Ir para conteúdo

Polônia - Perguntas e Respostas


Posts Recomendados

  • Membros

1 - Eles enfiam quanta gente for possível dentro do trem, se falar assento, e se for necessário, você pode viajar as 2h30 do trecho em pé, sentado no chão em cima da sua mochila, etc...

 

2 - Este trem noturno para Cracóvia é bem bagunçado, ele entra sai da malha toda semana, então o que eu faria: é assim que chegar na Polônia ir na estação de trem e ver se tem passagem no trem noturno para o dia 10.

 

Se não tiver trem noturno, você pode ir de ônibus, com uma nova empresa de ônibus da Estônia que passou a fazer esta rota nas últimas semanas (https://www.luxexpress.eu/en/krakow-vienna)

 

Ou então viajar durante o dia, fazendo algumas conexões pelo caminho...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olá Pessoal!

Eu vou passar 3 semanas em Katowice agora em setembro (do dia 03 ao dia 23) para um estágio, que será de segunda a sexta no período da manhã. Terei os fins de semana e as tardes livres, gostaria de saber alguns destinos legais próximos para fazer um bate volta e alguns que seriam mais interessantes para passar o fim de semana!

 

Estava pensando em ir para a Cracóvia em um dos fins de semana e Wroclaw no outro. Os bate-volta que to na duvida... pensei em visitar Auschwitz, Częstochowa, Wieliczka na mina de sal... mas não sei se compensaria... alguém tem alguma sugestão de alternativas ou outros destinos legais pro roteiro?

 

Obrigado!! :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Cara, tendo só o período da tarde livres, não dá para você ficar fazendo muito bate-volta não!!

 

Auschwitz em teoria dá para fazer como bate-volta, fica a 1h de trem de Katowice, só que tem que ver se os horários dos trens encaixam.

 

No site da Bahn, fala que só tem trem as 12:36 e as 14:36, se conseguir pegar o trem das 12:36, dá para ir a Oświęcim sem problema, mas se não conseguir sair do trabalho a tempo de pegar o trem as 12:36, você chegaria lá quando o campo já estiver fechando! Mas dê uma perguntada lá em Katowice, se não tem ônibus ou outros trens caso não consiga ir com o trem das 12:36.

 

Częstochowa já é um pouco mais fácil, tem trem de 1 em 1 hora, e não de 2 em 2 horas como para Oświęcim, então se só quiser ir dar uma volta na cidade, acho que daria para ir sem grandes empecilhos.

 

Já Wieliczka, acho que não dá para ir numa tarde saindo de Katowice usando transporte público, pois fica depois de Kracow, até você sair do trabalho, pegar o trem, encaixar as conexões com o ônibus, etc, vai ser quase 16:00 até você chegar na entrada das minas. Se estivesse de carro, em 1 hora você estaria lá, mas dependendo de trem/ônibus as conexões te comem muito tempo. Sugestão, deixe para visitar Wieliczka no final de semana em que você for a Krakow.

 

Alem das que você já citou, que eu lembre, perto de Katowice também teria Cieszyn, mas acho que não dá tempo para fazer um bate-volta numa tarde, teria também Ostrava na Rep. Tcheca, mas também pode ficar meio apertado tendo só uma tarde livre...

 

Se tivesse o dia todo livre, teria várias opções, mas tendo somente a tarde livre, e ainda dependendo de conseguir pegar os trens certos, acho que limita bastante as opções de bate-volta viáveis, mas pergunte lá no seu trabalho, os seus colegas podem te sugerir outros locais, possivelmente melhores que estes, mas que não são populares com turistas estrangeiros..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 3 semanas depois...
  • Membros

Esse é o meu primeiro relato nesse fórum que já acompanho a algum tempo....

 

Em agosto fiz um mochilão pelo leste europeu (Paris, Berlim, Praga, Viena, Budapeste e Cracóvia), tudo ocorreu muito bem e aproveitei muito a viagem!!! Usei muitas informações desse fórum e também de outras paginas para montar o meu roteiro.

 

Até Budapeste achei bastante coisa na internet e acredito que não preciso escrever nada aqui pois tudo já está muito bem exposto. O que senti mais falta foi de como fazer o trajeto Budapeste -> Cracovia. Então vamos lá....

 

- Trajeto Budapeste -> Cracovia:

Li bastante na internet e em quase todos os lugares me davam as opções: Trem noturno, Ônibus Eurolines, Ônibus Orangeways. Fui descartando os dois primeiros pelos critérios: 1. Trem noturno tem uma viagem muito longa, cheia de paradas e não iria conseguir dormir a noite toda e além disso estava muito caro (acima de 100 euros)... 2. Ônibus Eurolines tinha um horário ruim com partida na hora do almoço e chegada só a noite (o que eu não queria)...

