Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Israel, Jordania e Chipre

Postado
  • Membros

Fala galera! Esse é o relato de uma viagem que fiz em maio e junho de 2010 para Israel, Jordânia e Chipre. Meu planejamento inicial era ir para Istambul e não Chipre, mas como a cidade estava lotada e cara por conta do circuito da fórmula 1, acabei comprando um pacote em uma agência israelense para a ilha do mediterrâneo.

A viagem durou 1 mês, e a maioria do tempo fiquei em Israel, principalmente porque tenho família lá (em várias cidades) o que tornava o custo muito menor. Em Israel conheci Tel Aviv (e cidades ao redor), Jerusalém, Szfat, Galileia, Colinas de Golan, Haifa, Mar Morto/Massada, Deserto do Negev e Eilat. Na Jordânia visitei Aqaba e Petra e no Chipre conheci Larnaca, Limassol, Paphos e Nicósia.

Passagens aéreas: voei com a El Al, companhia israelense que à época operava com voos diários entre SP e Tel Aviv, mas que já cessou suas atividades no Brasil. O voo durou 18h e foi extremamente cansativo, além de atendentes grossos e uma comida bem fraca (não que eu espere muito de comida de avião).

Pacote para o Chipre: comprei um pacote de viagem para o Chipre em uma agência israelense. O preço estava MUITO bom, chegava a ser absurdo. O pacote incluía voo até a ilha, transporte aeroporto - hotel (que ficavam em cidades diferentes, 1,5h de viagem) e 3 diárias em um hotel 4 estrelas com o café e a janta inclusos. O preço? 300 dólares! Isso mesmo, 600 reais por tudo isso!

Transporte interno: em Israel viajei basicamente de ônibus, o serviço é muito bom e relativamente barato. Da rodoviária de Tel Aviv saem para qualquer canto do país, e as distâncias são mínimas (a única viagem relativamente longa é para Eilat, 5h). Entre Tel Aviv e Jerusalém há transportes públicos que passam a todo instante e em qualquer lugar. Eles saem de Tel Aviv e param no rodoviária de Jerusalém.

Hospesagem:

Israel

Tel Aviv: fiquei na casa da minha família, nos subúrbios da cidade (detalhe que lá se vive muito bem nos subúrbios).

Jerusalém: fiquei no Cesar Palace, por motivos que não especificarei aqui não precisei pagar a diária, mas era em torno de 80 reais o quarto simples. Boa localização, quartos razoáveis e uma café da manhã decente.

Eilat: Youth Hostel, USD20 o quarto individual (apesar de ser hostel eles não tinha quarto compartilhado, o máximo era para 4 pessoas). Ótimo hostel, em frente à praia e com um atendimento muito bom. É praticamente um quarto de hotel, com um banheiro excelente e camas confortáveis. Recomendo.

Nos outros locais não me hospedei, pois fazia viagens bate e volta desde o local onde estava hospedado. No norte de Israel também fiquei na casa de família e conheci todos os lugares (Galileia, Golan, Haifa e Szfat) desde lá.

Chipre:

Limassol: não me recordo o nome do hotel, mas era um resort que estava incluído no pacote baratíssimo que eu comprei. Luxo total! Quarto amplo só pra mim, uma bela vista do mediterrâneo, comida muito boa e atendimento excelente. Fora do meu padrão de viagem, mas pelo preço que paguei valeu e muito!

As demais cidades do Chipre conheci em um dia, fiquei hospedado apenas em Limassol mesmo.

Jordânia:

Petra: Rocky Mountain Hotel. Pagamos em torno de USD25 por pessoa para quarto duplo (estava com outros brasileiros nessa parte da viagem). Tem uma bela vista e é bem localizado. Recomendo.

Tel Aviv

Cidade moderna, de primeiro mundo, com opções para todos os gostos: desde de praias, ate shoppings, museus, baladas. Conheci a cidade de ponta à ponta, e gostei muito! Fiz o passeio por Jaffo, de onde se tem uma bela vista de Tel Aviv, e andei muito pela orla da praia. Lá as opções de onde comer são intermináveis. Outra parte da cidade que merece a visita é o porto desativado. Acho que o mais agradável em Tel Aviv é conhecer a cidade a pé. Á noite fui em uma balada na região do porto, onde não se paga para entrar. Lá dentro era tudo muito caro, mas a festa valia a pena.

