser adiantar já compra sua passagem logo e depois aproveita a cidade até a hora do busão. Não há muita coisa para fazer em Sucre, nós deixamos nossas mochilas no próprio terminal em um guarda-equipajes pagando 3 bol, e fomos conhecer o centro histórico que inclui a praça das armas, a catedral entre outros, o mercado também vale muito a pena, para quem gosta de museus destaque para o Casa de la liberdad que fica em frente a própria praça 25 de Mayo (plaza das armas) e do mais ficamos andando pela cidade para sentir o povo.

Existe em Sucre uma espécie de Parque dos dinossauros (Cal Orcko) onde se pode ver pegadas dos dinos, fica próximo a uma fabrica de cimento a + ou - uns 7 km do centro, dá para ir por conta própria ou contratar um tour que não sai por mais de 30 bol.

Outra opção é a feira de Tarabuco que é uma cidadezinha próxima a Sucre (+ou- 60 km) onde se vende muitos artigos baratos como malhas, gorros, chompas, calças e essas coisas todas para frio, porém só da pra ir se você tiver com tempo pois gasta em media 1 hora e meia para chegar até lá e mais 1 e meia pra voltar, as opções são alugar um táxi, ir de busão local ou pegar carona em um caminhão cheio de peão em cima que ta indo pra lá hehehe. Eu optaria pela terceira, mas como tava sem tempo não fui.

Para Potosi tem ônibus quase o dia todo, o ultimo sai as 18:00 e a viagem é curta são somente 3 horinhas eu fui pela empresa Trans Imperador, empresa boa, passou até um filme do Wolwerine que nem tinha saído no cinema ainda hehehe, pagamos 17 bol.

Chegamos em Potosi e aqui temos duas preocupações: altitude e o frio. Procuramos um hotel nos alocamos primeiro, tomamos um banho e fomos comer uma pizza, voltamos para o hostal fechamos o passeio das minas para o outro dia de manhã e fomos dormir.

GASTOS:

• Guarda bagagem – 3 bol

• Passagem Potosi (Trans Imperador) 17 bol

• Almoço – 15 bol

• Internet – 3 bol a hora

• Água pequena – 2,50 bol

• Soroche Pills – 2,50 bol cada uma

20100420151942.jpg

Centro histórico de Sucre.

4º dia – Potosi / Uyuni

Bom, chegamos em Potosi pela noite, aqui começamos a sentir os efeitos da altitude, dor de cabeça, aperto no peito, fadiga e alguns casos até vomito é muito chato o tal do soroche, compramos as pílulas para evitar esse mal, mas no nosso caso não adiantou muito elas só serviram para deixar agente ressecado, até água da torneira nós bebemos de tão feio que tava a coisa, a noite foi péssima não dormimos bem, mas faz parte.

Ficamos no Hostal San Antonio que fica na Calle Oruro 136, nesta mesma rua tem mais uns 3 hoteis que você pode escolher, nós optamos por este, quartos dobles ou triples, com banho privado, tv a cabo, e lá mesmo vc pode contratar os passeios para as minas e outros mais que vc queira além de ter também um restaurante onde serve almoço e café da manhã, não inclusos no valor da hospedagem.

Acordamos cedo fomos ao passeio das minas, a empresa que nos levou foi a Maskara Tours muito simpáticos e o guia Erick sabe tudo sobre as minas, foi um passeio muito interessante e a historia do local é de arrepiar, pagamos 50 bol pela excursão, porem preferimos não entrar nas minas, não curto muito ver pessoas trabalhando como animais, fizemos o passeio por toda a parte de fora e chegamos ao topo do Cerro Rico onde se consegue ver a cidade de Potosi inteira é bem legal sobretudo pelo passado deste lugar vale muito a pena, o passeio completo sai em torno de 65 bol talvez menos se der uma chorada, ai vc veste uma roupa especial, assina um termo de responsabilidade e entra nas minas nada muito perigoso, para se ter idéia vende-se dinamite igual se vende bala em barraquinhas no meio da rua e para os mineiros as minas são de domínio de um tal de “El Tio” que é mais conhecido pela gente como capeta, diabo, belzebu, cão chupando manga essas coisas hehehe não gostei da idéia, mas brincadeiras a parte, foi uma opção minha para quem gosta deve ser bem interessante.

Depois do passeio das minas que dura metade de um dia, andamos pela cidade para conhecer os principais pontos até dá a hora do ônibus para Uyuni.

