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Salar em Julho. Cobertores?


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Caramba lopes lipe! Como você teve azar.... Cara nesta situação tem vários pontos de vista.... As outras agências seguiram o passeio como você escreveu e se acontece algo com os ocupantes do jipão? cair em um buraco? ficar atolado? Eu penso assim : A agência preservou a integridade física dos seus clientes em não prosseguir com o passeio devido as condições climáticas que estavam realmente péssima. Com certeza você teria de receber uma certa quantia de volta.... Sei que você deve ter ficado na decepção por não ter feito todo o trajeto que gostaria.... Sobre você ser maltratado aí já é estupidez do carinha que te atendeu e consequentemente respingará na reputação da agência.... Como já disse aqui , tem vários pontos de vista para esta situação azarada que você presenciou.....

 

Rafael Quirino

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Entao, voltei do "passeio" do Salar antes de ontem, dia 31, estou em La Paz, e posso garantir que o amigo ai de cima nao foi um azarado!

Planejei esse mochilao por um bom tempo e o Salar era um dos pontos altos, li e pesquisei muito sobre o passeio e nem aqui ou em outros lugares encontrei relatos do que presenciei por la!

 

Cheguei em La Paz com a informacao de que o passeio de 3 dias nao estava sendo realizado, logo comecei a buscar uma alternativa para o curso da minha viagem que seria atarvessar para San Pedro, nesse meio tempo, decidida a seguir para o norte da Argentina e a fazer o passeio de 2 dias do Salar, fui a uma agencia pesquisar os precos e soube entao que a travessia para San Pedro estava liberada, um alivio!

Fechamos o onibus ate a cidade de Uyuni e o tour de 3 dias com a agencia Viacha, sendo o passeio realizado pela empresa Blue Line, recomendada pelo Lonely Planet, pagamos 129bs. o onibus e 840 bs o tour.

Entre contratempos, intoxicacoes alimentares e internacoes, conseguimos chegar a cidade de Uyuni dia 29 as 6:30 da manha e saimos em direcao ao Salar as 11:00 mais ou menos.

 

O primeiro dia foi tipico, cemiterio de trens, museu de sal e nao fosse uma complicacao na Isla del Pescado o dia teria sido exemplar.

Na Isla, vc deve pagar 15 bs. para subir, coisa que nao tinhamos interesse e como nosso guia nos deu 1:30 por la, resolvemos caminhar por ali, ao redor da Isla. Tudo muito bem quando do nada surgem dois locais querendo nos cobrar para andar por la, falamos que "nao, pagamos 850 para estar no Salar e estamos andando por ele e nao pela Isla" eles continuaram nos seguindo e gritando, resolvemos ignorar e continuar a caminhada, quando o homem resolveu comecar a gritar e colocar o dedo na minha cara, que estava mais a frente e com a mao empurrando para que eu nao passasse, logo meu namorados e os 2 amigos que estavama na caminhada vieram correndo falando que eu era menina e o local nao se intimidou e seguiu empurrando a todos.

Inacreditavel, nisso ele seguiu para um outro grupo mais a frente que provavelmente nao tinha tickets tbm e nos continuamos a caminhada, muito transtornados. Depois de falar com o grupo, o homem voltou pedindo desculpas e falando que nao queria ter feito aquilo e nos deixou seguir normalmente. Mais um exemplo da receptividade boliviana.

Durante o caminho era incrivel a quantidade de carros quebrados que paravamos para ajudar, especialmente um com japoneses que nao pode continuar e tiveram que se dividir em varios carros, um japa seguiu com a gente.

Nada que tirasse a graca de estar no Salar de Uyuni, continuamos extasiados com a beleza do lugar e fomos rumo ao hotel de sal, tirando fotos e tudo mais. Janta excelente e uma boa noite de sono.

 

 

Segundo dia, tomamos nosso cafe da manha e mais uma vez ficamos aguardando nosso motorista ajudar no conserto de outro carro, e finalmente fomos rumo a Laguna Colorada!

Cada metro que o carro andava a paisagem animava mais, tudo lindo, muitas fotos a cada parada e entao...O CARRO CAPOTOU! Isso mesmo, ha 2 dias atras, nos, 6 brasileiros capotamos de carro no meio do deserto depois de bater em uma pedra ha 123 km/h!

Ate agora nao acredito como todos ficaram bem, so o Rafael, de Minas, teve um ferimento, um corte bem grande na orelha, partiu um pedaco, e por sorte o primeiro carro que parou tinha uma medica que improvisou com uma atadura um curativo! Pouca coisa? Gracas a Deus, porque depois do acidente que foi mais ou menos 1:30 da tarde so conseguimos chegar a um hospital as 9:30 da noite!