Jerusalém

Jerusalém é uma cidade única, dispensa comentários! Há muito mais do que somente a cidade velha, ela toda é muito bonita. Fiquei 4 dias na cidade e ficaria mais. Fui para a cidade velha 2 vezes, uma a conheci por dentro e outra pela muralha que a circula e de lá se tem uma vista do alto de toda a cidade. Minha dica: visite bairros não turísticos, como o árabe e o armênio. Eu fiz isso e tive uma experiência única!

Conheci também outras partes de Jerusalém, sempre na base da andança. Fui ao Museu do Holocausto (lugar forte!) e ao Knesset, e andei por toda a Jaffa Road. Conheci lugares pouco turísticos os quais nem sei o nome, mas acabei descobrindo sozinho. Enfim, descubra Jerusalém vc mesmo! Minha dica valiosa.

Como toda viagem tem suas burradas, acabei não indo ao Monte das Oliveiras ::putz::. Também não fiz o famoso day-tour para Betlehem (Belém), mas isso foi por opção própria.

Uma coisa que gostei muito foi ter ido ao Muro das Lamentações à noite. Ele fica todo iluminado, muito lindo. Jerusalém foi o ponto alto da viagem, é um lugar diferenciado, vc sente isso quando está lá.

Szfat

Szfat (ou Tzfat) é uma cidade minúscula no topo de uma montanha. Bem antiga e interessante, e em uma tarde se visita facilmente. A cidade é famosa por ser o centro da Kaballah. Vale a visita, mas se não tiver tempo não se preocupe, não é indispensável.

Norte de Israel

Chamo de Norte de Israel as regiões da Galileia e Golan, além da cidade de Haifa, a terceira maior do país. A Galileia é uma região montanhosa e muito bonita. Infelizmente passei de carro e fiquei pouco tempo lá, mas gostaria de ter conhecido melhor. Apenas paramos para comer na cidade de Tibérias, a principal da região e de onde se tem uma bela vista do mar.

Já as Colinas de Golan achei bem sem graça. Do alto de um forte se tem uma vista panorâmica, e por toda a parte há cartazes representando soldados. Mas a paisagem é repetitiva e pouco atraente. Considero um passeio totalmente dispensável.

Por fim, Haifa é uma cidade muito bonita e com um astral muito bom. Demos uma volta pela cidade e comemos em um restaurante ótimo de massas. Tem um clima praieiro e há muita gente jovem. O famoso jardim de Haifa estava fechado nesse dia, mas pude vê-lo lá de baixo, é realmente impressionante! Gostei muito de Haifa, moraria lá sem pensar duas vezes. Vale a pena visitá-la? Acho que sim, talvez por ser fora da rota tradicional dificulte um pouco (está no norte do país, enquanto que as atrações de Israel se concentram no centro e no sul), mas se estiver por perto, dê uma passada sem dúvidas!

Deserto do Negev e Mar Morto

Fizemos um tour de uma tarde pelo deserto do Negev (tudo por conta própria), visitando o local onde Ben Gurion foi enterrado e os diversos mirantes que há pela região. Apesar do calor o deserto é muito bonito. No final do dia fomos até a Tenda de Beduínos e dormimos por lá (não lembro qual era a tenda, mas era próxima ao Mar Morto). O local é totalmente feito para turistas, mas gostei da experiência: andamos de camelo, comemos um prato típico dos beduínos (carne de carneiro) e dormimos em sacos de dormir dentro da tenda.

Acordamos às 4 no dia seguinte para subir Massada e ver o nascer do sol no Mar Morto. A subida é bem tranquila e a vista compensa (e como!!). Massada é uma espécie de cidade que era usada como proteção, pois ficava no topo de uma montanha e defender-se lá de cima era bem mais fácil. Há casas abandonadas e vestígios de que fora habitada, mas o diferencial de lá é mesmo a vista do Mar Morto. Ficamos admirando por um longo tempo e depois descemos novamente, dessa vez para nadar no mar.

Perto do Mar Morto há muitos resorts, hotéis, restaurante e comércio, e fica muito lotado. Achamos um lugar na praia e entramos na água. Sensação muito louca! Eu estava com uma ferida no dedo e quase morri de dor, mas consegui ficar o resto do tempo com ela para fora da água. Tiramos as fotos clássicas (que depois eu perdi não sei como ::quilpish::) e tomamos uma bela ducha de água doce.

Nadar no Mar Morto não é exatamente confortável, mas é daquelas experiências "tem que ter uma vez na vida" (frase clichê e que diz muito). Gostei bastante!

