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Munique, Berlim, Praga, Viena (e outras) - Abril/2010


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Galera,

 

Compartilho com vcs um relato da viagem que eu e minha mulher fizemos em abril/10 passando por Alemanha, Rep. Checa, Eslováquia e Áustria. Acredito que não tem grandes novidades em relação ao que as pessoas tradicionalmente fazem, mas pode ser que inspire ou influencie no roteiro de alguém. Algumas vezes deixei dicas para a galera, mas podem perguntar qualquer coisa. Ficou longo, mas quem quiser um resumo – inclusive sob uma ótica bem feminina e com fotos – pode ler aqui.

 

Vamos às informações básicas:

 

Cidades por onde passamos:

[Alemanha] Munique, Fussen, Nuremberg, Berlin, Potsdam, Dresden, Dachau; [Rep. Checa] Praga, Karlstejn, Cesky Krumlov; [Áustria] Viena, Salsburgo, Innsbruck; [Eslováquia] Bratislava.

 

Transportes mais básicos, que já levamos comprados do Brasil:

1) Aéreo AF Rio - Paris - Munique - Paris - Rio

2) Passe Eurail Alemanha+Austria 5 dias saver.

 

Um pouco do nosso estilo de viajar (essa é uma informação que eu acho ipte, pq eventualmente viajantes têm perfis/estilos/gostos bem diferentes): andamos muito, geralmente o dia inteiro. Evitamos almoçar (bebemos cerveja!), mas jantamos bem, no início da noite. Dormimos cedo e acordamos cedo para passear. Não curtimos a noite/balada/night. Não vamos (mais) a museus de arte. Museus geralmente são plano B (ie, é atração somente se chover), a não ser que seja algo de muito interesse. Adoramos passear por parques, castelos, centros históricos, etc. As partes mais modernas das cidades nem sempre atraem, mas geralmente damos uma conferida. Viajo com uma mochila, que vai na mão comigo. Evito despachar bagagem (mas minha esposa faz compras (!!) na viagem, então temos de despachar alguma coisa na volta).

 

Guias:

Eu tinha um guia Frommers 2006 da Alemanha e o Guia do Viajante, mas pesquisei bastante pela Inet antes. Levei algumas sugestões de walking tours (do Frommers também, mas fizemos só uma ou duas), levei todos os mapas que consegui imprimir (mapa é vital para mim). Adoro guias de viagem, queria ter comprado outros, mas não senti falta.

 

Dormir:

Busquei hotéis/albergues sempre perto da estação de trem (máximo de 2 km), de modo que o trajeto pudesse ser feito sempre a pé, e em pouco tempo. A preferência era por albergues (pelo astral), mas era imprescindível que fosse quarto pra 2 com banheiro dentro (exigência da parte feminina!). Eu via as opções e o mais barato levava. Tudo foi reservado antecipadamente pela Inet.

 

Munique – Euro Youth Hostel

Berlim – Motel One Bellevue

Praga – Hotel Anna

Cesky Krumlov – Krumlov Hostel

Viena – Wombats The Lounge

Salsburgo – Hotel Drei Kreuz

Munique – Motel One City West

 

A viagem

 

Munique (dias 1-4):

Chegamos e ficamos 3 noites lá. Passeamos muito pela cidade nos 2 primeiros dias e quase tudo é facilmente caminhável. De um modo geral, não vi necessidade de comprar passes de transporte por vários dias, usamos muito pouco o metrô. Aliás, na Bavária, se vc viaja em dupla e anda duas vezes num transporte, melhor comprar logo o passe do dia para família – é mais barato que pagar 4 passagens individuais. Pegamos transporte apenas para o Olympia e para o castelo de Nyphemburg.

 

As maiores atrações ficam concentradas na área da Marienplatz -- digamos que ali é o centro geral, de onde você vai para quase todos os outros cantos. A Neues Rathaus é um primor de beleza; dali você pode ir ao Englischer Garten (delícia de parque), mercado, Hofgarten, Stadchus, Leopoldstrasse (precisa andar um pouco mais) e etc. Fora da região, só mesmo os citados Olympia e Nyphemburg.

 

Fussen (dia 3):

No terceiro dia fomos para Fussen, base para ver os famosos e imperdíveis castelos de Hohenschwangau e (principalmente) Neuschwanstein.