Assim, APESAR de todas as referencias negativas que li na internet, reservei o ônibus Orangeways e que arrependimento!!! Paguei apenas 10 euros para partida no dia 26/08 (sexta-feira) as 7:00 e chegada prevista as 14:00. Era o que eu queria, mas..... Faltando uma semana para a esse trajeto, estava eu em Praga e recebo um email “Sua viagem foi cancelada por motivos técnicos”! Fiquei na roça, ou melhor em Praga...

 

Ainda bem que ainda no Brasil tinha lido alguma coisa sobre uma outra empresa de ônibus que fazia esse trajeto. Não tinham muitas informações, mas tinha a viagem no mesmo horário que eu queria no dia 26/08 (sexta-feira) as 7:00 e chegada prevista as 14:00 e por 8 euros (35 zlots). Só não tinha comprado antes com essa companhia porque tinha achado o local para pegar o ônibus meio afastado do centro de Budapeste. A empresa é a Polskibus! Depois de algumas tentativas frustradas pelo celular, consegui um computador emprestado em Viena e fiz a compra da minha passagem. Fiquei torcendo para que nada acontecesse e não aconteceu. No dia, 10 minutos antes do previsto, estava lá o ônibus novinho na “rodoviária” .... Viagem foi tranquila e muito confortável. Recomendo por ser a opção mais confortável, confiável e barata para esse trajeto!

 

- Cracovia:

Câmbio em 30/08/2016: 1 euro = 4,30 zlots

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Também fiz o trajeto Budapeste - Cracóvia de ônibus.

Tive algumas dificuldades de como fazer esse deslocamento, daí conversei com uma conhecida que mora em Cracóvia e ela me indicou o ônibus, inclusive, por ser mais barato. Duas empresas foram indicadas: a Eurolines e a Orange Ways. Ainda bem que acabei optando pela Eurolines, e escolhi essa por questão que estava melhor para mim nas opções de dia/horário.

A passagem comprei antecipadamente pela internet, o que é indicado, pois fui num sábado e o ônibus estava lotado! E precisa levar a passagem - a qual recebe-se por email - impressa para entregar ao motorista. O ônibus em Budapeste sai da Estação de Ônibus Nepliget, a qual pode-se chegar de metrô e só a título de informação: nesta estação de ônibus tem lockers para guardar a bagagem. O ônibus saiu às 6h30min e lá pelas 8h fez uma parada para uso de banheiros. Na fronteira da Eslováquia com a Polônia, tivemos que apresentar nossos passaportes. Logo depois outra parada para uso de banheiros. E às 14h chegamos na Estação de ônibus de Cracóvia, que fica ao lado da Estação de Trens e bem próximo ao centro histórico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Bacana saber que sairam de Cracóvia de onibus.

Tbem vou sair de onibus mas vou para Viena ..

Vou fazer Cracóvia - viena com a luxexpress..

Conheçem essa empresa? Ja comprei a passagem sai as 23:40 e chega as 06:45 da manha em viena por 12 euros.

Os onibus são muito bons e muito confortaveis..Tem até aqueles monitorzinhos no banco da frente igual em avião e da para ir assistindo uns filminhos rsrsr

::otemo::::otemo::::otemo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olá pessoal!

 

Alguém poderia me dizer como que é o tempo no final de fevereiro/começo de maço?? Meu receio n é nem tanto quanto ao frio e sim c relação as chuvas. Tenho receio de pegar dias de chuvas diretos. Ano passado estive na Eslovenia em fevereiro e foi uma experiência terrível., pois a chuvinha fina e persistente nos acompanhou por todos os dias.

 

Alguém que já tenha ido poderia relatar a experiência de ter ido viajar nessa época??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Mesma resposta das anteriores:

 

O clima o começo da Março Polônia é igual a este que pegou em fevereiro na Eslovênia, até pior, por que fica mais ao norte, então vai ser mais frio e vai chover mais ainda, ou seja, você pode ter azar e pegar 2 ou 3 dias seguidos de chuva fina persistente, ou então se tiver sorte, pegar 1 semana de sol, mas muito frio.

 

Resumindo, é questão de sorte, para viagens no inverno, você tem que escolher locais com bastante atividades indoor, em locais fechados, como museus, castelos, palácios, igrejas, etc, locais com muito atividade ao ar livre como na Eslovênia costumam ser uma furada no inverno.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...