Eilat

Falar de Eilar só me faz pensar em uma coisa: quero voltar pra lá! Sério mesmo, eu gostei demais de Eilat. Além de ter ficado no Youth Hostel de lá, que é fantástico, gostei do astral e do clima da cidade. Fui para a praia todos os 3 dias e ainda fiz snorkel.

Meu tempo lá foi basicamente curtindo a vida boa, sentado na praia sem preocupação e tomando um banho no Mar Vermelho (e que mar!). Saí à noite todos os dias, e a vida noturna na cidade é be agitada, apesar de eu não ter visto nenhuma balada. Mas há muita gente, muitos bares.

Em um dos dias eu peguei um ônibus de linha e fui ao sul da cidade, perto da fronteira com o Egito, onde há ótimos lugares para snorkel e um aquário. Aluguei o equipamento por USD10,00 (tempo ilimitado até 18h) e entrei na água. Demais! Sem palavras para aquilo. Já havia feito snorkel antes, mas aquilo era acima de qualquer coisa. Um verdadeiro universo embaixo d'água, milhares de peixes de todas as cores, corais, enguias, moreias. Estava totalmente fascinado! Usei todo o tempo que eu tinha e desisti de ir ao aquário (devo ter ficado umas 4h fazendo snorkel, sem exagero). Até hoje sinto saudades dessa experiência.

Acabei indo ao aquário no dia seguinte, novamente com o transporte público. O aquário é bem grande, e uma área dele é dentro da água, então vc vê o fundo do mar. Muito legal! Claro que a minha vontade era estar fazendo snorkel novamente, mas o aquário superou minha expectativas.

Minha dica para quem vai a Israel é: vá para Eilat, vc não vai se arrepender! Além do que eu fiz há mergulho com golfinhos e scuba diving, que por conta dos valores elevados desisti. Reserve uns 3 dias para a cidade e curta a vida.

Editado por Visitante

• Respostas 61
  • Visualizações 29.8k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Most Popular Posts

• João Rosenthal
    João Rosenthal

Chipre   Cheguei no Chipre em um voo de 1h desde Tel Aviv. Confesso que o lugar era exótico, e o escolhi por conta da minha viagem para Istambul não ter dado certo. Voei pela Air Cyprus (péssima) e

Posted Images

Featured Replies

Postado
  • Membros

Olá pessoal.

Estou indo para a Turquia em julho e vou alugar uma carro. Alguém saberia me dizer quanto está a gasolina naquele país?

Postado
  • Membros
ALGÚEM PODE INFORMAR COMO ESTARÁ A ENTRADA EM ISRAEL DEPOIS DESTE EMBRÓLIO COM A ONG TURCA?? ESTOU INDO EM AGOSTO, MAS JÁ ESTOU COM MEDO. JÁ OUVI FALAR QUE ELES ESTÃO EM SINAL DE ALERTA MÁXIMO. SERÁ QUE VAMOS TER PROBLEMA AO ENTRARMOS? MINHA ESPOSA NEM QUER IR MAIS.

Putzzz. sabe que estou pensando a mesma coisa?? Tb estou com receio... vamos ficar de olho nas infos...

Postado
  • Membros

João,

Te mandei um recado em outro tópico porque não tinha visto esse seu relato! Sorry! Estava ansiosa por suas infos... hehhehe... Estou adorando ler tudo isso... estou montando meu roteiro, mas quero incluir o Egito ainda... No meu caso, eu pensei em fazer o contrário.. ir primeiro para a Turquia e Israel seria o último ponto.... Gostei da dica de Eilat! Não é a primeira vez que vejo as pessoas falarem bem de lá.. e pelo que vi, é totalmente viável essa transição via Eilat para a Jordania. Por favor, continue mandando as infos.. e qdo voltar... abusaremos mais ainda da sua boa vontade.. heheheh.. Beijo e Boa trip!

Postado
  • Autor
  • Membros

Israel é absolutamente seguro pra turista, desde que se tenha os cuidados óbvios, assim como qualquer outro lugar. O pais é muito tranquilo e nas cidades o clima é de paz total. Pra embarcar pra lá farão milhares de perguntas, mas é o procedimento normal. Podem vir sem problemas.

gisa.mar, criei o topico exatamente pra isso, hehe. O Egito nao fui mas é um lugar que falaram ser muito bonito. Em Eilat vá a Petra na Jordania, é muito bonito. Pra entrar é super facil. Qualquer duvida pergunte, estarei aqui pra responder.

