Ir para conteúdo

Mochilão Dezembro 2017/Janeiro 2018 - Ajuda


Posts Recomendados

  • Membros

Boa noite amigos!

Nas últimas semanas andei estudando tudo que seria necessário para realizar o sonho de fazer meu primeiro mochilão pela Europa.

Mesmo se tratando de ser inverno, decidi ir... até para sair da mesmice de quem sempre passou todos réveillons, férias e feriados enfrentando o calor e o caos do litoral catarinense. 

Gostaria da ajuda de vocês para finalizar meu roteiro e com algumas questões que ainda não venci. 

Pensei em sair do Brasil (Curitiba), no dia 25, após passar o natal com a família e voltar no dia 08/01.

O roteiro inicial que havia pensado seria Lisboa -> Barcelona -> Roma -> Paris -> Amsterdam -> Londres -> Curitiba.  Contudo, ao pensar com mais calma e após me informar mais, fiquei receoso quanto ao fato de serem muitas cidades em pouco tempo, de modo que não iria aproveitar como deveria. Ai vai a primeira dúvida. O que acham? Será que consigo encaixar todas as atrações nesse curto período? 

Outro receio que estou vivenciando é quanto ao réveillon. Não consegui encontrar evento interessante para o dia 31 até então, apenas uma festa na Hyte Berlim (gosto muito de música eletrônica), mas como são 24 horas de festa, em uma cidade que não consegui encaixar no meu roteiro, ficaria totalmente inviável. 

Dois amigos próximos já passaram o réveillon em Paris e não gostaram, bem como li vários relatos aqui no mochileiros de que realmente não é muito interessante. Pesquisei sobre as demais capitais e também não encontrei nada que chamasse muito a atenção. Imaginei que em Barcelona posso encontrar festas, mas também não vi nada anunciado (talvez por ainda ser setembro). 

Alguém saberia me indicar um réveillon bom/festivo/alegre? Não queria ver uma simples queima de fogos e ir para casa dormir logo após!

Após decidir isso, creio que ficaria mais fácil adequar o roteiro, excluindo alguma cidade ou até estendendo a viagem por mais cinco dias. 

Quanto a viajar sozinho, alguém pode compartilhar essa experiência? Como fizeram para tirar fotos boas? xD

Aproveitando o post... é realmente mais vantajoso deixar para comprar roupas de frio ao chegar lá? vocês costumam a adquirir todas as passagens (deslocamento interno na Europa) antes de viajar?

Peço desculpas pelo post grande... e agradeço imensamente se alguém puder me ajudar no planejamento!

 

  • Gostei! 2
Link para o comentário
  • Membros

Saindo dia 25 do Brasil, você vai chegar no final da tarde do dia 26 na Europa, ou seja, o primeiro dia não conta como dia aproveitável. O dia 08 provavelmente também será um dia onde você não conseguirá fazer quase nada, pois 4 horas antes do horário previsto do voo, você tem que largar tudo o que estava fazendo e começar a se mexer para ir ao aeroporto, então dependendo do horário do seu voo, o dia 8 pode ser outro dia meio perdido, que eu não contaria como dia aproveitável até ter as passagens em mãos.

Ou seja, na prática você teria somente 12 dias realmente aproveitáveis na Europa, e dividindo isto por 6 cidades, daria 2 dias em cada uma delas, o que é muito pouco tempo. Ainda mais levando em conta que cada vez que você troca de cidade você perde praticamente metade de um dia contando desde o momento em que você começa a fazer as malas na cidade A até o momento em que finalmente largar a mala/mochila no quarto do hotel da cidade B. E isto se os horários dos voos e trens que você comprar ajudarem, dependendo do horário que você comprar, é praticamente um dia inteiro perdido em função de ir de uma cidade até a outra.

Nesta época do ano os dias também são bem curtos, as 16:00 já está completamente escuro, então sobra muito pouco tempo de claridade para você passear pelas cidades e tirar fotos.

Nesta época também é bem comum você ter 1 ou 2 dias seguidos de tempo fechado, com chuva praticamente o dia inteiro, com muito frio, vento e até mesmo neve em Amsterdam e Berlin, um dia destes é horrível, você não tem vontade de colocar o nariz para fora do hotel.