 

Pegamos trem e leva cerca de 2 horas até Fussen (há trens diretos, ou é necessário fazer troca em Buchloe -- depende do horário). Saindo da estação em Fussen vc dá de cara com o ponto de ônibus que leva aos castelos (geralmente têm placas nos ônibus). Se vc sair da estação pelo lado errado (não pela sala compra de bilhetes e de espera), basta virar à direita e vc verá os ônibus.

 

Compre logo bilhete de ida e volta no próprio ônibus. Ele te deixa alguns minutos depois num ponto que é de onde se caminha para os castelos (não se preocupe, quase todos nesse ônibus estão indo par lá também). De lá vc vai subindo a rua até chegar na bilheteria. Há relatos de *horas* de espera na fila desta bilheteria -- mas provavelmente durante o verão. Qdo fomos, começo de abril, não havia fila. Fomos direto no guichê.

 

Não hesite: compre logo as entradas para os dois castelos (a não ser que você queira economizar e ver somente o principal). Foram os únicos lugares que fomos em que havia audioguides em português. Quando você compra os ingressos, já terá um horário para seu tour guiado em cada um deles. Vá no Hohenschwangau primeiro e depois suba a pé para o Neuschwanstein (sim, a pé montanha acima, estamos falando entre mochileiros! -- qdo fomos demos a sorte de ter nevado na noite anterior, estava ainda branquinho na subida).

 

Depois de conhecer o Neuschwanstein (acabou que subimos rápido demais, então tivemos de fazer um pouco de hora e esperar o tour), siga para Marienbrucke, a famosa ponte com vista panorâmica do castelo e da região.

 

Quem quiser se aventurar mis, pode seguir adiante pela trilha pelo mato depois da ponte -- *parece* que algum tempo (não serão poucos minutos) depois vc encontra bons locais para ver/fotografar o castelo. Se não me engano a trilha vai até um teleférico. Infelizmente não seguimos a trilha por muito tempo, não era nosso foco.

 

Quando voltar à cidade, não vá direto para Munique de volta. Vale a pena passear um pouco por Fussen, que também tem bonitas ruas de pedestres, um belo passeio margeando o rio e ainda um castelo/fortificação que vale a visita.

 

Nuremberg (dia 4)

No 4º dia seguimos cedo para Berlin. Estávamos com um passe de trem, então paramos em Nuremberg para passar o dia (lembre que com um passe de trem não importa qtas viagens vc faz num mesmo dia). Deixamos a bagagem no locker da estação e lá fomos conhecer a cidade.

 

Valeu muito a pena passear por lá, conhecer e admirar seu centro histórico. É pequeno, muito bonito, e uma manhã+tarde nos foi suficiente. Deu tempo inclusive de ir no Centro de Documentação nazista (necessário pegar um ônibus, fica fora do centro histórico; compre as passagens no centro de informações turísticas), imperdível – se o tema for do seu interesse. De tarde pegamos o trem que nos deixaria à noite em Berlim

 

Berlim (dias 4-8)

Em Berlim as atrações são um tanto mais dispersas, então recomendo que compre um passe. Compramos o Berlin Welcome Card, válido por 3 dias em todos os transportes e que dava desconto em várias atrações (não somos mais estudantes, então descontos são sempre bem-vindos).

 

Recomendo que se faça o trajeto sugerido no Guia do Viajante, saindo da Alexanderplatz (Nikolaiviertel, ali perto, é daqueles lugares lindos que vale parar para uma cerveja ou mesmo para jantar) até o portão Brandenburg. Dali você pode seguir para diversos pontos, você escolhe. Infelizmente não pudemos ir no Reichstag (fila desmotivante) e no museu a céu aberto da Topografia do Terror (fechado para obras), mas passeamos por todas as demais atrações da cidade. Regra geral, a parte oriental nos foi mais interessante que a ocidental.

 

Potsdam (dia 7)

No penúltimo dia em Berlim, pegamos o trem para Potsdam, para conhecer o belo parque Sanssouci e seus famosos castelos. Da estação de trem de Potsdam você pega um ônibus pra lá, mas preferimos ir andando para conhecer a cidade. Valeu a pena, sobretudo por passarmos por ruazinhas residenciais muito bonitas no caminho (depois de algum tempo caminhando pela avenida). Se você vai a pé, tenha um mapa e entre pelo parque no meio dele (pela área residencial que passamos), não pela entrada principal.