Todos os carros paravam, eu pedia por uma ambulancia e eles so falavam "nao tem telefone", os turistas tiravam fotos, e todos falaram que nao podiam interromper a viagem para nos ajudar! Ficamos uma hora ou mais la, no meio do deserto, um vento absurdo, uma sensacao termica negativa e o unico conselho que nos deram era pra ficar atras da pedra para nos proteger do vento! Enquanto isso um carro tentou levar

Rafael e Fabiana, que sentia dores nas costas, ate o hospital.

Depois de terem trocado o pneu do carro, colocado agua e retirado-o do declive, ai sim, um carro veio pegar os que faltavam para nos levar ate o pueblo mais proximo, Villa Alota, e foi ai que encontramos os 2 ue tinham ido ao hospital pelo meio do caminho, nao tinha medico, apenas uma placa avisando que estavam todos na cidade de Uyuni.

Ficamos em um hostel no tal pueblo esperando um outro carro que a empresa havia mandado, que chegou as 5:30 da tarde querendo nos levar diretamento de volta pra Uyuni! Falamos que nao, que nao iamos viajar a noite, que queriamos um hospital e so no dia seguinte seguiriamos ou para SPA ou para Uyuni, a nossa escolha. Ai comecamos nossa saga ateras de qualquer tipo de assistencia medica, Rafael precisava de uma sutura e todos nos tinhamos batidos a cabeca entre outras coisas. No meio do caminho a dona da agencia ligou pro motorista e ao falar com a gente se descontrolou, nao perguntou como estavamos e a primeira coisa que falou foi "NAO VOU DEVOLVER O DINHEIRO", decidimos nao discutir por precisavam os mesmo do medico. Fomos primeiro a Mineradora San Cristoban, que tinha placas de hospital e um espaco em obras, que deveria ser o hospital, fomos entao ao dentista da mineradora que alegou nao ter material adequado para realizar a sutura. Seguimos entao para o pueblo de San Cristoban, aonde todos os medicos do hospital estavam em um curso! Ja era noite e no desepero Rafael abordou um carro qualquer na rua e perguntou sobre hospital, os caras deixaram ele entrar no carro e nos levaram a uma clinica particular com uma placa "EMERGENCIA 24HRS".

Agora eu me pergunto, como pode um motorista que dizia fazer isso ha 13 anos nao saber dessa clinica? Por la deve ter uns 5 pueblos, com 4 ruas cada uma e como ele simplesmente nao sabia da existencia daquele lugar?

Ok,fomos atendidos, foi feita a sutura, a agencia cobriu os gastos e o medico do lugar curiosamente falava portugues, ficou chocado com tudo e ainda nos contou algumas historias como de uma pessoa que chegou la muito machucada e precisou de remocao, no meio do caminho a ambulancia capotou e morreu motorista e o turista. Bem filme de terror mesmo!

 

Mas tudo bem, nao queriamos problemas e resolvemos seguir rumo a San Pedro no nosso terceiro dia!

Acordamos, todos doloridos e seguimos sem parar, sem conhecer coisa alguma, quando chegamos no parque cuja a entrada eh 150 bs, tivemos que por iniciativa propria falar com o guarda que nao iriamos conhecer nada e nao queriamos pagar, porque se dependesse do motorista pagariamos ate o dobro!

Seguimos, seguimos, seguimos e ao longo do caminho viamos muita neve e rajadas de vento que faziam parecer que o carro ia virar! Faltando 20 km para a fronteira o vento ficou completamente branco e ja nao dava mais pra ver o caminho, o motorista insistiu e foi dirigindo com o olhos vendados praticamente quando entao...ATOLAMOS!

Exatamente, depois ter termos capotado atolamos na neve fofa, no meio do nada!!!! Foi ai que bateu o desepero, comecamos as nos olhar e perguntar quanto de comida e gua tinhamos, quase nada e a gasolina tambem nao ia durar muito! Ligamos a tracao, saimos todos do carro e a neve estava no joelho e cobria quase toda a roda do carro, comecamos e empurrar enquanto o motorista acelerava e o carro simplesmente nao se movia!

Ficamos 30 minutos la, sem perspectiva, cogitando sair andando no meio da nevasca, nao tinham uma corda, uma pa, absolutamente nada que pudesse ajudar! Viamos a expressao do motorista, mais branco que a neve e sabiamos que estavamos fudidos!