Lembro da primeira vez que fui a Amsterdam em Dezembro, o primeiro dia foi horrível, com muita chuva e neve, sem a menos condição de ficar na rua, para não passar o dia inteiro dormindo no hostel, fui visitar o Rijksmuseum de manhã, e a tarde como ainda estava chovendo e nevando, e não dava para fazer nada na rua, fui no Van Gogh Museum lá do lado do Rijksmuseum , só no segundo dia é que o tempo abriu.

Também passeio por situações bem parecidas com esta em Paris, Lisboa, Berlin e Londres. Certa vez fui a Paris em Dezembro e lembro que os dois primeiros dias form dias com clima horrível, ficou o dia inteiro com tempo fechado, chovia por uns 30 minutos, e quando você achava que a chuva parou, e resolvia arriscar a sair, a chuva voltava e lhe pegava no meio do caminho.  Só a partir do terceiro dia é que o tempo abriu e faz um lindo dia de sol.

Ai se você só ficar 1 ou 2 dias em cada local, e pegar 1 ou 2 dias chuvosos, você literalmente se ferrou, terrá gasto um monte de dinheiro com passagens e hotel, mas não vai conseguir fazer e visitar quase nada.

Então numa viagem no inverno, é muito importante ficar um pouco mais de tempo em cada local, primeiro para compensar os dias muito curtos, e em segundo lugar, para aumentar as suas chances de pegar pelo menos 1 dia de tempo bom em cada cidade, coisa que ficando só 2 dias em cada local você geralmente não consegue.

E principalmente escolher cidades com bastante atividade indoor, para você fazer naqueles dias horríveis de frio e chuva que com certeza você vai pegar em algum momento da viagem. Visitar museus, castelos, palácios, galerias de arte,  igrejas, etc até pode não ser a sua prioridade, mas numa viagem no inverno, é bom você dar uma olhada a respeito destes locais, e ter um plano B para o caso de pegar 1 ou 2 dias seguidos de mau tempo e não ter que ficar o dia inteiro "dormindo" no hotel.

Mas se você for preparado para o frio, ficar um pouco mais de tempo em cada local, e ter planos B para fazer naqueles dias horríveis de frio e chuva, mesmo no inverno dá para fazer uma viagem bem interessante.

  • Gostei! 1
Link para o comentário
  • Membros

Quanto tempo em cada local depende muito dos seus interesses pessoais, mas levando em conta o que falei acima, pessoalmente eu recomendaria pelo menos a seguinte quantia de dias em cada cidade para fazer as coisas com calma e sem correria e para aumentar as chances de pegar pelo menos 1 dia de clima bom:

Lisboa: 3 dias, Barcelona: 3 Dias,  Roma: 3 ou 4 dias, Paris: 4 ou 5 dias, Amsterdam: 3 dias  e Londres: 4 ou 5 dias.

Ou seja, precisaria de muito mais do que os 20 dias que você teria planejado. Para o tempo que você tem disponível, pessoalmente eu faria um roteiro com somente 3 cidades, ou no máximo do máximo, 4 cidades, desde que sejam 2 cidades menores e que você consiga pegar uma passagem onde consiga aproveitar algo do dia 08.

Todas estas cidades ficam longe demais umas das outras, você teria que fazer quase todos os deslocamentos internos lá na Europa de avião, e alguns poucos poderiam ser feitos de trem de alta-velocidade.

Mas quando você tem que viajar de avião ou de trem de alta-velocidade, não dá para deixar para comprar as passagens lá na hora, por que vão custar 3x ou 4x vezes mais caro do que se você comprar antecipado, uns 90 dias antes da viagem.

Alem disto, as vésperas do reveillon costuma lotar e esgotar tudo mesmo apesar do frio e clima horrível, então se você deixar para comprar passagens muito em cima da hora, provavelmente não ache mais nada e os hosteis/hotéis bons e baratos já estarão esgotados a muito tempo, sobrando só os locais ruins ou caros.

E por fim, você já deu uma olhada nos preços das passagens Brasil x Europa x Brasil nestas datas? As passagens para viajar nesta época do ano costumam ser bem caras, pessoalmente eu acho que as passagens para a Europa vão lhe custar mais de R$ 4.000, confira se este valor está dentro do seu orçamento ou do que você está disposto a investir nesta viagem.