Os horários dos ônibus para Uyuni são 11:00, 12:00, 18:00 e 19:00, você indo nos dois mais cedo vai pegar uma paisagem fantástica durante a viagem mas aproveita pouco Potosi, pode ficar um pouco corrido, mas dá tempo de chegar em Uyuni procurar um albergue fechar o passeio do Salar e dormir mais cedo, é uma vantagem. Eu peguei o ônibus das 19:00 são umas 6 horas de viagem até Uyuni fomos pela empresa Trans Imperador por 35 bol. Chegamos em Uyuni lá pelas 1:30 da madruga um frio glacial, chegou machucar rsrs e fomos para o Hostal Avenida, Av. Ferroviária, quase ao lado da praça, muito conhecido em Uyuni ficamos lá por 30 bol cada um.

Em frente ao local onde chega os ônibus de Potosi existe o Hotel Salvador, se não me engano ele sai a 25 bol, mas o Hostal Avenida é melhor, mesmo sendo o pior albergue q ficamos durante a viagem, fica por sua conta decidir como é apenas uma noite talvez a opção mais rápida e barata prevaleça, o negócio é correr do frio.

GASTOS:

• Táxi terminal / hostal – 20 bol (para 6 pessoas)

• Hostal San Antonio - 60 bol

• Pizza e Refri – 15 bol

• Excursão Minas de Prata – 50 bol (meio dia)

• Almoço no hotel – 10 bol

• Passagem para Uyuni – 35 bol (Trans Imperador)

• Hamburguesa – 6 bol

• Toca de lã de alpaca – 20 bol

• Hostal Avenida (Uyuni) – 30 bol

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20100426003847.jpg 500 375 Legenda da Foto]Chola trabalhadora das minas e ao fundo o Cerro Rico.[/picturethis]

5º 6º e 7º dias – Uyuni

Acordamos bem cedo pois ainda não tinha fechado o pacote para o salar de Uyuni, embora exista um milhão de empresas que façam o passeio com saídas diárias às 10:30 da manhã, se você quiser fechar o pacote antes por e-mail ou algo do tipo é bom q você evita qualquer imprevisto. Uyuni não é um local que vale ficar um dia inteiro por lá, na própria manhã q vc sair já da pra conhecer a cidade. Aqui a grande dúvida é: Qual empresa contratar??? Não sei para vocês mas, para mim depois de Machu Picchu este é o ponto mais importante da viagem, então não podemos errar pois senão os próximos 3 dias vão ser tensos. Li bastante sobre qual a melhor empresa em relatos de mochileiros e em fóruns fui para lá com as seguintes empresas indicadas: Colque Turs, Cordilheira Tours, Andrea’s Tours. Optei pela Colque Turs, que fica na Av. Potosi, próximo ao mercado, existe uma polêmica nos fóruns sobre esta empresa e realmente tenho pontos positivos e negativos a destacar, a minha experiência foi boa e eu indico a empresa masssss... é uma empresa antiga que já tem o seu lugar no mercado, tem uma frota grande de carros e o que eu achei um ponto super positivo é que tem um abrigo próprio e muito confortável para o 1º dia, com banho quente e energia para recarregar as baterias das cameras, também não precisa ir cozinheira junto pois já tem uma localizada nos pontos chaves. Isso é positivo. Pensando por outro lado, por ser uma empresa que já tem um tempo, os carros não são lá grande coisa comparado com os outros que eu vi, pra ser sincero eu via os carrões de outras empresas chegando e fui achando o máximo ai quando chegou o nosso eu me perguntei se ele ia agüentar o regaço hehehe mas apesar de estar bem surrado ele não quebrou nenhuma vez, o guia também já tava meio acabado 8 anos como guia o cara parecia cansado e preocupado sempre, na verdade ele não foi guia, foi motorista, a frase que o definia era “Trabalha muito, fala pouco” ainda bem que tinha levado uns livros ia lendo sobre as explicações e sobre os locais que estávamos passando. Acredito que este tenha sido o lado ruim da viagem, mas o lance é que estávamos em 6 caras muito doidos que não ligavam pra nada, agente fez a viagem ser fantástica independente do guia, no final ele tava até conversando rsrsrs quando se esta assim não tem tanto problema.

Preço. Conseguimos fazer por U$ 75,00 depois de chorar um pouco, a Colque aceita cartão de credito, mas cobra 8% a mais.

Depois de contratado o passeio e pago as 75 doletas não teremos que nos preocupar com gastos até o final do 3º dia, as únicas coisas que não estão inclusas são bebidas, entrada na Ilha do Pescado que custa 15 bol e entrada na Reserva Eduardo Alvaroa que custa 30 bol.

