Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Europa - 28 dias - Portugal, Espanha, Londres e Paris

Postado
  • Membros

Está chegando a hora!!!

Dia 30 parto junto com minha esposa para visitar meu irmão em Porto. Aproveitando essa viagem, já programamos um bom roteiro por lá. Agora chegou a hora de somente aproveitar dos que já postarem e fazer a minha. Vou deixar aqui o roteiro que já está definido e depois vou comparar com o que realmente consegui realizar. Não sei se o certo já era criar este tópico em relatos de viagem, mas depois acredito que possa ser movido para lá.

Segui todos os passos do manual do mochileiro e pesquisei muito, mas muito mesmo, para fazer meu planejamento. Espero que eu consiga aproveitar ao máximo o que programei. De qualquer forma, estou ciente que imprevistas acontecem (e vão acontecer), como foi o caso recente do vulcão na Islândia. Mas o que vale é aproveitar a aventura e se divertir mesmo quando o programado não se concretiza da forma como esperávamos.

Vou apresentar abaixo o roteiro que fiz, já calculados o tempo de deslocamento e de visita aos monumentos e passeios, mas não vou citar aqui para não ficar muito extenso. Para fazer este planejamento utilizei o google mapas, o Via Michelin (que calcula valores de pedágio e combustível gasto), os sites de turismo ou das câmaras municipais das cidades, os sites de transporte de Portugal, Londres e de Paris, além de ler muitos depoimentos aqui no mochileiros, em blogs e guias da Folha.

Apesar de estar indo meio que mochilão para esta viagem, comprei as passagens aéreas pela CVC, pois consegui um bom valor fazendo dois trechos na Europa. O custo da passagem para duas pessoas ficou em R$ 4.035,00. Também reservamos o hotel de Paris, pois como seria o único local onde não ficaríamos em casa de parentes ou amigos, resolvemos ter um pouco mais de conforto do que em um Hostel. Reservamos o Tim Hotel Montparnasse por R$ 1.535,00 para cinco dias. Este hotel fica em frente à Torre Montparnasse e à Gare Montparnasse, de onde saem trens para Versalhes.

Segue abaixo o que farei em cada dia de MAIO/10:

01 - Chegada em Porto, após fazer conexão em Madri (nosso primeiro obstáculo na imigração) - Dia livre para passear com meu irmão.

02 - Passeio em Porto - Ver o jogo Porto x Benfica (no estádio ou em um bar).

03 - Vila Nova de Gaia e Espinho, retornando à noite.

04 - Pegarei o carro do meu irmão emprestado e seguirei até Lisboa, passando por Leiria, Batalha, Alcobaça e Óbidos. Em Batalha já comprarei o Lisboa Card para 3 dias (35 euros), que dá direito a ingressar em vários monumentos e utilizar o transporte urbano de Lisboa. Ficaremos hospedados na Pensão Santo Tirso (120 euros o casal para 3 dias).

05 - Passear pelos principais pontos turísticos de Lisboa na área Central.

[googlemap]http://maps.google.com.br/maps/ms?ie=UTF8&hl=pt-BR&msa=0&msid=101213740084229480264.0004813fd75a44387b3ba&ll=38.715184,-9.144831&spn=0.019555,0.043945&z=15[/googlemap]

06 - Pela manhã visitar os palácios de Sintra e Queluz. No período da tarde visitar a região de Belém.

[googlemap]http://maps.google.com.br/maps/ms?ie=UTF8&hl=pt-BR&msa=0&msid=101213740084229480264.0004813fd75a44387b3ba&ll=38.695391,-9.206243&spn=0.019561,0.043945&z=15[/googlemap]

07 - Retornar para Porto, passando por Tomar e Fátima. Num primeiro momento havia planejado fazer este roteiro na semana seguinte, ocasião em que o Papa estará em Lisboa e Fátima. Mas achamos que estaria uma confusão enorme e acabaríamos não aproveitando quase nada. Por isso antecipamos o roteiro para Lisboa e deixamos para ver o Papa em Porto, no dia 14.

08 - Ir de carro para Salamanca com meu irmão. Faremos a reserva do alojamento em Portugal.

09 - Passear por Salamanca, retornando à tarde para Porto.

10 - Visitar o Parque Nacional de Geres de carro com meu irmão, retornando à tarde.

11 - Passear por Porto e Póvoa do Varzim.

12 - Ir de trem para Braga e Guimarães, retornando à noite.

13 - Ir de trem para Coimbra, retornando à noite.