Link para o comentário
  • Membros

Já pode estar bem frio assim que você descer do avião lá na Europa, com temperaturas na casa dos 2ºC ou 5ºC então tem que levar roupas adequadas daqui ao menos para aguentar os primeiros dias até você ter tempo de comprar alguma coisa lá.

Mas para nós curitibanos, 2ºC é frio, mas nada fora do comum que não tenhamos já vivido pessoalmente no inverno curitibano, então dá para viajar com as roupas de inverno que você provavelmente já tem e ficar de olho na previsão do tempo alguns dias antes da viagem e enquanto estiver lá. Se você achar que está muito frio, ou se a previsão do tempo falar que vai fazer um frio muito forte em alguma das cidades que você vai visitar, você compra alguma coisa lá na Europa mesmo

Previsão do tempo: 

Amsterdam: https://www.accuweather.com/pt/nl/amsterdam/249758/month/249758?monyr=12/01/2017
Paris: https://www.accuweather.com/pt/fr/paris/623/month/623?monyr=12/01/2017
Londres: https://www.accuweather.com/pt/gb/london/ec4a-2/month/328328?monyr=12/01/2017
Berlin: https://www.accuweather.com/pt/de/berlin/10178/month/178087?monyr=12/01/2017
 

E por fim, devido ao frio e mau tempo reveillon na Europa é deste jeito mesmo, nem um pouco parecido com a festas que temos no Brasil. Se você não quer ver o fogos e depois ir dormir, tem que planejar bem e achar uma festa legal em algum local, e já reservar um local antecipado, pois é bem limitado e nem todo mundo entra.

  • Gostei! 1
Link para o comentário
  • Membros

Adriano, muito obrigado pelo seu tempo e pela resposta muito bem fundamentada. 
Confesso que meu receio quanto as condições climáticas aumentaram... Até considerei a hipótese de deixar a viagem para o verão, mas além da ansiedade não sei como será minha disponibilidade no trabalho.

As passagens estão por volta desse preço que falou, cerca de R$ 2.800 - 3000 a ida e a volta por volta de R$ 3.000 - 3.200. Esse valor é acima do habitual? 

Tinha esse receio quanto ao tempo, e após sua resposta estou considerando Londres, Paris e Amsterdam (talvez Bruxelas pela proximidade). 

Continuarei estudando e pensando.

Novamente, muito obrigado. 

Link para o comentário
  • Membros

Pelas condições atuais do mercado e preço do dólar, uma passagem de ida e volta para viajar fora de temporada, entre fevereiro e junho e entre setembro e novembro, custa em média R$ 2.800 a R$ 3.000, mas na alta-temporada, atualmente está ficando facilmente na faixa dos R$ 4.000 ou 5.000, e em algumas datas com muita procura, pode custar mesmo estes 6 mil Reais

Pessoalmente eu considero R$ 6.000 muito caro para voar na econômica, mesmo para alta-temporada, eu coloquei como objetivo nunca pagar mais de R$ 3.000 ou no máximo 3.500 numa passagem de avião.

Se viajar em Março/Abril, você acha com certa facilidade passagens de ida e volta custando uns R$ 3.000 a R$ 3.500...

Se estiver muito caro nas datas que eu planejei ir, pessoalmente eu não viajo a qualquer custo, prefiro cancelar a viagem nestas datas caras e viajar numa data mais barata, e com estes 3 mil reais que daria para economizar indo em outra data, dá para pagar hostel, alimentação, metrô e passeio por uns 10 dias na Europa...

Mas se realmente só puder ir nestas datas, fazer o que, se couber no seu orçamento, só resta encarar e viajar nestas datas, e não esquentar demais a cabeça com o preço das passagens.

 

PS. Evite comprar só ida ou só volta, geralmente é bem mais caro, mesmo que volte por outra cidade, tente comprar sempre os 2 trechos juntos usando a opção "Multiplos Destinos", "Várias Cidades", "Open jaw" ou algo similar que há em todos os sites de companhias aéreas, geralmente é bem mais barato que comprar separado e geralmente custa o mesmo de chegar e voltar pela mesma cidade.

