Ir para conteúdo

2 meses sozinha pela America do Sul - Argentina, Chile, Peru e Bolívia


Posts Recomendados

  • Colaboradores

Puno

 

Cheguei em Puno quase 5 da matina. Mais cedo do que imaginava... Um frio ddo cão!!!! Paguei 0,50 p/ usar o banheiro, coloquei minha warm underwear, escovei os dentes, lavei o rosto e e sai correndo antes que a tiazinha responsavel me xingasse pq tem uma placa enorme escrito "proibido se lavar". Fiquei enrolando na parte superior da rodoviária que tem uns restaurantes para tomar café da manhã até que fui trocar uns dolares e um cara se aproximou oferecendo o tour p/ Uros e a passagem p/ Copacabana. Topei... depois de tanto tempo o que eu menos queria era trabalho!

 

20100702151046.JPG

 

Dei uma votinha no Titicaca p/ esperar ate a hora do tour, depois o cara me levou ate a agencia e eu dei uma voltinha na Plaza de Armas p/ esperar mais um pouco! Achei o tour legal, mas é td bem pega turista! Nao e muito animado, mas é interessante a forma que as ilhas sao construidoas. As peruanas tentando vender as coisas enchem o saco!!!! Tem um uma estampa ao lado do correio que eles carimbam o passaporte por 1 sol... a única coisa que pude comprar p/ não passar fome até chegar na Bolívia.

 

20100702151400.JPG

 

Voltei p/ o terminal e esperei ainda mais até o horário do ônibus, gastei minha última moeda no banheiro e com umas porcarias p/ comer... Estava cansada, sem dormir e não aguentava mais esperar! Imagina o humor que cheguei em Copacabana né?!

 

Não Perca:

A Plaza de Armas é bem bonitinha

 

20100702151634.JPG

 

Preços:

Onibus Cusco - Puno: 25,00

Tour p/ Uros: 25,00

Café da manhã na rodoviária: 2,50

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 88
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Colaboradores

Copacabana e Isla del Sol

 

A fronteira em Peru e Bolívia foi tranquilo. Desce, passa na imigração do Peru, caminha até a Bolívia, usa o banheiro (pago, claro!), troca moedas e pronto. Mais 20 minutos chega-se em Copacabana e eu fui para lá com uns 3 bolivianos no bolso crente que acharia facilmente um caixa eletronico p/ sacar grana. Acredita que lá nao tem nem unzinho?! Precisaria esperar ate no outro dia, as 14:30 para tirar dinheiro no banco! Dessa forma meus planos de ir p/ a Isla del Sol ia por agua abaixo...

 

Fiquei encanada até que achei um cafe que aceitou passar meu cartão de crédito e me dar o dinheiro! Ufa... um alívio! Já saí de lá direto p/ a agencia p/ comprar o barco p/ a Isla e o onibus para La Paz. A cidade estava em festa e o Hostel Central me colocou em um quarto de janelas de frente ao fuzuê, mas eu estava tão morta que capotei!

 

No outro dia madruguei para tomar caf;e da manhã antes de pegar o barco. Fiz o check out e o cara do hostel nao permitiu que eu deixasse minha mochila lá. Fui at;e o local que comprei o ticket e estava fechado! Isso porque o molequinho que fez a venda me garantiu que não teria problema em deixar minhas coisas lá! Ah, esses bolivianos!!!! Fui na agencia do lado e nada... soltei a frase mágica na Bolívia: Eu pago! Não tinha outra saída já que o basrco partiria em cinco minutos!

 

Cheguei na Isla no lado norte e um cara juntou todo mundo e disse que p/ visita-la precisava comprar o ticket e pagar um guia. Ah, pagar guia? Se ta zoando ne?! Comprei meu ticket que vem com um mapinha atras, demorei uns 5 minutos p/ achar a trilha e fui embora. No caminho conheci dois argentinos e seguimos juntos... foi legal ter comapnhia, mas depois me arrependi porque eles estavam apressados p/ pegar o barco de volta no lado sul e eu, como iria ficar na ilha, nao precisavs ter corrido tanto!

 

20100907122944.JPG

 

Conheci o lado norte, peguei o rumo p/ o lado sul (que me disseram ser plano mas é td mentira!!!), cheguei no sul morta de fome, deixei as coisas num hostel q paguei meio carinho mas não tinha mais animo de procurar nada que nao fosse comida e fui atraz de algum lugar p/ comer. Há, parecia piada! Se nao estava fechado, nao tinha comida ou nao tinha cozinheiro! Acabei comendo lays e coca cola!!!!