Quando de repente surgiram 2 carros atras de nos e sai carrendo pedindo ajuda, entrei em um deles e contei toda a nossa historia, a menina so chorava e falava que aquilo era inacreditavel que o motorista dela estava bebado e ela nao sabia o que estava fazendo no meio daquela neve! Logo depois o carro saiu da neve e tivemos que voltar porque so depois disse tudo o motorista conseguiu chegar a seguinte conclusao "a estrada esta fechada"

Voltamos as aguas termais, que eram a ultima coisa pela qual tinhamos passado e ficamos la, questionando mais uma vez como saimos dessa! E entao entramos no carro rumo ao Uyuni, nao tinha mais como ir a San Pedro! Na volta, tudo pelo que tinhamos passado estava tomado pela neve que nao estyava la antes, a coisa estava ficando feia e ficamos presos mais 2 vezes na neve, mas dessa vez com outros carros que tinham pa e conseguiram abrir espaco!

No caminho ate San Cristoban, aonde parariamos para pegar gasolina, encontramos uma parada com mais de 10 carros que queria saber como estavam as condicoes, ou seja, eos motoristas sabiam que a nevasca estava acontecendo! Logo depois encotnramos mais 2 carros, um deles com um brasileiro, e falamos para ele voltar, que estava muito perigoso e seguimos.

Em San Cristoban nosso motorista rodou a cidade atras de gasolina e nada, ja era de noite e a unica ideia dele era seguir viajem com o pouco que tinhamos e contar que surgisse um carro para nos dar gasolina no meio do caminho! PIADA NE? Falamos que nao, que iamos pagar por gasolina, fomos ate o hospital novamente, falam os com o medico que falava portugues e nada, e entao comecamos a parar os carros pela rua e conseguimos um que nso vendeu 20 litos de gasolina por 140 bs. No caminho passamos por 2 carros implorando por gasolina, os gringos todos fora do carro, mexendo em motor e pneu!

Chegamos a cidade de Uyuni umas 9:30 da noite e logo um outro carro nos parou perguntando se nao vinha mais nenhum pelo caminho pois eramos os primeiros a chegar, ou seja, muitos estavam presos!

 

No dia seguinte fomos acordados por um senhorzinho da empresa Blue Line falando que ja tinha comprado passagens para Oruro e que iriamos ao Chile pela fronteira de Ollague! Falei que nao, que nao queria ir pra Chile coisa nenhuma, que eles nao nos perguntaram nada, que estavamos apavorados e iriamos voltar ao Brasil e que queriamos falar com a dona da empresa. Ele combinou conosco entao as 10 da manha para encontramos a dona!

Chegando la, olha que curioso, a Dona tinha ido ate sei la aonde e nao tinha voltado! Ate parece ne! Falamos com ele por telefone e pedimos o dinheiro da gasolina, passagens para La Paz, o dinheiro do transfer a SPA e que pagasse o hostel! Com muito custo conseguimos isso, mesmo sem ter conhecido nada do tour, afinal fizemos so 1 dia! Acho que foi pouco, muito pouco perto do que passamos, quase morremos 2 vezes!

Depois ficamos sabendo que OITO carros ainda nao haviam voltado e ninguem sabia aonde estavam, que um havia batido e uma mulher tinha perdido o braco! O brasileiro que encontramos na volta estava na cidade, ele nao continuou o passeio apesar do motorista fazer pressao para irem ate SPA mesmo depois de termos falado do perigo e disse que o outro carro resolveu continuar e ainda nao tinha voltado!!!!! Pouco depois, quando liguei para minha familia uma menina falou que ouviu a conversa e me perguntou o que tinha acontecido e falou que em La Paz eles continuavam vendendo o tour de 3 dias! Claro que vende, na hora o passeio nao acontece e eles nao devolverm o dinheiro!

Falamos ainda com uma outra agencia que falou que isso costuma acontecer e que devolver o dinheiro e praticamente impossivel!

 

Nunca tinha me questionado sobre a seguranca do Salar, e se nada tivesse aocntecido ia continuar assim! Se algum de nos tivesse quebrado uma perna, uma fratura exposta ou qualquer coisa mais grave nao teriamos assistencia, nao teriamos nada!!!! Nao ha um sistema de comunicacao entre os carros e a empresa, no metemos em um lugar ha 4 horas que qualquer cidade mais estruturada sem o menor controle, se nos perdemos, saimos da rota, so vao nos encontrar sabe-se la quando!

 

Estou chocada, desacreditada e horrizada com a Bolivia e principalemnte com o descaso e a falta de responsabilidade que ha envolta da travessia do Salar ate SPA!

Estamos no meio da maior nevasca dos ultimos tempos e eles agem como se nada tivesse acontecendo, só atras de dinheiro e brincando com as vidas dos turistas e dos proprios motoristas!

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  • Membros

Porraaaaa sinistra essa história heim!

Dá pra ficar bolado mesmo, ainda mais que agora em setembro estrei fazendo o Salar.