14 - Pela manhã, ir à missa com o Papa. À tarde e à noite, fazer os últimos passeios em Porto.

15 - Ir de carro para Santiago de Compostela com meu irmão. Faremos a reserva de alojamento em Portugal.

16 - Passear por Santiago de Compostela, retornando à tarde.

17 - Vôo para Londres. Chegada na casa de um amigo onde ficaremos alojados e descansaremos neste primeiro dia. Tanto meu irmão quanto este amigo nosso mandaram cartas convite para apresentarmos na imigração. Em Londres deixei para aproveitar os passeios gratuitos e para conhecer a cidade de uma forma mais livre, utilizando bem o metrô nos deslocamentos mais longos.

18 - British Museum, Camdem Town e um passeio noturno com nosso amigo.

19 - National Gallery, Trafalgar Square, Picadilly Circus, Covent Garden e Oxford Street. Dia de compras.

20 - Big Ben, Parlamento, Westminster, Buckingham, Museu de História Natural, Hyde Park e Kensington Palace.

21 - Percorrer a margem do Tâmisa desde a London Eye até a Tower Bridge, Depois seguir pela outra margem até a Igreja de St. Paul. À noite assistir a um musical.

22 - Kew Gardens e Richmond Park, que fica perto da casa de meu amigo. Após o almoço seguir para o Aeroporto de Heatrow para pegar o voo para Paris.

[googlemap]http://maps.google.com.br/maps/ms?ie=UTF8&hl=pt-BR&msa=0&msid=101213740084229480264.00048363108b378ed8d9b&ll=51.517396,-0.160503&spn=0.058538,0.175781&z=13[/googlemap]

23 - Caminhada do hotel até o Jardin des Plantes, passando pela Igreja de Saint Sulpice, Jardin du Louxemburg e Pantheon. Pegar um batobus (11,00 euros) até a Torre Eiffel (13,10). Em seguida pegar o metrô até a Igreja de Sacreau Coeur. Se der tempo, ir até o Moulin Rouge (só para a foto).

24 - Museu do Louvre no período da manhã (neste dia compraremos o Paris Museum Pass - 4 dias - 48,00), que inclui acesso a vários museus, monumentos e igrejas. Depois do almoço, Saint Chapelle, Notre Dame, Berthilion (esse é certeza, rs), Centro Pompideau, Place des Vogues e Bastilha.

25 - Palácio de Versalhes no período da manhã, aproveitando que às 11 horas terá o espetáculo das águas nas fontes dos jardins. Champ Elisées e Arco do Triunfo no período da tarde. Este três dias em Paris foram mais puxados pois meu irmão estará conosco e resolvi visitar os principais pontos já no começo.

26 - Saint German des Prés, Quartier Latin, Museu D'Orsay, Ópera Garnier, Igreja La Madeleine.

27 - Forum e Jardim de Les Halles, Catacumbas de Paris (mórbido mas interessante, rs). À tarde seguir para o Aeroporto de Orly. Para Paris, peguei dicas muito interessantes no blog http://www.conexaoparis.com.br

[googlemap]http://maps.google.com.br/maps/ms?ie=UTF8&hl=pt-BR&msa=0&msid=101213740084229480264.00047d19d2ecf2e4ab689&ll=48.860085,2.292023&spn=0.061889,0.175781&z=13[/googlemap]

28 - Chegada em São Paulo pela manhã. Como nosso voo para Londrina parte somente às 20 horas, farei um passeio no Zoo Safari e preencherei o resto do dia em um shopping (se o corpo ainda aguentar o ritmo).

Para planejar os gastos da viagem utilizei uma planilha de excel, onde coloquei uma estimativa de tudo que pretendo gastar diariamente. Considerando um gasto diário individual com alimentação de aproximadamente 60 euros, gastos com hotéis, passagens aéreas, passeios e compras, eu e minha esposa pretendemos gastar juntos ao final da viagem algo em torno de R$ 16.000,00 (espero que não passe disso, ::mmm: )

É isso aí. Qualquer coisa é só perguntar. Se eu não responder até o dia 30, que é quando viajamos, então vai ficar somente para o retorno, em junho, quando pretendo postar o resultado da viagem e o comparativo com o roteiro.

Abraços.

Editado por Visitante

• Respostas 114
  • Visualizações 51.9k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Featured Replies

Postado
  • Autor
  • Membros

Há diversos modelos de carta convite na internet, mas vou postar abaixo aquele em que me baseei para enviar ao meu amigo para que ele redigisse para mim. Em seguida posto a que ele me mandou, com algumas pequenas alterações. Mas o mais importante é o conteúdo da mesma, onde há garantias de que terá onde ficar no período em que estiver no país.