 

20100907124158.JPG

 

Acabei dormindo cedo e acordei no meio da noite p/ ir ao banheiro. Quando levante dei de cara com uma lua enorme refletindo no Titicaca! Lindo, lindo, lindo... e ainda assiti de camarote, deitada confortavelmente na cama, o nascer do sol! Dez minutos depois comecei a passar mal de novo... dessa vez com cólica no estomago (nem sabia que isso era possivel!!!).

 

Fui embora p/ Copa e fiquei enrolando até o horário do busão. A dor nao me deixava... coisa horrível, nao desejo isso p/ ninguem!!!! Nada acontecia, so doía... Fui na farmacia e nao sabia como comprar um buscopan, sai de la com ranitidina! rs De lá fui no correio p/ comprar selo e, para minha surpresa, não tinha selo!! Cidadezinha estranha...

 

20100907123128.JPG

 

Não Perca:

O calvário, que não fui por causa da meldita dor! Mas dizem q tem uma vista bem legal...

 

Preços:

Onibus Puno - Copa: S./20,00

Diária Hostel Central em quarto privado sem banheiro: 30,00

Barco p/ Norte da Isla: 15,00

Entrada Norte da Isla: 10,00

Entrada Sul da Isla: 5,00

Hostel na parte Sul da Isla em quarto privado com banheiro com ducha quente e com vista p/ o lago: 60,00

Barco p/ Copa a partir do Norte da Isla: 20,00

Jantar: 37,00

Café da manhã: 32,00

Almoço: 21,00

Powerade (imitação do Gatorade): 8,00

Ligação p/ o BR: 20,00 uns 8 minutos

P/ deixar a mochila em uma agencia que não foi a que me vendeu o tour: 5,00

Cartão postal: 2,00

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

La Paz

 

Quando estava malzona em Cusco a única coisa que eu queria era voltar para casa e acabei comprando minha passagem de volta a partir de La Paz de forma que chegaria em casa no dia das mães. Isso me deixou com somente 2 dias e 1/2 na cidade! Horrivel esse negócio de ter data para voltar...

 

Infelizmente não pude fazer o Downhill de Coroico!!!! Dei preferencia ao Chacaltaya, Valle de la Luna e Tiwanaco que estão bem próximos da cidade e Coroico vai ficar para a próxima, já que descobri que tem uma comunidade Hare Krishina lá por perto que hospeda viajantes sem cobrar nada! Ah, se volto...

 

20100907125644.JPG

 

No Chacaltaya eu ainda estava mal das tais cólicas, entao nem fiz questão de subir até o topo, mas achei uma caminhada tranquila. A altitude atrapalha, claro, mas não é impossivel. O Valle de la Luna é interessante, mas Tiwanaco é muito mais! É impressionate o tanto de coisas encontradas por lá! E acho que será muito importante daquis uns anos, quando as escavçoes estiverem mais avançadas!

 

20100907130003.JPG

 

Fiquei hospedada no Loki, que fiz reservas antecipadamente pq chegar lá na cara dura é muito difçil conseguir! Achei excelente! Tem café da manhã razoável, o pub que tem lá dentro serve pratos deliciosos e com preço acessível, os banheiros são super limpos e a localizacão é ótima. O staff? Bom, são bolivianos ne?! E p/ mim td boliviano é mal educado e não mexe uma palha para ajudar!

 

Não Perca:

Uma voltinha por La Paz: Iglesia San Francisco, Calle de las Brujas, Museo de la Coca, Calle Jaen (rua dos museus), Plaza Murilo.

 

20100907125325.JPG

 

Preços:

Ônibus Copa - La Paz: 20,00

Diária no Loki em quarto compatilhado sem banho: 50,00

Taxi até hostel: 8,00

Tour Chacaltaya + Valle de la Luna: 90,00

Entrada Chacaltaya: 15,00

Entrada Valle de la Luna: 15,00

Tour Tuwanaku: 50,00

Entrada Tiwanaku: 80,00 (2 museus + sitio)

Entrada p/ 4 museus da Calle Jaen: 4,00

Sopa no hostel: 15,00

Lanche + Suco no hostel: 30,00

Nachos + Paceña no hostel: 26,00

Café da manhã no Alexander's: 34,00

Água de 2,5L: 5,00

Laundry: 30,00

Blusa de Alpaca: 80,00 (mas sabe né? Tem aquela qualidade boliviana...)