 

Não sei se têm muita diferença entre as agências, o atendimento deve ser bem parecido em todas, mas pelo que vi o pessoal falando no tópico as empresas boas de fazer o pesseio é a Colque e a Cordilheira, que é a que eu vou procurar. sei que issi pode acontecer com qualquer uma, o que resta é torcer pra nada dar errado!!!

 

Lendo essa história fico pensando se acontece isso comigo, depois disso tudo se eu chego na sede/loja da agência e eles falam que não vão devolver o dinheiro e ainda se ficarem fazendo corpo mole, querendo ganhar enquanto eu estava ferrado, eu iria perguntar quem era o responsável e iria logo entrar rebocando o cara...mas ia bater muito heim!! Iria sair preso da Bolívia!! ehehehehe ::tchann::

 

Pensando friamente, é lamentar pelo acontecido, alertar as outras pessoas como vc está fazendo, e rezar e muito, agradecer que vcs voltaram "bem" para casa!

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  • Membros

Realmente esta história é cavernosa. Pra mim então que estou indo fazer o Salar agora, no começo de setembro, bate um medo desgraçado. Sou mochileiro de primeira viagem e começar desta forma seria traumatizante. Realmente vou deixar para fechar o salar somente quando estiver em Uyuni, ver como estão as coisas com as pessoas que estiverem por lá.

Marianaans, ainda bem que no fim não houve nada de mais sério com vocês. Seu relato será de grande ajuda na hora de decidir fazer o Salar. Pelo visto não há previsão de melhoras do clima por lá. Gente quem puder dar mais informações quentes como esta, por favor postem aqui.

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  • Membros
Realmente esta história é cavernosa. Pra mim então que estou indo fazer o Salar agora, no começo de setembro, bate um medo desgraçado. Sou mochileiro de primeira viagem e começar desta forma seria traumatizante. Realmente vou deixar para fechar o salar somente quando estiver em Uyuni, ver como estão as coisas com as pessoas que estiverem por lá.

Marianaans, ainda bem que no fim não houve nada de mais sério com vocês. Seu relato será de grande ajuda na hora de decidir fazer o Salar. Pelo visto não há previsão de melhoras do clima por lá. Gente quem puder dar mais informações quentes como esta, por favor postem aqui.

 

Farei no começo de setembro também, com certeza pra gente que é mochileiro de primeira viagem dá uma apavorada.

 

 

Será que até setembro ainda vai estar com problemas de neve??

Se alguém souber realmente como está o tempo por lá, informa ae!

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  • Membros

Cacete ! Que história assombrosa ! ! Manda para a série sobrevivi do discovery channel ! Ainda bem que "não aconteceu nada de muito grave" com você e com os seus parceiros de trip.... É deplorável esta atitude das pessoas que venderam o pacote do tour para vocês e o motorista vacilou feio cara ! Essas pessoas colocaram as vidas dos turistas em risco....

Vou escrever de novo: Assombrosa essa história ! !

 

Boa recuperação para você e seus parceiros, principalmente psicologicamente....

Abraços

 

Rafael Quirino

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  • Membros de Honra

Mariana,

o Rafael e a Marcela, que se machucaram na capotagem, são meus amigos. Mandaram email hj pra nós aqui no Brasil relatando exatamente o que vc contou. Nós fizemos a trilha Salkantay juntos e eles seguiram viagem. Eu e meu namorado voltamos pra casa. Fiquei muito triste, pq acompanhei a empolgação dela no planejamento da viagem. Conhecer o Salar era uma felicidade tão próxima e acaba desse jeito. Felizmente todos estão bem e tiveram final mais feliz do que a turista que perdeu o braço. Na verdade nem sabemos o que aconteceu com os turistas dos carros que ficaram presos na neve.

Acho que a única solução para o completo descaso e desrespeito dos bolivianos é não viajar mais por lá. Eu mesma tinha planos de ano que vem fazer o salar e titicaca, mas já mudei de idéia. Ninguém merece planejar tanto uma viagem e ao chegar lá ver que os infelizes só pensam em uma coisa: dinheiro. F...-se a segurança, o bem estar físico e emocional dos turistas. O que importa pra eles é a grana. Se o movimento por lá caísse drasticamente, se todos esses absurdos fosse divulgados com eficiência, na internet, jornal, tv, talvez eles se tocassem e tentassem melhorar um pouco. Um pouco, pq pelo visto esse comportamento lá é cultural e vai ser difícil mudar.

Eu prefiro ir pra lugares que me dêem o mínimo de segurança, que me proporcionem boas experiências, sem arriscar a minha integridade física. Sei que várias pessoas fazem esse passeio e ficam maravilhadas com a beleza do lugar, mas a maioria relata a imprudência dos motoristas, a falta de estrutura completa das agências. Os guias na trilha que eu fiz se preocupavam o tempo todo, perguntavam se estavam todos bem, estavam sempre à disposição e conseguiam resolver todos os contratempos. Isso é muito importante e tem que ser levado em consideração.