 

Dresden (dia 8 )

Pegamos o trem em direção a Praga logo de manhã cedo. Mais uma vez passamos o dia numa cidade no meio do caminho, Dresden. Lindíssima cidade, com boa diversidade de construções espetaculares -- concentradas na área central da cidade velha. Recomendadíssima. Se você estiver nas redondezas, não deixe de passar um dia por lá.

 

Nosso passe era somente para a Alemanha/Áustria, então compramos lá mesmo o trecho Checo da viagem.

 

Praga (dias 8-12)

Praga dispensa maiores comentários e elogios. É sim tudo aquilo que se fala, com cada prédio com seu charme próprio. Passeamos muito pela cidade e por suas atrações. O espetacular centro histórico e arredores, a famosa Karluv Most (Ponte Carlos, Charles Bridge), o castelo (que não tem castelo) e toda sua bela área interna (sobretudo a belíssima Catedral), Petrin Hill etc. Não deixe de passar pela Karluv Most à noite para admirar o castelo, que fica todo iluminado.

 

Karstejn (dia 11)

No último dia cheio em Praga, pegamos um trem para ir ao castelo de Karstejn. O trem era local, parava de ponto em ponto, era todo pichado. Divertido, muito diferente do ICE alemão. Você sai na estação em Karstejn e vai andando seguindo as placas (“Hrad”), não tem erro. Caminha-se até o alto onde está o castelo. Lá tem um tour guiado (você compra lá em cima mesmo), que achamos bem legal, além de admirar toda a beleza lá do alto. O passeio custa uma mera manhã (se você sair cedo, claro). À tarde fomos passear novamente em Praga, em lugares que ainda faltavam.

 

Cesky Krumlov (dias 12-14)

Pegamos um ônibus para Cesky Krumlov pela manhã. Já tinha comprado antecipadamente via Inet o bilhete de ônibus da Student Agency, que é mais rápido do que ir de trem – e, melhor ainda, deixa você mais próximo do centro histórico do que a estação de trem.

 

Cesky Krumlov é uma fantástica cidadezinha, daquelas que, se você passa um dia (muita gente vai para lá a partir de Praga só para passar o dia), vai querer passar mais. Ao menos para nós. Por isso, reservamos 2 dias lá, até mesmo para dar uma descansada da viagem. E vale a pena dormir ao menos uma noite por lá, inclusive para passear e ver como fica bonita a cidade toda iluminada. Os pátios do castelo ficam abertos à noite, não deixe de ir. Fora isso, Krumlov é uma cidade para relaxar e admirar a beleza local. E comer muito bem!

 

Viena (dias 14-18)

De Krumlov pegamos uma van para Viena pelo Lobo Shuttle. Já havia reservado antes, por e-mail, e confirmei (paguei) logo que cheguei na cidade. Não é a mais barata, mas é a mais rápida forma de transporte para Viena (umas 3,5 horas, se não me engano). De trem levaria umas 5 horas, com uma ou duas conexões pelo caminho.

 

Em Viena nos deliciamos com os três castelos (1 por dia!): Belvedere, Hofburg e principalmente o Schönbrunn e seu parque imenso e espetacular. O centro histórico, a Ópera (sou ignorante no assunto, mas a visita guiada foi bem legal), toda a região do anel da cidade, uma bela cidade. Há lindas ruelas históricas escondidas nos arredores do centro histórico, vale explorar. Não esperava muito e Viena me surpreendeu positivamente.

 

Bratislava (dia 16)

A ideia inicial era pegar um trem para Bratislava, mas em Viena descobrimos que poderíamos ir de barco pelo Danúbio. Não verifiquei qto era a passagem de trem para comparar, apenas gostei da ideia de ir de barco. Cada trecho saiu por 30 euros, por cabeça -- mas era domingo, o dia mais caro. MUITA gente foi a Bratislava naquele dia, a cidade estava cheia, os barcos de volta estavam cheios. A viagem de volta foi especialmente bonita, com o sol se ponto à nossa frente.