 

Link para o comentário
  • Membros

Dei uma olhada nas passagens para múltiplos destinos e realmente deu uma barateada, apesar de que pouca coisa. Ficou cerca de R$ 6.500 tudo. 

Pensei em apenas três passagens aéreas, Curitiba - Lisboa, Lisboa-Paris. E o deslocamento entre Paris e outra cidade que escolher (para enxugar o roteiro como sugeriu), seria feita de trem, para Londres ou Amsterdam.

Adriano, você tem alguma sugestão de roteiro? Único lugar que não quero abrir mão é Paris. Mas queria, se possível, ouvir suas sugestões.

Fico animado em saber que as passagens em Fevereiro, Março e Abril ficam mais baratas, quem sabe não consigo dar uma fugidinha de 10 dias ano que vem!

Link para o comentário
  • Membros

Andei pensando e fiz o seguinte roteiro:

obs: após a criação desse roteiro "maior", pretendo fazer o roteiro de cada cidade minuciosamente. 

25/12  - 26/12: Curitiba -> Londres; R$ 3.290,00. 

26/12 até 30/12: Londres; R$ 300,00 de diárias em hostel. 

30/12 de manhã, trem de Londres -> Paris; R$ 126,00. 

30/12 até 3/01: Paris; R$ 500,00 de diárias em hostel. 

3/01 de manhã, trem de Paris -> Amsterdam 

3/01 até 5/01: Amsterdam; R$ 200,00 de diárias em hostel. 

06/01 super cedo: Amsterdam -> Lisboa (avião); R$ 200,00. 

06/01 e 07/01: Lisboa. R$ 100 de diárias em hostel. 

08/01: Lisboa -> Brasil. R$ 3.190,00.

Total em passagens e estadia (13 dias): R$ 7.906,00 

Chutei 30 euros de alimentação por dia, o que deu  R$ 1.458,60.

Chutei 50 euros de atividades diárias, o que deu R$ 2.431,00.

Totalizando R$ 11.795,60. 

Os valores estimados são parecidos com a viagem que fizeram? Falo estimados pois não escolhi um hostel específico, fiz apenas uma cotação (chutando sempre para cima para não passar por apertos). Alguém tem alguma sugestão para contribuir? 

Caso haja interesse de mais alguém, a medida que ir decidindo as coisas posso ir fazendo um relato detalhado.

Mais além vou estimar o roteiro inverso, chegando por Lisboa e voltando por Londres, mas creio que não terá muita diferença. 

  • Gostei! 1
Link para o comentário
  • Membros

O preço do trem entre Londres e Paris eu acho que está meio subestimado, o preço da passagem no trem Eurostar entre Londres e Paris começa a partir de 50 euros, o que seriam em torno de R$ 200 pela cotação do Euro Turismo de hoje + impostos

As passagens Brasil x Europa x Brasil eu já havia comentado antes que estão caras, mas infelizmente o preço nestas datas é por ai mesmo, não tem muito o que fazer a não ser viajar em outras datas, o que nem sempre é possível.

Para o restante, acho que os valores são mais ou menos estes ai mesmo, mas só acho que você está convertendo eles pela cotação errada do Euro e Libra.

Quando você comprar euros ou Libras em espécie ou no cartão de crédito você não vai pagar a cotação do Euro Comercial ou Libra Comercial que é anunciada nos jornais sites e Banco Central, você sempre pagará utilizando a cotação do Euro Turismo ou Libra Turismo, que sempre é um pouco mais caro e ainda tem que os impostos IOF de 1.1% para dinheiro em espécie e 6.38% para compras no cartão.

Eu sempre faço as contas baseadas na cotação deste site(https://www.avscambio.com.br/taxas-de-cambio-curitiba)   pois é o preço que você realmente vai pagar pelos Euros e Libras, e nestes últimos 5 ou 10 anos, na minha esperiência pessoal, os valores divulgados no site da AVS tem sempre se mostrado bem próximos dos valores reais que você efetivamente paga no cartão ou dinheiro em espécie.

Só não esqueça que estes valores são sem imposto, você tem que somar o valor do IOF nestas cotações.

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...