Fica a sugestão: quem estiver planejando viajar pelo salar, mesmo em época sem neve, pensem se vale a pena dar dinheiro pra essas pessoas que não vão dar suporte nenhum em caso de necessidade.

Inté

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  • Membros de Honra

Comovente seu relato! Lastimável a situação.. uma das mais cavernosas que já soube, e olhe que tb já passei perrengue lá! (vide relato na minha assinatura). Infelizmente situações como essas e outras muito piores acontecem. Uma coisa é fato.. os motoristas e uma boa parte da população masculina da Bolívia SOFREM de alcoolismo!!! Mas te peço que não fique com rancor da Bolívia e de seu povo, pois este é um país maravilhoso, volte lá em outra epoca e supere seu medo. Farei isso em setembro e aposto que vou superar meu trauma, pq somos brazucas e não desistimos NUNCA!

 

Entao, voltei do "passeio" do Salar antes de ontem, dia 31, estou em La Paz, e posso garantir que o amigo ai de cima nao foi um azarado!

Planejei esse mochilao por um bom tempo e o Salar era um dos pontos altos, li e pesquisei muito sobre o passeio e nem aqui ou em outros lugares encontrei relatos do que presenciei por la!

 

Cheguei em La Paz com a informacao de que o passeio de 3 dias nao estava sendo realizado, logo comecei a buscar uma alternativa para o curso da minha viagem que seria atarvessar para San Pedro, nesse meio tempo, decidida a seguir para o norte da Argentina e a fazer o passeio de 2 dias do Salar, fui a uma agencia pesquisar os precos e soube entao que a travessia para San Pedro estava liberada, um alivio!

Fechamos o onibus ate a cidade de Uyuni e o tour de 3 dias com a agencia Viacha, sendo o passeio realizado pela empresa Blue Line, recomendada pelo Lonely Planet, pagamos 129bs. o onibus e 840 bs o tour.

Entre contratempos, intoxicacoes alimentares e internacoes, conseguimos chegar a cidade de Uyuni dia 29 as 6:30 da manha e saimos em direcao ao Salar as 11:00 mais ou menos.

 

O primeiro dia foi tipico, cemiterio de trens, museu de sal e nao fosse uma complicacao na Isla del Pescado o dia teria sido exemplar.

Na Isla, vc deve pagar 15 bs. para subir, coisa que nao tinhamos interesse e como nosso guia nos deu 1:30 por la, resolvemos caminhar por ali, ao redor da Isla. Tudo muito bem quando do nada surgem dois locais querendo nos cobrar para andar por la, falamos que "nao, pagamos 850 para estar no Salar e estamos andando por ele e nao pela Isla" eles continuaram nos seguindo e gritando, resolvemos ignorar e continuar a caminhada, quando o homem resolveu comecar a gritar e colocar o dedo na minha cara, que estava mais a frente e com a mao empurrando para que eu nao passasse, logo meu namorados e os 2 amigos que estavama na caminhada vieram correndo falando que eu era menina e o local nao se intimidou e seguiu empurrando a todos.

Inacreditavel, nisso ele seguiu para um outro grupo mais a frente que provavelmente nao tinha tickets tbm e nos continuamos a caminhada, muito transtornados. Depois de falar com o grupo, o homem voltou pedindo desculpas e falando que nao queria ter feito aquilo e nos deixou seguir normalmente. Mais um exemplo da receptividade boliviana.

Durante o caminho era incrivel a quantidade de carros quebrados que paravamos para ajudar, especialmente um com japoneses que nao pode continuar e tiveram que se dividir em varios carros, um japa seguiu com a gente.

Nada que tirasse a graca de estar no Salar de Uyuni, continuamos extasiados com a beleza do lugar e fomos rumo ao hotel de sal, tirando fotos e tudo mais. Janta excelente e uma boa noite de sono.

 

 

Segundo dia, tomamos nosso cafe da manha e mais uma vez ficamos aguardando nosso motorista ajudar no conserto de outro carro, e finalmente fomos rumo a Laguna Colorada!

Cada metro que o carro andava a paisagem animava mais, tudo lindo, muitas fotos a cada parada e entao...O CARRO CAPOTOU! Isso mesmo, ha 2 dias atras, nos, 6 brasileiros capotamos de carro no meio do deserto depois de bater em uma pedra ha 123 km/h!

Ate agora nao acredito como todos ficaram bem, so o Rafael, de Minas, teve um ferimento, um corte bem grande na orelha, partiu um pedaco, e por sorte o primeiro carro que parou tinha uma medica que improvisou com uma atadura um curativo! Pouca coisa? Gracas a Deus, porque depois do acidente que foi mais ou menos 1:30 da tarde so conseguimos chegar a um hospital as 9:30 da noite!