Então aqui vai algumas dicas para o passeio: compre bastante água em Uyuni e levem muita, levem também papel higiênico é importante hehehe biscoitos e porcarias para comer durante a viagem, o que esta incluso é só o básico café da manha, almoço e janta, leve muita roupa de frio porque a noite a temperatura geralmente é abaixo de zero, chegamos pegar -15°, principalmente quem vai de junho a agosto que é o período de inverno eu recomendo até levar sacos de dormir, ou se não quiser levar em Uyuni tem para alugar, óculos de sol é indispensável, protetor labial e solar.

O carro cabe 6 pessoas 7 com o motorista, não deixe a empresa colocar mais que isso senão já fica desconfortável, e antes de sair procure saber qual a programação e cobre o guia para passar em todos os lugares. No final do 3º dia você tem 2 opções, ou segue para o Chile até São Pedro do Atacama ou retorna a Uyuni, no meu caso eu fui para o Chile então eles nos deixam na aduana que mais parece um buteco, agente faz todo o procedimento paga U$ 4,00 que eu ainda não descobri para que e nem o porque mas paguei para evitar qualquer problema, porem se você é daqueles que gosta de fazer valer o direito e não perde a oportunidade de discutir com uma autoridade vá em frente hehehe eu não tive que pagar nada pela van até São Pedro pois ela era da Colque, não sei se as outras pessoas de outras agencias tem que pagar, acho que não, enfim são 40 minutos de viagem em uma estrada muito bonita por sinal, até chegar em São Pedro lá vc gasta mais um tempo com procedimentos de entrada no país que é um pouco rígido com direito até a cão farejador e pronto estamos no Chile.

Estas são as dicas para o Salar, não tenho como contar como foi lá e tentar descrever as paisagens porque senão iria ficar muito tempo escrevendo, só digo que foi um dos 3 dias mais fantásticos da minha vida e valeu muito a pena aproveite ao máximo esta experiência e tire muitas fotos.

GASTOS:

• Café da manha Uyuni (reforçado) – 14 bol

• Água grande – 6 bol

• Passeio salar de Uyuni – 75 dólares

• Entrada na Isla del Pescado – 15 bol

• Entrada na reserva Eduardo Avaroa – 30 bol

• Coca cola 600 ml na ilha do pescado – 8 bol

• Aduana Bolívia/Chile – 4 dólares

• Três dias dentro de um 4x4 com os amigos pelo salar de Uyuni – não tem preço ::otemo::

20100420154511.jpg

Isla del Pescado, Salar de Uyuni

20100420154711.jpg

Vulcão Licancabur e a Laguna Verde, umas das muitas paisagens inesqueciveis do passeio.

20100420154917.jpg

Arbol de Pedras, em meio ao deserto de Silolli

Por enquanto é isso galera, espero que ajude em alguma coisa, qualquer dúvidas que forem tendo podem perguntar que na medida do possível vou tentar responder... Continuo a postagem em breve abraço a todos

Editado por Visitante

• Respostas 289
  • Visualizações 87.7k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Featured Replies

• 3 semanas depois...
Postado
  • Membros

Ola, Victor...

Adorei o seu relato...muito dez, cada vez que vejo as fotos...me imagino la(estou preparando minha trip) 8) ...tentei baixar a apostila , mas não conseguir...se não for pedir demais, poderia me mandar a apostila por e-mail.

Obrigada, keilaslz@hotmail.com 8)8)8)

Postado
  • Membros

Victor,

pode mandar a apostila para o meu email também? leopimenta@gmail.com

Acho bom você já disponibilizar ele na net para baixarem. Todo mundo quer. ::otemo::

Nele tem o contato do Hostel Alana? Se não, você teria pra me passar tb?

Vlw!

• 3 semanas depois...
Postado
  • Membros

Show de bola se relato Victor....

Aproveitando sua grande experiência nesse roteiro, gostaria de sua ajuda.

Pretendo ir para Peru,Bolívia e Chile nas datas do dias 15/12/12 até 30/12/12 ou do dia 02/01/2013 até 17/01/2013.

Considerando essas duas datas, tem uma que seria melhor e p q?

Combinei com uma amigo meu hoje e vamos começar a organizar roteiro e demais coisas necessárias para essa aventura.

Vamos ficar aproximadamente uns 15, 16 dias por conta.

Considerando nosso tempo e sua experiência é claro, quais cidades,locais não podem faltar no meu roteiro??

Por onde seria melhor começar nossa viagem?Segundo informações, tem o trem da morte que sai de Campo Grande até MP, confere a informação?É uma boa também?

Enfim, sou novo tratando-se de "mochieleiro" por isso peço sua ajuda e demais pessoas que possam contribuir.

Aproveitando, não poderia deixar de pedir sua apostila também...rs

Meu email é douglas.braga84@gmail.com

Desde já grato pela atenção.