Serve para qualquer outro local, com as devidas adaptações idiomáticas.

Modelo Turista

XX (NOME)

XX (ENDEREÇO)

XX (TELEFONE)

London, xxth of xx 2008

Dear Sirs,

Ref.: xx (nome do amigo/familiar que vai ficar na sua casa, data de nascimento e nacionalidade)

I, XX (seu nome completo), Brazilian citizen, passport number XX, declare that I am inviting my friend (ou alguém da família – sister/brother/cousin) XX (nome completo), passport number XX to stay with me at the above mentioned address for the period of xx to xx.

She/He will arrive on flight (detalhes do vôo) and leave on flight (detalhes do vôo). I will be at the airport at the time of her/his arrival.

I would like to confirm that Mr/Ms XX is on holiday from her/his University/College/Job in Brazil from the period of XX to XX.

She/He is also going to XX (lugar da viagem) for a short break on the XX (data da partida, número do vôo e empresa aérea) and is coming back to London on the XX (data do retorno, número do vôo e nome da empresa aérea)

Should you require any further information regarding (nome do familiar ou amigo)’s visit to the United Kingdom, please do not hesitate to contact me on the above telephone number

Yours Faithfully,

Xx (seu nome e assinatura)

http://emlondres.com/vida-de-imigrante/carta-convite-o-que-e/

Carta que eu recebi, acompanhada de cópia de documentos que comprovavam a regularidade da moradia de meu amigo, uma vez que ele é brasileiro:

FROM: NOME DA AMIGA and NOME DO AMIGO.

ENDEREÇO NA INGLATERRA

Telephone numbers: xxxxxxxxx

TO THE UK BORDER AGENCY

London, DATA DA EMISSÃO DA CARTA

Dear Sirs,

We are NOME DA AMIGA (TIPO E NÚMERO DO DOCUMENTO) and NOME DO AMIGO (TIPO E NÚMERO DO DOCUMENTO), and declare that we have invited our friends Mr MEU NOME (viajante) (Brazilian Passport number XXXXXXXX) and Mrs MINHA ESPOSA (Brazilian Passport number XXXXXXXX) to visit us from the 17TH of May 2010 to the 22nd of May 2010. We will provide accommodation for them at our house. Ou address is ENDEREÇO (Achei preciosismo esta informação, pois já consta do cabeçalho da carta, mas é melhor pecar pelo excesso).

We would like to confirm that Mr MEU NOME and Mrs MINHA ESPOSA are on holiday from their jobs in Brazil from the period of 1st of May 2010 to 30th of May 2010. (Também não sei se há necessidade deste parágrafo, mas não custa nada informar. Apenas atente que terá que mostrar comprovantes do que fará no restante do período).

Should you require any further information regarding Mr MEU NOME and Mrs MINHA ESPOSA visit to the United Kingdom, please do not hesitate to contact us on the above telephone numbers.

Regards,

ASSINATURAS DOS AMIGOS

Destaco que quando da passagem pela imigração em Londres, após a apresentação da carta convite a fiscal fez diversas perguntas sobre o meu relacionamento de amizade: Onde nos conhecemos, há quanto tempo éramos amigos, porquê ele resolveu nos hospedar, etc... Respondi com tranquilidade e sem inventar coisas e não tive problemas.

Postado
  • Membros

galera, estou indo fazer um mochilão pela Europa agora no final do mês!

fiz um blog pra postar dicas e td que acontecer por lá, inclusive os preparativos finais agora.

Quem quiser dar uma olhada e seguir a gente lá, tae:

http://diretodotrem.wordpress.com/

abços!

• 2 semanas depois...
Postado
  • Membros

alguém sabe qt custa o ingresso pro London Eye?

é que eu PRECISO subir nele, é sonho de infância e tenho medo de ficar horas em filas, pensei em comprar já aqui no brasil mas achei meio caro

Postado
  • Membros
alguém sabe qt custa o ingresso pro London Eye?

é que eu PRECISO subir nele, é sonho de infância e tenho medo de ficar horas em filas, pensei em comprar já aqui no brasil mas achei meio caro

Aqui tem os preços: http://www.londoneye.com/TicketsAndPrices/Tickets/Default.aspx

Com o Fast Track vc fura a fila e é mais barato comprar pela internet. Também tem o Flexi Fast Track, se vc não sabe quando vai usar, esse só tem pela internet.

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.