Editado por Visitante

Postado
  • Membros

João, o meu inglês é basico. Estou indo com minha esposa e minha mãe q são analfas neste idioma. Será q ao começarem a fazer perguntas e eu " I don't understand". Eles não vão dificultar minha entrada. O meu passaporte está novo. Sem nenhuma viagem. Estou com medo.

Postado
  • Membros

João, o meu inglês é basico. Estou indo com minha esposa e minha mãe q são analfas neste idioma. Será q ao começarem a fazer perguntas e eu " I don't understand". Eles não vão dificultar minha entrada. O meu passaporte está novo. Sem nenhuma viagem. Estou com medo.

Postado
  • Membros

Postado
  • Autor
  • Membros

E ai fialhous, tranquilo?

Cara, nao falar ingles pode ser um problema pra entrar em qualquer pais, seja ele Israel ou nao; eles nao vao te negar entrada por nao falar ingles, mas voce nao conseguira se comunicar com o pessoal da imigracao. A mulher do controle de passaporte sempre pergunta "Do you speak english?", agora se eu responder que nao (nunca fiz isso) nao tenho ideia do que acontecera, talvez chamem um tradutor, mas to chutando. Pra embarcar vai ser facil pois em Guarulhos as pessoas que fazem varias perguntas falam portugues, mas no controle de passaporte ja em Tel Aviv ninguem fala entao nao sei. Procure se informar, ou tente treinar ingles com coisas que possam ser relacionadas a perguntas que tem a ver com o que te perguntarao, como o que vai fazer em Israel, quanto tempo, pra onde vai, etc. Sobre sua familia fique sussegado, uma pessoa pode falar por todos e eles nem precisarao abrir a boca, mas ao menos um acho que seria necessario o ingles. Mas se eles perguntam se fala ingles imagino que deve ser porque existam tradutores, ja que mesmo sendo importante, ninguem tem obrigacao de falar o ingles.

Abraco, espero ter ajudado e boa viagem, Israel vale muito a pena!!

Postado
  • Membros

Valeu João,

Cara ainda tenho algumas dúvidas.

Vou ficar 10 dias em Israel e estou programando meu roteiro dessa forma:

- Jerusalém - 05 dias

- Região da Galilélia - 02 dias

- Eilat - 01 dia

Está bem dividido ou estou ficando muito tempo em Jerusalém? O que voce sugere nestes 05 dias em Jerusalém? Será que devo alugar um carro?

Estou querendo ir a Eilat de carro descendo a região do mar Morto. Existem atrações neste trajeto?

Estou levando um GPS.

No mais estou bastante ansioso. É a viagem dos meus sonhos.

Postado
  • Autor
  • Membros

Olha, eu acho 10 dias em Israel muito pouco, mas se não tem jeito vamos lá. 5 dias em Jerusalém acho demais pra pouco tempo que você tem. Se você pudesse aumentar o tempo pra 15 dias seria bem mais fácil. Mas pensando em 10-12 dias, eu faria assim:

Jerusalém - 3 dias, sendo um e meio pra conhecer toda a cidade velha, ou seja, ir nos quatro quarteirões e fazer a caminhada por cima da muralha, além claro do muro das lamentações e da cúpula dourada. No outro dia e meio conheça a cidade, que é ótima pra se caminhar, e vá ao Museu do Holocausto, é indispensável!

Tel Aviv/Yafo - 2 dias, conheça a cidade que é o centro cutural do país, além de Yafo que é uma cidade colada em Tel Aviv muito bonita e antiga, vale a pena!

Eilat - 2 dias, pegue um dia pra mergulhar e outro pra conhecer o observatório ou ir a Petra na Jordânia, que é um tour de um dia. Eu pelo menos acho indispensável ir à Israel e não conhecer Eilat.

Mar Morto/Massada - 1 dia, será meio corrida mas dá, vá à Massada bem cedinho ver o nascer do sol e depois passe o resto do dia em Ein Gedi, a principal cidade do mar morto, que na verdade é um oasis, não exatamente uma cidade.

Galiléia - 2 dias, conheça a região que tem todo tipo de opção, caminhadas, cachoeiras, paisagens de tirar o fôlego. Você decide o que achar melhor.

É isso, espero ter ajudado, e esses número de dias em cada lugar eu coloquei de acordo com o seu tempo, por mim eu ficaria mais em cada um deles como já falei no meu relato, mas eu tive aqui 30 dias, então pude conhece-los sem pressa. Jerusalém 5 dias é muito, eu fiquei 4 e achei suficiente sendo que tempo não era problema pra mim, então pra você 3 será de bom tamanho.

Grande abraço.

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.