Todos os carros paravam, eu pedia por uma ambulancia e eles so falavam "nao tem telefone", os turistas tiravam fotos, e todos falaram que nao podiam interromper a viagem para nos ajudar! Ficamos uma hora ou mais la, no meio do deserto, um vento absurdo, uma sensacao termica negativa e o unico conselho que nos deram era pra ficar atras da pedra para nos proteger do vento! Enquanto isso um carro tentou levar

Rafael e Fabiana, que sentia dores nas costas, ate o hospital.

Depois de terem trocado o pneu do carro, colocado agua e retirado-o do declive, ai sim, um carro veio pegar os que faltavam para nos levar ate o pueblo mais proximo, Villa Alota, e foi ai que encontramos os 2 ue tinham ido ao hospital pelo meio do caminho, nao tinha medico, apenas uma placa avisando que estavam todos na cidade de Uyuni.

Ficamos em um hostel no tal pueblo esperando um outro carro que a empresa havia mandado, que chegou as 5:30 da tarde querendo nos levar diretamento de volta pra Uyuni! Falamos que nao, que nao iamos viajar a noite, que queriamos um hospital e so no dia seguinte seguiriamos ou para SPA ou para Uyuni, a nossa escolha. Ai comecamos nossa saga ateras de qualquer tipo de assistencia medica, Rafael precisava de uma sutura e todos nos tinhamos batidos a cabeca entre outras coisas. No meio do caminho a dona da agencia ligou pro motorista e ao falar com a gente se descontrolou, nao perguntou como estavamos e a primeira coisa que falou foi "NAO VOU DEVOLVER O DINHEIRO", decidimos nao discutir por precisavam os mesmo do medico. Fomos primeiro a Mineradora San Cristoban, que tinha placas de hospital e um espaco em obras, que deveria ser o hospital, fomos entao ao dentista da mineradora que alegou nao ter material adequado para realizar a sutura. Seguimos entao para o pueblo de San Cristoban, aonde todos os medicos do hospital estavam em um curso! Ja era noite e no desepero Rafael abordou um carro qualquer na rua e perguntou sobre hospital, os caras deixaram ele entrar no carro e nos levaram a uma clinica particular com uma placa "EMERGENCIA 24HRS".

Agora eu me pergunto, como pode um motorista que dizia fazer isso ha 13 anos nao saber dessa clinica? Por la deve ter uns 5 pueblos, com 4 ruas cada uma e como ele simplesmente nao sabia da existencia daquele lugar?

Ok,fomos atendidos, foi feita a sutura, a agencia cobriu os gastos e o medico do lugar curiosamente falava portugues, ficou chocado com tudo e ainda nos contou algumas historias como de uma pessoa que chegou la muito machucada e precisou de remocao, no meio do caminho a ambulancia capotou e morreu motorista e o turista. Bem filme de terror mesmo!

 

Mas tudo bem, nao queriamos problemas e resolvemos seguir rumo a San Pedro no nosso terceiro dia!

Acordamos, todos doloridos e seguimos sem parar, sem conhecer coisa alguma, quando chegamos no parque cuja a entrada eh 150 bs, tivemos que por iniciativa propria falar com o guarda que nao iriamos conhecer nada e nao queriamos pagar, porque se dependesse do motorista pagariamos ate o dobro!

Seguimos, seguimos, seguimos e ao longo do caminho viamos muita neve e rajadas de vento que faziam parecer que o carro ia virar! Faltando 20 km para a fronteira o vento ficou completamente branco e ja nao dava mais pra ver o caminho, o motorista insistiu e foi dirigindo com o olhos vendados praticamente quando entao...ATOLAMOS!

Exatamente, depois ter termos capotado atolamos na neve fofa, no meio do nada!!!! Foi ai que bateu o desepero, comecamos as nos olhar e perguntar quanto de comida e gua tinhamos, quase nada e a gasolina tambem nao ia durar muito! Ligamos a tracao, saimos todos do carro e a neve estava no joelho e cobria quase toda a roda do carro, comecamos e empurrar enquanto o motorista acelerava e o carro simplesmente nao se movia!

Ficamos 30 minutos la, sem perspectiva, cogitando sair andando no meio da nevasca, nao tinham uma corda, uma pa, absolutamente nada que pudesse ajudar! Viamos a expressao do motorista, mais branco que a neve e sabiamos que estavamos fudidos!