Selo p/ cartão postal: 5,50

Taxi p/ aeroporto: 50,00

Taxa p/ o aerporto: US$25,00

Passagem La Paz - São Paulo com escala em Lima pela LAN: US$277,00 (http://www.expedia.com)

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

PAULA, SENSACIONAL. SOU SEU FÃ.

Tô querendo fazer o seguinte, vê se você ou alguém pode me ajudar:

São Paulo x Puerto Suarez

Puerto Suarez x Santa Cruz (trem da morte ou não, o que é mais barato?)

Santa Cruz x Uyuni (é possível ir direto para uyuni de Santa Cruz?)

Uyuni x La Paz

La Paz x Nazca (é possível, existe esse trajeto? ah, obrigado pela brilhante idéia de ir pra Nazca)

Nazca x Lima

Lima x São Paulo

 

Tô preocupado com o orçamento, quanto eu gastaria nisso tudo?

Quanto tempo eu demoraria?

 

Muito obrigado mais uma vez.

 

PS. Tô pulando Cuzco(MachuPicchu) porque acho que é muito caro e num sei se vale a pena, confere?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Considerações Finais

 

Viajar sozinha

Fazer essa viagem sozinha foi a melhor coisa que poderia ter acontecido. Isso me ajudou a lidar comigo, encontrar saídas p/ os problemas sozinha, tomar decisões e arcar com as consequencias e, principalmente, me aguentar por 2 meses!!! ::lol3:: Fora que quando se está sozinha, as pessoas se aproximam mais... acabei fazendo inumeros amigos e posso contar nos dedos os dias que passei inteiramente sozinha! Quem deixa de fazer uma viagem por falta de companhia, faça um favor a vc mesma e meta a cara! Não vai se arrepender!

 

Segurança

Não fui assaltada, roubada, furtada, estuprada, molestada, bulinada... nada! Nem mesmo sofri alguma amaeça.Sentir medo eu senti muitas vezes, mas eu sou cagona e descofiada mesmo, isso aconteceria até no lugar mais seguro do mundo. Mas é claro, que não contei só com a sorte né?!'Usei o bom senso e não saía das ruas movimentadas e turísticas. A noite, só acompanhada!!! Cadeados na mochila sempre... bens de valor no locker e $$$, carrtoes e passaporte no money belt uma das melhores invencoes da humanidade!).

 

Saúde

Eu passei mal (muito mal, diria) mesmo tomando certos cuidados. Não comia na rua, evitava frutas que se deve comer com casca, lavava as maos o tempo todo, usava alcool em gel... É importante prestar atenção na comida e levar os medicamentos de casa, afinal uma dorzinha pode acabar com a viagem!

 

Impressões

Na Argentina, percebi que todo o país odeia os portenhos! E o resto da América zoa os argentinos! E o pior: os argentinos tem plena consciencia disso!!!!

O Chile parece um país que está se redescobrindo apos anos de ditadura. O norte do Chile é uma Bolívia!!!!

O Peru tem uma puta infra estrutua turística e qualquer um fala inglês, mas ainda tem muitooo p/ melhorar. Os peruanos são extremamente enrolados!

A Bolívia pode ser pobre, caótica e qq outra coisa... menos feia! Os bolivianos não mexem uma palha p/ ajudar!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olá Paula, tudo bem?!

 

Estarei fazendo uma viagem à Argentina, vou dia 16-07 para buenos aires e o voo de volta esta marcado para 30-07. devo ficar 15 dias. Irei reservar 6 dias no hostel em buenos aires que tenho informações boas sobre ele. E apartir dai gostaria de sua ajuda para definir meu roteiro, gostaria de ver 2 ou no maximo 3 cidades para eu ficar nestes 9 dias restantes, contudo não gostaria de ir muito longe, como por exemplo barilhoche que está muito caro! e são cerca de 1550km de buenos aires!

Gostaria de ir à cidades bonitas e com agitos noturnos, não gostaria de passar anoite no hostel, gostaria de movimento.

Ao ver sua descrição da viagem, avistei com Rosario e Cordoba, mas não sei se elas se adequam a este perfil, assim gostaria da sua ajuda e se for o caso sugestoes de outras cidades! aguardo

desde ja agradecido.

att angelo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
PAULA, SENSACIONAL. SOU SEU FÃ.