Abraço

• 2 meses depois...
Postado
  • Autor
  • Membros

Fala galera tava meio sumido mas to de volta!!!!

Demorou mas as apostilas já foram enviadas para os emails solicitantes... usem sem moderação

em breve estarei postando um novo relato da viagem deste ano Colombia Mexico e EUA muito bom tambem

abraço a todos

• 1 mês depois...
Postado
  • Membros

Olá Vitor!

Tenho estudo demais o seu roteiro, os videos e tudo mais, estou preparando pra fazer essa viagem, exatamente igual a sua, em Fevereiro de 2013 e tenho algumas duvidas:

1- Dá pra fazer esse roteiro em menos tempo? Você cortaria alguma cidade pra diminuir o numero total de dias de viagem?

2- Fora as passagens de ida e volta de Santa Cruz X Brasil, você gastou quando de grana apenas com alimentação, deslocamento entre cidades, hospedagem e passeios? To querendo fazer essa trip com 2000 reais em grana e um cartão de crédito internacional, o que acha?

3- Sou novato em viagens desse porte, acha que vou encontrar dificuldades? Devo começar com algo mais tranquilo? Pretendo ir com a namorada, por enquanto apenas eu e ela mas vamos tentar levar mais gente.

4- Você comprou as passagens de ida e volta (Santa Cruz x Brazil) de uma vez só? Foi tranquilo conseguir manter o cronograma pra não perder o avião? Recomenda?

Abraços! Obrigado pela riqueza de detalhes nos relatos, isso motiva muito, espero pode fazer essa trip e relatar da mesma forma aqui pro pessoal!

Postado
  • Autor
  • Membros
Olá Vitor!

Tenho estudo demais o seu roteiro, os videos e tudo mais, estou preparando pra fazer essa viagem, exatamente igual a sua, em Fevereiro de 2013 e tenho algumas duvidas:

1- Dá pra fazer esse roteiro em menos tempo? Você cortaria alguma cidade pra diminuir o numero total de dias de viagem?

2- Fora as passagens de ida e volta de Santa Cruz X Brasil, você gastou quando de grana apenas com alimentação, deslocamento entre cidades, hospedagem e passeios? To querendo fazer essa trip com 2000 reais em grana e um cartão de crédito internacional, o que acha?

3- Sou novato em viagens desse porte, acha que vou encontrar dificuldades? Devo começar com algo mais tranquilo? Pretendo ir com a namorada, por enquanto apenas eu e ela mas vamos tentar levar mais gente.

4- Você comprou as passagens de ida e volta (Santa Cruz x Brazil) de uma vez só? Foi tranquilo conseguir manter o cronograma pra não perder o avião? Recomenda?

Abraços! Obrigado pela riqueza de detalhes nos relatos, isso motiva muito, espero pode fazer essa trip e relatar da mesma forma aqui pro pessoal!

E ai meu camarada tudo certo?!

Bom vamos lá... fazer em menos tempo até dá o problema é que não vai conseguir aproveitar tudo que cada lugar tem a lhe oferecer, nesse caso é melhor voce deixar alguma cidade de lado e aproveitar melhor as outras.

Em relação a grana foi mais ou menos isso q gastei uns 2000 fora passagem, nao sei se os preços mudaram muito de lá pra cá mas eu acho q se for com esse valor por pessoa e um cartao internacional com um limite bacana que dê pra salvar em caso de emergencia ta tranquilo.

Eu era novato nesse lance de viagem mochileira em 2007 e saí sozinho pra ficar 20 dias entre argentina e chile, de lá pra ca meu amigo nao consigo mais parar de viajar hehehe ::otemo:: acho q voce tem que ir pra onde voce tem mais vontade de ir mesmo as coisas sempre se ajustam, logico que o basico voce tem que fazer que é pesquisar muito, se programar muito, se preparar para imprevistos depois disso é só curtir!!! Aproveitando o gancho comprei ida e volta pra Santa Cruz de uma vez (assim fica bem mais barato) o que voce tem que fazer é sempre deixar 2 ou 3 dias "livres" para vc conseguir usar caso ocorra algum imprevisto.

Espero ter ajudado e lhe desejo uma excelente viagem!!

Abraço

• 2 meses depois...
Postado
  • Membros

....

Eu era novato nesse lance de viagem mochileira em 2007 e saí sozinho pra ficar 20 dias entre argentina e chile, de lá pra ca meu amigo nao consigo mais parar de viajar hehehe ::otemo:: ....Abraço

Victor, tem nenhum relatinho desses 20 dias ai não?! fiquei curioso!!!!!! srsrrsrsrsr ::lol4::::lol4::::lol4::

abs.....

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.