 

Em Bratislava fomos direto ao Castelo, que infelizmente estava fechado e em obras. De qualquer forma, a subida já é bem interessante, e a vista de lá é um barato. Fora isso, exploramos muito o centro histórico e arredores, entramos em alguns prédios recomendados, cruzamos o rio, subimos a torre da ponte (outra bela vista!). E bebemos cerveja bem mais em conta por lá. :)

 

Salsburgo (dias 18-20)

Acordamos cedo, fizemos um longo passeio de despedida da cidade e fomos para Salsburgo. Passeamos bastante pelo belo centro histórico de Salsburgo à tarde e fomos jantar na Augustiner Brau. Bem no esquema Bier Garten (lingüiças, cervejas em canecas grandes, tudo self-service), achamos muito bacana para um fim de dia. Voltamos andando à noite pela margem do rio, admirando a cidade sob lua cheia.

 

No dia seguinte fomos ao Castelo – o tour não é grande coisa, mas a vista é linda --, casa do Mozart e mais passeios pelo centro.

 

Uma coisa muito interessante e não muito conhecida que fizemos lá foi uma subida ao outro castelo de Franziskischlossl. Você pega uma trilha de uns 2,5 km pelo mato, sempre subindo. Não sabíamos o que encontraríamos no fim, mas chegando lá era um lugar esquema Bier Garten também. Tomamos uma cerveja com uma bela vista da cidade e ficamos admirando um grupo de uns 20 senhores/senhoras (60+ anos) que se reuniam para um aniversário. Altíssimo astral. Passamos por um deles na trilha. Acredito que os outros chegaram andando também, não havia carros na região. Fico imaginando se encontraria um grupo dessa idade disposto assim no Brasil. Um belo fim de tarde!

 

Innsbruck (dia 20)

Última viagem de trem, de volta a Munique. Mas antes, como de hábito, desviamos um pouco e passamos o dia em Innsbruck, que fica a +/- 2 horas tanto de Salsburgo quanto de Munique. Também vale a pena passar o dia lá.

 

Passeamos um pouco pelo centro histórico, mas as montanhas nevadas nos atraiam. Logo descobrimos que a subida para o Nordpark era pertinho e lá fomos nós pegar trem + teleférico (parece mais o bondinho do Pão de Açúcar) até o mais alto que pudemos (qto mais alto, mais caro, sobretudo porque você entra na área do parque nacional). Ficamos lá muito tempo curtindo sobretudo a neve e a vista, mas também a paz e (uma estação abaixo) a cerveja que era vendida incrivelmente a um preço normal. Quem for lá pode pegar um vôo de parapente (nos foi oferecido por 95 euros). Era um lindo dia azul e toda aquela neve e todo aquele visual os Alpes realmente ficaram gravados na retina.

 

Descemos, passeamos um pouco mais pelo belo centro histórico, e pegamos o trem para Munique.

 

Munique (dias 20-22)

Chegamos no fim do dia, mas a tempo de passear pelas ruas (já estava bem mais quente do que no começo da viagem, e havia muito mais gente nas ruas) e, naturalmente, terminar a noite em alguma tradicional cervejaria.

 

Dachau (dia 21)

No último dia cheio fomos à cidade de Dachau para ver o campo de concentração KZ-Gedenkstätte. Você precisa pegar um ônibus pra lá, logo quando sai da estação. Acho que é o 726, mas o destino está escrito no ônibus. Vale a pena ir – se o tema for do seu interesse --, mas também vale dar uma passeada pela cidade. Tudo é muito bem sinalizado a partir da estação e a cidade tem seu charme.

 

Voltamos a Munique, onde exploramos áreas que havíamos deixado para o fim. No dia seguinte, antes de voltar, passeamos por toda a cidade novamente, batendo ponto no Englisher Garten. O Bayern Munchen seria campeão alemão naquele dia, a cidade estava cheia de gente de vermelho (por ser a camisa do Bayern e por ser 1º de maio).

 

-------------

 

Toda a viagem foi ótima, tudo foi realmente interessante e o planejamento prévio nos poupou muito tempo. Não me recordo de algo realmente negativo. Tudo vale a pena!

 

Obs.: Bebíamos *pelo menos* 2 litros de cerveja por dia, e comemos carne de porco quase todos os dias -- e emagrecemos. :)

 

Sorte: Felizmente só choveu mesmo nos dois últimos dias da viagem. Na última noite, quando já estávamos jantando, e no dia seguinte, quando estávamos passeando pelo Englischer Garten. Fora isso, só coisa beeeem leve, nada que atrapalhasse (o vento frio era pior). Nunca tivemos de colocar os planos B em prática.