Quando de repente surgiram 2 carros atras de nos e sai carrendo pedindo ajuda, entrei em um deles e contei toda a nossa historia, a menina so chorava e falava que aquilo era inacreditavel que o motorista dela estava bebado e ela nao sabia o que estava fazendo no meio daquela neve! Logo depois o carro saiu da neve e tivemos que voltar porque so depois disse tudo o motorista conseguiu chegar a seguinte conclusao "a estrada esta fechada"

Voltamos as aguas termais, que eram a ultima coisa pela qual tinhamos passado e ficamos la, questionando mais uma vez como saimos dessa! E entao entramos no carro rumo ao Uyuni, nao tinha mais como ir a San Pedro! Na volta, tudo pelo que tinhamos passado estava tomado pela neve que nao estyava la antes, a coisa estava ficando feia e ficamos presos mais 2 vezes na neve, mas dessa vez com outros carros que tinham pa e conseguiram abrir espaco!

No caminho ate San Cristoban, aonde parariamos para pegar gasolina, encontramos uma parada com mais de 10 carros que queria saber como estavam as condicoes, ou seja, eos motoristas sabiam que a nevasca estava acontecendo! Logo depois encotnramos mais 2 carros, um deles com um brasileiro, e falamos para ele voltar, que estava muito perigoso e seguimos.

Em San Cristoban nosso motorista rodou a cidade atras de gasolina e nada, ja era de noite e a unica ideia dele era seguir viajem com o pouco que tinhamos e contar que surgisse um carro para nos dar gasolina no meio do caminho! PIADA NE? Falamos que nao, que iamos pagar por gasolina, fomos ate o hospital novamente, falam os com o medico que falava portugues e nada, e entao comecamos a parar os carros pela rua e conseguimos um que nso vendeu 20 litos de gasolina por 140 bs. No caminho passamos por 2 carros implorando por gasolina, os gringos todos fora do carro, mexendo em motor e pneu!

Chegamos a cidade de Uyuni umas 9:30 da noite e logo um outro carro nos parou perguntando se nao vinha mais nenhum pelo caminho pois eramos os primeiros a chegar, ou seja, muitos estavam presos!

 

No dia seguinte fomos acordados por um senhorzinho da empresa Blue Line falando que ja tinha comprado passagens para Oruro e que iriamos ao Chile pela fronteira de Ollague! Falei que nao, que nao queria ir pra Chile coisa nenhuma, que eles nao nos perguntaram nada, que estavamos apavorados e iriamos voltar ao Brasil e que queriamos falar com a dona da empresa. Ele combinou conosco entao as 10 da manha para encontramos a dona!

Chegando la, olha que curioso, a Dona tinha ido ate sei la aonde e nao tinha voltado! Ate parece ne! Falamos com ele por telefone e pedimos o dinheiro da gasolina, passagens para La Paz, o dinheiro do transfer a SPA e que pagasse o hostel! Com muito custo conseguimos isso, mesmo sem ter conhecido nada do tour, afinal fizemos so 1 dia! Acho que foi pouco, muito pouco perto do que passamos, quase morremos 2 vezes!

Depois ficamos sabendo que OITO carros ainda nao haviam voltado e ninguem sabia aonde estavam, que um havia batido e uma mulher tinha perdido o braco! O brasileiro que encontramos na volta estava na cidade, ele nao continuou o passeio apesar do motorista fazer pressao para irem ate SPA mesmo depois de termos falado do perigo e disse que o outro carro resolveu continuar e ainda nao tinha voltado!!!!! Pouco depois, quando liguei para minha familia uma menina falou que ouviu a conversa e me perguntou o que tinha acontecido e falou que em La Paz eles continuavam vendendo o tour de 3 dias! Claro que vende, na hora o passeio nao acontece e eles nao devolverm o dinheiro!

Falamos ainda com uma outra agencia que falou que isso costuma acontecer e que devolver o dinheiro e praticamente impossivel!

 

Nunca tinha me questionado sobre a seguranca do Salar, e se nada tivesse aocntecido ia continuar assim! Se algum de nos tivesse quebrado uma perna, uma fratura exposta ou qualquer coisa mais grave nao teriamos assistencia, nao teriamos nada!!!! Nao ha um sistema de comunicacao entre os carros e a empresa, no metemos em um lugar ha 4 horas que qualquer cidade mais estruturada sem o menor controle, se nos perdemos, saimos da rota, so vao nos encontrar sabe-se la quando!

 

Estou chocada, desacreditada e horrizada com a Bolivia e principalemnte com o descaso e a falta de responsabilidade que ha envolta da travessia do Salar ate SPA!

Estamos no meio da maior nevasca dos ultimos tempos e eles agem como se nada tivesse acontecendo, só atras de dinheiro e brincando com as vidas dos turistas e dos proprios motoristas!

