Ir para conteúdo

Qual a melhor época para passar 1 mês no leste europeu?


Posts Recomendados

  • Colaboradores

Wilquer,

Se você tem disponibilidade para viajar fora de temporada, sugiro considerar a possibilidade de viajar em abril ou maio.

Há alguns anos viajei para aqueles lados em abril. Tempo agradável: em torno de 15 graus à noite e 20-22 durante o dia. Chuviscos rápidos e pouco frequentes, céu azul lindo para as fotos e passeios.

Este ano o inverno se prolongou um pouco mais e abril (para mim) não teria sido uma boa escolha. Viajei em maio e dei sorte! Quando saí de lá, no início de junho, as temperaturas já estavam mais altas e havia bastante gente nos lugares turísticos. Mas o auge da estação turística é julho e agosto.

Em relação à meteorologia maio é mais garantido que abril. Porém, as passagens em abril costumam ser um pouco mais baratas.

Para sugerir cidades, seria interessante saber o que te atraiu no Leste Europeu especificamente. Lugares medievais? História do século XX? Festivais de música? Vida noturna? Praias? Hotéis fazenda? Idiomas?

Outra coisa: você é do time do slow travel (aproveitar cada lugar por mais tempo) ou não gosta de ficar mais de 3 dias numa cidade média?

Assim podemos dar sugestões mais específicas! :-)

Edit: Na época da Cortina de Ferro, tudo do "lado de lá" era considerado Leste Europeu. Hoje em dia se fala em Europa Central (Áustria, República Tcheca, Hungria...) e Leste Europeu propriamente dito (Bulgária, Moldávia, Bósnia Herzegovina, etc). Ou ainda se quiser ser mais específico: Europa Central, países dos Bálcãs, países bálticos... alguns são bem estruturados para o turismo, com falantes de inglês e wifi em todas as partes. Outros são mais "Leste Europeu raiz", com mais herança da época do socialismo... por isso vale a pena você dizer de forma mais específica o que você gostaria de conhecer, porque são lugares com espíritos bem diferentes.

 

  • Gostei! 1
  • Obrigad@! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

@LF Brasilia Eu estava pensando nessa época mesmo, ou primavera ou outono. Enquanto ao que mais me interessa, eu gosto de apreciar tudo, lugares medievais são muito interessantes assim como vida noturna também, imagino que praias e hotéis fazenda não fazem muito meu estilo.

A principio estava imaginando cerca de 4 dias por cidade(podendo variar a partir de o que a cidade pode me oferecer) e 1 dia viajando. E sobre o leste europeu que mencionei, alguns países que eu tenho em mente seria a Europa central que você mencionou, por ali para começar.

Já agradeço!

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Wilquer,

Minha experiência de viagens pra lá é basicamente para a Hungria, por uma questão de história familiar e de querer aprender o idioma. Já fiz alguns cursos em cidades do interior. Sou suspeita pra falar, porque geralmente curto mais as cidades médias (para os padrões deles) do que as capitais (que, para os nossos padrões, também são cidades médias). Sempre recomendo aos foristas que não fiquem só nas capitais, mas isso vai de cada um.

Na Hungria mesmo você pode visitar cidades como Pécs (ruas tortuosas, restos da muralha que cercava a cidade, uma mesquita que foi convertida em templo católico), Szeged (com uma aura mais de Império Austro-Húngaro), Eger, além das cidades em torno do lago Balaton, que é o "mar" dos húngaros e outras.

Também explorei um pouco de Berlim, mas só num fim de semana (ia fazer um curso em outra cidade) e encontrei muitos atrativos. Se você gosta de esportes, a cidade convida ao ciclismo e à corrida. É muito plana, tem excelentes parques e vi muita gente praticando atividade física por lá (ou como meio de transporte ou para queimar calorias). Engraçado que os estereótipos sobre Berlim remetem mais à vidaloka (boates de todo tipo) e ao muro. Para mim a imagem mais forte que ficou foi a dos ciclistas e corredores. Também tem muito mercado "bio" para os naturebas de plantão. 

Viena eu visitei num bate-volta, porque não teria oportunidade de visitá-la de outra forma. Cheguei na época da páscoa e aproveitei as confeitarias. Atenção: é uma cidade cara!

Um destino bastante procurado é Praga. Aqui no Mochileiros postaram um relato específico. Depois procuro e edito para colocar o link aqui. No interior, acredito que Cesky Krumlov seja um dos destinos mais visitados.

Sugiro que leia os relatos. Bratislava, por exemplo (que não conheço) divide opiniões aqui. Uns dizem que não tem grandes atrativos, outros se apaixonam pela cidade.

Da antiga Iugoslávia, os países mais turísticos sem dúvida são a Croácia e a Eslovênia. Para quem gosta de castelos, Dubrovnik e Bled são boas sugestões. Se quiser explorar lugares mais desconhecidos: Novi Sad (Sérvia), Ohrid (Macedônia)... outra sugestão é a Transilvânia, na Romênia. Não conheço nenhum desses lugares, mas estão na minha lista. :-)

 

  • Gostei! 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Ah, uma cidade que parece ser interessante também é Wroclaw, na Polônia. Só de olhar no Google Maps você já tem uma ideia da quantidade de opções culturais: https://www.google.com.br/maps/place/Breslávia,+Polônia/@51.1103487,17.0351446,14.5z/data=!4m5!3m4!1s0x470fe9c2d4b58abf:0xb70956aec205e0f5!8m2!3d51.1078852!4d17.0385376

Geralmente os blogs mencionam mais Cracóvia do que outras cidades polonesas.

Na Bulgária uma dica é Plovdiv, a cidade mais antiga da Europa e que tem sítios arqueológicos interessantes.

Enfim... vale a pena curtir essa fase de pesquisa e ver o que você gosta.

Boa viagem!

 

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Estou agora em Bratislava. A cidade nao tem grandes atracoes turisticas, mas é supercharmosa e tem uma vida noturna das melhores que ja vi na Europa.
Estou vindo de Viena e Salzburgo que nao sao leste europeu mas e bem perto e da pra conciliar com a região. Sao lindas as duas. Praga e Budapeste sao outras duas capitais imperdíveis.
Essa epoca tem um clima bem variavel. Ontem foi o primeiro dia de frio forte. Mas hoje ta mais tranquilo. O outono europeu e bem bonito, tem as arvores com folhas com diferentes tonalidades.

  • Gostei! 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Silnei changed the title to Qual a melhor época para passar 1 mês no leste europeu?

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...