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Parabens pelo relato,, simples porem muito util!

Tenho um perfil parecido com o de vcs (ando muito, "degusto" cervejas, evito almocar e/ou o faco no fim da tarde, gosto de jantar uma boa comida, durmo/acordo cedo, nao curto muito balada, nao sou exigente pra dormir ate certo ponto!!...etc)

to com o roteiro quase pronto...faltam alguns ajustes ainda.

 

Da uma olhadinha no topico da minha viagem!:

europa-marrocos-13-paises-em-90-dias-t43531.html

 

Depois de ler o seu relato e de outros mochilas, queria ver se poderei adicionar: Fussen, Munich, Ceski Krunlov e talvez eslovaquia...

To indo dia 24 deste mes. Ja ta em cima da hora para o planejamento mas como ficarei 3 meses e iniciarei a rota por Lisboa, terei tempo para planejar o que fazer no lado leste europeu.

Se puder, depois de ler meu roteiro queria uma opiniao sua e se vc acha prudente colocar as cidades que eu mencionei acima no meu roteiro.

 

Valeu! abracos, joao

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Muito bom seu relato! As fotos entao, show de bola.

 

Me tira uma duvida, voce saiu com o roteiro das cidades programado ou programou quando chegou la?

Ex: Ah, primeiro vou ver o tal castelo, ai em seguida já vejo a ponte e depois aquele outro castelo..

 

Valeu!

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MCM e Bonfa,

Achei divertidíssimo e direto o relato de vcs!!!

Sem querer incomodar,mas já incomodando...vcs sabem dizer mais ou menos o custo dessa viagem de vcs? Faremos um roteiro parecido em Novembro de 2010, eu, meu marido e provavelmente 2 amigas.

A primeira idéia era saírmos de Amsterdam, depois alemanha, República Checa, Austria e Turquia. Temos mais ou menos 20 dias disponíveis e não muita grana, somos viajantes no estilo de vcs...

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joao gabriel,

Dei algumas sugestões lá no tópico.

 

lowpower,

Os roteiros dentro de cada cidade não foram planejados previamente (aqui no Brasil), no máximo eram programados lendo (no trem!) a caminho de cada cidade. Mas sempre busco fazer um roteiro do dia antes de sair (ou no dia anterior, à noite), para não perder tempo.

 

Daniela,

Aéreo custou na faixa de R$ 4,5 mil. Na viagem gastamos cerca de 3,5 mil euros (incluindo algumas poucas esbanjadas gastronômicas).

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Daniela,

Gostamos de todos eles. Os Motel One foram os mais caros (74 euros, sem café) e realmente os melhores. Nada a reclamar de nenhum dos lugares em que nos hospedamos dessa vez, pelo contrário.

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MCM,

Recebi um email da TAM com algumas dicas sobre a Europa e dentre elas falava sobre acomodação em flats (studios ou aptos) de vários tamanhos e preços, mas com, segundo eles, ótima localização..são dos site www.apart-hoteis-em-praga.com.br, pelo que vi, em alguns deles a diária por pessoa (como vou com mais 3 pessoas, ao todo 4) pode ficar em torno de 30 euros ou menos, com direito a cozinha equipada e roupas de cama e banho, entre outras coisinhas..

O que vc acha? Será que é uma roubada, tipo algo muito burocrático? O que estranhei foi que nos aptos que procurei a opinião de quem tinha se hospedado, o site informava que não havia opinião "porque o apto tinha acabado de ser incluido"na lista ou algo nesse sentido?!

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  • 4 semanas depois...
  • Membros

Praga é simplesmente linda. Fiquei emocianado ao chegar na Ponte Carlos, o lado antigo da cidade com uma arquitetura que nos faz voltar ao tempo, lindo. Voltaria a Praga mais vezes, vale a pena!!!...

Recomendo o site de: www.guia-em-praga.com.br

Boas dicas de restaurantes, cervejarias ... Estivemos alojados no IBIS Old Town.

Usamos serviço de guia de Tania: Ela é muito agradável. Foi uma experiência enriquecedora para toda a minha família. Boris

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  • 2 anos depois...

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