Tô querendo fazer o seguinte, vê se você ou alguém pode me ajudar:

São Paulo x Puerto Suarez

Puerto Suarez x Santa Cruz (trem da morte ou não, o que é mais barato?)

Santa Cruz x Uyuni (é possível ir direto para uyuni de Santa Cruz?)

Uyuni x La Paz

La Paz x Nazca (é possível, existe esse trajeto? ah, obrigado pela brilhante idéia de ir pra Nazca)

Nazca x Lima

Lima x São Paulo

 

Tô preocupado com o orçamento, quanto eu gastaria nisso tudo?

Quanto tempo eu demoraria?

 

Muito obrigado mais uma vez.

 

PS. Tô pulando Cuzco(MachuPicchu) porque acho que é muito caro e num sei se vale a pena, confere?

 

Olá hijano,

 

Vamos por partes...

 

Porto Suarez vc chega de avião?! Não sei se o trem da morte é o mais barato, mas já q vai estar la, pq nao aproveitar p/ conhecer o famoso já que não é caro?! - Super Pullman (segunda, quarta e sexta-feira 16:30 às 8:45): BOB 127 ou Ferrobus (terça, quarta e domingo - 19 às 8:40)

 

A estrada Sta Cruz - Uyuni via Sucre é pessima... tem relatos ai que dá medo! Te aconselho verificar a rota (talvez indo por Cochabamba e Oruro?! Não sei)

 

De La Paz p/ Nazca não acredito que tenha onibus direto! Talvez tenha que parar em Arequipa... O que nao e uma ma ideia passar um tempo nessa cidade!

 

Não entendi com o que vc quis dizer que Machu Picchu não valha a pena!!!! É o melhor disso tudo!!!! Mas acho que Cusco merece tempo p/ ser explorado... pelo menos uns 5 dias na cidade! Existem diversas maneiras de chegar a Macchu Picchu e de carro esta sendo a mais barata delas... Conheci uns cariocas que fecharam na Agencia o Valle Sagrado combinado com Machu Picchu e pagaram 150 dollares!

 

Sobre gastos, dá uma lida em outros relatos e anote os precos... ajuda a ter uma boa ideia!

 

Já o tempo, p/ fazer o roteiro q vc apresentou, acredito que 15 dias seja tranquilo... com Cusco, 20!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
Olá Paula, tudo bem?!

 

Estarei fazendo uma viagem à Argentina, vou dia 16-07 para buenos aires e o voo de volta esta marcado para 30-07. devo ficar 15 dias. Irei reservar 6 dias no hostel em buenos aires que tenho informações boas sobre ele. E apartir dai gostaria de sua ajuda para definir meu roteiro, gostaria de ver 2 ou no maximo 3 cidades para eu ficar nestes 9 dias restantes, contudo não gostaria de ir muito longe, como por exemplo barilhoche que está muito caro! e são cerca de 1550km de buenos aires!

Gostaria de ir à cidades bonitas e com agitos noturnos, não gostaria de passar anoite no hostel, gostaria de movimento.

Ao ver sua descrição da viagem, avistei com Rosario e Cordoba, mas não sei se elas se adequam a este perfil, assim gostaria da sua ajuda e se for o caso sugestoes de outras cidades! aguardo

desde ja agradecido.

att angelo

 

Olá Angelo,

 

Córdoba é uma cidade bem jovem! Acho que as baladas de lá são boas já que tem um monte de estudantes! Rosário tb... cheguei no sábado e tinha um monte de argentinos no hostel de outras cidades que foram ate a cidade só p/ uma noitada... Agora dicas de lugares eu não tenho idéia pq dpois da meia noite eu viro abóobora!Outra cidade que ouvi falar é Mar del Plata... não conheço, mas procure informaçoes nos outros foruns que acho q tb vale a pena!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Adorei o relato, mas uma coisa me assustou: o custo total! ::essa::

 

Eu queria fazer o trajeto:

Buenos Aires (7 dias) -> Santiago (7 dias) -> Arica (pit stop) -> Arequipa (Cañon) -> Nazca (Sobrevôo linhas) -> Cuzco (Trilha Inca e Machu Picchu) -> Buenos Aires de volta, passando 1 dia em Lima

 

Será que tenho como gastar em torno de US$1mil ?? ::mmm:

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...