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Comovente seu relato! Lastimável a situação.. uma das mais cavernosas que já soube, e olhe que tb já passei perrengue lá! (vide relato na minha assinatura). Infelizmente situações como essas e outras muito piores acontecem. Uma coisa é fato.. os motoristas e uma boa parte da população masculina da Bolívia SOFREM de alcoolismo!!! Mas te peço que não fique com rancor da Bolívia e de seu povo, pois este é um país maravilhoso, volte lá em outra epoca e supere seu medo. Farei isso em setembro e aposto que vou superar meu trauma, pq somos brazucas e não desistimos NUNCA!

 

Leo,

o problema não é o país nem o povo, mas sim as pessoas que trabalham com turismo lá, transportando vidas. É um absurdo sair de férias e voltar sem um braço, sem um pedaço da orelha, ou até morrer congelado no meio do deserto. Eu não acredito que não era possível prever a quantidade de neve que havia por lá, já que vários veículos estavam ficando pelo caminho, sem conseguir completar o percurso. Ainda assim as agências venderam passeios como se nada estivesse acontecendo. Inaceitável. Talvez eu esteja tomando uma posição mais radical pelo fato disso tudo ter acontecido com pessoas muito próximas, que vi felizes da vida dias atrás a caminho da Bolívia. Capotar o carro no meio do nada, a 0 grau, ficar 1 hora esperando resgate, ter que procurar médico por conta própria, e depois ainda atolar o carro em meio metro de neve, a -20 de temperatura, pra mim é motivo suficiente pra pensar melhor nos meus destinos... Se fosse um acaso, um acontecimento esporádico, tudo bem. Acidentes acontecem. Mas dirigir bêbado ou em velocidade excessiva num terreno que não é conhecido é no mínimo uma irresponsabilidade. E isso acontece no salar constantemente.

Mas enfim... Meus amigos iam hj mesmo tentar antecipar o retorno para o Brasil. Os fatos que a Mariana narrou foram suficientes para acabar com o clima da viagem.

Inté

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Compreendo perfeitamente e plenamente o seu argumento, Jana! E mais que isso.. repeito! Só que acredito que o barco não para, se parasse eu teria esquecido a ideia de voltar depois de ter passado grandes perrengues nesse país! Não forçarei a barra e se o trecho San Pedro - Uyuni estiver com neve eu não arrisco e pronto. Acho que pra tudo é preciso ponderação, as vezes o impeto de conhecer o lugar nos deixa cego... a situação estava declaradamente ruim, ainda sim a gelera resolveu arriscar!!! Acho que é fato o despreparo deles e como você mesmo disse, é cultural! Não podemos comparar, mas aqui no brasil, dentro de sua proporção os turistas sofrem igual! Morrem, são roubados e enganados!!! Infelizmente isso faz parte! Espero ir e voltar bem, com meus braços e pernas no lugar, se Deus quiser! ::cool:::'>

 

 

 

Comovente seu relato! Lastimável a situação.. uma das mais cavernosas que já soube, e olhe que tb já passei perrengue lá! (vide relato na minha assinatura). Infelizmente situações como essas e outras muito piores acontecem. Uma coisa é fato.. os motoristas e uma boa parte da população masculina da Bolívia SOFREM de alcoolismo!!! Mas te peço que não fique com rancor da Bolívia e de seu povo, pois este é um país maravilhoso, volte lá em outra epoca e supere seu medo. Farei isso em setembro e aposto que vou superar meu trauma, pq somos brazucas e não desistimos NUNCA!

 

Leo,

o problema não é o país nem o povo, mas sim as pessoas que trabalham com turismo lá, transportando vidas. É um absurdo sair de férias e voltar sem um braço, sem um pedaço da orelha, ou até morrer congelado no meio do deserto. Eu não acredito que não era possível prever a quantidade de neve que havia por lá, já que vários veículos estavam ficando pelo caminho, sem conseguir completar o percurso. Ainda assim as agências venderam passeios como se nada estivesse acontecendo. Inaceitável. Talvez eu esteja tomando uma posição mais radical pelo fato disso tudo ter acontecido com pessoas muito próximas, que vi felizes da vida dias atrás a caminho da Bolívia. Capotar o carro no meio do nada, a 0 grau, ficar 1 hora esperando resgate, ter que procurar médico por conta própria, e depois ainda atolar o carro em meio metro de neve, a -20 de temperatura, pra mim é motivo suficiente pra pensar melhor nos meus destinos... Se fosse um acaso, um acontecimento esporádico, tudo bem. Acidentes acontecem. Mas dirigir bêbado ou em velocidade excessiva num terreno que não é conhecido é no mínimo uma irresponsabilidade. E isso acontece no salar constantemente.

Mas enfim... Meus amigos iam hj mesmo tentar antecipar o retorno para o Brasil. Os fatos que a Mariana narrou foram suficientes para acabar com o clima da viagem.

Inté

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